PONTUAÇÃO
Trata do uso dos sinais de pontuação dentro da oração e entre as orações.
Os sinais de pontuação usados na língua portuguesa são:
Ponto ( . ) Vírgula ( , ) Ponto e vírgula ( ; ) Dois pontos ( : )
Aspas ( “ “ ) Travessão ( _ ) Parênteses ( ) Reticências ( ... )
Ponto de interrogação ( ? ) Ponto de exclamação ( ! )
Sinais de pausa - ponto, vírgula e ponto e vírgula
Sinais de entonação - dois-pontos, ponto de interrogação, ponto de exclamação, reticências, aspas, parênteses e travessão
I- USO DA VÍRGULA
A) NÃO SE USA VÍRGULA DENTRO DA ORAÇÃO
1)Entre o SUJEITO e o VERBO. Ex.: Os alunos chegaram cedo.
sujeito verbo
2)Entre o VERBO e os OBJETOS. Ex.: Eles venderam a sua moto.
verbo objeto direto
3)Entre o NOME e seu COMPLEMENTO ou ADJUNTO.
Ex.: Ele tem necessidade de ajuda. O copo de vidro quebrou-se.
nome complemento nome adjunto
4)Entre o VERBO DE LIGAÇÃO e o PREDICATIVO.
Ex.: A criança estava triste.
verbo predicativo
OBSERVAÇÃO: Se aparecer algum outro elemento (conjunção coordenativa adversativa e conclusiva, adjunto adverbial...) entre estes termos acima, isole-o com vírgulas.
Ex.: A menina, porém, não aceitou. O rapaz comprou, ontem, uma moto.
sujeito conjunção verbo verbo adjunto objeto direto
B) USA-SE VÍRGULA DENTRO DA ORAÇÃO
1)Separando VOCATIVO, inclusive o de cartas e comunicações.
Ex.: Venha cá, menino.
2)Separando APOSTO.
Ex.: Amanhã, sábado, haverá jogo.
3)Separando ADJUNTO ADVERBIAL deslocado.
Ex.: Na semana passada, ele viajou.
4)Separando PALAVRAS DA MESMA FUNÇÃO.
Ex.: Eu, João, seu pai e um amigo viajamos juntos ontem.
5)Separando CONJUNÇÕES COORDENATIVAS fora do lugar.
Ex.: Maria, porém, não veio
6)Indicando ELIPSE de verbo.
Ex.: Ela se chama Maria; a irmã, Lúcia.
7)Nas DATAS.
Ex.: Santiago, 24 de maio...
8)Nos ENDEREÇOS.
Ex.: Rua Getúlio Vargas, 905.
9)Separando OBJETOS DIRETOS ou INDIRETOS pleonásticos.
Ex.: Aqueles livros, eu não os vi.
10)Separando PREDICATIVOS deslocados.
Ex.: O menino, triste, caminhava.
11)Separando palavras e expressões RETIFICADORAS ou EXPLICATIVAS.
Ex.: Este caso, por exemplo, é muito raro.
II-USO DE OUTROS SINAIS DE PONTUAÇÃO
1) PONTO
* Para terminar períodos. Ex.: Cheguei, vi e venci.
* Para abreviar. Ex.: V. Sª. está de parabéns.
2)DOIS PONTOS
* Para indicar citações. Ex.: Disse Rui Barbosa: “Não há justiça sem Deus.”
* Para indicar enumeração. Ex.: Ele queria duas coisas: amor e dinheiro.
* Para indicar explicação. Ex.: Conquistou tudo que queria: sua realização pessoal.
* Em um exemplo, nota ou observação. Ex.: Observação: Nem sempre os pronomes possessivos indicam posse, podem ter outros usos.
* Em um resumo. Ex.: Em suma: a violência e o medo crescem no Brasil.
* Na fala do personagem. Ex.: Anete estava furiosa quando lhe perguntou: Por que você machucou meu irmão?
* Em uma oração apositiva. Ex.: Queria apenas isso: que funcionassem as instituições.
3)PONTO E VÍRGULA
* Para separar orações ou termos coordenados extensos. Ex.: O corpo é
sombra, é transitório e vai-se; a alama é luz, é permanente e fica.
4)PONTO DE INTERROGAÇÃO
* No fim de uma pergunta direta. Ex.: Até quando, garoto, abusarás da
nossa paciência?
Em frases interrogativas indiretas, não se usa.
5)PONTO DE EXCLAMAÇÃO
* Nas interjeições, vocativos ou frases exclamativas e optativas.
Ex.: “Oh! Que saudades que eu tenho / Da aurora da minha vida!”
6)ASPAS
* Para indicar citações. Ex.:”Não julgueis para não serdes julgados.”
* Em ironias. Ex.: Eu sei que ele é “inteligente.”
* Em gírias. Ex.: Os garotos disputavem uma renhida “pelada”.
* Em palavras estrangeiras. Ex: Ele é um “workaholic.“
* Em títulos. Ex.: Estou lendo “O Guarani.“ Pode ser substituída pelo itálico.
7)TRAVESSÃO
* Para indicar fala dos interlocutores num diálogo. Ex.: “ - Por que sujas
a água que eu bebo - disse o lobo ao cordeiro.”
