d)ORAÇÕES REDUZIDAS
Chamam-se assim porque:
. Não possuem conjunção subordinativa, locução conjuntiva nem pronome relativo ligando-as a outras, pode ser introduzida por preposição ou locução prepositiva;
. O verbo está sempre no infinitivo (r), gerúndio (ndo) ou particípio (ado, ido).
O que fazer, então ?
Coloque uma conjunção ou um pronome relativo e mude o verbo para outro tempo, que combine com a oração.
Exemplo: É necessário estudarmos. = É necessário que estudemos.
Desdobradas, as orações reduzidas podem tornar-se:
*SUBSTANTIVAS:
. REDUZIDA DE INFINITIVO:
Não convém falarmos disso. (...que falemos disso) = subordinada substantiva subjetiva
Ninguém aceita viver sem liberdade. (...que se viva sem liberdade) = sub. subst. objetiva direta
Nada me impede de ir agora. (...de que vá agora) = sub. substantiva objetiva indireta
* ADJETIVAS
. REDUZIDA DE INFINITIVO:
Ele foi o último a chegar aqui. (...que chegou aqui) = subordinada adjetiva restritiva
. REDUZIDA DE GERÚNDIO
Passaram policiais levando prisioneiros. (...que levavam prisioneiros) = sub. adjetiva restritiva
. REDUZIDA DE PARTICÍPIO:
Esta é a notícia divulgada na imprensa. (...que divulgaram na imprensa) = sub. adj. restritiva
* ADVERBIAIS:
. REDUZIDA DE INFINITIVO:
Todos choraram ao se despedirem. (...quando se despediram) = sub. adverbial temporal
. REDUZIDA DE GERÚNDIO:
Ficando aí, não verás nada. (Se ficares aí, ...) = subordinada adverbial condicional
. REDUZIDAS DE PARTICÍPIO:
Cansados de estudar, todos saíram. (Porque cansaram de estudar, ...) = sub. adverbial causal
* ORAÇÕES COORDENADAS REDUZIDAS – As únicas orações coordenadas que aparecem reduzidas são as coordenadas sindéticas aditivas e só aparecem no gerúndio.
Exemplos: O vaso caiu no chão, despedaçando-se. (e despedaçou-se)
O balão subiu rápido, desaparecendo no céu. (e desapareceu no céu)
RESUMÃO DAS ORAÇÕES
ORAÇÕES COORDENADAS
• COORDENADA ASSINDÉTICA: sem conjunção
• COORDENADA SINDÉTICA ADITIVA: soma, adição – E, NEM
• COORDENADA SINDÉTICA ADVERSATIVA: oposição, contraste - MAS, PORÉM
• COORDENADA SINDÉTICA ALTERNATIVA: alternância, escolha - OU, ORA
• COORDENADA SINDÉTICA CONCLUSIVA: conclusão, consequência lógica - LOGO, PORTANTO
• COORDENADA SINDÉTICA EXPLICATIVA: explicação, justificativa - POIS, PORQUE
ORAÇÕES SUBORDINADAS SUBSTANTIVAS
• ORAÇÃO PRINCIPAL- sem conjunção
• SUBORDINADA SUBSTANTIVA SUBJETIVA: sujeito — Que é que...?
• SUB. SUBSTANTIVA OBJ. DIRETA: objeto direto — O quê ?
• SUB. SUBST. OBJETIVA INDIRETA: objeto indireto — De quê? Em quê? A quê?
(verbo)
• SUB. SUBST. COMPL. NOMINAL: compl.. nominal -- De quê? Em quê? A quê? (nome)
• SUB. SUBST. PREDICATIVA: predicativo: sujeito + verbo SER
• SUB. SUBST. APOSITIVA: aposto - dois pontos
ORAÇÕES SUBORDINADAS ADJETIVAS QUE (o qual)
• ORAÇÃO PRINCIPAL: sem pronome relativo QUEM (ao qual)
• SUB. ADJETIVA RESTRITIVA: especifica - sem vírgula O QUAL - CUJO
• SUB. ADJETIVA EXPLICATIVA: explica — com vírgula ONDE (no qual)
QUANTO (tanto, tudo)
ORAÇÕES SUBORDINADAS ADVERBIAIS
• ORAÇÃO PRINCIPAL: sem conjunção
• SUB. ADVERBIAL CAUSAL: causa, motivo, razão — PORQUE, VISTO QUE, JÁ QUE...
• SUB. ADVERBIAL COMPARATIVA: comparação, semelhança - COMO, TAL QUAL, ASSIM COMO...
• SUB. ADVERBIAL. CONCESSIVA: concessão, quebra de expectativa - EMBORA, AINDA QUE, CONQUANTO...
• SUB. ADVERBIAL CONDICIONAL: condição, hipótese – SE, CASO, CONTANTO QUE, DESDE QUE...
