Alguns termos aparecem na oração completando o sentido de outros; tornam-se, assim, indispensáveis para uma correta e completa compreensão da oração.
COMPLEMENTOS VERBAIS
Objeto Direto
Objeto direto é o termo da oração que completa a significação de um verbo transitivo direto sem auxílio de preposição obrigatória. Pode ser precedido de preposição (objeto direto preposicionado), por razões estilísticas (ênfase, expressividade) e não pela exigência do verbo. Também pode ser repetido enfaticamente (objeto direto pleonástico).
Carlos vendia livros.
Ele pode estar completando o sentido de um verbo transitivo direto e indireto.
Oferecemos uma medalha ao primeiro colocado.
2. Objeto Indireto
Objeto indireto é o termo da oração que completa a significação de um verbo transitivo indireto, sempre com o auxílio de uma preposição. Também pode ser repetido por motivos de ênfase (objeto indireto pleonástico), da mesma forma que o objeto direto.
Carlos gosta de música.
COMPLEMENTO NOMINAL
Complemento Nominal
Complemento nominal é o termo da oração que se liga a um nome (substantivo abstrato, adjetivo ou advérbio), sempre através de preposição, com a função de completar o sentido desse nome.
O povo tinha necessidade de alimentos.
Esse remédio é prejudicial ao organismo.
Falou favoravelmente ao réu.
Agente da passiva
Agente da passiva é o termo da oração que se refere a um verbo na voz passiva, sempre introduzido por preposição, e indica o elemento que executa a ação verbal. Equivale ao sujeito na voz ativa.
As terras foram desapropriadas pelo governo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário