sexta-feira, 15 de abril de 2022

SOS Língua Portuguesa - sintaxe (1)

    d)ORAÇÕES   REDUZIDAS 

                         Chamam-se  assim  porque:

       .  Não  possuem  conjunção subordinativa, locução conjuntiva nem pronome relativo ligando-as a outras, pode ser introduzida por preposição ou locução prepositiva;

       . O  verbo  está   sempre no  infinitivo (r),  gerúndio (ndo)  ou   particípio  (ado, ido).

             

    O  que  fazer,  então ?

          Coloque  uma  conjunção ou um pronome relativo   e  mude  o  verbo  para  outro  tempo, que combine com a oração.

          Exemplo:  É   necessário  estudarmos.    =    É  necessário  que  estudemos.


                     Desdobradas, as orações reduzidas podem tornar-se:                     


*SUBSTANTIVAS:                                                                                                                                                          

 .  REDUZIDA  DE  INFINITIVO:

Não  convém  falarmos  disso.   (...que falemos disso) =  subordinada substantiva subjetiva                                                                                                                           

Ninguém aceita viver sem liberdade. (...que se viva sem liberdade) = sub. subst. objetiva direta

Nada me impede de ir agora.  (...de que vá agora) =  sub. substantiva objetiva indireta


 * ADJETIVAS


 .  REDUZIDA  DE  INFINITIVO: 

Ele  foi  o  último  a  chegar  aqui. (...que chegou aqui) =  subordinada adjetiva restritiva


.  REDUZIDA  DE  GERÚNDIO

Passaram policiais  levando prisioneiros. (...que levavam prisioneiros) =  sub. adjetiva restritiva 


. REDUZIDA  DE  PARTICÍPIO: 

Esta  é  a  notícia  divulgada  na  imprensa. (...que divulgaram na imprensa) = sub. adj. restritiva                 


  * ADVERBIAIS: 

 

. REDUZIDA  DE  INFINITIVO: 

Todos  choraram  ao  se  despedirem. (...quando se despediram) = sub. adverbial temporal  


. REDUZIDA  DE  GERÚNDIO:    

 Ficando aí, não verás nada.  (Se ficares aí, ...) = subordinada adverbial condicional


. REDUZIDAS  DE  PARTICÍPIO:

Cansados de estudar, todos saíram. (Porque cansaram de estudar, ...) =  sub. adverbial causal

              

* ORAÇÕES COORDENADAS REDUZIDAS – As únicas orações coordenadas  que aparecem reduzidas  são  as  coordenadas  sindéticas  aditivas   e  só  aparecem no gerúndio.

Exemplos:  O  vaso  caiu  no  chão,  despedaçando-se.   (e  despedaçou-se)

                          O  balão  subiu  rápido, desaparecendo  no  céu.  (e  desapareceu  no  céu)


                           RESUMÃO    DAS  ORAÇÕES

ORAÇÕES  COORDENADAS

• COORDENADA  ASSINDÉTICA: sem conjunção

• COORDENADA  SINDÉTICA  ADITIVA: soma, adição – E,  NEM

• COORDENADA  SINDÉTICA  ADVERSATIVA: oposição, contraste  - MAS, PORÉM

• COORDENADA SINDÉTICA   ALTERNATIVA: alternância, escolha - OU, ORA

• COORDENADA SINDÉTICA   CONCLUSIVA: conclusão, consequência lógica - LOGO, PORTANTO

•  COORDENADA    SINDÉTICA  EXPLICATIVA:  explicação, justificativa - POIS, PORQUE


ORAÇÕES  SUBORDINADAS  SUBSTANTIVAS

• ORAÇÃO  PRINCIPAL- sem conjunção

• SUBORDINADA SUBSTANTIVA  SUBJETIVA: sujeito — Que é que...?

• SUB. SUBSTANTIVA  OBJ. DIRETA: objeto direto — O  quê ?

• SUB. SUBST.  OBJETIVA  INDIRETA: objeto indireto — De quê?  Em quê? A quê?

 (verbo)

• SUB. SUBST.  COMPL. NOMINAL: compl.. nominal --  De quê?  Em quê?  A  quê?  (nome)

• SUB. SUBST.  PREDICATIVA: predicativo: sujeito + verbo  SER

• SUB. SUBST.  APOSITIVA: aposto  - dois pontos


ORAÇÕES  SUBORDINADAS  ADJETIVAS                               QUE (o qual)

• ORAÇÃO  PRINCIPAL: sem pronome relativo                           QUEM (ao qual)

• SUB. ADJETIVA  RESTRITIVA: especifica - sem vírgula        O QUAL - CUJO

• SUB. ADJETIVA   EXPLICATIVA: explica — com  vírgula       ONDE  (no qual)

                                                                                                              QUANTO (tanto, tudo)

ORAÇÕES  SUBORDINADAS  ADVERBIAIS

• ORAÇÃO  PRINCIPAL:  sem conjunção

• SUB. ADVERBIAL  CAUSAL: causa, motivo, razão  — PORQUE, VISTO QUE, JÁ QUE...

• SUB. ADVERBIAL COMPARATIVA: comparação, semelhança - COMO, TAL QUAL, ASSIM COMO...

• SUB. ADVERBIAL. CONCESSIVA: concessão, quebra de expectativa - EMBORA, AINDA QUE, CONQUANTO...

 • SUB. ADVERBIAL CONDICIONAL: condição, hipótese – SE,  CASO, CONTANTO QUE, DESDE QUE...

• SUB. ADVERBIAL  CONFORMATIVA: conformidade, acordo – CONFORME, SEGUNDO, COMO

• SUB. ADVERBIAL  CONSECUTIVA: consequência, efeito — TAL/ QUE,  TANTO / QUE...

• SUB. ADVERBIAL FINAL: finalidade, intenção - A  FIM DE  QUE, PARA QUE...

• SUB. ADVERBIAL PROPORCIONAL:  proporção direta ou inversa, simultaneidade -  À  PROPORÇÃO  QUE, À MEDIDA QUE...

