sexta-feira, 15 de abril de 2022

SOS Língua Portuguesa - morfologia (1) e semântica

 2) ADJETIVOS

         Acompanham  os  substantivos,  dando-lhes  uma  qualidade  ou  um  estado.       

         Ex.:  aluno  inteligente         pessoa  triste


A-FORMAÇÃO DOS ADJETIVOS

    Quanto à formação, o adjetivo pode ser:

1) Primitivo — o que dá origem a outra palavra: bom, forte, feliz, etc.

2) Derivado — o que deriva de substantivos ou verbos: famoso, carnavalesco, amado,etc.

3) Simples — o que é formado de um só elemento: brasileiro, escuro, etc.

4) Composto — o que é formado de mais de um elemento: luso-brasileiro, castanho-escuro, etc.

       

    Alguns adjetivos pátrios compostos apresentam o primeiro elemento reduzido e invariável. Eis os principais:

afro (= africano)   -   Cultura afro-brasileira

anglo (= inglês)   -    Comércio anglo-americano

austro (= austríaco)   -   Império austro-húngaro

euro (= europeu)   - Tratado euro-americano

franco (= francês)  -  Amizade franco-brasileira

greco (= grego).   -  Civilização greco-romana

hispano (= espanhol) - Literatura hispano-americana

ibero (= ibérico) - Civilização ibero-americana

ítalo (= italiano) - Acordo comercial ítalo-francês

luso (= lusitano)   -  Literatura luso-brasileira

nipo (= nipônico)    -  Jovem nipo-argentina

sino (= chinês)   -  Guerra sino-japonesa

teuto (= alemão) - Descendentes teuto-argentinos



A-FLEXÕES  DOS  ADJETIVOS: 

    1)FLEXÃO  DE  GÊNERO:   Quanto  ao  gênero,  os  adjetivos  podem  ser:

       a)Uniformes:  uma   só  forma  para   o   masculino  e  o  feminino. Ex.: grande, feliz, amável, alegre, inteligente,  difícil...

       b)Biformes:  uma  forma  para  cada  gênero.  Ex.: bonito - bonita,  bondoso - bondosa, cru - crua, esperto – esperta,  bonito – bonita...

          Observações: Os adjetivos  biformes  seguem  as  mesmas  regras  de  formação  do feminino  dos    substantivos.

                                

    2)FLEXÃO  DE  NÚMERO:  Como  o  substantivo,  o  adjetivo  tem  singular  e  plural.

       a) Os  adjetivos simples  seguem  as  mesmas  regras  de  formação  do  plural  dos 

substantivos, excetuando-se   o  caso  em  que  um  substantivo   é  usado  como  adjetivo (derivação imprópria).  Ex.: ternos cinza,   blusas rosa,  fardas oliva,  luvas  creme,  calças  chumbo,  sapatos  gelo...

        b) Os adjetivos compostos obedecem às seguintes regras:

            * Flexiona-se  apenas  o  segundo  elemento,  se  for  realmente  um  adjetivo.            

                 Ex.: verde- amarelos,  azul-claros,  vermelho-escuros,  castanho-esverdeados...

            * Se  o  segundo  for  substantivo  usado  como  adjetivo,   não  se  flexiona.

                 Ex.: vestidos verde-água,  blusas amarelo-limão,  saias  amarelo-laranja,  fardas  verde-oliva,   

                 camisetas   verde-garrafa,  céu   azul-piscina...

 Exceções: azul-marinho  e  azul-celeste  não vão   para  o  plural.   A  expressão  cor-de  não  vai  para  o  plural.   A  palavra   surdo-mudo  varia em  gênero  e  número.


      3)FLEXÃO  DE  GRAU:  Dá  a  intensidade da qualidade ou estado.

            a)Grau  comparativo:  estabelece  uma  comparação  entre  os  seres.

                 * Comparativo  de  igualdade: Ele  é  tão  estudioso  quanto  o  irmão.

                 * Comparativo  de  superioridade: Ele  é  mais  estudioso  que  o  irmão.

                 * Comparativo  de  inferioridade:  Ele  é  menos  estudioso  que  o  irmão.