• SUB. ADVERBIAL CONFORMATIVA: conformidade, acordo – CONFORME, SEGUNDO, COMO
• SUB. ADVERBIAL CONSECUTIVA: consequência, efeito — TAL/ QUE, TANTO / QUE...
• SUB. ADVERBIAL FINAL: finalidade, intenção - A FIM DE QUE, PARA QUE...
• SUB. ADVERBIAL PROPORCIONAL: proporção direta ou inversa, simultaneidade - À PROPORÇÃO QUE, À MEDIDA QUE...
• SUB. ADVERBIAL TEMPORAL: tempo, momento — QUANDO, LOGO QUE, ASSIM QUE, ENQUANTO...
ORAÇÕES REDUZIDAS
• Não têm conjunção, nem pronome relativo.
• Os verbos estão no INFINITIVO (r), no GERÚNDIO (ndo) ou no PARTICÍPIO (ado, ido).
O que fazer? Desdobrar, desenvolver: . Coloque uma conjunção ou um pronome relativo
. Troque o verbo para outro tempo
. Classifique a oração, conforme esquemas acima.
b)ORAÇÕES SUBORDINADAS ADJETIVAS
Exercem funções próprias de adjetivos. São ligadas a outras por pronomes relativos:
QUE (o qual e variações) - O QUAL (sempre precedido de artigo) - QUEM (ao qual e variações) - CUJO (sempre) - ONDE (no qual e variações) QUANTO (antecedido de tudo, tanto, todos)...
* SUBORDINADA ADJETIVA RESTRITIVA: Delimitam, restringem o antecedente. São indispensáveis para o sentido da frase e não devem ser separadas por vírgulas.
Exemplos: Eles venderam a casa / que compraram. (especifica a casa)
O aluno cujo pai chegou é o João. (especifica o pai)
Pedra que rola não cria limo. (especifica a pedra)
* SUBORDINADA ADJETIVA EXPLICATIVA: Expressa uma qualidade que já é própria do antecedente ou acrescenta uma informação, à maneira de um aposto. É dispensável e vem sempre separada por vírgulas.
Exemplos: José, que nasceu rico, acabou na miséria..
Ele, que era velho, sentou-se no sofá.
Pedro adora plantas, que cultivam com carinho.
OBSERVAÇÃO: O uso da vírgula pode modificar o sentido e a classificação da oração
adjetiva.
Exemplos: Os homens que têm preço são corruptíveis. (Só os que têm preço.)
Os homens, que têm preço, são corruptíveis. (Todos são.)
c) ORAÇÕES SUBORDINADAS ADVERBIAIS
Exercem funções próprias de adjuntos adverbiais. São ligadas a outras por conjunções subordinativas (com exceção das integrantes), exprimindo circunstâncias. ( 6C - F – P – T )
* SUBORDINADAS ADVERBIAIS CAUSAIS: Expressam a causa do fato citado na oração principal.
Principal conjunção: PORQUE
Exemplos: Interromperam a sessão, porque faltou luz.
Como estava tarde, foi para casa.
Conjunções: porque, visto que, já que, uma vez que, como, porquanto, na medida em que...
* SUBORDINADAS ADVERBIAIS CONSECUTIVAS: Expressam uma consequência do fato expresso na oração principal.
Principal conjunção: QUE (precedida de tal, tão, tanto, tamanho)
Exemplos: Correu tanto que cansou.
O susto foi tão grande que ela desmaiou
Conjunções: tal que, tanto que, tamanho que, tão...que, de forma que, de modo que, de sorte que, de maneira que
* SUBORDINADAS ADVERBIAIS CONCESSIVAS: Expressam uma exceção, concede-se algo que não se poderia fazer.
Principal conjunção: EMBORA
Exemplos: Embora chova, haverá o jogo.
Atendeu a todos, ainda que estivesse cansado.
Conjunções: embora, conquanto, ainda que, por mais que, por menos que, por muito que, por pouco que, por melhor que, por pior que, mesmo que, se bem que, apesar de que, posto que...
* SUBORDINADAS ADVERBIAIS COMPARATIVAS: Expressam uma comparação com a oração principal.
Principal conjunção: COMO
Exemplos: Ele é tal qual o pai.
Ele é estudioso como o irmão.
Conjunções: como, tal qual, mais... (do) que, menos... (do) que, assim como, tão... quanto/como, tanto... quanto/como
* SUBORDINADAS ADVERBIAIS CONFORMATI VAS: Expressam a ocorrência de um fato de acordo com outro.
Principal conjunção: CONFORME
Exemplos: Ele agia conforme sua consciência.
Fez tudo como mandaram.
Conjunções: conforme, como, consoante, segundo, de acordo com
* SUBORDINADAS ADVERBIAIS CONDICIONAIS: Expressam uma condição para o fato da oração principal aconteça.
Principal conjunção: SE
Exemplos: Pode sair, contanto que volte logo.
Se não chover, iremos à praia.
Conjunções: se, caso, contanto que, desde que, a menos que, exceto se, salvo se, a não ser que, uma vez que, sem que...
