sexta-feira, 15 de abril de 2022

SOS Língua Portuguesa - sintaxe

 PONTUAÇÃO

     Trata  do  uso  dos  sinais  de  pontuação  dentro  da  oração  e  entre  as  orações.

     Os  sinais  de  pontuação    usados  na  língua  portuguesa  são:

     Ponto ( . )               Vírgula ( , )              Ponto  e  vírgula ( ; )             Dois  pontos ( : )

     Aspas  ( “ “ )           Travessão  ( _ )      Parênteses  (  )                      Reticências ( ... )

     Ponto  de  interrogação ( ? )                   Ponto  de  exclamação ( ! )   

Sinais de pausa - ponto, vírgula e ponto e vírgula

Sinais de entonação - dois-pontos, ponto de interrogação, ponto de exclamação, reticências, aspas, parênteses e travessão

                                    

                            I-  USO  DA   VÍRGULA

        A)  NÃO  SE  USA  VÍRGULA  DENTRO  DA  ORAÇÃO

1)Entre  o  SUJEITO    e  o  VERBO.  Ex.:  Os  alunos  chegaram  cedo.

                                                                               sujeito         verbo

2)Entre  o  VERBO  e  os  OBJETOS.  Ex.: Eles  venderam  a  sua  moto.

                                                                                           verbo      objeto  direto

3)Entre  o  NOME    e  seu  COMPLEMENTO  ou  ADJUNTO.

   Ex.:  Ele  tem  necessidade  de  ajuda.              O  copo  de  vidro   quebrou-se.

                               nome         complemento              nome   adjunto

4)Entre  o  VERBO  DE  LIGAÇÃO   e  o   PREDICATIVO.

   Ex.:  A  criança   estava   triste.

                               verbo    predicativo

OBSERVAÇÃO:  Se  aparecer  algum  outro  elemento  (conjunção coordenativa adversativa e conclusiva,  adjunto  adverbial...)  entre  estes  termos  acima,  isole-o  com  vírgulas.

Ex.:  A  menina,  porém,  não  aceitou.           O  rapaz  comprou,  ontem,  uma  moto.

            sujeito    conjunção       verbo                               verbo      adjunto   objeto  direto

                                  

         B) USA-SE  VÍRGULA  DENTRO  DA  ORAÇÃO

1)Separando  VOCATIVO, inclusive o de cartas e comunicações.

   Ex.:  Venha  cá,  menino.

2)Separando  APOSTO.

   Ex.:  Amanhã,  sábado,  haverá  jogo.

3)Separando  ADJUNTO  ADVERBIAL deslocado.

   Ex.: Na  semana  passada,  ele  viajou.

4)Separando PALAVRAS  DA  MESMA  FUNÇÃO.

   Ex.:  Eu,  João,  seu  pai  e  um  amigo  viajamos  juntos  ontem.

5)Separando  CONJUNÇÕES  COORDENATIVAS  fora  do  lugar.

   Ex.:  Maria,  porém,  não  veio

6)Indicando  ELIPSE  de  verbo.

   Ex.:  Ela  se  chama  Maria;  a  irmã,  Lúcia.  

7)Nas  DATAS.

   Ex.:  Santiago,  24  de  maio...

8)Nos  ENDEREÇOS.

   Ex.:  Rua  Getúlio  Vargas,  905.

9)Separando  OBJETOS  DIRETOS  ou  INDIRETOS    pleonásticos.

   Ex.: Aqueles  livros,  eu  não  os  vi.

10)Separando  PREDICATIVOS  deslocados.

     Ex.:  O  menino,  triste,  caminhava.

11)Separando  palavras e expressões  RETIFICADORAS  ou  EXPLICATIVAS.

     Ex.: Este  caso,  por  exemplo,  é  muito raro.


                   II-USO  DE  OUTROS  SINAIS  DE  PONTUAÇÃO

1) PONTO       

    * Para  terminar  períodos.  Ex.:  Cheguei,  vi  e  venci.

    * Para  abreviar.  Ex.: V.  Sª.  está  de  parabéns.

2)DOIS PONTOS

   * Para  indicar  citações.  Ex.:  Disse  Rui  Barbosa: “Não  há justiça  sem Deus.”

   * Para  indicar  enumeração.  Ex.:  Ele  queria  duas  coisas:  amor  e  dinheiro.

   * Para  indicar  explicação.  Ex.:  Conquistou tudo que queria: sua realização pessoal.

   * Em   um   exemplo, nota ou observação.  Ex.:  Observação: Nem sempre os pronomes possessivos indicam posse, podem ter outros usos.

    * Em  um  resumo.  Ex.:  Em suma: a violência e o medo crescem no Brasil.

    * Na  fala  do  personagem.   Ex.:  Anete estava furiosa quando lhe perguntou: Por que você machucou meu irmão?

    * Em  uma  oração  apositiva. Ex.: Queria apenas isso: que funcionassem as instituições. 

3)PONTO   E VÍRGULA           

   * Para  separar  orações  ou  termos  coordenados  extensos.  Ex.:   O  corpo  é

     sombra,  é  transitório  e  vai-se;  a  alama  é luz,  é  permanente  e  fica.

4)PONTO    DE INTERROGAÇÃO       

* No  fim  de  uma  pergunta  direta.  Ex.:  Até  quando,  garoto,  abusarás  da    

   nossa  paciência?

Em frases interrogativas indiretas, não se usa.

5)PONTO    DE  EXCLAMAÇÃO          

   * Nas  interjeições,  vocativos ou  frases  exclamativas  e   optativas.

     Ex.:  “Oh!  Que  saudades  que  eu  tenho / Da  aurora  da  minha  vida!”

6)ASPAS         

   * Para  indicar  citações. Ex.:”Não  julgueis  para  não  serdes  julgados.”

   * Em  ironias.   Ex.: Eu  sei  que  ele  é  “inteligente.”

   * Em  gírias.   Ex.:  Os  garotos  disputavem  uma  renhida “pelada”.

   * Em  palavras  estrangeiras.  Ex:  Ele  é  um  “workaholic.“

   * Em títulos. Ex.: Estou lendo “O Guarani.“ Pode ser substituída pelo itálico.

7)TRAVESSÃO

    * Para  indicar  fala  dos  interlocutores  num  diálogo. Ex.: “ -  Por  que  sujas 

      a  água  que  eu  bebo  -  disse  o  lobo  ao  cordeiro.”