            

              b)Grau  superlativo:  destaca  a  qualidade  sem  comparar.

                  * Superlativo  relativo  de  superioridade:  Ele  é  o  mais  estudioso  da  turma.

                  * Superlativo  relativo  de  inferioridade:  Eles  são  os  menos  estudiosos  da  turma.

                  * Superlativo  absoluto   analítico:  Ele  é  muito estudioso .

                   * Superlativo  absoluto   sintético:  Ele  é  estudiosíssimo.

                  Os   adjetivos  bom,  mau,  grande  e  pequeno  possuem  comparativos  e  superlativos   irregular.


Grau

normal           

Comparativo    

        de           superioridade

Superlativo de

superioridade     

Superlativo

absoluto sintético

Bom

Mau

Grande

Pequeno

Melhor

Pior

Maior

Menor

O  melhor

O pior

O melhor

O pior

Ótimo

Péssimo 

Máximo

Mínimo     


 OBSERVAÇÃO:  Se  não  houver  comparação  com  outro  ser,  podemos  usar  expressões  como  “mais  bom”,  “mais  mau”,  “mais  grande”  e  “mais  pequeno”. Ex.:  Ele  é  mais  bom  do  que  mau.  Esta  sala  é  mais  grande do  que  pequena.            

Alguns não têm flexão normal correspondente:

superior - supremo ou sumo                                

inferior - ínfimo

posterior - póstumo

ulterior - último

interior ou interno - íntimo

exterior ou externo - extremo

Pode-se formar o superlativo de outras formas, como prefixos (super, extra, mega, hiper, ultra), repetição do adjetivo, diminutivo, aumentativo, comparações, expressões da linguagem coloquial, ou, na linguagem da internet, repetição de um fonema ou caixa alta.

1)SUBSTANTIVOS

           

        São  os  nomes  de  pessoas,  animais,  coisas,  lugares,  plantas,  sentimentos,  qualidades,  ações,  cidades, bairros,  estados,  países,  continentes...  Enfim,  tudo  que  existe  tem  um   nome  =  substantivo.


A-CLASSIFICAÇÃO  DOS  SUBSTANTIVOS

  

    1)Comuns -  todos  os  da  espécie:  meninos,  alunos,  casas,  flores,  rios...

    2)Próprios -  alguns  seres da  espécie:  Maria,  João,  Praça  da  Sé,  Amazonas...

  

    3)Concretos -  não depende de outro para existir: caixa,  livro,  alma,  fada,  Deus,  diabo...

    4)Abstratos -  depende de  outro  para  existir:  alegria,  beleza,  amor,  bondade...

  

    5)Simples  -  um  só  radical:  chuva,  flor,  amor,  guarda...

    6)Compostos - mais  de  um  radical:  guarda-chuva,  amor-perfeito,  pontapé,  malmequer...

  

    7)Primitivos -  geram  outros  substantivos:  ferro,  livro,  pedra,  leite...

    8)Derivados -  formados  a  partir  de  outro:  ferreiro,  livraria,  pedregulho,  leiteiro...

   

    9)Coletivos -  mesmo no singular, indicam  grupos  de  seres:  enxame,  colmeia,  ramalhete,  rebanho...


B-FLEXÕES   DOS  SUBSTANTIVOS

  

   1)FLEXÃO  DE  GÊNERO -  O  substantivo  possui  dois  gêneros:  o  masculino  e  o  feminino.

       

      a)REGRA  GERAL -  Acréscimo  de  A:  menino/menina,  cantor/cantora...

     

      b)TERMINAÇÕES  DIFERENTES:

            . O = A:  parente/parenta,  elefante/elefanta...           .

            . ISA, ESA, ESSA:  profeta/profetisa,  freguês/freguesa,  conde/condessa...

            .  ÃO = Ã, OA, ONA:  órfão/órfã,  patrão/patroa,  folião/foliona...

      

      c)PALAVRAS  DIFERENTES:   carneiro/ovelha,  genro/nora,  cavaleiro/amazona...

  Observação: Existem várias listas de palavras de cada uma das regras de formação do feminino, não enumeradas aqui para não ficar demasiado extenso.  