* SUBORDINADAS ADVERBIAIS FINAIS: Expressam uma finalidade, um objetivo do fato citado na oração principal.
Principal conjunção: PARA QUE
Exemplos: Estudei muito, a fim de que fosse aprovado.
Fiz sinal que se calasse.
Conjunções: a fim de que, para que, que, porque (= para que)...
* SUBORDINADAS ADVERBIAIS PROPORCIONAIS: Expressam proporcionalidade de um fato em relação a um outro.
Principal conjunção: À MEDIDA QUE
Exemplos: À proporção que estudamos, aprendemos mais.
Quanto mais vivo, mais aprendo.
Conjunções: à proporção que, à medida que, ao passo que, quanto mais, quanto menos...
* SUBORDINADAS ADVERBIAIS TEMPORAIS: Expressam quando um fato aconteceu.
Principal conjunção: QUANDO
Exemplos: Vejo-o, quando saio para a aula.
Logo que chegou, saiu novamente.
Conjunções: quando, enquanto, logo que, assim que, antes que, depois que, sempre que, até que, desde que, mal...
B-PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO:
É formado por uma oração principal e uma ou mais orações subordinadas, ligadas à oração principal por conjunções subordinativas.
Exemplo: Ninguém lamentou / que ele saísse da reunião.
or. Principal or. subordinada
1)ORAÇÃO PRINCIPAL: É aquela que não possui nenhuma conjunção.
Exemplo: Todos prestaram atenção / quando ele chegou.
2)ORAÇÕES SUBORDINADAS: São aquelas que vêm ligadas a outras por meio de uma conjunção subordinativa. Podem ser subordinadas substantivas, subordinadas adjetivas ou subordinadas adverbiais.
a)
ORAÇÕES SUBORDINADAS SUBSTANTIVAS
Exercem funções próprias de substantivos. Basicamente iniciam pelas conjunções integrantes QUE ou SE, pois são classificadas pela função que exercem em relação a um verbo ou nome que está na oração anterior. A conjunção apenas liga, não dá nenhum sentido especial à oração.
* SUBORDINADA SUBSTANTIVA SUBJETIVA: Funciona como sujeito do verbo da outra oração.
• Esquema 1: Verbo SER + Adjetivo + Or. Sub. Subst. Subjetiva
Exemplos: É necessário / que você venha.
QUE É QUE...?
Foi preciso / que ele viajasse. QUE É QUE...? Não era urgente / que você viesse.
Talvez seja importante / que você compareça.
. Esquema 2: _Verbo 3ª pes. sing. + SE + Or .Sub. Subst. Subjetiva
Exemplos: Fala-se / que ele está doente.
Contou-se / que eles não eram honestos.
QUE É QUE...?
Diz-se / que haverá reeleição.
. Esquema 3: Verbo na 3ª pes. sing. + Or. Sub. Subst. Subjetiva: Exemplos: Parece / que ele foi nomeado.
Acontece / que ninguém veio.
Urgia / que você fosse para lá.
Sucedeu / que ele não veio.
Ocorre / que não houve interesse.
Acontecer–Ocorrer-Parecer–Suceder-Urgir
* SUBORDINADA SUBSTANTIVA OBJETIVA DIRETA: Funciona como objeto direto do verbo da outra oração.
. Esquema: Sujeito + Verbo Trans. Direto + Or. Sub. Subst. Objetiva Direta
O QUÊ ?
Exemplos: João falou / que não viria.
(indet.) Disseram / que ele não quer casar.
O QUÊ? (oculto) Pensamos / que você tinha viajado.
Todos perguntaram / quando será a reunião.
Nós não sabemos / se ele virá hoje.
OBSERVAÇÃO: As orações subordinadas substantivas objetivas diretas se caracterizam por poderem ser ligadas a outras por vários tipos de palavras, tais como:
• CONJUNÇÕES: que - se
• ADVÉRBIOS INTERROGATIVOS: quando – como – onde – por que
• PRONOMES INTERROGATIVOS: que - qual - quem - quanto
* SUBORDINADA SUBSTANTIVA OBJETIVA INDIRETA : Funcionam como o objeto indireto do verbo da outra oração.
DE QUÊ ?
. Esquema: Sujeito + Verbo Trans. Indireto + Or. Sub. Subst. Obj. Indireta
Exemplos: Todos gostariam / de que os ajudassem.
EM QUÊ ?
DE QUÊ? Eles insistiram / em que você comparecesse.
(oculto) Lembre-se / de que deve estudar.
* SUBORDINADA SUBSTANTIVA COMPLETIVA NOMINAL: Funcina como complemento de um nome (substantivo, adjetivo ou advérbio) da outra oração
. Esquema 1: Sujeito + Verbo Tr.Dir. + Obj.Dir. + Or. Sub. Subst. Compl. Nominal
DE QUÊ ?
Exemplos: Eles tinham necessidade / de que os ajudassem.