    * Para  indicar  trajetos / relação início-fim.  Ex.:  Estrada  Belém – Brasília.

    * Para  dar  ênfase  a  termos  explicativos. Ex.: Uma  palavra – LIBERDADE –  diz  tudo.

8)RETICÊNCIAS          

   * Para  indicar  suspensão  do  pensamento. Ex.:  Água  mole  em  pedra 

   dura...

    * Para   indicar   interrupção  do discurso ou de citação. Ex.: “(...) a expansão do terrorismo que mata homens, mulheres e crianças, destrói patrimônio da humanidade, expulsa de suas comunidades seculares milhões de pessoas, mostram que a ONU está diante de um grande desafio.” (Trecho do discurso da Presidente Dilma no septuagésimo aniversário da Organização das Nações Unidas, em 2015)

    * Para   permitir que o leitor siga imaginando o texto. Ex.: Mas virão outros. Tudo somado, devias precipitar-te, de vez, nas águas. Estás nu na areia, no vento… Dorme, meu filho. (Trecho de Consolo na Praia, de Carlos Drummond de Andrade)

     * Para   transmitir, na escrita, sentimentos comuns da língua falada. Ex.: Tanto fiz por ele... sem ajuda... sozinha... consegui!

     * Para   realçar uma palavra ou expressão. Ex.: Aquele olhar é... encantador.

     * Para   indicar continuidade de uma ação ou fato. Ex.: As práticas humilhantes prosseguiam...

     * Para  indicar hesitação ou dúvida. Ex.: Eu... eu não sei... não sei o que vamos fazer agora.


9)PARÊNTESES         

   * Para  separar  palavras,  expressões  ou  orações  explicativas  alheias  à 

     frase. Ex.: Esse  movimento  (o  que  havíamos  estudado)  causou  grandes 

     preocupações.

    II – CONCORDÂNCIA  NOMINAL

      Trata  da  harmonia  de  gênero  e  número  que  deve  haver  entre  o  SUBSTANTIVO    e  as  palavras  que  o  acompanham  (artigos, adjetivos, numerais,  pronomes).


1)Adjetivo POSPOSTO    a  DOIS  substantivos:

   Concorda  com  o mais  próximo  ou  vai  para  o  plural  no masculino.

   Exemplos:  Somos  professores  e  professoras  gaúchas.

                    Somos  professores  e  professoras  gaúchos.

     Observação: Se o adjetivo se refere apenas ao último substantivo, concordará com ele.

    Exemplo: Comprei pão e maçã madura.


2)Adjetivo  ANTEPOSTO  a  DOIS  substantivos:        ,

   Concorda  com  o  substantivo  mais  próximo.

    Exemplos:  Escolheste  mau  lugar  e  hora.

                        Escolheste  má  hora  e  lugar.


3)Adjetivos  indicativos   de  CORES;

  Se  forem  substantivos  com  função  de  adjetivo (derivação imprópria) não  variam;

  Exemplos:  Gosto  de  saias  cinza   e  blusas  rosa.  (COR-DE)

  Adjetivo  composto  varia  somente  no  segundo  elemento,  se  ele  for  realmente  um  adjetivo.

  Exemplos:  Tinha  cabelos  castanho-escuros.  (dois  adjetivos)

                       Tinha  olhos  verde-mar.  (o  segundo  é  um substantivo usado como adjetivo - derivação imprópria)


4)É  PRECISO - É  BOM  -  É PERMITIDO - É  NECESSÁRIO -  É  PROIBIDO - É VEDADO:

   Sem  artigo  ou  outro determinante,  não  variam.

   Exemplos:  É  proibido  entrada.   Maçã  é  bom.

   Com  artigo  ou  outro determinante,  variam.

   Exemplos:  É  proibida  a  entrada.    Esta  maçã  é  boa.


5)MESMO  -   EXTRA -  PRÓPRIO  -  INCLUSO -  ANEXO -  OBRIGADO - QUITE  - LESO:       

  Sempre concordam  com  a palavra a que se referem. 

    Exemplos:  Ele  mesmo  -  Ela  mesma  -  Ele  próprio  -  Ela  própria

                        Documento  anexo (incluso) -  Carta  anexa (inclusa)

                        Obrigado (ele)  -  Obrigada  (ela)  -  Estou  quite.

                        Estamos  quites.    Lesa-pátria / leso-patriotismo

                        Hora extra               Horas extras

     Observação:  A  expressão  em  anexo  é  invariável. Mesmo, com sentido de embora ou realmente, é invariável. Extra, como prefixo, é invariável. 


6) BASTANTE -  MEIO  -   SÓ  -  CARO  -  JUNTO -  BARATO:

    Como  adjetivo, pronome indefinido ou numeral  variam, pois são “amigos” só dos substantivos  (ou equivalentes).

    Exemplos: Tenho  bastantes  livros.   Comprei  meia  dúzia.

                       Gosta  de  roupas  caras.  São  pessoas  sós.

                       Elas chegaram juntas.  São coisas baratas.

    Como  advérbio  não  variam. Junto, na locução prepositiva junto de, é invariável.

    Exemplos:  Ele  trabalha  bastante.  Ela  estava  meio  fraca.

                       Fiz  só  isso.   Paguei  caro  por  esta  roupa.

                       Ele veio junto comigo. Paguei barato aquelas roupas.


7)MENOS  - ALERTA  -  PSEUDO - DE FORMA QUE - DE MODO QUE - DE SORTE QUE - DE MANEIRA QUE - SALVO - TIRANTE - EXCETO - MEDIANTE - NÃO OBSTANTE:                  

   São  invariáveis, “mal-humoradas”, não concordam com ninguém. 

   Exemplos:  Mais  amor  e  menos  guerras.   São  pseudo-poetas.

                      Os  soldados  estavam  alerta.

Alerta só varia quando for substantivo.


8)POSSÍVEL: Concorda  com  o  artigo anterior.

   Exemplos:  Ele  usa  roupas  o  mais  baratas  possível.

                      Ele  usa  roupas  as  mais  baratas  possíveis.


9)Adjetivo  PARTICÍPIO:  Concorda  com  o  substantivo nas orações reduzidas e na voz passiva.

   Exemplo:  As  aulas  foram  encerradas.

Se o particípio pertencer a um tempo composto, fica invariável. Ex.: Eles tinham terminado os trabalhos.

   Observação:  Se  houver  comparação,  use  melhor.  Se  houver particípio,  use  mais  bem.