     

d)CASOS  ESPECIAIS:

        .  COMUNS  DE  DOIS:  uma  só  forma  para  os  dois  gêneros,  mas  podendo  mudar  o  artigo ou outro determinante.  Ex.:  o  colega/a  colega,  meu  dentista/minha  dentista,  bom  jornalista/boa  jornalista, dois/duas líderes.

        .  SOBRECOMUNS:  a  palavra  é  masculina  ou  feminina,  não  importando  o  sexo  da  pessoa  a  quem  se  refere.  Ex:  a  vítima,  a  testemunha,  a  criança,  o  cônjuge,  o  cadáver,  o carrasco. o monstro, a pessoa, o indivíduo..

        .  EPICENOS  -    uma  só  forma  para  o  masculino  e  o  feminino  no  caso  de  nomes  de  animais  e  plantas.  Devemos  usar  os  adjetivos  macho  ou  fêmea, se  quisermos  especificar. 

Ex.: onça macho -  onça fêmea,   cobra macho - cobra fêmea ,  pássaro  macho – pássaro  fêmea...


Observação:  Há  substantivos que,  mudando de gênero,  mudam o sentido.           

Exs.: o grama — a grama, a cabeça  (parte do corpo) – o cabeça (líder)

       o capital (dinheiro)                           a  capital  (cidade  mais  importante)

       o moral (ânimo)                               a  moral  (comportamento, lição)

       o coral (grupo de cantores)               a  coral (serpente  venenosa)

       o cisma (separação)                        a  cisma  (desconfiança)

       o crisma (óleo santo)                       a  crisma  (sacramento)

       o guia (condutor)                              a  guia  (documento)

       o lotação (veículo)                            a  lotação  (capacidade)

       o língua (intérprete)                          a  língua  (órgão, idioma)

       o rádio (aparelho)                             a  rádio  (emissora) 


São masculinos os substantivos de origem grega terminados em ema ou oma.


  2)FLEXÃO  DE  NÚMERO -  O  substantivo  possui  dois  números:  o  singular  e  o  plural.

       a) REGRA  GERAL -  Acréscimo  de  S:  aluno/alunos,  árvore/árvores...


       b)VARIAÇÕES:

              • ÃO  =  ÃOS:  cidadão/cidadãos       . AL, EL, OL, UL  =  IS:  canal/canais,                       

                           ÕES:   espião/espiões             anel/anéis, anzol/anzóis,  paul/pauis

                           ÃES:   capitão/capitães

           

          .  M =  NS :  álbum/álbuns                    . IL =  IS:  barril/barris  (oxítonos)

                                                                              EIS:  projétil/projéteis (paroxítonos)                         

          • R,S,Z = ES:  colher/colheres, giz/gizes,  mês/meses..

    

   Observação: Aqui também há uma lista grande de cada regra, não colocada para não ficar demasiado longo.

        

        c)INVARIÁVEIS:  Os  paroxítonos  terminados  em  S  e  X:  pires,  lápis,  cútis, miosótis, lápis,           atlas, pires, vírus, ourives, ônibus....

       

         d)HÁ   PALAVRAS  QUE  SÓ  SE  USAM  NO  PLURAL: os  anais,  os  parabéns,  os  esponsais,  os  idos,  os  pêsames,  os  arredores,  os  confins,  os  afazeres,  os  víveres,  as  primícias,  as  matinas,  as  finanças,  as  férias,  as  cãs,  as  núpcias,  as  efemérides,  as  exéquias,  as  belas-artes,  os  naipes  do  baralho (ouros,  copas,  espadas,  paus)


     e) PLURAL  DOS  DIMINUTIVOS:  Devemos  observar  algumas   ”dicas”

 . Coloque  o  substantivo  no  plural:: flor = flores;

 . Retire  o  s  final;

 . Acrescente   zinho (a):  florezinha;

 . Devolva  o  s:  florezinhas.


      f)PLURAL  DOS  SUBSTANTIVOS  COMPOSTOS

        * Pluralizam-se os dois elementos quando houver:

           . substantivo + substantivo: couves-flores, abelhas-mestras...                            