DE QUÊ? (oculto)Não tive dúvidas / de que esta era a verdade.
A QUÊ?
. Esquema 2: Sujeito + V. de Lig. + Predicativo do Suj. + Or. Sub. Subst.Compl.Nom.
Exemplos: Eles eram favoráveis / a que fosses nomeado.
A QUÊ? (oculto) Somos contrários / a que eles venham.
* SUBORDINADA_ SUBSTANTIVA PREDICATIVA:Funciona como o predicativo do sujeito do verbo da outra oração.
. Esquema: Sujeito + Verbo SER + Or. Sub. Substantiva Predicativa
Exemplos: A verdade é / que ele não veio.
O certo foi / que ninguém apareceu.
A solução será / que a eleição seja anulada.
* SUBORDINADA SUBSTANTIVA APOSITIVA:Funciona como um aposto de uma palavra da outra oração.
Exemplos: Só tenho um desejo: / que sejas feliz.
Ele disse a verdade: / que não viria à aula.
OBSERVAÇÃO: Geralmente, caracterizam-se por virem antecedidas por dois pontos. Mas podem também aparecer intercaladas no meio da oração principal e entre vírgulas.
Exemplo: A verdade, que ele era um oportunista, todos já conheciam.
III - ANÁLISE SINTÁTICA EXTERNA
Conceitos básicos:
1 )PERÍODO SIMPLES: Formado por uma única oração, a qual se chama oração absoluta.
Exemplo: Aquele homem ali parece muito preocupado.
2)PERÍODO COMPOSTO: Formado por mais de uma oração.
Exemplo: Aqueles garotos chegaram / e logo foram abrindo a porta.
A- PERÍODO COMPOSTO POR COORDENAÇÃO:
É formado por orações entre as quais existe independência, podendo ser separadas uma das outras e formarem períodos simples, guardando sentido.
Exemplos: Ele abriu a porta,/ entrou / e sentou-se.
I) ORAÇÕES COORDENADAS: São as que formam o período composto por coordenação e podem aparecer ligadas umas as outras por conjunções coordenativas. Classificam-se como:
1)ORAÇÃO COORDENADA ASSINDÊTICA: Não é ligada a outra por conjunção, isto é, não tem síndeto, portanto é assindética. Está apenas justaposta, separada por vírgula. Exemplo: Maria olhou ao redor, / sorriu, / saiu rapidamente.
Observação: Síndeto é o mesmo que conjunção.
2)ORAÇÃO COORDENADA SINDÉTICA: É ligada a outra por uma conjunção, isto é, um síndeto, portanto se chama sindética. Pode ser:
a) COORDENADA SINDÈTICA ADITIVA: Ligada a outra por uma conjunção coordenativa aditiva, que dá idéia de soma, adição. Exemplo: Ele descia a ladeira e vinha só.
Conjunções: e, nem, mas também, mas ainda, como também (depois de não só)...
:
b)COORDENADA SINDÉTICA ADVERSATIVA: Ligada a outra por uma conjunção coordenativa adversativa, que dá uma idéia de oposição, contrário do que diz a outra. Exemplo: Estudei muito, mas não entendi quase nada.
Conjunções: mas, porém, todavia, contudo, entretanto, no entanto, senão, não obstante...
c ) COORDENADA SINDÉTlCA ALTERNATIVA: Ligada a outra por uma conjunção coordenativa alternativa, que apresenta opções, alternativas.
Exemplo: Estuda muito ou não serás aprovado.
Conjunções: ou (repetida ou não), ora, quer, seja (repetidas)
d)COORDENADA SINDÉTICA CONCLUSIVA: Ligada a outra por uma conjunção coordenativa conclusiva, que apresenta uma conclusão sobre o que diz a outra. Exemplo:Os alicerces estão fracos, portanto o muro pode cair.
Conjunções: logo, pois (no meio ou fim da oração), portanto, por isso, por conseguinte, assim, destarte, dessarte...
e)COORDENADA SINDÊTICA EXPLICATIVA: Ligada a outra por uma conjunção coordenativa explicativa, que dá uma explicação sobre o que diz a outra. Exemplo: Não gritem, porque ela está dormindo.
Conjunções: porque, que, pois (no início da oração) porquanto...
II-FUNÇÕES DAS PALAVRAS “QUE” E “SE”
1-A PALAVRA “QUE”
a)FUNÇÕES MORFOLÓGICAS
São as funções que a palavra exerce de acordo com a classe gramatical em
que é usada na frase.
1-SUBSTANTIVO - Significa “alguma coisa,” (acentuado e precedido de artigo ou outro determinante).
Ex.: Ela tem um quê de misterioso. Havia um certo quê no ar.
2-PREPOSIÇÃO – Equivale à preposição de, geralmente entre verbos de locução verbal formada pelos auxiliares ter ou haver.
Ex.: Tenho que sair.
3-INTERJEIÇÃO – Indicando emoção, sentimento (acentuada e seguida de ponto de exclamação).