• SUB. ADVERBIAL  TEMPORAL: tempo, momento — QUANDO, LOGO QUE, ASSIM QUE, ENQUANTO...


ORAÇÕES  REDUZIDAS

• Não têm conjunção, nem pronome relativo.

• Os verbos estão no INFINITIVO (r), no GERÚNDIO (ndo) ou no PARTICÍPIO (ado, ido).

O que fazer?   Desdobrar, desenvolver: .  Coloque uma conjunção ou um pronome relativo

                                                                    . Troque o verbo para outro tempo   

                                                                    . Classifique a oração, conforme esquemas acima.

b)ORAÇÕES  SUBORDINADAS  ADJETIVAS

             Exercem   funções  próprias  de  adjetivos. São ligadas a outras por  pronomes  relativos: 

 QUE  (o qual e variações)  -  O QUAL (sempre precedido de artigo) - QUEM  (ao qual e variações)  -   CUJO (sempre)  -   ONDE  (no qual e variações)   QUANTO  (antecedido de tudo, tanto, todos)...

  

 *  SUBORDINADA  ADJETIVA  RESTRITIVA:   Delimitam,  restringem  o  antecedente.  São indispensáveis  para  o  sentido  da  frase  e  não  devem  ser  separadas  por  vírgulas.                                            

Exemplos:  Eles  venderam  a  casa  /  que  compraram.  (especifica  a  casa)

                    O  aluno  cujo  pai  chegou  é  o  João.   (especifica  o  pai)

                    Pedra que rola não cria limo. (especifica a pedra)

              

 * SUBORDINADA  ADJETIVA  EXPLICATIVA:  Expressa  uma  qualidade  que  já  é  própria  do  antecedente ou  acrescenta uma informação, à maneira de um aposto. É  dispensável  e vem  sempre separada  por  vírgulas.                                      

Exemplos:   José, que nasceu rico, acabou na miséria..

                     Ele,  que  era  velho,  sentou-se  no  sofá.

                     Pedro adora plantas, que cultivam com carinho.

OBSERVAÇÃO: O uso da vírgula pode modificar o sentido e a classificação  da  oração 

adjetiva.

Exemplos:  Os  homens  que  têm  preço  são  corruptíveis.   (Só  os  que  têm  preço.)

                    Os  homens,  que  têm  preço,  são  corruptíveis.  (Todos  são.)


                       c) ORAÇÕES   SUBORDINADAS  ADVERBIAIS

             Exercem   funções  próprias  de adjuntos adverbiais. São ligadas a outras por  conjunções subordinativas (com exceção das integrantes),  exprimindo circunstâncias.    ( 6C  -  F – P – T )   

  

*  SUBORDINADAS ADVERBIAIS  CAUSAIS:  Expressam  a  causa  do  fato  citado na  oração principal.

Principal conjunção: PORQUE

   Exemplos:  Interromperam  a  sessão,  porque  faltou  luz.                

                       Como  estava tarde,  foi  para  casa.

Conjunções: porque, visto  que,  já  que,  uma  vez  que,  como, porquanto, na medida em que...                                                               


 * SUBORDINADAS   ADVERBIAIS  CONSECUTIVAS:  Expressam  uma  consequência do fato  expresso  na  oração  principal. 

Principal conjunção: QUE (precedida de tal, tão, tanto, tamanho)                                                                           

 Exemplos:  Correu  tanto  que  cansou.                                                 

                    O  susto  foi  tão  grande  que  ela  desmaiou

                          Conjunções:  tal  que,  tanto  que,  tamanho  que,  tão...que, de forma que, de modo que, de sorte que, de maneira que

                                                                             


* SUBORDINADAS  ADVERBIAIS  CONCESSIVAS:  Expressam   uma  exceção,  concede-se  algo que  não  se  poderia  fazer.                              

Principal conjunção: EMBORA                                  

Exemplos: Embora  chova,  haverá  o  jogo.                                           

                   Atendeu  a  todos,  ainda  que  estivesse  cansado.

                 Conjunções: embora, conquanto,  ainda  que,  por  mais  que, por menos que, por muito que, por pouco que, por melhor que, por pior que,  mesmo  que,  se  bem  que, apesar de que, posto que...


                       

 * SUBORDINADAS  ADVERBIAIS  COMPARATIVAS:   Expressam  uma  comparação  com  a  oração  principal.                                       

Principal conjunção: COMO                               

 Exemplos:   Ele  é  tal  qual  o  pai.                                                          

                      Ele  é  estudioso  como  o  irmão.

                Conjunções:  como,  tal  qual,  mais... (do) que,  menos... (do) que,  assim  como, tão... quanto/como, tanto... quanto/como


 * SUBORDINADAS  ADVERBIAIS  CONFORMATI VAS:  Expressam  a  ocorrência  de um fato  de  acordo  com  outro.

Principal conjunção: CONFORME

Exemplos: Ele  agia  conforme  sua consciência.                             

                   Fez  tudo  como  mandaram.

                       Conjunções:  conforme,  como,  consoante,  segundo, de acordo com

      

 * SUBORDINADAS   ADVERBIAIS   CONDICIONAIS:  Expressam  uma  condição  para o  fato  da  oração  principal  aconteça.  

Principal conjunção: SE                                       

 Exemplos:  Pode  sair,  contanto  que  volte  logo.                                 

                     Se  não  chover,  iremos  à  praia.

          Conjunções:  se,  caso,  contanto  que,  desde  que,  a  menos  que, exceto se, salvo se, a não ser que, uma vez que, sem que...      

                                                                           


 * SUBORDINADAS  ADVERBIAIS  FINAIS:   Expressam  uma  finalidade,  um  objetivo do  fato citado  na  oração  principal.  

Principal conjunção: PARA QUE

Exemplos:  Estudei  muito,  a  fim  de  que  fosse  aprovado.       

                    Fiz  sinal  que  se  calasse.

                          Conjunções:  a  fim  de  que,  para  que,  que, porque (= para que)...


 * SUBORDINADAS  ADVERBIAIS  PROPORCIONAIS: Expressam   proporcionalidade de  um fato  em  relação  a  um  outro.                                        

Principal conjunção: À MEDIDA QUE            

 Exemplos:   À  proporção  que  estudamos,  aprendemos  mais.      