* Para indicar trajetos / relação início-fim. Ex.: Estrada Belém – Brasília.
* Para dar ênfase a termos explicativos. Ex.: Uma palavra – LIBERDADE – diz tudo.
8)RETICÊNCIAS
* Para indicar suspensão do pensamento. Ex.: Água mole em pedra
dura...
* Para indicar interrupção do discurso ou de citação. Ex.: “(...) a expansão do terrorismo que mata homens, mulheres e crianças, destrói patrimônio da humanidade, expulsa de suas comunidades seculares milhões de pessoas, mostram que a ONU está diante de um grande desafio.” (Trecho do discurso da Presidente Dilma no septuagésimo aniversário da Organização das Nações Unidas, em 2015)
* Para permitir que o leitor siga imaginando o texto. Ex.: Mas virão outros. Tudo somado, devias precipitar-te, de vez, nas águas. Estás nu na areia, no vento… Dorme, meu filho. (Trecho de Consolo na Praia, de Carlos Drummond de Andrade)
* Para transmitir, na escrita, sentimentos comuns da língua falada. Ex.: Tanto fiz por ele... sem ajuda... sozinha... consegui!
* Para realçar uma palavra ou expressão. Ex.: Aquele olhar é... encantador.
* Para indicar continuidade de uma ação ou fato. Ex.: As práticas humilhantes prosseguiam...
* Para indicar hesitação ou dúvida. Ex.: Eu... eu não sei... não sei o que vamos fazer agora.
9)PARÊNTESES
* Para separar palavras, expressões ou orações explicativas alheias à
frase. Ex.: Esse movimento (o que havíamos estudado) causou grandes
preocupações.
II – CONCORDÂNCIA NOMINAL
Trata da harmonia de gênero e número que deve haver entre o SUBSTANTIVO e as palavras que o acompanham (artigos, adjetivos, numerais, pronomes).
1)Adjetivo POSPOSTO a DOIS substantivos:
Concorda com o mais próximo ou vai para o plural no masculino.
Exemplos: Somos professores e professoras gaúchas.
Somos professores e professoras gaúchos.
Observação: Se o adjetivo se refere apenas ao último substantivo, concordará com ele.
Exemplo: Comprei pão e maçã madura.
2)Adjetivo ANTEPOSTO a DOIS substantivos: ,
Concorda com o substantivo mais próximo.
Exemplos: Escolheste mau lugar e hora.
Escolheste má hora e lugar.
3)Adjetivos indicativos de CORES;
Se forem substantivos com função de adjetivo (derivação imprópria) não variam;
Exemplos: Gosto de saias cinza e blusas rosa. (COR-DE)
Adjetivo composto varia somente no segundo elemento, se ele for realmente um adjetivo.
Exemplos: Tinha cabelos castanho-escuros. (dois adjetivos)
Tinha olhos verde-mar. (o segundo é um substantivo usado como adjetivo - derivação imprópria)
4)É PRECISO - É BOM - É PERMITIDO - É NECESSÁRIO - É PROIBIDO - É VEDADO:
Sem artigo ou outro determinante, não variam.
Exemplos: É proibido entrada. Maçã é bom.
Com artigo ou outro determinante, variam.
Exemplos: É proibida a entrada. Esta maçã é boa.
5)MESMO - EXTRA - PRÓPRIO - INCLUSO - ANEXO - OBRIGADO - QUITE - LESO:
Sempre concordam com a palavra a que se referem.
Exemplos: Ele mesmo - Ela mesma - Ele próprio - Ela própria
Documento anexo (incluso) - Carta anexa (inclusa)
Obrigado (ele) - Obrigada (ela) - Estou quite.
Estamos quites. Lesa-pátria / leso-patriotismo
Hora extra Horas extras
Observação: A expressão em anexo é invariável. Mesmo, com sentido de embora ou realmente, é invariável. Extra, como prefixo, é invariável.
6) BASTANTE - MEIO - SÓ - CARO - JUNTO - BARATO:
Como adjetivo, pronome indefinido ou numeral variam, pois são “amigos” só dos substantivos (ou equivalentes).
Exemplos: Tenho bastantes livros. Comprei meia dúzia.
Gosta de roupas caras. São pessoas sós.
Elas chegaram juntas. São coisas baratas.
Como advérbio não variam. Junto, na locução prepositiva junto de, é invariável.
Exemplos: Ele trabalha bastante. Ela estava meio fraca.
Fiz só isso. Paguei caro por esta roupa.
Ele veio junto comigo. Paguei barato aquelas roupas.
7)MENOS - ALERTA - PSEUDO - DE FORMA QUE - DE MODO QUE - DE SORTE QUE - DE MANEIRA QUE - SALVO - TIRANTE - EXCETO - MEDIANTE - NÃO OBSTANTE:
São invariáveis, “mal-humoradas”, não concordam com ninguém.
Exemplos: Mais amor e menos guerras. São pseudo-poetas.
Os soldados estavam alerta.
Alerta só varia quando for substantivo.
8)POSSÍVEL: Concorda com o artigo anterior.
Exemplos: Ele usa roupas o mais baratas possível.
Ele usa roupas as mais baratas possíveis.
9)Adjetivo PARTICÍPIO: Concorda com o substantivo nas orações reduzidas e na voz passiva.