   Exemplos:  Este trabalho  é  melhor  que  aquele.

                       Este  trabalho  foi  o  mais  bem  apresentado.

.

10) UM SUBSTANTIVO COM DOIS ADJETIVOS:

     Ocorrem dois tipos de construções corretas: 

     Exemplos: Estudo as línguas francesa e inglesa.

                       Estudo a língua francesa e a inglesa.


11)SUBSTANTIVOS  QUE  FUNCIONAM COMO ADJETIVOS:   

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                    


bomba

cassete

chave

fantasma

laranja

monstro

padrão

prodígio

relâmpago

surpresa

tampão


revelações bomba, notícias bomba

fitas cassete, gravadores cassete

elementos chave, pontos chave

contas fantasma, empresas fantasma

corretores laranja, traficantes laranja

comícios monstro, manifestações monstro

escolas padrão, operários padrão

crianças prodígio, filhos prodígio

gols relâmpago, sequestros relâmpago

promoções surpresa, festas surpresa

países tampão, árbitros tampão

 VII -  SINTAXE  DE  CONCORDÂNCIA
               Trata  da  harmonia  entre  as  palavras  da  frase. Pode ser:
CONCORDÂNCIA NOMINAL – Trata da harmonia entre os substantivos e as palavras que o acompanham (artigo, pronome, numeral, adjetivo e particípio).
CONCORDÂNCIA  VERBAL  - Trata da harmonia entre o verbo e o sujeito.                                                       
                         I -  CONCORDÂNCIA   VERBAL
                Trata  sobre  a  concordância  entre  o  verbo  e  o   seu  sujeito.
 1)SUJEITO SIMPLES OU  COMPOSTO  CLAROS - Verbo concorda com o sujeito.
    Exemplos:  Acontecem tantas desgraças no mundo.  O viajante e o amigo seguiram sua marcha
 Observação: Se o sujeito composto estiver após o verbo, este pode concordar só com o mais próximo.
 Exemplos: Aqui reina o silêncio e a paz.

2) SUJEITO COMPOSTO DE PESSOAS GRAMATICAIS DIFERENTES - Verbo no plural da pessoa que tiver  prevalência.
    Exemplos:  Meu amigo e eu fomos ao jogo.  Tu e ele partireis (ou partirão) amanhã.
A 1ª pessoa prevalece sobre as demais.
A 2ª pessoa prevalece sobre a terceira.

3) VOZ   PASSIVA   SINTÉTICA -  Concorda  com  o  sujeito.
    Exemplos:  Aluga-se  uma  casa.  Vendem-se  carros

4)SUJEITO  INDETERMINADO COM PRONOME  SE -  Fica   sempre  no singular.
    Exemplos:  Precisa-se  de  funcionários.  Aqui se vive muito bem.

5)UM E OUTRO - NEM  UM  NEM OUTRO - Verbo  no  plural, de  preferência.
    Exemplos:  Um  e  outro  eram  inteligentes.
                        Nem  um  nem  outro  chegaram.

6)SUJEITO PRONOME RELATIVO  QUE - Concorda  sempre  com  o  antecedente da palavra que.                                                                               
    Exemplo:  Fui  eu  que  comprei  a  casa.

7)SUJEITO PRONOME RELATIVO  QUEM - Concorda  com  o  antecedente, por razões de ênfase, ou vai  para  a  3ª  pessoa  do  singular.                                                                            
   Exemplos:  Fomos  nós  quem  pagamos.   Fomos  nós  quem  pagou.

8) Interrogativos   QUAL   ou  QUAIS   ou    PRONOMES INDEFINIDOS  +  DE  NÓS   ou  DE  VÓS:      
   .  Pronome  qual ou indefinido  no  singular,  o  verbo  fica  no  singular.
        Exemplos:   Qual  de  nós  irá?   Algum  de  vós  deve  ir.
   .  Pronome  qual ou indefinido no  plural,  o  verbo  vai  para  a  3ª  pessoa  do  plural  ou 
      concorda  com  o antecedente.
      Exemplos:  Quais  de  nós  irão  (iremos).   Alguns  de  vós  irão  (ireis0

9) UM  OU  OUTRO - Verbo  no  singular, se houver exclusão.
    Exemplo:  Um  ou  outro  casará com Maria.

10)UM  DOS  QUE - Verbo  no  singular  ou  plural.
      Exemplo:  Tatiana  é  uma  das  que  mais  estuda  (estudam).

11 )A  MAIOR  PARTE  DE  - UMA  PORÇÃO  DE  - CERCA  DE:
       Especificativo  no  plural  =  verbo  no  plural.
       Exemplo:  Lá  a  maior  parte  das  pessoas  são  analfabetas.
       Especificativo  no  singular  =  verbo  no  singular.
       Exemplo:  A  maior  parte  da  população  é  analfabeta  naquele lugar.

12) PRONOMES DE TRATAMENTO - Verbo na 3ª pessoa sempre.
       Exemplo: Vossa  Senhoria agiu com moderação.

13) NOMES PRÓPRIOS NO PLURAL:
      * Com artigo antes, verbo no plural.
         Exemplo: Os Estados Unidos são um país rico.
      *  Sem artigo antes, verbo no singular.
         Exemplo:  Estados Unidos é um país  rico.
      *  Títulos de obras, aceitam-se as duas concordâncias.
        Exemplo:  Os Lusíadas imortalizaram (ou imortalizou) Camões.

14)NÚMERO  PERCENTUAL - Concorda  com  o  numeral.
    Exemplos:  Um  por  cento  dos  alunos  reclamou.   Vinte  por  cento  dos  alunos  reclamaram.

15)HAVER (existir) - HAVER, FAZER  (tempo  passado) - FENÔMENOS  DA  NATUREZA:      
     *  Todos  são  casos  de  oração sem sujeito, portanto  o  verbo  deve  ficar  no  singular.
         Exemplos:  Havia  dez  pessoas  na  sala.   Faz  três  anos  hoje.
                            Choveu  muito  ontem.  Deve  fazer  dois  anos  que...
        Observações:  Usados  no  sentido  conotativo têm sujeito e  concordam  com  ele. 
        Exemplo:  Choveram  papéis  coloridos  sobre  nós.
        Se acompanhados de verbos auxiliares, transmitem a eles sua impessoalidade.
        O verbo ter no sentido de possuir não é coloquial, mas é no sentido de existir.
        Exemplo: Tem coisas que só a Philco faz para você. (norma culta: há / existem).