           . substantivo + adjetivo: amores-perfeitos,  obras-primas...

           . adjetivo + substantivo:  boas-vidas,  más-línguas..

           . numeral  + substantivo: segundas-feiras,  meios-fios...

           Exceções: grão-mestres, grã-cruzes, bel-prazeres, terra-novas.


        * Varia  apenas  o  segundo  elemento  quando houver:

          . união sem  hífen : pontapés,  girassóis,  vaivéns,  autopeças....                            

          . verbo + substantivo: guarda-chuvas,  beija-flores,  arranha-céus...

          . elemento invariável  +  palavra variável:  sempre-vivas,  ave-marias, vice-diretores...                 

          . palavras repetidas: quero-queros,  tico-ticos,  reco-recos.                                                                  

           Observações:  guardas- noturnos,  guardas-civis, guardas-marinhas


       * Varia  apenas  o  primeiro  elemento  quando  houver:

          . substantivo + preposição + substantivo: pés-de-moleque,  fogões-a-gás, mulas-sem- cabeça...

         . o  segundo  elemento  limita  ou  determina  o  primeiro : salários-família,  navios-escola..

           Observações:  A  tendência moderna  é  pluralizar   os  dois  elementos.


       * Os  dois  elementos  ficam invariáveis   quando:

         .  verbo + advérbio:  os  pisa-mansinho,  os  bota—fora

         .  verbo + substantivo  plural: os  troca-tintas, os saca-rolhas...

             

        * Casos  especiais:

 . o louva-a-deus, os diz-que-diz, os bem-te-vis, os bem-me-queres, os joões-ninguém, os fora-  

   da-lei, os ponto-e-vírgula...                                                                 


Nota:  As  palavras  substantivadas  apresentam  no  plura  as  flexões   próprias  dos subs-tantivos: Ouviam-se vivas e morras.  Pesaram os prós e os contras. Ouvi os sins e os  nãos. 


g)Plural dos nomes próprios personativos

        *  Devem-se pluralizar os nomes próprios de pessoa sempre que a terminação se preste à flexão. Exemplos:

          “A poesia vulgar, mormente na pátria dos Junqueiras, dos Álvares de Azevedo, dos Casimiros de Abreu e dos Gonçalves Dias, é um pecado publicá-la.” (Camilo Castelo’ Branco)

           “As Raquéis e Esteres.”(Mário Barreto)  Os Napoleões também são derrotados.

           “Os Ataídes de Azevedo são,, na verdade, encantadores.” (Ciro dos Anjos)


         h)Plural dos substantivos estrangeiros

          * Substantivos ainda não aportuguesados devem ser escritos como na íngua original, acrescentando-se-lhes um s (exceto quando terminam em s ou z). Exemplos:

os shorts, os dancings, os shows, os deficits, os superavits, os habitats, os ex-libris, os jazz

 

            * Dicionaristas modernos grafam os latinismos deficit, superavit e habitat com acento: déficit, superávit, hábitat. Existe também a forma aportuguesada défice, que faz o plural em défices.


3)FLEXÃO  DE  GRAU -  O   substantivo  tem  dois  graus:  o  aumentativo  e  o  diminutivo.

     . Aumentativo  analítico:  homem  grande           . Diminutivo  analítico: homem  pequeno

     . Aumentativo  sintético :  homenzarrão              . Diminutivo  sintético:  homenzinho

    

    a) Grau aumentativo

        Aumentativo sintético: Forma-se com sufixos aumentativos, sendo os mais comuns:



-aça:  barbaça,  populaça, caraça

- aço: balaço, volumaço, calhamaço

-arra: bocarra, naviarra

-ázio: copázio, balázio

-ona: mulherona, pernona, vozona

-orra: cabeçorra, beiçorra, patorra, ma

-uça: dentuça, pinguça

-aréu: povaréu, fogaréu, folharéu



b)Grau diminutivo

        Diminutivo sintético: Forma-se com sufixos diminutivos. Eis os mais comun

-acho- riacho, fogacho

-ebre- casebre

-eco- livreco, jornaleco, boieco

-ejo - lugarejo, animalejo, vilarejo

-elho - rapazelho, artiguelho, grupelho

-eto, -eta poemeto, saleta, maleta

-ete- filete, lembrete

-ico- burrico, namorico

-im - espadim, flautim, selim, camarim

-inho- livririho, dedinho

-inha - casinha, janelinha

-zinho, -zinha- irmãozinho, irmãzinha

-isco - chuvisco, pedrisco

-ito, -ita- mosquito, cabrito, senhorita

-oca - sitioca, engenhoca

- ola - sacola, bandeirola, rapazola

-ote - velhote, serroce, caixote, morrote

- ucho - papelucho

-(c)ulo, -(c)ula -glóbulo, homúnculo,radícula (típicos da terminologia científica)


Observações:

         .  Algumas  vezes  usamos  diminutivos  afetivos:  filhinho,  mãezinha,  Carlinhos...

         . Algumas  vezes  usamos  os  graus  como  forma  de  ironia,  desprezo:  gentalha,  livreco,  narigão,  gentinha,  padreco...

         .  Algumas  formas  de  grau  passaram  a  ter  sentido  diferente:   cartão,  fogão,  folhinha (calendário),  cartilha...

         . Alguns são obtidos com o uso de prefixos: supermercado, hipermercado, megaevento, minidicionário, microempresário

                                                PARA  CONSULTA


 * Substantivos    Masculinos:  o  clã,  o  cós,  o  clarinete,  o  cometa,  o  derma,  o  eczema,  o  milhar,  o  dilema,  o  alpiste,  o  alvará,  o  bólido,  o  telefonema,  o  trema,  o  gengibre,  o  herpes,  o  lhama,  o  plasma,  o  sósia,  o  diadema,  o  diagrama,  o  pijama,  o  puma,  o  aneurisma,  o  estratagema,  o  pampa,  o  saca-rolhas,  o  champanha...


*  Substantivos  Femininos:  a  acne,  a  apendicite,  a  bólide,  a  derme,  a  faringe,  a  hélice,  a  ordenança,  a  testemunha,  a  trama,  a  fênix,  a  ioga,  a  puxa-puxa,  a  omoplata,  a  chaminé,  a  fuligem,  a  laringe,  a  sentinela,  a  suçuarana,  a  matinê,  a  libido...        

         Observação:  avestruz,  diabetes,  personagem, usucapião  podem  ser  usados  nos  dois gêneros.

 III - CLASSES  DE  PALAVRAS

                                            VISÃO  GERAL

1)SUBSTANTIVOS  -  nomes  em  geral:  menino,  casa,  gato,  João,  praça,  rio,  beleza,  bondade... Tudoque há no universo tem nome, que é o substantivo.


2)ADJETIVOS -  qualidades:   inteligente,  estudioso,  belo....  estados:  alegre,  feliz,  animado...                                                                                                                  


3)ARTIGOS –  indicam  gênero: a aluna,uma criança...

                           indicam  número:  as  alunas,  uma pessoa...

                                                                                                                                                                                                                

4)NUMERAIS  - cardinal: um, dois, dez, cem, mil, milhão...      ordinal: primeiro,  segundo,  terceiro,

                             multiplicativo: triplo, duplo, dobro...             fracionário: meio, metade,um terço...

 

5)PRONOMES -  no  lugar  do  nome: Ele  saiu. Quem chegou?

                    junto  com  o  nome:  meu carro,  nossa casa,  aquele aluno...

                    * Pessoais:   retos: eu, tu, ele, nós, vós, eles                                            

                                          oblíquos: me, te, se, nos, vos, lhe, comigo...

                                          de  tratamento:  você,  Sr.,  Sr.ª.,  Vossa Senhoria...

                    * Possessivos: meu,  teu,  seu,  nosso,  vosso...]

                    * Demonstrativos:  este,  esse,  aquele,  isto,  isso,  aquilo..                    

                    * Indefinidos:  algum, nenhum,  ninguém,  todos , muitos,  cada ...

                    * Relativos: que, o qual, cujo, onde, quem.... 

                    * Interrogativos:  qual?  que?  quem?  quanto?