Exemplo: As aulas foram encerradas.
Se o particípio pertencer a um tempo composto, fica invariável. Ex.: Eles tinham terminado os trabalhos.
Observação: Se houver comparação, use melhor. Se houver particípio, use mais bem.
Exemplos: Este trabalho é melhor que aquele.
Este trabalho foi o mais bem apresentado.
.
10) UM SUBSTANTIVO COM DOIS ADJETIVOS:
Ocorrem dois tipos de construções corretas:
Exemplos: Estudo as línguas francesa e inglesa.
Estudo a língua francesa e a inglesa.
11)SUBSTANTIVOS QUE FUNCIONAM COMO ADJETIVOS:
bomba
cassete
chave
fantasma
laranja
monstro
padrão
prodígio
relâmpago
surpresa
tampão
revelações bomba, notícias bomba
fitas cassete, gravadores cassete
elementos chave, pontos chave
contas fantasma, empresas fantasma
corretores laranja, traficantes laranja
comícios monstro, manifestações monstro
escolas padrão, operários padrão
crianças prodígio, filhos prodígio
gols relâmpago, sequestros relâmpago
promoções surpresa, festas surpresa
países tampão, árbitros tampão
VII - SINTAXE DE CONCORDÂNCIA
Trata da harmonia entre as palavras da frase. Pode ser:
CONCORDÂNCIA NOMINAL – Trata da harmonia entre os substantivos e as palavras que o acompanham (artigo, pronome, numeral, adjetivo e particípio).
CONCORDÂNCIA VERBAL - Trata da harmonia entre o verbo e o sujeito.
I - CONCORDÂNCIA VERBAL
Trata sobre a concordância entre o verbo e o seu sujeito.
1)SUJEITO SIMPLES OU COMPOSTO CLAROS - Verbo concorda com o sujeito.
Exemplos: Acontecem tantas desgraças no mundo. O viajante e o amigo seguiram sua marcha
Observação: Se o sujeito composto estiver após o verbo, este pode concordar só com o mais próximo.
Exemplos: Aqui reina o silêncio e a paz.
2) SUJEITO COMPOSTO DE PESSOAS GRAMATICAIS DIFERENTES - Verbo no plural da pessoa que tiver prevalência.
Exemplos: Meu amigo e eu fomos ao jogo. Tu e ele partireis (ou partirão) amanhã.
A 1ª pessoa prevalece sobre as demais.
A 2ª pessoa prevalece sobre a terceira.
3) VOZ PASSIVA SINTÉTICA - Concorda com o sujeito.
Exemplos: Aluga-se uma casa. Vendem-se carros
4)SUJEITO INDETERMINADO COM PRONOME SE - Fica sempre no singular.
Exemplos: Precisa-se de funcionários. Aqui se vive muito bem.
5)UM E OUTRO - NEM UM NEM OUTRO - Verbo no plural, de preferência.
Exemplos: Um e outro eram inteligentes.
Nem um nem outro chegaram.
6)SUJEITO PRONOME RELATIVO QUE - Concorda sempre com o antecedente da palavra que.
Exemplo: Fui eu que comprei a casa.
7)SUJEITO PRONOME RELATIVO QUEM - Concorda com o antecedente, por razões de ênfase, ou vai para a 3ª pessoa do singular.
Exemplos: Fomos nós quem pagamos. Fomos nós quem pagou.
8) Interrogativos QUAL ou QUAIS ou PRONOMES INDEFINIDOS + DE NÓS ou DE VÓS:
. Pronome qual ou indefinido no singular, o verbo fica no singular.
Exemplos: Qual de nós irá? Algum de vós deve ir.
. Pronome qual ou indefinido no plural, o verbo vai para a 3ª pessoa do plural ou
concorda com o antecedente.
Exemplos: Quais de nós irão (iremos). Alguns de vós irão (ireis0
9) UM OU OUTRO - Verbo no singular, se houver exclusão.
Exemplo: Um ou outro casará com Maria.
10)UM DOS QUE - Verbo no singular ou plural.
Exemplo: Tatiana é uma das que mais estuda (estudam).
11 )A MAIOR PARTE DE - UMA PORÇÃO DE - CERCA DE:
Especificativo no plural = verbo no plural.
Exemplo: Lá a maior parte das pessoas são analfabetas.
Especificativo no singular = verbo no singular.
Exemplo: A maior parte da população é analfabeta naquele lugar.
12) PRONOMES DE TRATAMENTO - Verbo na 3ª pessoa sempre.
Exemplo: Vossa Senhoria agiu com moderação.
13) NOMES PRÓPRIOS NO PLURAL:
* Com artigo antes, verbo no plural.
Exemplo: Os Estados Unidos são um país rico.
* Sem artigo antes, verbo no singular.
Exemplo: Estados Unidos é um país rico.
* Títulos de obras, aceitam-se as duas concordâncias.
Exemplo: Os Lusíadas imortalizaram (ou imortalizou) Camões.
14)NÚMERO PERCENTUAL - Concorda com o numeral.
Exemplos: Um por cento dos alunos reclamou. Vinte por cento dos alunos reclamaram.
15)HAVER (existir) - HAVER, FAZER (tempo passado) - FENÔMENOS DA NATUREZA:
* Todos são casos de oração sem sujeito, portanto o verbo deve ficar no singular.