                      Quanto  mais  vivo,  mais  aprendo.       

             Conjunções:  à  proporção  que,  à  medida  que,  ao passo que, quanto  mais,  quanto  menos...


*  SUBORDINADAS  ADVERBIAIS  TEMPORAIS:  Expressam  quando  um  fato aconteceu.   

Principal conjunção: QUANDO                                                                                                           

Exemplos:  Vejo-o,  quando  saio  para  a  aula.                              

                   Logo que chegou,  saiu  novamente.

    Conjunções: quando, enquanto, logo que, assim que, antes que, depois que, sempre que, até que,  desde que, mal...

B-PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO:

        É formado  por  uma  oração  principal  e  uma  ou  mais  orações  subordinadas, ligadas à oração principal por conjunções subordinativas.

        Exemplo:  Ninguém  lamentou / que  ele  saísse  da  reunião.

                             or.  Principal                or.  subordinada     

      

      1)ORAÇÃO  PRINCIPAL:   É  aquela  que  não  possui  nenhuma conjunção.

          Exemplo:  Todos  prestaram  atenção / quando  ele  chegou.


 

     2)ORAÇÕES   SUBORDINADAS: São  aquelas  que  vêm  ligadas  a  outras  por  meio de  uma conjunção  subordinativa.  Podem  ser  subordinadas  substantivas,  subordinadas  adjetivas  ou subordinadas  adverbiais.


         

                             a) 


 

ORAÇÕES  SUBORDINADAS  SUBSTANTIVAS

     Exercem  funções  próprias  de  substantivos.  Basicamente  iniciam  pelas  conjunções  integrantes QUE ou SE, pois são classificadas pela função que exercem em relação a um verbo ou nome que está na oração anterior. A conjunção apenas liga, não dá nenhum sentido especial à oração.

         

       * SUBORDINADA SUBSTANTIVA SUBJETIVA:  Funciona  como  sujeito  do verbo da  outra  oração.

            • Esquema  1:  Verbo  SER  +  Adjetivo  +  Or. Sub. Subst. Subjetiva

            Exemplos:            É                      necessário   /   que  você  venha.

QUE  É QUE...?

 

                                         Foi                   preciso       /    que  ele  viajasse. QUE É QUE...?                                Não    era                   urgente       /     que  você  viesse.          

                            Talvez   seja                importante   /   que  você   compareça.    

       

            . Esquema  2: _Verbo    3ª pes. sing. +   SE  +  Or .Sub. Subst. Subjetiva

              Exemplos:               Fala-se                                      / que  ele  está   doente.

                                               Contou-se                                 / que  eles  não  eram honestos.

QUE  É  QUE...?

 

                                               Diz-se                                       / que  haverá  reeleição.

                  

           .   Esquema 3: Verbo na 3ª  pes. sing.  +  Or. Sub. Subst. Subjetiva:                             Exemplos:            Parece                                    / que  ele  foi  nomeado.                 

                                                Acontece                               / que  ninguém  veio.                          

                                                Urgia                                     / que  você  fosse  para  lá.    

                                                Sucedeu                              / que  ele  não  veio.  

                                                Ocorre                                 / que não houve interesse.

                                     Acontecer–Ocorrer-Parecer–Suceder-Urgir

 

 



                  

      *  SUBORDINADA  SUBSTANTIVA OBJETIVA DIRETA:  Funciona  como  objeto  direto  do verbo da outra  oração.

             . Esquema:      Sujeito  +  Verbo Trans. Direto  +  Or. Sub. Subst. Objetiva Direta

O  QUÊ ?


 

              Exemplos:      João           falou                             /  que  não  viria.

                                      (indet.)       Disseram                     /  que  ele  não  quer  casar.           

    O  QUÊ?                 (oculto)     Pensamos                     /  que  você  tinha  viajado.           

                                     Todos       perguntaram                 /  quando  será  a  reunião.            

                                      Nós          não  sabemos              /  se  ele  virá  hoje.


             OBSERVAÇÃO: As orações   subordinadas  substantivas objetivas  diretas se caracterizam por poderem  ser  ligadas  a  outras  por  vários  tipos de palavras, tais como:

             • CONJUNÇÕES:    que  -  se

             • ADVÉRBIOS   INTERROGATIVOS:  quando  –  como  –  onde  –  por  que

            • PRONOMES   INTERROGATIVOS:   que  -  qual  -  quem  -  quanto


       * SUBORDINADA  SUBSTANTIVA  OBJETIVA  INDIRETA : Funcionam como o objeto indireto do verbo da outra oração.

DE  QUÊ ?

 

          .  Esquema:    Sujeito  +  Verbo Trans. Indireto  +  Or. Sub. Subst. Obj. Indireta                

             Exemplos:   Todos        gostariam                        / de  que  os  ajudassem.            

 

EM  QUÊ ?

 

DE  QUÊ?               Eles           insistiram                        /  em  que  você  comparecesse. 

                                  (oculto)       Lembre-se                      / de  que  deve  estudar.


        * SUBORDINADA  SUBSTANTIVA  COMPLETIVA NOMINAL:  Funcina como complemento de um nome (substantivo, adjetivo ou advérbio) da outra oração

 .  Esquema  1:  Sujeito  +  Verbo Tr.Dir.   +  Obj.Dir. +  Or.  Sub.  Subst. Compl. Nominal

DE  QUÊ ?

 


 

     Exemplos:     Eles           tinham               necessidade  / de  que  os ajudassem.

 DE QUÊ?        (oculto)Não  tive                 dúvidas            / de  que  esta  era  a  verdade.


  A  QUÊ?

 

  . Esquema 2:  Sujeito  +  V. de Lig. +  Predicativo  do  Suj.  +  Or. Sub. Subst.Compl.Nom.

     Exemplos:    Eles            eram          favoráveis                   /  a  que  fosses  nomeado.

A  QUÊ?          (oculto)       Somos       contrários                    / a  que  eles  venham.        