16) APOSTO  RESUMITIVO - Concorda  com  o  elemento  resumidor.
      Exemplo:  Pais,  irmãos,  amigos,  ninguém  o  convencia.

17) DAR  -  BATER -  SOAR  ( horas):
      * Concorda,  se  houver  um  sujeito  claro.
         Exemplo:  Deu  oito  horas  o  relógio  da  igreja.  (sujeito)
      *  Concorda  com  o  numeral,  se  não  houver  sujeito.
         Exemplo:  Deram  oito  horas  no  relógio  da  igreja.  (Não  há  sujeito)

18)   VERBO  SER
         *  Sujeito  TUDO,   AQUILO,   ISSO -   Concorda  com  o  sujeito  ou  o  predicativo.
             Exemplo:  Tudo  é  flores.  Tudo  são  flores.
         *  Nome  de  PESSOA ou PRONOME  PESSOAL - Concorda  com  o  sujeito.
             Exemplo:  Aninha  é  só  carinhos.  Ela  é  os  mimos  da  casa.
         *  Sujeito  O  RESTO,  O  MAIS - *  Concorda  com  o  predicativo.
             Exemplo:  O  resto  eram  coisas  supérfluas.
         *  É POUCO,  É  MUITO -  Sempre  no  singular.
             Exemplo:  Três  mil  reais  é  muito  por  este  vestido                   
         *  HORAS,  DATAS - Concorda  com  o  numeral.
             Exemplos:  Eram  duas  horas  quando  saí.  Hoje  são  vinte  de abril.
            Observação:  Usando-se  a  palavra  dia,  fica  no  singular.
             Exemplo:  Hoje  é  dia  vinte  de  abril.

 19) Locução  HAJA   VISTA:
       *  Sentido  de  ATENTE-SE  ou  POR  EXEMPLO,  usa-se  no  singular. 
           Exemplo:  Haja  vista  os  últimos  acontecimentos...
       *  Sentido  de  VEJAM-SE,  usa-se  no  plural.
          Exemplo:  Hajam  vista  os  autos  do  processo.
Haja visto existe, mas é tempo composto do verbo ver.

20) VERBO PARECER + VERBO NO INFINITIVO:  
       * Flexiona-se o verbo parecer ou o verbo no infinitivo.
         Exemplo: As estrelas pareciam brilhar. As estrelas parecia brilharem.


21)CONCORDÂNCIA  IRREGULAR OU FIGURADA (SILEPSE):
      * Silepse de gênero: concorda-se com o gênero do sujeito a que nos referimos.
         Exemplo:  V. Sª é generoso.  Gramado é belíssima.
      * Silepse de número: concorda-se com a idéia de quantidade.
         Exemplo.: O pessoal lá de casa  estavam preocupados.
     * Silepse de pessoa: a pessoa que fala também se inclui no sujeito. 
        Exemplo:  Os brasileiros gostamos de futebol.

VI - USO   DA   CRASE
           Crase  é  a  fusão  de  dois  sons vocálicos  iguais.  Ocorre  com  a:
1) Fusão   da  preposição  A  com  o  artigo  A   ou  AS:
    Exemplo:Cheguei    a  a   cidade  ontem.    Chegaram   a  as   seguintes   conclusões,
                                         à                                                          às
2)Uso  da   preposição  A  com  o  A  inicial  de  AQUELE(S),   AQUELA(S),  AQUILO.
    Exemplo:  O  que  dizer  a  aqueles  que  não  querem  ouvir?
                                                 àqueles
                
              A – USO  PROIBIDO  DA  CRASE
 1)Antes  de  VERBOS.
       Exemplos:  Ficou  a  pensar  sobre  o  caso.    Estava  a  trabalhar.
 2)Antes  de  PALAVRAS MASCULINAS.                                                                         
 Exemplos:  Voltamos  a  pé  para  casa.  Fez  a  prova  a  lápis.
3)Antes  de  PALAVRAS  NO  PLURAL    e   A   no  singular.
 Exemplos:  Refiro-me  a  coisas  antigas.   Destinam-se  a  crianças  carentes.
4)Nas  LOCUÇÕES  ADVERBIAIS  de  palavras  repetidas.                                              
Exemplos:  Eles  ficaram  frente  a  frente.   Viram-se  cara  a  cara.
5)Antes  de  PRONOMES  DE  TRATAMENTO.                                                                            Exemplos:  Leve-o  a  Sua  Excelência.      Dirijo-me  a  Vossa  Senhoria...
       Observação:  Antes  de  senhora, senhorita, dona e madame,  usa-se  crase.
6)Antes  de  PRONOMES  INDEFINIDOS.
Exemplos:  Dê  isso  a  qualquer  pessoa.    Ela  foi  a  outra  loja  aqui  perto.
7)Antes  de  ARTIGOS  INDEFINIDOS.  
Exemplo:  Falei  a  uma  menina  desconhecida.  
8)Antes  dos  pronomes  relativos  CUJO  e  QUEM.
Exemplos:  A  pessoa  a  cuja  idéia  me  refiro  é  esta.     O  homem  a  quem  falei   é  aquele.
9)Antes  dos  pronomes  demonstrativos  ESTA  e  ESSA.
Exemplos:  Diga  a  essa  moça  a  verdade.    Já  vim  a  esta  casa  antes. 
Observação:   Com  aquela  vai  crase.  Exemplo:  Diga  àquela  moça  a  verdade.
                         Com  os  demonstrativos  mesma  e  própria,  usa-se  crase.
                       Exemplo:  Falei  à mesma  pessoa.     Agradeci  à  própria  menina.                       10)Antes  do  pronomes  pessoais  retos  ELA(S),  NÓS,  VÓS   e  dos  oblíquos  MIM,  TI,  SI.
Exemplos:  Falei a  ela  sobre  ti.     Dirigiram-se  a  mim.  Ofereceram  a  nós  o  presente.