Exemplos: Havia dez pessoas na sala. Faz três anos hoje.
Choveu muito ontem. Deve fazer dois anos que...
Observações: Usados no sentido conotativo têm sujeito e concordam com ele.
Exemplo: Choveram papéis coloridos sobre nós.
Se acompanhados de verbos auxiliares, transmitem a eles sua impessoalidade.
O verbo ter no sentido de possuir não é coloquial, mas é no sentido de existir.
Exemplo: Tem coisas que só a Philco faz para você. (norma culta: há / existem).
16) APOSTO RESUMITIVO - Concorda com o elemento resumidor.
Exemplo: Pais, irmãos, amigos, ninguém o convencia.
17) DAR - BATER - SOAR ( horas):
* Concorda, se houver um sujeito claro.
Exemplo: Deu oito horas o relógio da igreja. (sujeito)
* Concorda com o numeral, se não houver sujeito.
Exemplo: Deram oito horas no relógio da igreja. (Não há sujeito)
18) VERBO SER
* Sujeito TUDO, AQUILO, ISSO - Concorda com o sujeito ou o predicativo.
Exemplo: Tudo é flores. Tudo são flores.
* Nome de PESSOA ou PRONOME PESSOAL - Concorda com o sujeito.
Exemplo: Aninha é só carinhos. Ela é os mimos da casa.
* Sujeito O RESTO, O MAIS - * Concorda com o predicativo.
Exemplo: O resto eram coisas supérfluas.
* É POUCO, É MUITO - Sempre no singular.
Exemplo: Três mil reais é muito por este vestido
* HORAS, DATAS - Concorda com o numeral.
Exemplos: Eram duas horas quando saí. Hoje são vinte de abril.
Observação: Usando-se a palavra dia, fica no singular.
Exemplo: Hoje é dia vinte de abril.
19) Locução HAJA VISTA:
* Sentido de ATENTE-SE ou POR EXEMPLO, usa-se no singular.
Exemplo: Haja vista os últimos acontecimentos...
* Sentido de VEJAM-SE, usa-se no plural.
Exemplo: Hajam vista os autos do processo.
Haja visto existe, mas é tempo composto do verbo ver.
20) VERBO PARECER + VERBO NO INFINITIVO:
* Flexiona-se o verbo parecer ou o verbo no infinitivo.
Exemplo: As estrelas pareciam brilhar. As estrelas parecia brilharem.
21)CONCORDÂNCIA IRREGULAR OU FIGURADA (SILEPSE):
* Silepse de gênero: concorda-se com o gênero do sujeito a que nos referimos.
Exemplo: V. Sª é generoso. Gramado é belíssima.
* Silepse de número: concorda-se com a idéia de quantidade.
Exemplo.: O pessoal lá de casa estavam preocupados.
* Silepse de pessoa: a pessoa que fala também se inclui no sujeito.
Exemplo: Os brasileiros gostamos de futebol.
VI - USO DA CRASE
Crase é a fusão de dois sons vocálicos iguais. Ocorre com a:
1) Fusão da preposição A com o artigo A ou AS:
Exemplo:Cheguei a a cidade ontem. Chegaram a as seguintes conclusões,
à às
2)Uso da preposição A com o A inicial de AQUELE(S), AQUELA(S), AQUILO.
Exemplo: O que dizer a aqueles que não querem ouvir?
àqueles
A – USO PROIBIDO DA CRASE
1)Antes de VERBOS.
Exemplos: Ficou a pensar sobre o caso. Estava a trabalhar.
2)Antes de PALAVRAS MASCULINAS.
Exemplos: Voltamos a pé para casa. Fez a prova a lápis.
3)Antes de PALAVRAS NO PLURAL e A no singular.
Exemplos: Refiro-me a coisas antigas. Destinam-se a crianças carentes.
4)Nas LOCUÇÕES ADVERBIAIS de palavras repetidas.
Exemplos: Eles ficaram frente a frente. Viram-se cara a cara.
5)Antes de PRONOMES DE TRATAMENTO. Exemplos: Leve-o a Sua Excelência. Dirijo-me a Vossa Senhoria...
Observação: Antes de senhora, senhorita, dona e madame, usa-se crase.
6)Antes de PRONOMES INDEFINIDOS.
Exemplos: Dê isso a qualquer pessoa. Ela foi a outra loja aqui perto.
7)Antes de ARTIGOS INDEFINIDOS.
Exemplo: Falei a uma menina desconhecida.
8)Antes dos pronomes relativos CUJO e QUEM.
Exemplos: A pessoa a cuja idéia me refiro é esta. O homem a quem falei é aquele.
9)Antes dos pronomes demonstrativos ESTA e ESSA.
Exemplos: Diga a essa moça a verdade. Já vim a esta casa antes.
Observação: Com aquela vai crase. Exemplo: Diga àquela moça a verdade.
Com os demonstrativos mesma e própria, usa-se crase.
Exemplo: Falei à mesma pessoa. Agradeci à própria menina. 10)Antes do pronomes pessoais retos ELA(S), NÓS, VÓS e dos oblíquos MIM, TI, SI.
Exemplos: Falei a ela sobre ti. Dirigiram-se a mim. Ofereceram a nós o presente.