          * SUBORDINADA_ SUBSTANTIVA  PREDICATIVA:Funciona como o predicativo do sujeito do verbo da outra oração.

             . Esquema:    Sujeito     +    Verbo SER  +  Or. Sub. Substantiva Predicativa

             Exemplos:     A  verdade         é                      /  que  ele  não  veio.

                                    O  certo               foi                   /  que  ninguém  apareceu.

                                    A  solução          será               /  que  a  eleição  seja  anulada.

       

          * SUBORDINADA  SUBSTANTIVA  APOSITIVA:Funciona como um aposto de uma palavra da outra oração.

            Exemplos:   Só  tenho  um  desejo:  /  que  sejas  feliz.

                                 Ele  disse  a  verdade:  /  que  não  viria  à  aula.


         OBSERVAÇÃO: Geralmente, caracterizam-se por virem antecedidas por dois pontos. Mas  podem    também aparecer intercaladas  no  meio  da  oração principal  e  entre  vírgulas.                                                                                                                

Exemplo: A  verdade,  que  ele  era  um  oportunista,  todos  já  conheciam.

 III - ANÁLISE SINTÁTICA EXTERNA

 Conceitos básicos:

          1 )PERÍODO    SIMPLES:   Formado  por  uma  única  oração, a qual se chama oração absoluta.                                                                

Exemplo:  Aquele  homem  ali  parece  muito  preocupado.

         2)PERÍODO  COMPOSTO:  Formado  por  mais  de  uma oração. 

Exemplo:  Aqueles  garotos  chegaram / e  logo  foram  abrindo  a  porta.


                 A- PERÍODO COMPOSTO POR COORDENAÇÃO:

           É  formado  por  orações  entre  as  quais  existe  independência, podendo  ser  separadas  uma  das  outras   e  formarem períodos simples,  guardando  sentido.

 Exemplos:   Ele  abriu  a  porta,/  entrou / e  sentou-se.

     

     I) ORAÇÕES COORDENADAS:   São  as  que  formam  o  período  composto  por  coordenação e podem aparecer ligadas umas as outras por conjunções coordenativas. Classificam-se  como:  

       

        1)ORAÇÃO  COORDENADA   ASSINDÊTICA:  Não  é   ligada  a  outra  por  conjunção, isto é, não tem síndeto, portanto é assindética. Está apenas justaposta, separada por  vírgula.   Exemplo:  Maria  olhou  ao  redor, / sorriu, / saiu  rapidamente.


Observação:  Síndeto é o mesmo que conjunção.

            

          2)ORAÇÃO  COORDENADA  SINDÉTICA:  É  ligada  a  outra  por  uma  conjunção, isto é, um síndeto, portanto se chama sindética. Pode  ser:

        

             a) COORDENADA    SINDÈTICA   ADITIVA:  Ligada  a  outra  por  uma  conjunção   coordenativa  aditiva, que dá idéia de soma, adição.   Exemplo:  Ele  descia  a  ladeira  e  vinha  só.

                             Conjunções: e,  nem,  mas também, mas ainda, como também (depois de não só)...

:

          b)COORDENADA   SINDÉTICA  ADVERSATIVA: Ligada  a  outra  por  uma  conjunção  coordenativa  adversativa, que dá uma idéia de oposição, contrário do que diz a outra.  Exemplo:   Estudei  muito,   mas  não  entendi  quase  nada.

              

           Conjunções: mas,  porém,  todavia,  contudo,  entretanto,  no  entanto, senão, não obstante...


           c ) COORDENADA   SINDÉTlCA   ALTERNATIVA:  Ligada  a  outra  por  uma  conjunção coordenativa  alternativa, que apresenta opções, alternativas. 

Exemplo:  Estuda  muito  ou  não  serás  aprovado.

                      

                          Conjunções: ou (repetida ou não), ora, quer, seja (repetidas)


          d)COORDENADA  SINDÉTICA  CONCLUSIVA: Ligada  a  outra  por  uma  conjunção coordenativa  conclusiva, que apresenta uma conclusão sobre o que diz a outra.    Exemplo:Os alicerces estão fracos, portanto o  muro  pode  cair.

                  

         Conjunções:  logo,  pois (no  meio  ou  fim  da  oração),  portanto,  por isso, por  conseguinte, assim, destarte, dessarte...

                         

           e)COORDENADA  SINDÊTICA  EXPLICATIVA:  Ligada a  outra  por  uma  conjunção  coordenativa  explicativa, que dá uma explicação sobre o que diz a outra. Exemplo:  Não  gritem,  porque  ela  está  dormindo.

                  

                  Conjunções:   porque,  que,  pois  (no  início  da  oração)  porquanto...

 II-FUNÇÕES  DAS  PALAVRAS  “QUE”  E  “SE”

                                

                                    1-A  PALAVRA  “QUE”

   a)FUNÇÕES  MORFOLÓGICAS 

São  as  funções  que  a  palavra  exerce  de acordo  com  a  classe  gramatical  em

que  é usada  na   frase.

         1-SUBSTANTIVO -  Significa “alguma  coisa,”  (acentuado e precedido  de artigo ou outro determinante).

Ex.:  Ela  tem  um  quê de  misterioso.       Havia  um  certo quê  no ar.

     

         2-PREPOSIÇÃO – Equivale à preposição de,  geralmente  entre verbos de locução verbal formada pelos auxiliares ter ou haver.

 Ex.: Tenho que sair.


         3-INTERJEIÇÃO – Indicando  emoção,  sentimento (acentuada e seguida de ponto de exclamação).

 Ex. Quê!  Você  ainda  não  terminou  o  trabalho?


         4-PARTÍCULA  EXPLETIVA  OU  DE  REALCE –  Usa-se para dar ênfase e pode  ser  retirada  da  frase. Aparece também na expressão é que. Não desempenha função sintática, seu uso é apenas estilístico.

 Ex.: Quase  que  não  consigo  terminar  o  trabalho.


          5-ADVÉRBIO – Acompanhando  adjetivo  ou  advérbio  para  dar  intensidade (muito).