Ex. Quê! Você ainda não terminou o trabalho?
4-PARTÍCULA EXPLETIVA OU DE REALCE – Usa-se para dar ênfase e pode ser retirada da frase. Aparece também na expressão é que. Não desempenha função sintática, seu uso é apenas estilístico.
Ex.: Quase que não consigo terminar o trabalho.
5-ADVÉRBIO – Acompanhando adjetivo ou advérbio para dar intensidade (muito).
Ex.:Que lindas são aquelas crianças.! Que longe é a tua casa! -
6--PRONOME RELATIVO - Pode ser trocado por “o qual” (ou variações). Inicia orações subordinadas adjetivas, referindo-se ao termo antecedente.
Ex.: Não encontramos as pessoas que saíram há pouco. (as quais saíram...)
7-PRONOME INDEFINIDO SUBSTANTIVO - Significando “ que coisa”.
Ex.: Que não faria eu por você.
8-PRONOME INDEFINIDO ADJETIVO - Acompanhando substantivo e significando “quanto”.
Ex.: Que dinheiro gasto à toa! Que coisa feia você fez!
9-PRONOME INTERROGATIVO SUBSTANTIVO - Usado em perguntas, diretas ou indiretas.
Ex.: Não sei o que houve com você. Você precisa de quê?
Aparece também intensificado como 'o que' ou 'que que': Que que eu tenho a ver com isso? O que são hiperônimos?
10-PRONOME INTERROGATIVO ADJETIVO – Usado em perguntas diretas ou indiretas ao lado de um substantivo. Ex.: Que história é essa? Queria saber que dia é hoje.
11- CONJUNÇÃO - Ligando duas orações.
Ex.: Chovia que chovia sem parar. (e – coordenativa aditiva)
Venha, que eu espero. ( porque – coordenativa explicativa) .
Outro, que não eu, irá à reunião. (mas - coordenativa adversativa)
Ele afirma que não voltará mais. (subordinativa integrante)
Difícil que fosse o problema, ele o resolveria. (embora – subordinativa concessiva)
Falei tanto que fiquei rouco. (subordinativa consecutiva)
Não podia sair, que estava cansado. ( porque – subordinativa causal)
É mais estudioso que o irmão. (subordinativa comparativa)
Não passa uma hora sem que me aborreças. (subordinativa condicional)
Tudo farei para que voltes. ( subordinativa final)
Todos saíram antes que ele chegasse. (subordinativa temporal)
B-FUNÇÕES SINTÁTICAS
São as funções que a palavra exerce em relação às outras dentro da frase. As funções sintática da palavra que somente ocorrem quando ele for morfologicamente um pronome relativo.
* Quando o QUE estiver sozinho, isto é, sem preposição antes, ele pode ser:
1-SUJEITO - a palavra que ele substitui seria o sujeito.
Ex.: Prenderam os homens / que roubaram o banco. ( QUE = os homens)
2-PREDICATIVO DO SUJEITO – a palavra que ele substitui seria o predicativo.
Ex.: Mortais / que somos,/ devemos temer a Deus. (QUE = mortais)
3-OBJETO DIRETO – a palavra que ele substitui seria o objeto direto.
Ex.: A polícia levou o homem/ que prendeu ontem. (QUE = o homem)
* Quando o QUE estiver acompanhado de preposições (de, em, a, por, para...), ele pode ser:
1-OBJETO INDIRETO – a palavra que ele substitui seria o objeto indireto.
Ex.: Assisti ontem à peça / de que tanto falaste, ( DE QUE = da peça)
2-COMPLEMENTO NOMINAL - a palavra que ele substitui seria complemento nominal.
Ex.: O trabalho / a que ele era dedicado/ foi reconhecido. (A QUE = ao trabalho)
3-ADJUNTO ADVERBIAL – a palavra que ele substitui seria adjunto adverbial.
Ex.: A doença / de que morreu / era gravíssima. (DE QUE = da doença)
NOTA: Outros pronomes relativos também podem exercer funções sintáticas.
Ex.: A pessoa /de quem falaste/ está aqui. (DE QUEM = a pessoa = objeto indireto)
O lugar / onde moro / é longe. (ONDE = no lugar = adjunto adverbial de lugar)
2-A PALAVRA “SE”
a)FUNÇÕES MORFOLÓGICAS
De acordo com a classe gramatical em que é usada.
1-PARTE INTEGRANTE DO VERBO ou PRONOME FOSSILIZADO - Usado com verbos essencialmente ou eventualmente pronominais. Esses frequentemente indicam sentimento, mudança de estado ou atitude própria do sujeito.
Ex.: Ele arrependeu-se do que fez. A professora zangou-se com a turma.
2-PARTÍCULA EXPLETIVA OU DE REALCE - Une-se a verbos intransitivos para realçar a ação expressa pelo sujeito. Pode ser retirado da frase sem nenhum prejuízo ao sentido, não desempenha função sintática, seu uso é apenas estilístico (ênfase, expressividade).