         B- USO OBRIGATÓRIO DA CRASE
     MACETE   MAIS   COMUM:   Na dúvida  diante  de substantivos  cornuns  femininos,  troca-se  a  palavra  feminina  por  uma masculina. Se diante da palavra masculina for necessário usar  AO,  a  crase  deve  ocorrer  diante  da feminina.
Exemplos:   Fui   à  festa  (ao  baile)      Fomos  à  cidade  (ao  povoado)
Estudei a lei. (Estudei o código).

l)Antes  de  PALAVRAS   FEMININAS,  subentendidas  ou  não.
Exemplos:  Ele  foi  à  festa.      Fui  à  Colombo.  (loja)
2)Antes  de  NOMES  MASCULINOS,   quando  estiverem  subentendidas as palavras "MODA” ou “MANEIRA”. 
Exemplos:  Ele  se  veste  à  gaúcho.     Gosta  de  móveis  à   Luís  XV.
3)Em  LOCUÇÕES   FEMININAS  (adverbiais,  prepositivas,  conjuntivas). 
Exemplos:  Andava  às  cegas  pela  rua.  (locução  adverbial)
                   Estava  á  procura  dos  amigos.  (locução  prepositiva)
                   À  medida  que  estudava,  aprendia.  (locução  conjuntiva)
4)Antes  da  palavra  HORA(S)  clara (s)  ou  subentendida(s). 
Exemplos:   Compareceu  às  dez  horas.   Sairei  à  uma  e  meia.   
   Observação: Havendo  outra preposição  antes   do  a (s),  não   se  coloca  a  crase. 
    Exemplos:  Chegarei  até  as  dez  horas.
5) Antes  das  palavras  CASA,  TERRA  E  DISTÂNCIA,  quando  estiverem  especificadas.
Exemplos:  Fomos  á  casa  da  minha  avó.  Voltou  à  terra  dos  seus  pais.
                   Vi  um  barco  à  distância  de  mil  metros.
    Observação:  Não  havendo  especificação,  não  haverá  crase.                                         
     Exemplos:  Vi  um  barco  a  distância.      Fomos  a  casa.
6) Antes  de  TOPÔNIMOS  (nomes  de  lugares):
 Exemplos:  Fui  à  França.      Vamos  à  Bahia.
 Macete:  Substitua  o  verbo  da  frase  pelo  verbo  voltar.  Se  tiver  de  usar  DA  antes  do  nome  próprio,  deve  haver  crase  no  A.  Se  tiver  que  usar  DE,  não  irá  crase  no  A.
 Exemplo:  Ele  foi  foi  à  Bahia.  (Ele  voltou  da  Bahia.)                       
          Ele  foi  a  Santa  Catarina.  (Ele  voltou  de  Santa  Catarina)                                      
                                           Volto  da  =  crase   já!
                                           Volto  de  =  crase  pra  quê?                     
 Observação:  Nomes  de  lugares  especificados  ou  adjetivados  pedem  crase  sempre.
 Exemplos:  Viajou  à  bela  Santa  Catarina.   (Voltou  da  bela  Santa  Catarina.)   =  Adjetivada
                Fui  à  Brasília  de  Juscelino.  (Voltei  da  Brasília  de  Juscelino.)  =  Especificada         
7) Antes  dos  pronomes  QUE  e  QUAL,    quando  o  verbo  exigir  preposição,  ou  houver  uma  palavra  feminina  subentendida.
 Exemplos:  A  reunião  à  qual  não  compareceste  era  importante.  (comparecer   a  +  a   qual)    Esta  casa é  igual   à  que  eu  tinha.   ( ...igual  à  casa  que...)                

        C- USO FACULTATIVO DA CRASE
 1)Antes de PRONOMES   POSSESSIVOS   femininos  no  singular.
   Exemplo:  Dirigiu-se  carinhosamnte  a (à)  sua  mãe.
   Observação:  No  plural   vai  crase.  Exemplo:  Dirigiu-se  às  minhas  irmãs.
   Se houver elipse do substantivo idem. Exemplo: Dirigiu-se à minha irmã, e não à sua.
2)Antes  de  ANTROPÔNIMOS  (nomes  de  pessoas)  femininos.
   Exemplo:  Pediu  um,  empréstimo  a  (à)  Helena.
   Observação: Se  o  nome  estiver   adjetivado,  aconselha-se  o  uso   da  crase.
   Exemplo:  Pediu  um  empréstimo  à  Helena,  sua  irmã.
   Se for pessoa com quem não se tem intimidade, não se usa, a menos que haja um adjetivo ou locução adjetiva. Exemplo: Referiu-se a Irmã Dulce. Referiu-se à religiosa Irmã Dulce.
3)Depois  da  preposição  ATÉ,  indicando  lugar.
   Exemplo:  Leve-o  até  a (à)  porta.
 OBSERVAÇÃO:  Em  ADJUNTOS ADVERBIAIS  DE  INSTRUMENTO,  em  que  seja  necessário  esclarecer  o contexto,  aconselha-se  o  uso  da  crase,  embora  alguns  gramáticos  não  sejam  unânimes  sobre  o  assunto. Exemplos:  Feriu  o  inimigo  à  bala. (Sem  crase,  a  bala  poderia  ser  o  sujeito  da  oração, isto é, “a bala feriu o inimigo”).

2-REGÊNCIA  NOMINAL
        Alguns substantivos e adjetivos com suas regências:   

1)ACESSO  (a -  de -  por)
O  caminho  dá  acesso  à  praia.     Tive  um  acesso  de  tosse.
O  local   permite  acesso  por  mar.

2)ACOSTUMADO (a – com)
Estava  acostumado  a  sair  cedo.  Não  estava  acostumado com aquilo.
                       
3)AMOR  (a –de – para  com – por)   
Tenho  amor  aos  estudos.  O  amor  de  meus  filhos  é  importante.
 Seu  amor  para  com  os  pais  é  grande.  Meu  amor  por  ele  é  enorme.

4) ANSIOSO (para  - por)
Estava  ansioso  para   ver  o  mar.  Estava  ansioso  por  dias  melhores.

5)ANTIPATIA (a  -  por  - para com)
Tenho  antipatia  a  isto.  Tenho  antipatia  por  ele.  
Minha  antipatia  para  com  ele  é  grander.

6)ASSÍDUO  (a – em)   
Ele  é  assíduo  às  aulas.   É  assíduo  nos  deveres

7)CAPAZ/ INCAPAZ  ( de – para )
Ele  é  capaz  de  fazer  este  trabalho.
Ele é incapaz para este cargo.

8)CURIOSO (de  -  por)
Estou   curioso por ver  o  resultado. É  uma  coisa  curiosa  de  se  ver.

9)DIGNO  (de)
Ele  é  digno  de  pena.

10)FANÁTICO (de -  por)
Ele  é  fanático  por  futebol.   Ele  é  fanático  de  dar  medo.