Ex.:Que lindas são aquelas crianças.! Que longe é a tua casa!                                                           -

          6--PRONOME  RELATIVO -  Pode  ser  trocado  por  “o  qual”  (ou  variações). Inicia orações subordinadas adjetivas, referindo-se ao termo antecedente.

Ex.: Não  encontramos  as  pessoas  que  saíram  há  pouco.   (as  quais  saíram...)


          7-PRONOME  INDEFINIDO  SUBSTANTIVO -  Significando  “  que  coisa”.

             Ex.: Que  não  faria  eu  por  você.

           

          8-PRONOME  INDEFINIDO  ADJETIVO -  Acompanhando  substantivo  e  significando  “quanto”. 

Ex.: Que  dinheiro  gasto  à  toa!             Que  coisa  feia  você fez!


          9-PRONOME  INTERROGATIVO  SUBSTANTIVO -  Usado  em  perguntas, diretas ou indiretas.

 Ex.: Não sei o que  houve  com  você.        Você precisa  de  quê?


Aparece também intensificado como 'o que' ou 'que que': Que que eu tenho a ver com isso? O que são hiperônimos?


          10-PRONOME  INTERROGATIVO  ADJETIVO –  Usado  em  perguntas  diretas ou indiretas ao lado  de  um  substantivo.    Ex.:  Que  história  é  essa?     Queria saber que  dia  é  hoje.

                    

         11- CONJUNÇÃO -  Ligando  duas  orações.

Ex.: Chovia  que chovia  sem  parar.   (e – coordenativa  aditiva)

        Venha,  que  eu  espero.  ( porque – coordenativa  explicativa)  .

        Outro,  que não  eu,  irá  à  reunião.  (mas -  coordenativa  adversativa)

        Ele  afirma  que  não  voltará  mais.  (subordinativa  integrante)    

        Difícil  que  fosse  o  problema,  ele  o  resolveria. (embora – subordinativa  concessiva)

        Falei  tanto  que  fiquei  rouco.   (subordinativa  consecutiva)

        Não  podia  sair,  que  estava  cansado.  ( porque – subordinativa  causal)

        É    mais estudioso  que  o  irmão.  (subordinativa  comparativa)

        Não  passa  uma  hora   sem  que  me  aborreças.  (subordinativa  condicional)

        Tudo  farei  para  que  voltes.  ( subordinativa  final)

        Todos  saíram  antes  que  ele  chegasse.  (subordinativa  temporal)


   B-FUNÇÕES  SINTÁTICAS

       São as  funções  que a  palavra exerce em  relação  às  outras  dentro  da  frase.  As  funções  sintática  da  palavra  que  somente  ocorrem  quando  ele  for  morfologicamente  um  pronome  relativo. 

     

         *  Quando  o  QUE  estiver  sozinho,  isto  é,  sem  preposição  antes,  ele  pode  ser: 

              1-SUJEITO -  a  palavra  que ele  substitui  seria  o  sujeito.

             Ex.: Prenderam  os  homens / que  roubaram  o  banco.    ( QUE =  os  homens)

        

              2-PREDICATIVO  DO  SUJEITO – a palavra  que ele  substitui  seria  o  predicativo.

            Ex.: Mortais /  que  somos,/  devemos temer  a  Deus.  (QUE  =  mortais)


              3-OBJETO  DIRETO –  a  palavra  que  ele  substitui  seria  o  objeto  direto.

             Ex.:  A  polícia  levou  o  homem/ que  prendeu  ontem.  (QUE =  o  homem)

   

          * Quando  o  QUE  estiver  acompanhado  de  preposições  (de,  em,  a,  por,  para...),  ele  pode  ser:

              1-OBJETO  INDIRETO – a  palavra  que  ele  substitui  seria  o  objeto  indireto.

              Ex.: Assisti  ontem  à  peça / de  que  tanto  falaste,   ( DE  QUE  =  da  peça)


              2-COMPLEMENTO  NOMINAL - a  palavra  que  ele  substitui  seria  complemento  nominal.

              Ex.: O  trabalho / a  que  ele  era  dedicado/ foi  reconhecido.   (A  QUE  =  ao  trabalho)

  

              3-ADJUNTO  ADVERBIAL – a  palavra  que  ele  substitui  seria  adjunto  adverbial.

               Ex.: A   doença / de  que  morreu / era  gravíssima.   (DE  QUE  =  da  doença)


              NOTA:  Outros  pronomes  relativos  também  podem  exercer  funções  sintáticas.

                   Ex.: A  pessoa  /de quem  falaste/ está  aqui.   (DE  QUEM =  a  pessoa  =  objeto  indireto)

                           O  lugar / onde  moro / é  longe. (ONDE =  no  lugar  =  adjunto  adverbial  de  lugar)


                                       2-A  PALAVRA  “SE”

   a)FUNÇÕES  MORFOLÓGICAS

  De  acordo com  a classe  gramatical  em  que  é  usada.                                                                                                

          1-PARTE  INTEGRANTE  DO  VERBO ou PRONOME FOSSILIZADO -  Usado  com  verbos  essencialmente ou eventualmente pronominais. Esses frequentemente indicam sentimento, mudança de estado ou atitude própria do sujeito.

             Ex.: Ele  arrependeu-se  do  que  fez.      A  professora  zangou-se  com  a  turma.


           2-PARTÍCULA  EXPLETIVA  OU  DE  REALCE  -  Une-se a verbos intransitivos para realçar a ação expressa pelo sujeito. Pode  ser  retirado  da  frase sem nenhum prejuízo ao sentido, não desempenha função sintática, seu uso é apenas estilístico (ênfase, expressividade).

           Ex.; Ela  se foi  para  Santa  Catarina.     (Ela  foi  para  Santa  Catarina)


           3-PRONOME APASSIVADOR ou PARTÍCULA APASSIVADORA  – Aparece com verbos transitivos diretos, tornando a oração passiva. Pode ser transformada na voz passiva analítica.

              Ex.: Vendem-se  casas.     Aluga-se  um  apartamento.

