quinta-feira, 21 de abril de 2022

EscolaKids - verbos

 Os verbos constituem uma classe gramatical que é responsável por expressar uma ação, um estado, um desejo ou um acontecimento, ou até um fenômeno natural, por isso essa classe é fundamental à nossa comunicação.


Os verbos flexionam-se em tempo, modo, número e pessoa, o que torna seu estudo complexo. Embora sejam muitos os elementos que constituem essa classe de palavras, a dedicação para estudá-la é necessária para alcançar a norma padrão de nossa língua.


Leia também: Complementos verbais: objeto direto, indireto e agente da passiva


Estrutura verbal


Os verbos são palavras responsáveis por indicar ação, estado e fenômenos da natureza.

Os verbos são classificados em


Verbos de 1ª conjugação: terminados em -ar;

Verbos de 2ª conjugação: terminados em -er;

Verbos de 3ª conjugação: terminados em -ir e em -or.

As vogais “a”, “e” e “i” são chamadas de vogais temáticas.


A estrutura dos verbos consiste em um radical, que é a parte que geralmente mantém-se fixa (no caso dos verbos regulares); a vogal temática, que mostra a conjugação da qual  o verbo faz parte, conforme apresentamos anteriormente; e as desinências, que marcam gramaticalmente o tempo, modo, número e pessoa.


A estrutura básica baseia-se em: radical + vogal temática + desinência. A tabela a seguir apresenta alguns verbos segmentados, a fim de ilustrar melhor essa explicação.


 


Radical


Vogal temática


Desinência


Brincar


Brinc-


-a-


-r


Brincamos


Brinc-


-a-


-mos


Correr


Corr-


-e-


-r


Correram


Corr-


-e-


-ram


Partir


Part-


-i-


-r


Partiremos


Part-


-i-


-remos


 


O verbo sofre flexões, ou seja, é modificado de acordo com o contexto em que está inserido, mudando o tempo, o modo, o número (plural ou singular) e a pessoa (1ª, 2ª ou 3ª pessoa), a fim de adequar-se gramaticalmente ao restante do ambiente em que se encontra, trazendo a concordância verbal. Para saber mais sobre esse tema, leia: estrutura dos verbos.


Classificação dos verbos

Embora na seção anterior os exemplos apresentados tenham utilizado verbos com a estrutura regular, com o radical sendo sempre mantido e as desinências específicas, isso não abarca a totalidade dos verbos existentes na nossa língua. Na língua portuguesa, há outras classificações verbais quanto à estrutura.


Verbos regulares

São os que apresentam um padrão estabelecido, como pudemos observar na seção anterior, em que o radical é mantido e as desinências já são predeterminadas, uma vez que se repetem nas flexões de diferentes verbos. É importante ressaltar que cada conjugação (1ª, 2ª e 3ª) possui seu próprio padrão, já que elas apresentam suas vogais temáticas específicas.


Outros exemplos dessa classificação poderão ser observados na seção seguinte.


Verbos irregulares

A mudança que ocorre nesses verbos não segue um padrão. Muitas vezes, as desinências e vogais temáticas são diferentes do padrão e, em alguns casos, até o radical fica diferente. Temos, como exemplo, os verbos fazer e saber flexionados no presente e no pretérito perfeito do modo indicativo, respectivamente. Veja:


 


Fazer


Eu


Faço


Fiz


Tu


Fazes


Fizeste


Ele/Ela


Faz


Fez


Nós


Fazemos


Fizemos


Vós


Fazeis


Fizestes


Eles/Elas


Fazem


Fizeram


 


 


Saber


Eu


Sei


Soube


Tu


Sabes


Soubeste


Ele/Ela


Sabe


Soube


Nós


Sabemos


Soubemos


Vós


Sabeis


Soubestes


Eles/Elas


Sabem


Souberam


 


É possível perceber que, no presente, os radicais dos verbos não foram mantidos nas flexões de 1ª pessoa singular e que, no pretérito perfeito, as flexões de todas as pessoas possuem essa característica.


Verbos anômalos

São verbos que apresentam mudança profunda na sua forma quando são flexionados. Temos, como exemplo, os verbos ser e ir, no presente e no pretérito perfeito do modo indicativo, respectivamente. Observe:


 


Ser


Eu


Sou


Fui


Tu


És


Foste


Ele/Ela


É


Foi


Nós


Somos


Fomos


Vós


Sois


Fostes


Eles/Elas


São


Foram


 


 


Ir


Eu


Vou


Fui


Tu


Vais


Foste


Ele/Ela


Vai


Foi


Nós


Vamos


Fomos


Vós


Ides


Fostes


Eles/Elas


Vão


Foram


 


Observa-se que nos dois exemplos os radicais não aparecem em nenhuma das flexões. Além disso, as flexões do pretérito perfeito são iguais para ambos os verbos, o que só é possível por não possuírem padrões predeterminados.


