terça-feira, 19 de abril de 2022

Adequação da linguagem - Prof. Karen Olivan

  ADEQUAÇÃO DA LINGUAGEM

Papo atual: QUALIDADE Escrita QUALIDADE NA COMUNICAÇÃO Oral EFICÁCIA CLAREZA


3  Adequação da linguagem

Quantas vezes você precisou escrever um simples bilhete e ficou sem saber o que de fato escrever?

Quantas vezes você precisou escrever um simples bilhete de PARABÉNS e ficou na dúvida?

Então você sabe o quanto é difícil!

É preciso adequar a MENSAGEM ao RECEPTOR.


4  Adequação da linguagem

Imagine a seguinte situação:

Sua amiga foi promovida e você deve enviar um cartão parabenizando-a.

Não faça isso:

“Você é uma pessoa maravilhosa. Seu sucesso é um exemplo para todos nós, inclusive para mim. Parabéns!”

Sua amiga pode entender como um recado muito bajulador.


5  “Quem diria, hein? Conseguiu atingir seu objetivo!”

Adequação da linguagem

Pior:

“Quem diria, hein? Conseguiu atingir seu objetivo!”

Assim soa irônico e, até mesmo, invejoso.

Então... O que vale é o bom senso, como:

“Parabéns e sucesso neste novo desafio que se inicia.”


6  Adequação da linguagem

Evanildo Bechara:

“Como de manhã a pessoa abre o seu guarda-roupa para escolher a roupa adequada aos momentos sociais que ela vai enfrentar durante o dia, assim também deve existir na educação linguística um guarda-roupa linguístico em que o aluno saiba escolher as modalidades adequadas a falar com gíria, a falar popularmente, a saber entender um colega que veio do Norte ou que veio do Sul, com seus falares locais e que saiba também nos momentos solenes usar essa língua exemplar que é o patrimônio de nossa cultura”


7  Adequação da linguagem

Cinema hj à noite?

Felipe

Prezado,

Convido-o, por meio deste comunicado, para um encontro no cinema, hoje, dia 25, às 19 horas.

Atenciosamente,

Felipe.


8  Adequação da linguagem

A língua é uma ferramenta de trabalho.

E como fica o internetês?

Enfim, vamos adequar nossa linguagem escrita...

Para bem escrever, nosso texto deve apresentar pelo menos:

Clareza

Concisão Correção

gramatical


9  Adequação da linguagem

A clareza é nosso principal objetivo, mas como escrever como clareza?

Vamos subir a escada?

TEXTO

FRASE

PALAVRA


10  Adequação da linguagem

PALAVRA  FRASE  TEXTO

Que tipo de palavras devemos usar para sermos mais claros?

Elas devem ser SIMPLES, PRECISAS e ADEQUADAS.

Mas... O que são PALAVRAS SIMPLES?

 Palavras simples são, teoricamente, palavras usuais, que são do conhecimento da maioria. 

11  Adequação da linguagem

Então, a primeira coisa que devemos fazer é escolher um vocabulário acessível ao leitor.

 Um advogado, quando redige uma petição para um juiz, pode, e até deve, usar termos técnicos como meritíssimo, expressões jurídicas como ação de improbidade e palavras latinas como habeas corpus.

 O juiz não terá problema algum para entender o texto.

 Mas o mesmo advogado, se tiver de fazer um relatório para um leigo, deverá adequar a linguagem ao conhecimento do leitor.


12  Adequação da linguagem

Por falar em palavras, há aquelas que são parecidas, mas possuem significados diferentes.

Quantas vezes você já parou o que estava dizendo para pensar em qual destas palavras utilizar: MANDADO ou MANDATO?

Conjunto de poderes que um político recebe pelo voto para representar o povo.

O mandato do prefeito foi cassado.

Documento ou ordem judicial.

O advogado entra com um mandado de segurança para defender seu cliente.


13  Adequação da linguagem

Para entender melhor a adequação da linguagem:

(1) Popular vulgar

A FALA pode ser dividida em 3 níveis (2) Popular coloquial

(3) Culto ou Formal

(1) A galera deu a maior força pro gerentão.