         

           4-ÍNDICE  DE  INDETERMINAÇÃO  DO  SUJEITO – Vem ligado a verbo  intransitivo, transitivo indireto ou de ligação, na 3ª pessoa do singular, tornando o sujeito indeterminado.

              Ex.: Vive-se  bem  aqui.   Precisa-se  de  funcionários.  Aqui  se  está  bem.


           5-PRONOME  REFLEXIVO – Significando  “a  si  mesmo (a)”, indica que a ação reflete no próprio sujeito.

              Ex.: Ele  cortou-se  com  a  faca.   Maria  olhava-se  no  espelho


           6-PRONOME  RECÍPROCO – Significando  “um  ao  outro”, indica que a ação é mútua entre os sujeitos.

              Ex.: Os   jogadores  agrediram-se  ao  final  do  jogo.    Eles  abraçaram-se.


           7-CONJUNÇÃO -  Ligando  duas  orações.

              Ex.: Perguntei /  se  ele  estava  só.      ( conjunção  subordinativa  integrante)

                      Falarei /  se  você  ficar  quieto.   ( conjunção subordinativa condicional - caso)

Segundo alguns gramáticos, o se também pode ser causal:

Se você não se sente seguro, não conte a ele seus segredos. (pode ser substituída por 'já que')

                     

b) FUNÇÕES  SINTÁTICAS

              O  pronome  se exerce  funções  sintáticas  somente  quando usado como  pronome  reflexivo   ou   recíproco.     

             1-SUJEITO  DE  VERBO  NO  INFINITIVO – Entre  dois  verbos,  sendo  o  segundo  no  infinitivo.

               Ex.: Ela  deixou-se  ficar  na  janela.    Sofia  comprometeu-se  a  levar  o  bolo.


              2-OBJETO  DIRETO – Com  verbo  transitivo  direto.

               Ex.: O pobre  homem  enforcou-se.


               3-OBJETO  INDIRETO – Com  verbo  transitivo  indireto.

              Ex.: Esse  rapaz  dá-se  muita  importância.

C-TERMOS  ACESSÓRIOS  DA  ORAÇÃO

                     Acompanham  outros  termos,  apenas  “enfeitam”  a  oração,  desempenham funções secundárias, podendo  ser  retirados sem  prejudicar  a  compreensão.

    

     1)ADJUNTO  ADNOMINAL:   Acompanham  o  núcleo  dos  termos  essenciais  e  integrantes.                                                           

Exemplos:  Aquele  rapaz  é  meu  amigo.   (pronomes)

                   O  menino  ganhou  um  belo  presente.   (artigos,  adjetivos)

                   Três  meninos  saíram  mais  cedo.   (numerais)

                   A  casa  das  abelhas  caiu  do  galho.  (artigo, expressão  indicadora  de  posse)

  

     2)ADJUNTO  ADVERBIAL: Acompanham  verbos,  adjetivos  ou  advérbios, expressando circunstâncias.

 Exemplos:  O  carro  bateu  no  poste.  (adj.  adv. de  lugar)

                    Ele  saiu  rapidamente  da  sala.  (adj.  adv.  de  modo  e  de  lugar)

                    Todos  chegarão  à  tarde.   (adj.  adv.  de  tempo)


     3) APOSTO:  Explicam  termos  que  estão  colocados  antes  deles  na frase.  

 Exemplos:  João,  aquele  meu  amigo,  está  aqui.   (aposto  explicativo - identifica ou explica o termo)

                    Quero  um  presente:  um  carro.  (aposto  enumerador - desenvolve uma ideia anterior)

                    O  jogador  Pelé  mudou  a  história  do  futebol.  (aposto  especificador - individualiza e especifica: normalmente um nome próprio de pessoa ou lugar)

                    Pais,  irmãos,  amigos,  ninguém  o  convencia.  (aposto  resumidor - resume termos anteriores)


D-VOCATIVO :                                                                                                                            

    Não  é  considerado  um  termo  da oração.  Serve apenas  para  indicar  com  quem  estamos  falando,  é  um  chamamento. 

Exemplos:  Moço,  venha  cá.  Fique  calmo,  garoto.  A  vida,  meus  amigos,  não  é  fácil.


OBSERVAÇÕES:  Não  confunda  Adjunto  Adnominal  com  Complemento  Nominal.

     Adjunto  Adnominal  =  termo acessório (dispensável)        Complemento  Nominal  =  termo integrante (indispensável)

    Ela  ganhou  um  anel  de  ouro.                Ela  tinha  necessidade  de  ajuda.

Adjunto Adnominal = pode ou não ter preposição

Complemento Nominal = tem preposição - obrigatória

Adjunto Adnominal = pode indicar posse

Complemento Nominal = nunca indica posse

Adjunto Adnominal = refere-se a substantivos concretos ou abstratos

Complemento Nominal = refere-se a substantivos abstratos, adjetivos e advérbios

Adjunto Adnominal = tem valor ativo - pratica a ação

Complemento Nominal = tem valor passivo - sofre a ação

B-TERMOS  INTEGRANTES  DA  ORAÇÃO 

                                 São  termos  que  completam  o sentido dos essenciais.

   

     I-COMPLEMENTOS  VERBAIS -  Completam os  verbos  (  TD -  TI  -  TDI )

        1) OBJETO  DIRETO:  Completa  o  sentido do  verbo  transitivo  direto.                                                               

Exemplo:  O  garoto   queria  um  brinquedo.      Pergunte:  “O  quê?”

                                         VTD           OD

        

        2) OBJETO  INDIRETO:  Completa  o  sentido  de  um  verbo  transitivo  indireto.                                                                

Exemplo:   Todo  brasileiro  gosta  de  futebol.     Pergunte:  De  quê?   A  quê?...

                                                     VTI         OI


    II-COMPLEMENTO  NOMINAL:  Completa  o  sentido  de  um  nome (substantivo abstrato,  adjetivo  ou   advérbio).                                                                                                                      

Exemplos: Ele  tinha  necessidade  de  ajuda.   Pergunte: De quê?   A quê?

                            VTD         OD               CN


                     O  chefe  foi  favorável  ao  nosso  pedido.