Ex.; Ela se foi para Santa Catarina. (Ela foi para Santa Catarina)
3-PRONOME APASSIVADOR ou PARTÍCULA APASSIVADORA – Aparece com verbos transitivos diretos, tornando a oração passiva. Pode ser transformada na voz passiva analítica.
Ex.: Vendem-se casas. Aluga-se um apartamento.
4-ÍNDICE DE INDETERMINAÇÃO DO SUJEITO – Vem ligado a verbo intransitivo, transitivo indireto ou de ligação, na 3ª pessoa do singular, tornando o sujeito indeterminado.
Ex.: Vive-se bem aqui. Precisa-se de funcionários. Aqui se está bem.
5-PRONOME REFLEXIVO – Significando “a si mesmo (a)”, indica que a ação reflete no próprio sujeito.
Ex.: Ele cortou-se com a faca. Maria olhava-se no espelho
6-PRONOME RECÍPROCO – Significando “um ao outro”, indica que a ação é mútua entre os sujeitos.
Ex.: Os jogadores agrediram-se ao final do jogo. Eles abraçaram-se.
7-CONJUNÇÃO - Ligando duas orações.
Ex.: Perguntei / se ele estava só. ( conjunção subordinativa integrante)
Falarei / se você ficar quieto. ( conjunção subordinativa condicional - caso)
Segundo alguns gramáticos, o se também pode ser causal:
Se você não se sente seguro, não conte a ele seus segredos. (pode ser substituída por 'já que')
b) FUNÇÕES SINTÁTICAS
O pronome se exerce funções sintáticas somente quando usado como pronome reflexivo ou recíproco.
1-SUJEITO DE VERBO NO INFINITIVO – Entre dois verbos, sendo o segundo no infinitivo.
Ex.: Ela deixou-se ficar na janela. Sofia comprometeu-se a levar o bolo.
2-OBJETO DIRETO – Com verbo transitivo direto.
Ex.: O pobre homem enforcou-se.
3-OBJETO INDIRETO – Com verbo transitivo indireto.
Ex.: Esse rapaz dá-se muita importância.
C-TERMOS ACESSÓRIOS DA ORAÇÃO
Acompanham outros termos, apenas “enfeitam” a oração, desempenham funções secundárias, podendo ser retirados sem prejudicar a compreensão.
1)ADJUNTO ADNOMINAL: Acompanham o núcleo dos termos essenciais e integrantes.
Exemplos: Aquele rapaz é meu amigo. (pronomes)
O menino ganhou um belo presente. (artigos, adjetivos)
Três meninos saíram mais cedo. (numerais)
A casa das abelhas caiu do galho. (artigo, expressão indicadora de posse)
2)ADJUNTO ADVERBIAL: Acompanham verbos, adjetivos ou advérbios, expressando circunstâncias.
Exemplos: O carro bateu no poste. (adj. adv. de lugar)
Ele saiu rapidamente da sala. (adj. adv. de modo e de lugar)
Todos chegarão à tarde. (adj. adv. de tempo)
3) APOSTO: Explicam termos que estão colocados antes deles na frase.
Exemplos: João, aquele meu amigo, está aqui. (aposto explicativo - identifica ou explica o termo)
Quero um presente: um carro. (aposto enumerador - desenvolve uma ideia anterior)
O jogador Pelé mudou a história do futebol. (aposto especificador - individualiza e especifica: normalmente um nome próprio de pessoa ou lugar)
Pais, irmãos, amigos, ninguém o convencia. (aposto resumidor - resume termos anteriores)
D-VOCATIVO :
Não é considerado um termo da oração. Serve apenas para indicar com quem estamos falando, é um chamamento.
Exemplos: Moço, venha cá. Fique calmo, garoto. A vida, meus amigos, não é fácil.
OBSERVAÇÕES: Não confunda Adjunto Adnominal com Complemento Nominal.
Adjunto Adnominal = termo acessório (dispensável) Complemento Nominal = termo integrante (indispensável)
Ela ganhou um anel de ouro. Ela tinha necessidade de ajuda.
Adjunto Adnominal = pode ou não ter preposição
Complemento Nominal = tem preposição - obrigatória
Adjunto Adnominal = pode indicar posse
Complemento Nominal = nunca indica posse
Adjunto Adnominal = refere-se a substantivos concretos ou abstratos
Complemento Nominal = refere-se a substantivos abstratos, adjetivos e advérbios
Adjunto Adnominal = tem valor ativo - pratica a ação
Complemento Nominal = tem valor passivo - sofre a ação
B-TERMOS INTEGRANTES DA ORAÇÃO
São termos que completam o sentido dos essenciais.
I-COMPLEMENTOS VERBAIS - Completam os verbos ( TD - TI - TDI )
1) OBJETO DIRETO: Completa o sentido do verbo transitivo direto.
Exemplo: O garoto queria um brinquedo. Pergunte: “O quê?”