6)VERBOS -  ação:  andar,  vender,  partir...      

                       estado: ser feliz, estar triste, ficar alegre

                      fenômeno:  chover, trovejar,  amanhecer,  entardecer... 

 

7)ADVÉRBIOS  -  junto  do  verbo: estudar  muito         


                                junto do adjetivo: muito estudioso


                                junto de  outro  advérbio:  muito  bem



8)PREPOSIÇÕES -  palavras  que  juntam  duas  outras:  casa  de  madeira, ficou em casa...


9)CONJUNÇÕES  -  juntam   palavras: João  e  Maria                                          

                                     juntam  orações:  Ele  chegou  e  entrou  em  casa. 

10)INTERJEIÇÕES -    emoções,  sentimentos,  apelo:  Ui!  Oba!  Ei!  Psiu! 

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LOCUÇÕES -  quando  temos  mais  de  uma  palavra   exercendo  a  função  de  uma  das  classes  gramaticais  acima  temos uma locução, a qual exerce a mesma função.

LOCUÇÃO  ADJETIVA -  anel de ouro,  ruas da cidade,  casa  das  abelhas...

LOCUÇÃO  PRONOMINAL -  alguns de nós,  cada um,  todos nós,  todos  eles... 

LOCUÇÃO  VERBAL -   deve ser,  tinha falado,  havia saído,  está  sendo  destruído... 

LOCUÇÃO  ADVERBIAL -  Saiu  à  noite.  Estavam  lado a lado.  Saiu às  pressas. 

LOCUÇÃO  PREPOSITIVA -   Saiu   a  fim  de  trabalhar.   Estava  de  acordo com  tudo. 

LOCUÇÃO  CONJUNTIVA -  À  medida  que  estudava,  aprendia.   À  proporção que,  ainda que... 

LOCUÇÃO  INTERJETIVA -  Meu Deus!  Nossa Senhora!  Graças a Deus!  Cruz  credo!

                                RELAÇÕES  ENTRE  AS  CLASSES  GRAMATICAIS


           Das  dez  classes  gramaticais as mais importantes, os “carros-chefes”, são os substantivos e os verbos, pois são não só as maiores (maior número de palavras dentro da língua), como também dão o sentido básico do conteúdo da frase.

           

           E, como todos os líderes, possuem os seus assessores indispensáveis. Por exemplo, os substantivos possuem quatro classes que os assessoram: artigos, adjetivos, pronomes e numerais.)


         Já os verbos possuem os seus próprios assessores, os advérbios que, ás vezes, também assessoram os adjetivos (principalmente os advérbios de intensidade).


        Por sua vez, as preposições e as conjunções desempenham um papel de ligação entre as classes acima.  Por exemplo, uma preposição pode ligar um substantivo com outro, transfor-mando o segundo num adjetivo (locução adjetiva) =   anel de ouro. Ou ligar um verbo com um substantivo, transformando o substantivo num advérbio (locução adverbial) = Fiquei em casa.


         As conjunções ligam, na maioria das vezes, orações entre si, embora algumas (e, nem, ou...) possam ligar palavras apenas = João e Maria; ele ou eu; nem eu, nem você...


         Já as interjeições  ficam soltas na frase, pois servem somente para expressar as emoções, os sentimentos, não mantendo relações com as demais palavras da  frase.

II -  PROCESSOS   DE   FORMAÇÃO  DE PALAVRAS    

                                    CONCEITOS  BÁSICOS

• PALAVRA  PRIMITIVA : base para formar outras. Ex.: ferro

• PALAVRA  DERIVADA : forma-se   a   partir  da  primitiva. Ex.: ferreiro      

• PALAVRA SIMPLES:  tem  só  um  radical:  Ex.: pé,  ponta,  chuva,  guarda 

• PALAVRA  COMPOSTA:  tem  mais  de  um  radical. Ex.: pontapé,  guarda-chuva 


A-PRINCIPAIS  PROCESSOS

  1)DERIVAÇÃO -  Um  radical  mais  um  prefixo  ou  um  sufixo,  ou  os  dois. 

      a)Derivação  prefixal ou prefixação -  prefixo + radical: desleal,  incapaz...                                 