                                     VL     PS                CN


                     Ele    reagiu  favoravelmente  ao   pedido.

                                 VI        ADJ. ADV.            CN


    III-AGENTE  DA  PASSIVA :  Indica  aquele  que  praticou  a  ação  do  verbo  

quando  ele  está  na voz  passiva.                                                   

Exemplo:  A  jovem  foi  atacada  pelo  cão.    Preposições:  por,  pelo(a), de(por)... 

                                                                                                                                                      

OBSERVAÇÕES: 

      1) O  objeto  direto  ou  indireto  pode  ser  um  pronome  pessoal  oblíquo 

 ( o,  a,  os,  as,  me, te,  se,  nos,  vos, lhe,  lhes).

Exemplos:   Encontrei-os  na  rua.       Disseram-nos  a  verdade.

                                      OD                                        OI          OD   

                                                                           

OBSERVAÇÃO: O, A, OS, AS – objetos diretos   LHE, LHES – objetos indiretos

                             ME, TE, SE, NOS,VOS – objetos  diretos ou indiretos


      2)  Há  casos   de  objeto  direto  preposicionado:

            a) Uso obrigatório  da  preposição  no  objeto  direto  

                . Objeto  direto  é  um  pronome  pessoal oblíquo tônico.

                   Exemplo:  Amo  mais  a  ele   do  que  a  vós.

            

                . Objeto  direto  é  o  pronome  relativo  quem.   

                  Exemplo:  A  pessoa  a  quem  cumprimentei  foi ela.

                                                                                  

                .  Para  evitar  ambiguidade.  

                   Exemplo:  Venceu  ao  inimigo  o  grande  herói.


           b)Uso  facultativo  da  preposição  no  objeto  direto:

              . Objeto  direto  é  um  nome  próprio (pessoa):  

                Exemplo:  Judas  traiu  (a)  Cristo.

         

              .  Objeto  direto  é  a  palavra  ambos.  

                 Exemplo:  Ajudamos  (a)  ambos.


              .  Objeto  direto  é  um  pronome  de  tratamento.  

                 Exemplo: Estimamos  (a)  Vossa Senhoria.


              .  Objeto  direto é um  pronome  indefinido.    

                 Exemplo:  Ama  (a)  uns  e  engana  (a } outros.


              . Reforço  de  expressão. 

                 Exemplos: Bebeu  o  (do)  vinho.

                                       Puxou  a  (da)  faca.   Comeu  o  (do)  pão.

                                      Temia  o  (ao)  inimigo. Cumpriu o (com o)  dever.

       3)Outros  tipos  de  objetos:

           a)Objeto  Direto  ou  Indireto  Pleonástico:  Quando  queremos  dar  

destaque  ou  ênfase   à  idéia  contida  na  frase,  podemos  usar  este  recurso.  

Exemplos: Os  livros  de  Português,  ninguém  os viu.       

                     A  mim,  o  que  me  deu  foi  pena.

  

       4) Não  confunda  Objeto  Indireto   com  Complemento  Nominal        

           Objeto  Indireto   X   Verbo            Complemento  Nominal   X   Nome

           Eu  necessito  de  ajuda.            Eu  tenho  necessidade  de  ajuda.

                        VTI             OI                               VTD          OD                 CN

SINTAXE

                  I- ANÁLISE    SINTÁTICA  INTERNA

                 É o estudo das funções sintáticas das palavras dentro da oração.

   É  necessário  distinguir  três  conceitos  básicos:

1-FRASE:   Enunciado de sentido completo capaz de estabelecer comunicação.  Exemplos:  Oi.    Olá.    Tchau.

2-ORAÇÃO: Enunciado que se organiza em torno de um verbo ou locução verbal.  Exemplos:  Ele  saiu  cedo.                                       

3-PERÍODO: Conjunto de orações, vai  até  o  sinal de pontuação (ponto, ponto de exclamação, ponto de interrogação ou reticências).    Exemplos:  Como  vai  você? Ele chegou  e  entrou.               

           A análise sintática interna estuda os  termos  que  formam  a  oração,  que  se  dividem  em:

  Termos  essenciais:  sujeito  e  predicado.

  Termos  integrantes:  objeto  direto,  objeto  indireto,  complemento  nominal  e  agente  da  passiva.

  Termos  acessórios:   adjunto  adnominal,  adjunto  adverbial  e  aposto.

  Vocativo:  termo  independente da  oração.

    

A-TERMOS   ESSENCIAIS  DA  ORAÇÃO -  São  os  mais  importantes  da  oração:

               Sujeito – aquele de quem se fala.                  Predicado  – aquilo que se diz sobre o sujeito.

  . TIPOS  DE  SUJEITO                                                              QUEM  É

                                                                                                       QUE...?

1) DETERMINADOS:  Estão  presentes  na  frase

    a) SIMPLES:  Tem  só  um  núcleo.   Exemplo:    Meu  amigo    chegou  agora   

    b) COMPOSTO:  Mais  de  um  núcleo.  Exemplo:  José  e  seu   amigo saíram           

    c) OCULTO  (desinencial, elíptico ou implícito):  Não  está  presente  na  frase,  mas  sabemos  qual  é  pela  desinência  do  verbo  (eu, tu, ele,  nós, vós).  Exemplo:  Saímos   cedo  ontem. (nós)

2) SUJEITO  INDETERMINADO:  Não  há  na  frase  nenhuma  palavra  que  possa  ser  sujeito.

              a) 1º  caso: Verbo  na  3ª  pessoa  do  plural sem referência.  Exemplo:  Ontem   assaltaram  a  casa  do  vizinho

              b) 2º  caso:  Verbo  na  3ª  pessoa  do  singular  +  SE .  Exemplos:  Precisa-se  de  funcionários.

                    Aqui  se  vive  muito  bem.      Nesta  cidade  se  está  muito  bem.

Normalmente é seguido de preposição, advérbio ou adjetivo.

Respostas prováveis:  ELES – ALGUÉM – QUALQUER PESSOA - TODOS

Se houver qualquer referência, o sujeito será oculto.