VTD OD
2) OBJETO INDIRETO: Completa o sentido de um verbo transitivo indireto.
Exemplo: Todo brasileiro gosta de futebol. Pergunte: De quê? A quê?...
VTI OI
II-COMPLEMENTO NOMINAL: Completa o sentido de um nome (substantivo abstrato, adjetivo ou advérbio).
Exemplos: Ele tinha necessidade de ajuda. Pergunte: De quê? A quê?
VTD OD CN
O chefe foi favorável ao nosso pedido.
VL PS CN
Ele reagiu favoravelmente ao pedido.
VI ADJ. ADV. CN
III-AGENTE DA PASSIVA : Indica aquele que praticou a ação do verbo
quando ele está na voz passiva.
Exemplo: A jovem foi atacada pelo cão. Preposições: por, pelo(a), de(por)...
OBSERVAÇÕES:
1) O objeto direto ou indireto pode ser um pronome pessoal oblíquo
( o, a, os, as, me, te, se, nos, vos, lhe, lhes).
Exemplos: Encontrei-os na rua. Disseram-nos a verdade.
OD OI OD
OBSERVAÇÃO: O, A, OS, AS – objetos diretos LHE, LHES – objetos indiretos
ME, TE, SE, NOS,VOS – objetos diretos ou indiretos
2) Há casos de objeto direto preposicionado:
a) Uso obrigatório da preposição no objeto direto
. Objeto direto é um pronome pessoal oblíquo tônico.
Exemplo: Amo mais a ele do que a vós.
. Objeto direto é o pronome relativo quem.
Exemplo: A pessoa a quem cumprimentei foi ela.
. Para evitar ambiguidade.
Exemplo: Venceu ao inimigo o grande herói.
b)Uso facultativo da preposição no objeto direto:
. Objeto direto é um nome próprio (pessoa):
Exemplo: Judas traiu (a) Cristo.
. Objeto direto é a palavra ambos.
Exemplo: Ajudamos (a) ambos.
. Objeto direto é um pronome de tratamento.
Exemplo: Estimamos (a) Vossa Senhoria.
. Objeto direto é um pronome indefinido.
Exemplo: Ama (a) uns e engana (a } outros.
. Reforço de expressão.
Exemplos: Bebeu o (do) vinho.
Puxou a (da) faca. Comeu o (do) pão.
Temia o (ao) inimigo. Cumpriu o (com o) dever.
3)Outros tipos de objetos:
a)Objeto Direto ou Indireto Pleonástico: Quando queremos dar
destaque ou ênfase à idéia contida na frase, podemos usar este recurso.
Exemplos: Os livros de Português, ninguém os viu.
A mim, o que me deu foi pena.
4) Não confunda Objeto Indireto com Complemento Nominal
Objeto Indireto X Verbo Complemento Nominal X Nome
Eu necessito de ajuda. Eu tenho necessidade de ajuda.
VTI OI VTD OD CN
SINTAXE
I- ANÁLISE SINTÁTICA INTERNA
É o estudo das funções sintáticas das palavras dentro da oração.
É necessário distinguir três conceitos básicos:
1-FRASE: Enunciado de sentido completo capaz de estabelecer comunicação. Exemplos: Oi. Olá. Tchau.
2-ORAÇÃO: Enunciado que se organiza em torno de um verbo ou locução verbal. Exemplos: Ele saiu cedo.
3-PERÍODO: Conjunto de orações, vai até o sinal de pontuação (ponto, ponto de exclamação, ponto de interrogação ou reticências). Exemplos: Como vai você? Ele chegou e entrou.
A análise sintática interna estuda os termos que formam a oração, que se dividem em:
Termos essenciais: sujeito e predicado.
Termos integrantes: objeto direto, objeto indireto, complemento nominal e agente da passiva.
Termos acessórios: adjunto adnominal, adjunto adverbial e aposto.
Vocativo: termo independente da oração.
A-TERMOS ESSENCIAIS DA ORAÇÃO - São os mais importantes da oração:
Sujeito – aquele de quem se fala. Predicado – aquilo que se diz sobre o sujeito.
. TIPOS DE SUJEITO QUEM É
QUE...?
1) DETERMINADOS: Estão presentes na frase
a) SIMPLES: Tem só um núcleo. Exemplo: Meu amigo chegou agora
b) COMPOSTO: Mais de um núcleo. Exemplo: José e seu amigo saíram
c) OCULTO (desinencial, elíptico ou implícito): Não está presente na frase, mas sabemos qual é pela desinência do verbo (eu, tu, ele, nós, vós). Exemplo: Saímos cedo ontem. (nós)
2) SUJEITO INDETERMINADO: Não há na frase nenhuma palavra que possa ser sujeito.
a) 1º caso: Verbo na 3ª pessoa do plural sem referência. Exemplo: Ontem assaltaram a casa do vizinho
b) 2º caso: Verbo na 3ª pessoa do singular + SE . Exemplos: Precisa-se de funcionários.