B- USO OBRIGATÓRIO DA CRASE
MACETE MAIS COMUM: Na dúvida diante de substantivos cornuns femininos, troca-se a palavra feminina por uma masculina. Se diante da palavra masculina for necessário usar AO, a crase deve ocorrer diante da feminina.
Exemplos: Fui à festa (ao baile) Fomos à cidade (ao povoado)
Estudei a lei. (Estudei o código).
l)Antes de PALAVRAS FEMININAS, subentendidas ou não.
Exemplos: Ele foi à festa. Fui à Colombo. (loja)
2)Antes de NOMES MASCULINOS, quando estiverem subentendidas as palavras "MODA” ou “MANEIRA”.
Exemplos: Ele se veste à gaúcho. Gosta de móveis à Luís XV.
3)Em LOCUÇÕES FEMININAS (adverbiais, prepositivas, conjuntivas).
Exemplos: Andava às cegas pela rua. (locução adverbial)
Estava á procura dos amigos. (locução prepositiva)
À medida que estudava, aprendia. (locução conjuntiva)
4)Antes da palavra HORA(S) clara (s) ou subentendida(s).
Exemplos: Compareceu às dez horas. Sairei à uma e meia.
Observação: Havendo outra preposição antes do a (s), não se coloca a crase.
Exemplos: Chegarei até as dez horas.
5) Antes das palavras CASA, TERRA E DISTÂNCIA, quando estiverem especificadas.
Exemplos: Fomos á casa da minha avó. Voltou à terra dos seus pais.
Vi um barco à distância de mil metros.
Observação: Não havendo especificação, não haverá crase.
Exemplos: Vi um barco a distância. Fomos a casa.
6) Antes de TOPÔNIMOS (nomes de lugares):
Exemplos: Fui à França. Vamos à Bahia.
Macete: Substitua o verbo da frase pelo verbo voltar. Se tiver de usar DA antes do nome próprio, deve haver crase no A. Se tiver que usar DE, não irá crase no A.
Exemplo: Ele foi foi à Bahia. (Ele voltou da Bahia.)
Ele foi a Santa Catarina. (Ele voltou de Santa Catarina)
Volto da = crase já!
Volto de = crase pra quê?
Observação: Nomes de lugares especificados ou adjetivados pedem crase sempre.
Exemplos: Viajou à bela Santa Catarina. (Voltou da bela Santa Catarina.) = Adjetivada
Fui à Brasília de Juscelino. (Voltei da Brasília de Juscelino.) = Especificada
7) Antes dos pronomes QUE e QUAL, quando o verbo exigir preposição, ou houver uma palavra feminina subentendida.
Exemplos: A reunião à qual não compareceste era importante. (comparecer a + a qual) Esta casa é igual à que eu tinha. ( ...igual à casa que...)
C- USO FACULTATIVO DA CRASE
1)Antes de PRONOMES POSSESSIVOS femininos no singular.
Exemplo: Dirigiu-se carinhosamnte a (à) sua mãe.
Observação: No plural vai crase. Exemplo: Dirigiu-se às minhas irmãs.
Se houver elipse do substantivo idem. Exemplo: Dirigiu-se à minha irmã, e não à sua.
2)Antes de ANTROPÔNIMOS (nomes de pessoas) femininos.
Exemplo: Pediu um, empréstimo a (à) Helena.
Observação: Se o nome estiver adjetivado, aconselha-se o uso da crase.
Exemplo: Pediu um empréstimo à Helena, sua irmã.
Se for pessoa com quem não se tem intimidade, não se usa, a menos que haja um adjetivo ou locução adjetiva. Exemplo: Referiu-se a Irmã Dulce. Referiu-se à religiosa Irmã Dulce.
3)Depois da preposição ATÉ, indicando lugar.
Exemplo: Leve-o até a (à) porta.
OBSERVAÇÃO: Em ADJUNTOS ADVERBIAIS DE INSTRUMENTO, em que seja necessário esclarecer o contexto, aconselha-se o uso da crase, embora alguns gramáticos não sejam unânimes sobre o assunto. Exemplos: Feriu o inimigo à bala. (Sem crase, a bala poderia ser o sujeito da oração, isto é, “a bala feriu o inimigo”).
2-REGÊNCIA NOMINAL
Alguns substantivos e adjetivos com suas regências:
1)ACESSO (a - de - por)
O caminho dá acesso à praia. Tive um acesso de tosse.
O local permite acesso por mar.
2)ACOSTUMADO (a – com)
Estava acostumado a sair cedo. Não estava acostumado com aquilo.
3)AMOR (a –de – para com – por)
Tenho amor aos estudos. O amor de meus filhos é importante.
Seu amor para com os pais é grande. Meu amor por ele é enorme.
4) ANSIOSO (para - por)
Estava ansioso para ver o mar. Estava ansioso por dias melhores.
5)ANTIPATIA (a - por - para com)
Tenho antipatia a isto. Tenho antipatia por ele.
Minha antipatia para com ele é grander.
6)ASSÍDUO (a – em)
Ele é assíduo às aulas. É assíduo nos deveres
7)CAPAZ/ INCAPAZ ( de – para )
Ele é capaz de fazer este trabalho.