Verbos defectivos

Esses verbos não podem ser flexionados em todas as pessoas do discurso, por isso não são verbos regulares e nem irregulares. É o caso do verbo falir e colorir, que estão conjugados a seguir no presente do modo indicativo.


 


Falir


Colorir


Eu


-


-


Tu


-


Colores


Ele/Ela


-


Colore


Nós


Falimos


Colorimos


Vós


Falis


Coloris


Eles/Elas


-


Colorem


Verbos abundantes

Esses verbos possuem mais de uma forma aceita pela norma padrão a depender do contexto. Como exemplos verbos abundantes, temos:


Pagar → pagado e pago

Ganhar → ganhado e ganho

Suspender → suspendido e suspenso

Incluir → incluído e incluso

Expelir → expelido e expulso

Corrigir → corrigido e correto

Modos e tempos verbais

Os verbos são flexionados em modos verbais e tempos verbais. Existem três modos verbais que são aplicados em contextos diferentes e, nos modos indicativo e subjuntivo, pode-se observar a presença de diferentes tempos verbais que indicam o momento em que a ação ocorreu.


Indicativo

Esse modo expressa a certeza de que a ação ocorreu, ocorre ou ocorrerá, portanto, os verbos conjugados no modo indicativo exprimem possibilidades reais de a ação ocorrer.


Presente

Indica algo que acontece no momento da fala, hábitos e verdades universais, atualiza fatos ocorridos no passado, indica futuro próximo e atenua o tom do imperativo.


 


Brincar


Correr


Partir


Eu


Brinco


Corro


Parto


Tu


Brincas


Corres


Partes


Ele/Ela


Brinca


Corre


Parte


Nós


Brincamos


Corremos


Partimos


Vós


Brincais


Correis


Partis


Eles/Elas


Brincam


Correm


Partem


Pretérito perfeito

Indica ações iniciadas e concluídas em um momento anterior ao da fala.


 


Brincar


Correr


Partir


Eu


Brinquei


Corri


Parti


Tu


Brincaste


Correste


Partiste


Ele/Ela


Brincou


Correu


Partiu


Nós


Brincamos


Corremos


Partimos


Vós


Brincastes


Correstes


Partistes


Eles/Elas


Brincaram


Correram


Partiram


Pretérito imperfeito

Indica algo que acontecia em momento anterior ao da fala, mas que deixou de acontecer, hábitos passados frequentes e fatos passados incertos no tempo.


 


Brincar


Correr


Partir


Eu


Brincava


Corria


Partia


Tu


Brincavas


Corrias


Partias


Ele/Ela


Brincava


Corria


Partia


Nós


Brincávamos


Corríamos


Partíamos


Vós


Brincáveis


Corríeis


Partíeis


Eles/Elas


Brincavam


Corriam


Partiam


Pretérito-mais-que-perfeito

Indicar uma ação que ocorreu antes de outra ação já ocorrida no passado. É o famoso passado do passado.


 


Brincar


Correr


Partir


Eu


Brincara


Correra


Partira


Tu


Brincaras


Correras


Partiras


Ele/Ela


Brincara


Correra


Partira


Nós


Brincáramos


Corrêramos


Partíramos


Vós


Brincáreis


Corrêreis


Partíreis


Eles/Elas


Brincaram


Correram


Partiram


Futuro do presente

Indicar uma ação que acontecerá em momento posterior ao da fala, dúvida, incerteza e uma ordem mais enfática.


 


Brincar


Correr


Partir


Eu


Brincarei


Correrei


Partirei


Tu


Brincarás


Correrás


Partirás


Ele/Ela


Brincará


Correrá


Partirá


Nós


Brincaremos


Correremos


Partiremos


Vós


Brincareis


Correreis


Partireis


Eles/Elas


Brincarão


Correrão


Partirão


Futuro do Pretérito

Indica uma ação que poderia acontecer em relação a uma condição, dúvida, incerteza, polidez de um pedido, indignação e surpresa. É o único tempo do modo indicativo que expressa hipótese.


 


Brincar


Correr


Partir


Eu


Brincaria


Correria


Partiria


Tu


Brincarias


Correrias


Partirias


Ele/Ela


Brincaria


Correria


Partiria


Nós


Brincaríamos


Correríamos


Partiríamos


Vós


Brincaríeis


Correríeis


Partiríeis


Eles/Elas


Brincariam


Correriam


Partiriam


Subjuntivo

Esse modo indica menos certezas de que a ação ocorresse ou ocorra, portanto, os verbos conjugados no modo subjuntivo exprimem dúvidas acerca das possibilidades de a ação ocorrer. São suposições, hipóteses.