Aqui se vive muito bem. Nesta cidade se está muito bem.
Normalmente é seguido de preposição, advérbio ou adjetivo.
Respostas prováveis: ELES – ALGUÉM – QUALQUER PESSOA - TODOS
Se houver qualquer referência, o sujeito será oculto.
.
OBSERVAÇÃO: Não confunda SUJEITO INDETERMINADO com VOZ PASSIVA SINTÉTICA.
Sujeito Indeterminado X Voz Passiva Sintética
Vive-se muito bem aqui. Vende-se uma casa.
Necessita-se de auxílio. Compram-se carros usados.
3) SUJEITO INEXISTENTE: Também chamado de oração sem sujeito.
a) HAVER = existir: Faça a troca. Exemplo: Havia muita gente na sala.
(Existia muita gente na sala.)
b) HAVER, FAZER: indicando tempo passado. Exemplos: Há um ano ele partiu.
Fez dez anos que ela viajou.
c) VERBOS QUE INDICAM FENÔMENOS DA NATUREZA. Exemplos: Choveu muito ontem.
Obs.: Em sentido conotativo têm sujeito.
Está quente hoje. Era frio ali.
d) SER: referindo-se a horas e datas. Exemplos: É uma hora. Hoje são dez de maio.
VAMOS RELEMBRAR:
PREDICAÇÃO VERBAL – Os verbos, conforme a predicação, classificam-se em:
1) VERBOS DE LIGAÇÃO: Servem apenas como ligação entre o sujeito e o predicativo (adjetivo). Aproximam-se das preposições.
Exemplos: Ele parece inteligente.
S Predicativo
2) VERBOS INTRANSITIVOS: Têm sentido completo, não precisam de complemento.
Exemplos: Meus amigos chegaram.
3)VERBOS TRANSITIVOS: Precisam de um complemento para terem sentido completo.
a) TRANSITIVO INDIRETO: Complemento vem ligado ao verbo por uma preposição.
Ex.: Ele precisa de uma moto.
b) TRANSITIVO DIRETO: Complemento vem ligado ao verbo sem preposição, exceto em casos especiais (objeto direto preposicionado).
Ex.: O menino ganhou uma bicicleta.
c) TRANSITIVO DIRETO E INDIRETO: O verbo tem dois complementos, um com preposição
e outro sem preposição. Ex.: Ela recebeu um convite das amigas.
2-PREDICADO - Aquilo que se diz sobre o sujeito. Exemplo: Os alunos chegaram.
Importante: Ache o verbo!
. TIPOS DE PREDICADO
* PREDICADO NOMINAL: O núcleo é o nome (substantivo, adjetivo ou locução adjetiva, pronome ou numeral), chamado de predicativo do sujeito.
Esquema: Sujeito + verbo de ligação + predicativo do sujeito (adjetivo ou locução)
Exemplos: Ele estava feliz. (adjetivo)
A casa era de madeira. (locução adjetiva)
Maria ficou feliz. (adjetivo)
João parecia preocupado, (adjetivo)
Verbos de ligação mais comuns:
Ficar
Estar Sempre acompanhados de adjetivos ou lo-
Ser cuções adjetivas.
Parecer Exemplos: João ficou triste.
Permanecer Maria estava angustiada..
Andar Ele é estudioso.
Continuar Paula anda preocupada.
Tornar-se Ela tornou-se advogada.
2) PREDICADO VERBAL: O núcleo é o verbo ( I - TD - TI - TDI ).
a)Esquema 1: Sujeito + Verbo Intransitivo
Exemplos: Ele chegou cedo.
João viajou ontem.
b) Esquema 2: Sujeito + Verbo Trans. Direto + Obj. Direto
Exemplos: Ele comprou uma moto.
José prefere cerveja.
c) Esquema 3: Sujeito + Verbo Trans. Indireto + Obj. Indireto
Exemplos: Ele gosta de motos.
João assistiu ao jogo.
d) Esquema 4: Sujeito + Verbo Trans.Dir. e Ind. + Obj. Direto + Obj. Indireto
Exemplos: Ele ganhou um carro do pai.
Maria recebeu parabéns das amigas.
3) PREDICADO VERBO-NOMINAL - Dois núcleos: um verbo ( I - TD - TI ) e um
nome. Na fusão dos dois predicados, o verbo de ligação fica subentendido.
a) Esquema 1: Sujeito + Verbo Intransitivo + Predicativo do Sujeito
Exemplos: Ele chegou apressado.
João viajou preocupado.
b) Esquema 2: Sujeito + V. Tr. Dir. + Obj. Direto + Predicativo do Sujeito
Exemplos: Ele vendeu a moto satisfeito.
João deixou a festa entusiasmado.
c) Esquema 3: Sujeito + V. Tr.Dir,/ Ind. + Obj. Dir. ou Indireto + Predicativo do Objeto
Exemplos: Ele encontrou o amigo doente.
O jovem achou o animal extraviado.
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