Ele é incapaz para este cargo.
8)CURIOSO (de - por)
Estou curioso por ver o resultado. É uma coisa curiosa de se ver.
9)DIGNO (de)
Ele é digno de pena.
10)FANÁTICO (de - por)
Ele é fanático por futebol. Ele é fanático de dar medo.
11)FARTO (de/ em)
Estou farto de ouvir promessas. Ele é farto em sabedoria
12)INVEJA (a - de)
Causava inveja a todos. Tinha inveja dos amigos.
13)MEDO (a – de)
Tinha medo de animais. Infundia medo a todos
14)NOCIVO (a)
Este alimento é nocivo a crianças.
16)PRONTO (a - para)
Estamos prontos a (para) trabalhar
17)PREFERÍVEL (a)
Cerveja é preferível a vinho. Isto é preferível àquilo.
18)PROPENSO (a)
Era propenso ao mal. É propenso a doenças.
19)SIMPATIA ( para com - por)
Temos simpatia por ele. Minha simpatia para com ele é grande.
20)SUSPEITO ( a - de)
Parecia suspeito a todos que o viam. Era suspeito de um crime hediondo.
21)ÚNICO (a /entre)
Foi o único a não vir. Foi o único entre eles a não sair.
22) REGÊNCIA DOS PRONOMES RELATIVOS COM VERBOS TRANSITIVOS INDIRETOS
Este é o curso a que aspiro. (aspirar a)
Estas são as pessoas a quem me referi. (referir a)
Ele é o autor de cuja obra gosto. (gostar de)
É o homem por cuja causa tenho simpatia. (simpatia por)
Ela é a pessoa em quem confio. (confiar em)
A menina com quem falei é minha aluna. (falar com)
1- REGÊNCIA VERBAL
È a forma como o verbo se relaciona com seus complementos, podendo ser:
• INTRANSITIVOS - Verbos que não necessitam de complemento, já têm sentido completo. Exemplos: Meu amigo viajou. Eles chegaram. A turma já saiu.
• TRANSITIVOS DIRETOS – Verbos que necessitam de complemento sem preposição (objeto direto).
Exemplos: Os candidatos pediram uma oportunidade.
VTD OD
• TRANSITIVOS INDIRETOS: Verbos que necessitam de um complemento com preposição (objeto indireto).
Exemplos: A proposta não agradou aos candidatos.
VTI OI
• TRANSITIVOS DIRETOS E INDIRETOS: Verbos que pedem dois complementos, um sem preposição e outro com preposição.
Exemplos: Ele contou a verdade aos amigos.
VTDI OD OI
ALGUNS VERBOS IMPORTANTES QUANTO À REGÊNCIA
1)ASPIRAR
a)Transitivo Direto: respirar, sorver.
Exemplo: Ela aspirava o perfume.
b)Transitivo Indireto:pretender, desejar.
Exemplo: Ela aspirava ao cargo de chefe. (não aceita lhe)
2)AGRADAR
a)Transitivo Direto: fazer carinho. Exemplo: A mãe agradava a criança
b)Transitivo Indireto: satisfazer. Exemplo: O filme não agradou aos garotos.
3)ASSISTIR
a)Transitivo Direto: ajudar, dar assistência. Exemplo: O médico assistia o doente.
b) Transitivo indireto:
. ver, presenciar. Exemplo: Todos assistiram ao filme. (não aceita lhe)
. caber, pertencer. Exemplo: Este direito assiste a todos. (aceita lhe)
c) Intransitivo: morar, residir. Exemplo: Ele assiste no Rio de Janeiro.
4)COMUNICAR
a)Transitivo direto e indireto: comunicar algo a alguém.
Exemplo: Comuniquei o fato ao aluno.
Comuniquei-lhes o fato.
OD = coisa OI = pessoa
5)CUSTAR
a)Transitivo Indireto: ser custoso, difícil. Exemplo: Custou ao aluno entender o texto. Custa-me acreditar em ti.
Construção especial da frase:
Custar + prep. A + oração
b) Intransitivo: ter o preço, valor. Exemplo: Imóveis custam caro.
6)ESQUECER - LEMBRAR
a)Transitivo Direto (sem pronome): Esqueci o nome dele.
Lembrei o que aconteceu.
b) Transitivo Indireto (com pronome):Lembrei-me do nome dele.
Esqueceu-se do fato
7)INFORMAR - AVISAR NOTIFICAR - PREVENIR CIENTIFICAR - PROIBIR CERTIFICAR – PREVENIR - ACONSELHAR - IMPEDIR - INCUMBIR - PROIBIR
a) Transitivo Direto e Indireto:
Exemplos:
Informei a nota ao aluno.
Informei o aluno da nota.
Notifiquei o devedor do débito.
Notifiquei o débito ao devedor
8)IMPLICAR
a)Transitivo Direto: acarretar. Exemplo: O Magistério implica vocação.
b)Transitivo Indireto: ter implicância. Exemplo: Ele sempre implica com o vizinho
c) Transitivo direto e indireto: envolver-se. Exemplo: Ele se implicou em tráfico de influência.
9)OBEDECER - DESOBEDECER
a) Transitivos Indiretos:
Exemplos: Devemos obedecer às normas. Eles desobedeceram aos pais.