.

OBSERVAÇÃO:   Não  confunda  SUJEITO  INDETERMINADO   com  VOZ  PASSIVA  SINTÉTICA.

                           Sujeito  Indeterminado               X          Voz  Passiva  Sintética

                           Vive-se  muito  bem  aqui.                           Vende-se  uma  casa.

                           Necessita-se  de  auxílio.                           Compram-se  carros  usados.

  3) SUJEITO  INEXISTENTE:   Também  chamado  de  oração  sem  sujeito.

              a) HAVER  =  existir: Faça  a  troca.   Exemplo:  Havia  muita  gente  na  sala.

                                                                                              (Existia  muita  gente  na  sala.)

              b) HAVER,  FAZER: indicando  tempo  passado. Exemplos:  Há  um  ano  ele  partiu.

                                                                                                                Fez  dez  anos  que  ela  viajou.

              c) VERBOS  QUE  INDICAM  FENÔMENOS  DA  NATUREZA.  Exemplos:  Choveu  muito  ontem.

                    Obs.:  Em sentido conotativo têm sujeito.                                    

Está  quente  hoje.    Era  frio  ali.

              d) SER:    referindo-se  a  horas   e  datas. Exemplos:  É  uma  hora.  Hoje  são  dez  de  maio.


                                                  VAMOS  RELEMBRAR:

    PREDICAÇÃO  VERBAL –  Os   verbos,  conforme  a  predicação,  classificam-se  em:

  1) VERBOS  DE  LIGAÇÃO: Servem  apenas  como  ligação  entre  o  sujeito  e  o  predicativo (adjetivo). Aproximam-se das preposições.

       Exemplos:   Ele  parece  inteligente.

                            S                   Predicativo

  2) VERBOS  INTRANSITIVOS:  Têm  sentido  completo,  não  precisam  de  complemento.                                            

         Exemplos: Meus  amigos  chegaram.

  3)VERBOS  TRANSITIVOS:  Precisam  de  um  complemento  para  terem  sentido  completo.

       a) TRANSITIVO   INDIRETO:  Complemento  vem  ligado  ao  verbo  por  uma  preposição.

            Ex.:  Ele  precisa  de  uma  moto.

       b) TRANSITIVO  DIRETO:  Complemento  vem  ligado ao  verbo  sem  preposição, exceto em casos especiais (objeto direto preposicionado).

            Ex.:  O  menino  ganhou  uma  bicicleta.

       c) TRANSITIVO  DIRETO  E  INDIRETO:  O  verbo  tem  dois  complementos,  um  com  preposição 

            e  outro  sem  preposição.    Ex.:  Ela  recebeu  um  convite  das  amigas.


 2-PREDICADO -  Aquilo  que  se  diz  sobre  o  sujeito.  Exemplo:  Os  alunos  chegaram.

                                                              Importante:  Ache  o  verbo!

      . TIPOS  DE  PREDICADO

         *  PREDICADO  NOMINAL:  O  núcleo  é  o  nome  (substantivo, adjetivo  ou  locução  adjetiva, pronome ou numeral),  chamado  de  predicativo  do  sujeito.

            Esquema:  Sujeito  +  verbo  de  ligação  +  predicativo  do  sujeito  (adjetivo  ou  locução)

            Exemplos:    Ele           estava                         feliz.  (adjetivo)

                                  A  casa    era                            de  madeira.  (locução  adjetiva)    

                                  Maria      ficou                           feliz.  (adjetivo)

                                  João        parecia                     preocupado,  (adjetivo)


                       Verbos  de  ligação  mais  comuns:

         Ficar

         Estar                         Sempre acompanhados  de  adjetivos  ou  lo-

         Ser                           cuções  adjetivas.                                                                       

         Parecer                    Exemplos:  João  ficou  triste.                                                 

         Permanecer                                  Maria  estava  angustiada..

         Andar                                            Ele  é  estudioso.

         Continuar                                      Paula  anda  preocupada. 

         Tornar-se                                      Ela tornou-se advogada.

                                                                

        2) PREDICADO  VERBAL:  O  núcleo  é  o  verbo  ( I  -  TD - TI  -  TDI ).

            a)Esquema  1:  Sujeito  +  Verbo  Intransitivo

               Exemplos:      Ele              chegou                       cedo.

                                      João            viajou                         ontem.

            b) Esquema  2:  Sujeito  +  Verbo  Trans. Direto  +  Obj.  Direto

                  Exemplos:      Ele                  comprou                      uma  moto.

                                         José                 prefere                         cerveja.

            c) Esquema  3:  Sujeito  +  Verbo  Trans. Indireto  +  Obj. Indireto

                 Exemplos:       Ele                          gosta                          de  motos.

                                          João                      assistiu                      ao  jogo.

         d) Esquema  4:  Sujeito  +  Verbo  Trans.Dir. e Ind.  +  Obj. Direto  +  Obj. Indireto

                 Exemplos:       Ele                        ganhou                           um  carro            do  pai.

                                         Maria                   recebeu                           parabéns             das  amigas.

         

       3) PREDICADO  VERBO-NOMINAL -  Dois  núcleos:   um  verbo  ( I  -  TD  -  TI )  e  um    

               nome. Na fusão dos dois predicados, o verbo de ligação fica subentendido.

               a) Esquema  1:  Sujeito  +  Verbo  Intransitivo  +  Predicativo  do  Sujeito

                   Exemplos:       Ele                    chegou                           apressado.

                                           João                 viajou                             preocupado.

               b) Esquema  2:  Sujeito  +  V. Tr. Dir. +  Obj. Direto  +  Predicativo  do  Sujeito  

                    Exemplos:       Ele                vendeu            a  moto              satisfeito.

                                             João             deixou            a  festa               entusiasmado.

               c) Esquema  3:  Sujeito  +  V. Tr.Dir,/ Ind. +  Obj.  Dir. ou Indireto  +  Predicativo  do  Objeto

                    Exemplos:        Ele                encontrou                    o  amigo                            doente.

                                              O jovem      achou                          o animal                             extraviado.


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