(2) O pessoal deu força pro gerente.

(3) O pessoal apoiou o gerente.

Então:

A linguagem popular vulgar usa gírias exageradamente.

A linguagem popular coloquial usa gírias moderadamente.

A linguagem culta não usa gírias

14  Adequação da linguagem

Vamos agora observar o respeito às normas gramaticais:

(1) Agente vimos ele quando fumo no banco.

Então:

Popular vulgar  erros grosseiros cometidos por ignorância ou despreocupação.

15  Por favor, senhor técnico,

Adequação da linguagem

Por favor, senhor técnico,

Anule a advertência.

Ela foi indevida.

Anule-a! Anule-a!


16  Adequação da linguagem

Vamos agora observar o respeito às normas gramaticais:

(1) Agente vimos ele quando fumo no banco.

(2) A gente viu ele quando fomos no banco.

(3) Nós o vimos quando fomos ao banco.

Então:

Popular vulgar  erros grosseiros cometidos por ignorância ou despreocupação.

Popular coloquial  erros por hábito.

17  Adequação da linguagem

Venha curtir conosco!

Vem curtir com a gente!

Biscoitos CONOSCO


18  X X Adequação da linguagem

Venha dar um mergulho conosco!

Os diretores da empresa Tal estiveram aqui com a gente.

X X 

19  Adequação da linguagem

Outra observação a respeito das normas gramaticais:

(2) A gente VIU ELE quando fomos no banco.

Em textos formais, devemos evitar o uso dos pronomes retos ELE, ELA, ELES, ELAS na função do objeto.

Para isso, existem os pronomes oblíquos O, A, OS, AS, que, em alguns casos, podem ser flexionados, ficando LO, LA, LOS, LAS.

Então: Vou encontrar ele.  Vou encontrá-lo.

Vou ajudar ela.  Vou ajudá-la.


20  Não vamos NESSES lugares, vamos A ESSES lugares.

Adequação da linguagem

Outra observação a respeito das normas gramaticais:

(2) A gente viu ele quando FOMOS NO banco.

Em textos formais, devemos respeitar a regência dos verbos. O verbo IR pede a preposição A.

Então: Ir em...  Ir a...

Vou no (em+o) cinema  Vou ao (a+o) cinema.

Vou na (em+a) praia.  Vou à (a+a) praia.

Não vamos NESSES lugares, vamos A ESSES lugares.

Quem vai EM, supõe-se que a pessoa vai morar naquele lugar.


21  Adequação da linguagem

Vamos agora observar o respeito às normas gramaticais:

(1) Agente vimos ele quando fumo no banco.

(2) A gente viu ele quando fomos no banco.

(3) Nós o vimos quando fomos ao banco.

Então:

Popular vulgar  erros grosseiros cometidos por ignorância ou despreocupação.

Popular coloquial  erros por hábito.

Formal ou Culta.


22  Adequação da linguagem

Outra observação a respeito das normas gramaticais:

(3) Nós o vimos quando fomos ao banco.

Pronome pessoal NÓS usado para o sujeito.

Pronome oblíquo O usado para o objeto (Vimos quem? Ele.).

Verbo VIMOS conjugado concordando com o sujeito NÓS.

Paralelismo VIMOS e FOMOS.

Verbo FOMOS respeitando a regência (Quem vai, vai A algum lugar.).


23  Adequação da linguagem

Observemos este exemplo:

A imagem da empresa ficará obnubilada se a entrega do projeto for mais uma vez procrastinada.

OBNUBILADO: obscurecido, turvo, manchado. Palavra muito usada no sentido de raciocínio confuso, mente turva.

PROCRASTINAR: adiar ou prorrogar um prazo, mas cuidado, pois essa palavra possui conotação negativa, como “enrolar” ou “ganhar tempo”.

Interpretação possível:

A imagem da empresa ficará prejudicada, suja, denegrida.

Procrastinar, adiar e prorrogar = sinônimos.


24  Adequação da linguagem

Palavras simples são palavras conhecidas, acessíveis e adequadas ao leitor do seu texto.

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