10)PAGAR - PERDOAR - AGRADECER
a)Transitivo Direto e Indireto: objeto direto e objeto indireto
Exemplo: Ele pagou a dívida ao devedor. OD = coisas
OI = pessoas
11)PREFERIR
a)Transitivo Direto e Indireto:
Eu prefiro cerveja a vinho.
Sempre uma coisa a outra.
. Nunca use: que ou do que.
12)PRECISAR
a) Transitivo Direto: indicar com precisão. Exemplo: Ele não precisou o horário.
b)Transitivo indireto: necessitar. Exemplo: Eu preciso de ajuda.
13)PROCEDER
Transitivo Indireto: dar início, realizar. Exemplo: Procederemos a um inquérito.
Também pode ser intransitivo, no sentido de ter fundamento (Ex.: Seu argumento não procede), originar-se (Ex.: Aquele é o avião que procede de São Paulo) ou comportar-se (Ex.: Você procedeu corretamente)
14)QUERER
a)Transitivo Direto: desejar. Exemplo: Quero muito um carro.
b)Transitivo Indireto: estimar. Exemplo: Quero muito aos meus filhos
15)RESPONDER
a)Transitivo Direto: o objeto direto é o conteúdo da resposta.
Exemplo: Ele respondeu a verdade.
b)Transitivo Indireto: o objeto indireto é a própria pergunta.
Exemplo: Ele respondeu ao
chamado
16) VISAR
a)Transitivo Direto: dar visto, mirar. Exemplo: O caixa visou o cheque. Ele visou o alvo.
b)Transitivo Indireto: ter em vista. Exemplo: Ele visava ao cargo de chefe. (não aceita lhe)
17)REGÊNCIA DOS PRONOMES PESSOAIS OBLÍQUOS
a) O - A - OS - AS: transitivos diretos. Exemplo: Encontrei-os no cinema.
b)LHE - LHES : transitivos indiretos. Exemplo: Dei-lhes um presente.
c)ME–TE–SE–NOS–VOS: transitivos diretos ou indiretos. Exemplos:
Encontraram-me na rua.. Deram-me um presente.
OBSERVAÇÕES:
* Cuidado com os verbos que têm regências diferentes.
Exemplos: Entrou e saiu da sala. (Errado = Entrar em / sair de)
Entrou na sala e saiu dela. (Correto)
Se tiverem a mesma regência, podem ter o mesmo complemento. Exemplo: Viu e comprou o vestido.
* Cuidado com elemento preposicionado seguido de verbo no infinitivo e este elemento é sujeito de outro verbo. Exemplo: Está na hora de a aula começar.
(O elemento a aula é sujeito do verbo começar, portanto não pode ser preposicionado.)
Então:
Está na hora da aula. # Está na hora de a aula começar.
adj. adn. sujeito
IV-SINTAXE DE COLOCAÇÃO
Trata da colocação ou disposição dos termos dentro da oração e das orações dentro dos períodos.
São duas as ordens que podem determinar a construção da frase: a ordem direta e a ordem inversa. I-ORDEM DIRETA E INVERSA
A) Na ordem direta segue-se uma ordem ordem predeterminada:
Sujeito + verbo + complementos ou adjuntos.
Ex : Uma saudade enorme atraía minha atenção para o mar.
sujeito verbo obj. direto adjunto adverbial
B) Na ordem inversa, alteramos essa disposiço, colocando o verbo antes do sujeito, os complementos ou adjuntos antes do verbo, etc.
Ex.: Para o mar, atraia minha atenção uma saudade enorme.
adj. adverbial verbo objeto direto sujeito
Os fatores que podem determinar a colocação dos termos ora numa, ora noutra ordem, podem ser vários: ênfase, eufonia, ritmo, equilíbrio, afetividade, clareza da expressão...
1. Colocação dos Adjetivos
1)Os adjetivos deveriam vir sempre depois do substantivo, mas há alguns que ficam melhor se usados somente antes ou depois do substantivo. Ex.: mero acaso, mão direita, roupa clara...
2)Há adjetivos que, trocados para a frente do substantivo, alteram o seu sentido. Ex.: homem pobre/pobre homem, pessoa grandej/grande pessoa, bela pessoa/pessoa bela...
2 . Posposição do Sujeito
Normalmente o sujeito vem antes do verbo, mas é usado posposto a ele em casos como:
1)Orações reduzidas de particípio ou gerúndio.
Ex.: Acabado o almoço, todos saíram.
Caindo o sol, a costureira encerrou seu trabalho.
2)Orações interrogativas iniciadas por pronomes ou advérbios interrogativos que não sejam o
sujeito. Ex.: Donde vinham aqueles homens? Quem sou eu para tal?
3)Orações optativas ou imprecativas.
Ex.: Queira Deus que não te enganes.
Morra o anarquista!
4)Em frases exclamativas e imperativas.
Ex. : Como é bela esta paisagem! Ouçam todos a solução.
5)Voz passiva sintética.
Ex.: Vende-se uma casa. Alugam-se apartamentos.
3 . Antecipação de outros termos
Às vezes podemos antecipar outros termos da oração que desejamos pôr em evidência. Eis alguns casos mais usados:
1)Objeto direto: Animal mais inútil eu nunca vi.