11)FARTO  (de/ em)
Estou  farto  de  ouvir   promessas.  Ele  é  farto  em  sabedoria

12)INVEJA  (a  -  de)
Causava  inveja  a  todos.  Tinha  inveja  dos  amigos.

13)MEDO  (a –  de)
Tinha  medo  de  animais.  Infundia  medo  a  todos

14)NOCIVO  (a)
Este  alimento  é  nocivo  a  crianças.

16)PRONTO  (a  -  para)
Estamos  prontos a (para)  trabalhar

17)PREFERÍVEL (a)      
Cerveja  é  preferível  a  vinho.   Isto  é  preferível  àquilo.

18)PROPENSO  (a)
Era  propenso  ao  mal.  É  propenso  a  doenças.

19)SIMPATIA  ( para  com -  por)
Temos  simpatia  por  ele.   Minha  simpatia  para  com  ele  é  grande.

20)SUSPEITO ( a  - de)
Parecia  suspeito  a  todos  que  o  viam.   Era  suspeito  de  um  crime  hediondo.

21)ÚNICO   (a /entre)
Foi  o  único  a  não  vir.  Foi  o  único  entre  eles  a   não  sair.

22) REGÊNCIA  DOS  PRONOMES  RELATIVOS  COM  VERBOS  TRANSITIVOS INDIRETOS                                      
Este  é  o  curso  a  que  aspiro.  (aspirar  a)
Estas  são  as  pessoas  a  quem   me  referi.   (referir a)
Ele   é  o  autor  de  cuja  obra  gosto.  (gostar  de)
É  o  homem  por  cuja  causa  tenho  simpatia.   (simpatia por)           
Ela  é  a  pessoa  em  quem  confio.  (confiar  em)
A  menina  com  quem  falei  é  minha  aluna.  (falar  com)                                    

1- REGÊNCIA  VERBAL
   È  a  forma    como  o  verbo  se  relaciona  com  seus  complementos,  podendo   ser:

• INTRANSITIVOS -  Verbos  que  não  necessitam  de  complemento, já têm sentido completo.                          Exemplos:  Meu  amigo  viajou.      Eles  chegaram.      A  turma  já  saiu.

• TRANSITIVOS  DIRETOS – Verbos  que  necessitam  de  complemento  sem  preposição  (objeto  direto).                                                 
   Exemplos:    Os  candidatos  pediram  uma  oportunidade.
                                                         VTD               OD
• TRANSITIVOS   INDIRETOS:   Verbos  que  necessitam  de  um  complemento  com  preposição (objeto  indireto).                                    
Exemplos:    A  proposta  não  agradou  aos  candidatos.
                                                          VTI              OI
• TRANSITIVOS   DIRETOS  E  INDIRETOS:   Verbos  que  pedem  dois  complementos,  um  sem  preposição  e  outro  com  preposição.                                                                   
Exemplos:  Ele  contou  a  verdade  aos  amigos.
                              VTDI          OD               OI

ALGUNS  VERBOS  IMPORTANTES QUANTO À REGÊNCIA

1)ASPIRAR
a)Transitivo Direto: respirar,  sorver.
Exemplo:  Ela  aspirava  o perfume.
b)Transitivo Indireto:pretender,  desejar.  
Exemplo:  Ela  aspirava  ao  cargo  de  chefe. (não aceita lhe)

2)AGRADAR
a)Transitivo  Direto: fazer  carinho.  Exemplo:  A  mãe agradava    a  criança
b)Transitivo   Indireto: satisfazer.  Exemplo:   O  filme  não  agradou   aos  garotos.

3)ASSISTIR
a)Transitivo Direto: ajudar, dar  assistência.  Exemplo: O  médico   assistia  o  doente.
b) Transitivo  indireto: 
   . ver, presenciar.  Exemplo:  Todos  assistiram  ao  filme. (não aceita lhe)
   . caber, pertencer. Exemplo: Este  direito  assiste  a  todos. (aceita lhe)
c) Intransitivo: morar, residir. Exemplo: Ele assiste no Rio de Janeiro.

4)COMUNICAR
a)Transitivo  direto  e  indireto: comunicar  algo  a alguém.
Exemplo: Comuniquei  o  fato  ao  aluno. 
                Comuniquei-lhes  o  fato.
                           OD = coisa       OI =  pessoa

5)CUSTAR 
a)Transitivo  Indireto:  ser custoso, difícil.  Exemplo:  Custou   ao  aluno    entender  o  texto.   Custa-me    acreditar  em  ti.
   Construção  especial  da  frase: 
       Custar + prep. A  +  oração 
b) Intransitivo: ter o preço, valor. Exemplo: Imóveis custam caro.

6)ESQUECER - LEMBRAR 
a)Transitivo  Direto (sem pronome): Esqueci  o  nome  dele.   
                                                          Lembrei  o  que aconteceu.
b) Transitivo  Indireto (com pronome):Lembrei-me  do  nome  dele.    
                                                            Esqueceu-se do fato

7)INFORMAR   -  AVISAR  NOTIFICAR - PREVENIR CIENTIFICAR - PROIBIR CERTIFICAR – PREVENIR - ACONSELHAR - IMPEDIR - INCUMBIR - PROIBIR
a) Transitivo  Direto  e  Indireto:  
 Exemplos:
Informei  a  nota  ao  aluno.
Informei  o  aluno  da  nota.
Notifiquei o devedor do débito.
Notifiquei o débito ao devedor

8)IMPLICAR    
a)Transitivo  Direto:  acarretar.  Exemplo:  O  Magistério  implica  vocação.
b)Transitivo  Indireto: ter implicância.  Exemplo:  Ele sempre   implica  com  o  vizinho    
c) Transitivo direto e indireto: envolver-se. Exemplo: Ele se implicou em tráfico de influência.

9)OBEDECER   -  DESOBEDECER
a) Transitivos Indiretos:           
     Exemplos:  Devemos  obedecer  às  normas.   Eles  desobedeceram  aos  pais.

10)PAGAR - PERDOAR - AGRADECER
 a)Transitivo  Direto  e  Indireto: objeto  direto  e  objeto  indireto
     Exemplo:  Ele  pagou  a  dívida  ao  devedor.       OD  =   coisas        
                                                                                   OI  =  pessoas
11)PREFERIR 
a)Transitivo  Direto  e  Indireto:
    Eu  prefiro  cerveja  a  vinho.
    Sempre  uma  coisa  a  outra.                              
  . Nunca  use:  que  ou  do  que.