Presente

Indica um fato atual, mas expressando uma possibilidade.


 


Brincar


Correr


Partir


Eu


Brinque


Corra


Parta


Tu


Brinques


Corras


Partas


Ele/Ela


Brinque


Corra


Parta


Nós


Brinquemos


Corramos


Partamos


Vós


Brinqueis


Corrais


Partais


Eles/Elas


Brinquem


Corram


Partam


Pretérito imperfeito

Indica um fato passado dependente de outro.


 


Brincar


Correr


Partir


Eu


Brincasse


Corresse


Partisse


Tu


Brincasses


Corresses


Partisses


Ele/Ela


Brincasse


Corresse


Partisse


Nós


Brincássemos


Corrêssemos


Partíssemos


Vós


Brincásseis


Corrêsseis


Partísseis


Eles/Elas


Brincassem


Corressem


Partissem


Futuro do Subjuntivo

Indica um fato futuro relacionado a outro.


 


Brincar


Correr


Partir


Eu


Brincar


Correr


Partir


Tu


Brincares


Correres


Partires


Ele/Ela


Brincar


Correr


Partir


Nós


Brincarmos


Corrermos


Partirmos


Vós


Brincardes


Correrdes


Partirdes


Eles/Elas


Brincarem


Correrem


Partirem


Imperativo

Esse modo tem a função específica de dirigir uma ordem, uma sugestão, um conselho, um pedido, um convite ou uma súplica a outra pessoa, podendo ser afirmativo ou negativo. Por isso, esse modo não possui conjugação em primeira pessoa do singular, ou seja, para o sujeito “eu” e convencionalmente há a substituição de “ele/ela” por “você” e “eles/elas” por “vocês”, ou qualquer outro pronome de tratamento.


Afirmativo - leva a pessoa a realizar a ação

 


Brincar


Correr


Partir


Eu


-


-


-


Tu


Brinca


Corre


Parte


Você


Brinques


Corra


Parta


Nós


Brinquemos


Corramos


Partamos


Vós


Brincais


Correi


Parti


Vocês


Brinquem


Corram


Partam


Negativo - leva a pessoa a não realizar a ação

 


Brincar


Correr


Partir


Eu


-


-


-


Tu


Não brinques


Não corras


Não partas


Você


Não brinque


Não corra


Não parta


Nós


Não brinquemos


Não corramos


Não partamos


Vós


Não brinqueis


Não corrais


Não partais


Vocês


Não brinquem


Não corram


Não partam



Acesse também: Flexão de modo dos verbos


Formas nominais dos verbos

São as formas dos verbos que não possuem flexões, ou seja, são invariáveis, não apresentando marcas de tempo nem de modo. Os verbos nessa modalidade desempenham tanto função de verbos como de nomes. Cada forma nominal indica algo sobre a ação do verbo. São elas:


Infinitivo

Não indicam o tempo em que a ação ocorre, apenas a ação em si.

Terminam com –r, como “brincar”, “correr” e “partir”.

Podem ser usados como substantivo em alguns contextos.

Exemplo: Eles adoram brincar.


Gerúndio

Indicam que a ação está em curso, acontecendo.

Terminam com –ndo, como “brincando”, “correndo” e “partindo”.

Exemplo: Ela estava correndo.


Particípio

Indicam uma ação que já acabou ou foi concluída.

Os verbos regulares terminam em -do, como “brincado”, “corrido” e “partido”.

Podem ser usados como adjetivos em alguns contextos.

Exemplo: O brinquedo foi partido ao meio.


Locução verbal

Às vezes, dois ou mais verbos juntam-se para criar um único sentido. É o que chamamos de locução verbal. Nesses casos, um verbo tem função de verbo auxiliar, que traz as informações gramaticais a partir da flexão, enquanto o outro tem função de verbo principal, que traz o sentido. Veja alguns exemplos:


Eu havia brincado com ela.

(verbo auxiliar “haver” + verbo principal “brincar”)

Queria correr toda manhã.

(verbo auxiliar “querer” + verbo principal “correr”)

Vamos partir bem cedo amanhã.

(verbo auxiliar “ir” + verbo principal “partir”)

Saiba mais: Locução adverbial: funções, usos, exemplos


Vozes verbais

As vozes verbais indicam a relação do sujeito com a ação expressa pelo verbo. Podem ser divididas em:


Voz ativa: quando o sujeito executa a ação.

Exemplo: O menino leu o livro.


Voz passiva: quando o sujeito sofre a ação executada.

Exemplo: O livro foi lido pelo menino.


Voz reflexiva: quando o sujeito executa e sofre a ação executada ao mesmo tempo.

Exemplo: O menino penteou-se de manhã. 

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