2)Objeto indireto: De música todo mundo gosta.
3)Predicativo do sujeito ou do objeto: Impossível seria permanecer calado.
4)Adjunto adverbial: Naquele lugar, todos estudam muito.
4. Colocação das orações subordinadas
1)As orações subordinadas substantivas normalmente vêm após a principal.
Ex.: É necessário que venhas. Ele disse que não viria.
2)As orações subordinadas adjetivas vêm após o substantivo ou pronome à que se referem.
Ex.: Ele vendeu o carro que recebeu no concurso.
3)As orações subordinadas adverbiais são as que mais oferecem variação, podendo vir antes, no meio ou depois da oração subordinada.
Ex.: Se o tempo não mudar, não iremos.
Ele viu, antes que o chanassem, o que estava acontecendo.
A menina estava no pátio, quando eu cheguei.
Observação: As orações subordinadas adverbiais comparativas e consecutivas sempre vêm após a principal, devido ao tipo de conjunção que as ligam.
II-COLOCAÇÃO PRONOMINAL
Trata da colocação nas frases dos pronomes pessoais oblíquos ME, TE, SE, O, A, OS, AS, LHE, LHES, NOS, VOS que podem aparecer em:
• PRÓCLISE (antes do verbo): Nada se perdeu.
• ÊNCL1SE (depois do verbo): Perdeu-se o rumo.
• MESÓCLISE (no meio do verbo): Perder-se-ão os rumos.
* CASOS DE OCORRÊNCIA DA PRÓCLISE:
a)Orações optativas (que exprimem desejo):
Ex. : Deus te proteja. Bons ventos te levem.
b)Gerúndio precedido de EM (o pronome fica entre o verbo e a preposição).
Ex.: Em se tratando disso, eu concordo.
c) Por atração de algumas classes de palavras:
* Palavras negativas (não, nunca, jamais, nada, ninguém...): Não lhe diga nada. Jamais o contrarie.
* Pronomes indefinidos (algum, nenhum, ninguém, todo, tudo, outros, muitos, alguns, todos): Ninguém nos convencerá.
* Pronomes demonstrativos (este, esse, aquele, isto, isso, aquilo, esta, essa, aquela...): Isto o convencerá.
* Pronomes relativos (que, quem, onde, qual, cujo...): Ex.: Achei o que me pediste.
* Advérbios não virgulados (aqui, já, lá, muito, talvez, sempre, realmente, assim). Ex.: Aqui se resolvem todos os problemas. Aqui, resolvem-se todos os problemas.
Observação: Não se deve usar o pronome oblíquo logo depois da vírgula.
* Conjunções subordinativas (que, quando, se, porque, embora, conforme):
Ex.: O homem produz pouco quando se alimenta mal.
* Palavras de valor interrogativo ou exclamativo: Quem te disse que ele não viria? Quanto me custa dizer a verdade!
* CASOS DE OCORRÊNCIA DE ÊNCLISE:
a)Verbo no início da frase: Comenta-se o fato.
b)Verbo no Imperativo Afirmativo: Sentem-se todos.
Observação: Segundo a gramática, não se inicia frase com pronome oblíquo, embora na linguagem coloquial isto seja comum. A literatura já registra esse uso.
c)Verbo no gerúndio: Modificou a frase, tornando-a ambígua.
d)Verbo no Infinitivo impessoal: Corri a defendê-lo.
* CASOS DE OCORRÊNCIA DE MESÓCLISE:
A mesóclise somente ocorre com os verbos no Futuro do Presente ou no Futuro do Pretérito do Indicativo, se não houver palavra que atrai o pronome: Convidar-me-ão para a festa. Chamar-te-ia, se pudesse. Não me convidarão para a festa. Sempre te chamaria, se pudesse.
* CASOS EM QUE É FACULTATIVA A COLOCAÇÃO
a) Sujeito com verbo logo depois: Isto nos interessa. Isto interessa-nos.
b)Verbo no Infinitivo, seguido de preposição: Corri para defendê-lo. Corri para o defender.
c) Conjunções coordenativas: Chegarm e nos chamaram. Chegaram e chamaram-nos.
* COLOCAÇÃO PRONOMINAL QUANDO HÁ MAIS DE UM VERBO:
a)Verbo principal no infinitivo:
* Com palavra que atraia o pronome: Não lhe quero apresentar meu amigo.
* Sem palavra que atraia o pronome: Quero lhe apresentar meu amigo.
Quero apresentar-lhe meu amigo.
b) Verbo principal no gerúndio:
* Com palavra que atraia o pronome: Alguém lhe ia dizendo a verdade.
* Sem palavra que atraia o pronome: Ia lhe dizendo a verdade.
Ia dizendo-lhe a verdade.
c) Verbo principal no particípio:
* Com palavra que atraia o pronome: Ninguém lhe havia contado a verdade.
* Sem palavra que atraia o pronome: Havia lhe contado a verdade.
. Observações: Não use pronome oblíquo depois de verbo no particípio.
Nas locuções verbais e tempos compostos, quando se usa verbo auxiliar, pode-se usar hífen ou não depois do verbo.
Ex.: Vou-te devolver o dinheiro. Vou te devolver o dinheiro.
Havia-lhe contado a verdade. Havia lhe contado a verdade
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