12)PRECISAR
a) Transitivo  Direto: indicar com precisão. Exemplo: Ele  não  precisou  o  horário.
b)Transitivo indireto: necessitar.   Exemplo:  Eu   preciso  de  ajuda.

 13)PROCEDER
Transitivo  Indireto: dar início, realizar.   Exemplo:  Procederemos   a  um  inquérito.

Também pode ser intransitivo, no sentido de ter fundamento (Ex.: Seu argumento não procede), originar-se (Ex.: Aquele é o avião que procede de São Paulo) ou comportar-se (Ex.: Você procedeu corretamente)

 14)QUERER
  a)Transitivo Direto:  desejar.  Exemplo: Quero  muito  um  carro.
  b)Transitivo  Indireto: estimar.  Exemplo: Quero  muito  aos  meus  filhos

 15)RESPONDER
a)Transitivo  Direto:   o  objeto  direto  é  o conteúdo  da  resposta.

      Exemplo: Ele respondeu  a verdade. 
   b)Transitivo  Indireto:  o  objeto  indireto  é  a  própria  pergunta.
    Exemplo: Ele  respondeu  ao
 chamado

 16) VISAR
  a)Transitivo  Direto: dar visto, mirar.  Exemplo: O  caixa  visou  o  cheque. Ele visou o alvo.
  b)Transitivo  Indireto:  ter em vista.  Exemplo:  Ele  visava  ao  cargo  de  chefe. (não aceita lhe)

17)REGÊNCIA  DOS  PRONOMES  PESSOAIS  OBLÍQUOS
a) O  -  A  - OS  - AS:  transitivos diretos.  Exemplo:   Encontrei-os  no  cinema.
b)LHE   -  LHES :  transitivos indiretos.  Exemplo:   Dei-lhes  um  presente.
c)ME–TE–SE–NOS–VOS: transitivos diretos ou indiretos. Exemplos:
Encontraram-me na rua.. Deram-me um presente.

OBSERVAÇÕES:                                                                                                                                             
    *   Cuidado  com  os  verbos  que  têm  regências  diferentes.
            Exemplos:  Entrou  e  saiu  da  sala.  (Errado  =   Entrar  em /  sair  de)
                                Entrou  na  sala  e  saiu dela.  (Correto)

Se tiverem a mesma regência, podem ter o mesmo complemento. Exemplo: Viu e comprou o vestido.

  *   Cuidado  com  elemento  preposicionado  seguido  de  verbo  no  infinitivo e este elemento   é  sujeito  de  outro  verbo.   Exemplo:  Está  na  hora  de  a  aula  começar.
(O elemento a aula é sujeito do verbo começar, portanto não pode ser preposicionado.)
Então:
             Está na hora da aula.        #      Está na hora  de  a aula começar.
                                    adj. adn.                                              sujeito

IV-SINTAXE   DE   COLOCAÇÃO 
         Trata  da  colocação  ou  disposição  dos  termos  dentro  da  oração  e  das  orações   dentro  dos  períodos.  
              São  duas  as  ordens  que  podem  determinar  a  construção  da  frase:  a  ordem direta   e  a  ordem inversa.                                                                                                                                                           I-ORDEM  DIRETA  E  INVERSA
     A) Na  ordem  direta  segue-se   uma  ordem ordem  predeterminada: 
          Sujeito  +  verbo  +  complementos  ou  adjuntos. 
          Ex  :  Uma  saudade  enorme    atraía    minha  atenção     para  o  mar. 
                                    sujeito                verbo     obj. direto          adjunto adverbial

      B) Na  ordem inversa,  alteramos  essa  disposiço,  colocando  o  verbo  antes  do  sujeito,  os complementos   ou  adjuntos  antes  do  verbo,  etc. 
          Ex.: Para o mar,   atraia    minha   atenção   uma  saudade  enorme. 
               adj. adverbial   verbo      objeto direto               sujeito

        Os  fatores  que  podem  determinar  a   colocação  dos  termos  ora  numa,  ora   noutra ordem,   podem  ser  vários:  ênfase, eufonia, ritmo, equilíbrio, afetividade, clareza  da  expressão...

    1. Colocação  dos  Adjetivos 
             1)Os  adjetivos  deveriam  vir  sempre depois  do  substantivo,  mas  há   alguns  que ficam   melhor  se  usados  somente  antes  ou  depois  do  substantivo.   Ex.: mero acaso, mão  direita, roupa  clara...

             2)Há   adjetivos  que,  trocados  para  a  frente  do  substantivo,  alteram  o  seu  sentido. Ex.:  homem pobre/pobre  homem, pessoa  grandej/grande pessoa, bela pessoa/pessoa bela... 
        
     2 . Posposição  do  Sujeito 
       Normalmente  o  sujeito  vem  antes  do  verbo,  mas  é  usado  posposto  a  ele  em  casos   como: 
        1)Orações   reduzidas  de  particípio   ou  gerúndio. 
            Ex.: Acabado  o  almoço,  todos  saíram. 
                   Caindo  o  sol,  a  costureira  encerrou   seu  trabalho. 
        2)Orações  interrogativas  iniciadas  por  pronomes  ou  advérbios  interrogativos  que  não  sejam  o 
               sujeito. Ex.:  Donde  vinham  aqueles homens?   Quem  sou  eu  para  tal? 
         3)Orações   optativas  ou  imprecativas. 
              Ex.: Queira  Deus  que  não  te  enganes. 
                      Morra  o  anarquista!
         4)Em  frases  exclamativas  e  imperativas. 
               Ex. : Como   é  bela  esta  paisagem!   Ouçam  todos  a   solução.
            5)Voz  passiva  sintética. 
                Ex.: Vende-se  uma  casa.    Alugam-se   apartamentos. 

     3 . Antecipação  de  outros  termos
         Às   vezes  podemos  antecipar  outros  termos  da oração  que  desejamos  pôr  em evidência.  Eis  alguns  casos  mais  usados: 
             1)Objeto direto:      Animal   mais  inútil  eu  nunca  vi. 
             2)Objeto indireto:     De  música  todo  mundo  gosta.
             3)Predicativo do sujeito  ou  do  objeto:  Impossível  seria  permanecer  calado. 
             4)Adjunto  adverbial:  Naquele  lugar,  todos  estudam  muito. 

       4. Colocação  das  orações  subordinadas
              1)As  orações   subordinadas  substantivas  normalmente  vêm  após  a  principal. 
                 Ex.:   É  necessário  que  venhas.  Ele  disse  que  não  viria. 
              2)As   orações  subordinadas  adjetivas  vêm  após  o  substantivo  ou  pronome  à  que se  referem. 
                   Ex.:  Ele  vendeu  o  carro  que  recebeu  no  concurso.
              3)As  orações  subordinadas  adverbiais  são  as  que  mais  oferecem  variação,  podendo  vir antes,  no  meio  ou  depois  da  oração  subordinada. 
                   Ex.:   Se   o  tempo  não  mudar,  não  iremos. 
                            Ele  viu,   antes  que  o  chanassem,  o  que  estava  acontecendo.                                                                                 
                            A  menina   estava  no  pátio,  quando   eu  cheguei.     
Observação: As orações subordinadas adverbiais comparativas e consecutivas sempre vêm após a principal, devido ao tipo de conjunção que as ligam.

II-COLOCAÇÃO   PRONOMINAL
     Trata  da  colocação  nas  frases  dos  pronomes  pessoais   oblíquos  ME,  TE,  SE,  O,  A,  OS,  AS,  LHE,  LHES,  NOS,  VOS  que  podem  aparecer  em: 
               •  PRÓCLISE   (antes do verbo):  Nada  se  perdeu. 
               •  ÊNCL1SE   (depois do verbo):  Perdeu-se  o  rumo. 
               •  MESÓCLISE  (no  meio  do  verbo):  Perder-se-ão   os  rumos. 

    * CASOS   DE   OCORRÊNCIA   DA   PRÓCLISE: 
          a)Orações  optativas   (que  exprimem  desejo): 
             Ex. : Deus  te  proteja.  Bons  ventos  te   levem.
          b)Gerúndio  precedido  de  EM (o  pronome  fica  entre  o  verbo  e  a  preposição). 
              Ex.:  Em  se  tratando  disso,  eu  concordo. 
          c) Por  atração  de  algumas  classes  de  palavras: 
               * Palavras  negativas (não,  nunca,  jamais, nada, ninguém...):  Não  lhe  diga  nada.  Jamais  o  contrarie.          
               * Pronomes  indefinidos (algum,  nenhum,  ninguém, todo, tudo, outros, muitos, alguns, todos): Ninguém  nos  convencerá. 
               * Pronomes  demonstrativos  (este, esse, aquele, isto, isso, aquilo, esta, essa, aquela...): Isto  o  convencerá. 
               * Pronomes  relativos (que,  quem, onde, qual, cujo...):  Ex.: Achei  o  que  me  pediste. 
               * Advérbios  não  virgulados (aqui, já, lá, muito, talvez, sempre, realmente, assim). Ex.:  Aqui  se  resolvem  todos  os  problemas. Aqui, resolvem-se  todos os problemas. 
                  Observação:  Não   se  deve  usar o  pronome  oblíquo  logo  depois  da  vírgula. 
              *  Conjunções  subordinativas (que, quando, se, porque, embora, conforme): 
                   Ex.: O  homem  produz  pouco  quando  se  alimenta  mal. 
              *  Palavras  de  valor  interrogativo  ou  exclamativo: Quem   te  disse  que ele não viria? Quanto me custa dizer a verdade!

       * CASOS  DE  OCORRÊNCIA  DE  ÊNCLISE:
             a)Verbo  no  início  da  frase:  Comenta-se  o  fato. 
             b)Verbo  no  Imperativo  Afirmativo:    Sentem-se  todos.
                  Observação:  Segundo  a  gramática,  não  se  inicia  frase   com  pronome  oblíquo,  embora na  linguagem   coloquial   isto  seja   comum. A literatura já registra esse uso.
             c)Verbo  no  gerúndio:  Modificou  a  frase,  tornando-a  ambígua.                                                                    
             d)Verbo no Infinitivo impessoal:   Corri  a  defendê-lo. 

        * CASOS  DE   OCORRÊNCIA  DE  MESÓCLISE: 
                   A  mesóclise   somente  ocorre  com  os  verbos  no   Futuro do Presente  ou  no Futuro  do  Pretérito  do  Indicativo,  se  não  houver  palavra que  atrai  o pronome: Convidar-me-ão  para  a  festa.  Chamar-te-ia,  se  pudesse.     Não  me  convidarão  para  a  festa. Sempre te chamaria, se pudesse.

         * CASOS   EM   QUE   É   FACULTATIVA   A   COLOCAÇÃO
               a) Sujeito  com  verbo  logo  depois:  Isto nos interessa.     Isto   interessa-nos. 
               b)Verbo no Infinitivo, seguido de  preposição: Corri para defendê-lo. Corri  para  o  defender. 
               c) Conjunções  coordenativas: Chegarm  e  nos chamaram. Chegaram  e  chamaram-nos. 

          * COLOCAÇÃO  PRONOMINAL  QUANDO  HÁ  MAIS  DE  UM  VERBO: 
               a)Verbo   principal  no  infinitivo: 
                   * Com   palavra  que  atraia   o  pronome:   Não  lhe  quero  apresentar  meu  amigo.
                   * Sem   palavra  que   atraia  o  pronome:  Quero  lhe  apresentar  meu  amigo.
                                                                                                 Quero apresentar-lhe  meu  amigo. 
               b) Verbo  principal  no  gerúndio:
                   * Com  palavra  que  atraia  o  pronome:   Alguém   lhe  ia  dizendo  a  verdade.  
                   * Sem   palavra   que  atraia  o  pronome: Ia  lhe  dizendo a verdade.
                                                                                                Ia  dizendo-lhe a  verdade.
                c) Verbo  principal  no  particípio: 
                    *  Com  palavra  que  atraia  o  pronome:  Ninguém   lhe  havia  contado  a  verdade.
                    *  Sem   palavra  que  atraia  o  pronome:  Havia   lhe   contado   a   verdade. 
.  Observações:  Não  use  pronome  oblíquo  depois  de  verbo  no   particípio. 
                                Nas   locuções   verbais  e  tempos  compostos,  quando  se  usa  verbo  auxiliar,  pode-se   usar hífen  ou  não   depois  do  verbo. 
                            Ex.: Vou-te  devolver  o  dinheiro.   Vou  te  devolver  o  dinheiro. 
                                    Havia-lhe  contado  a  verdade.  Havia  lhe  contado  a  verdade

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