        b)Derivação   sufixal ou sufixação  -  radical + sufixo:  dentista, jogador...

      c)Derivação  prefixal  e  sufixal  - prefixo + radical + sufixo (independentes): infelicidade    (infeliz/felicidade),   infelizmente  (infeliz/felizmente)... Se um deles for retirado, a palavra continua com sentido.

       d)Derivação  parassintética ou parassíntese  -  prefixo + radical + sufixo(dependentes):entardecer (entarde ? tardecer ?),   anoitecer (anoite/  noitecer?)... Se um deles for retirado, a palavra perde o sentido.

       e)Derivação  regressiva ou deverbal -  substantivo  vindo  de  verbo,  perdendo  o  R  e,  às vezes,  mudando o fonema  final:  o estudo (estudar), o  combate (combater),  a dança (dançar),  o  jogo  (jogar)... São substantivos chamados deverbais, pois se derivam de verbos na forma infinitiva. Quando se tem um substantivo concreto, a formação é sufixal: telefone > telefonar, arquivo > arquivar.

       f)Derivação   imprópria ou conversão  -   palavra  usada  fora  da  sua   classe  gramatical  normal  ou  função  normal:    O  andar da  menina  era  belo. (verbo = substantivo)  Ele fala alto.(adjetivo =  advérbio)   Seu  nome  era  Rosa. (substantivo  comum  = substantivo  próprio)                                      


   2)COMPOSIÇÃO -  Juntar  duas  ou  mais  palavras  para  formar  outra.

       a)Composição  por  justaposição -  As  palavras  se  juntam,  mas  não  perdem  fonema  e  nem  letra:  girassol,  pontapé,  passatempo,  cor-de-rosa...

       b)Composição  por  aglutinação -  As  palavras  se  juntam  e  sofrem  perda  de  fonemas  e  letras:  planalto,  pernalta,  embora,  fidalgo,  pernilongo...


B-PROCESSOS  ESPECIAIS   -  Não  se  enquadram  nos  anteriores.

     1)Hibridismo -  Forma  de  composição  em  que  são  usadas  palavras  de  outras  línguas.   Ex.:  televisão  (do  grego  tele  +  visão  do  latim),  sambódromo (do  africano  samba  +  dromo  do  grego),   burocracia  (do  francês  bureau  +  cracia  do  grego)...

    2)Onomatopeia  -  Palavras  que  representam  sons. Ex.:  psiu,  pingue-pongue,  zum-zum,  ti-ti-ti,  cri-cri-cri...

    3)Reduplicação  (redobro)  -  Composição  em  que  se  repete  a  mesma  palavra.  Ex.:  puxa-puxa,  pisca-pisca,  quebra-quebra,  empurra-empurra,  corre-corre...

       Observação:  Não  são  todos  os  gramáticos  que  apresentam  este  processo, mas ele existe.

    4)Abreviação vocabular ou redução – Diminuição  da  palavra  pelo  uso  popular.  Ex:  vídeo (videocassete),  cinema (cinematográfico),  ônibus (auto-ônibus),  micro (microcomputador),  fone (telefone),  Zé (José)...

          Observação:  Não  confundir  abreviação  com  sigla,  que  é  a  formação  de  palavras  usando     letras  ou  sílabas  de  outras:  FUNAI,  BANRISUL,  URGS,  URI...

C- PROCESSOS DE RENOVAÇÃO DA LÍNGUA

  1)Estrangeirismo - Introduz palavras de outros idiomas na língua portuguesa. Ex.: fast food, lingerie, marketing, shopping, videogame, Réveillon.

  2)Neologismo- Criação de uma palavra ou expressão ou mudança de sentido de uma palavra já existente. Ex.: terceirizar, hamburgueria; gato (ligação elétrica clandestina), rede (internet).

  3) Amálgama (combinação ou palavra-valise)- Morfema resultante da fusão de duas palavras, uma perdendo a parte final e outra perdendo a parte inicial. Ex.: showmício (show + comício), aborrecente (aborrecer + adolescente), Grenal (Grêmio + Internacional), infomercial (informação + comercial).

  4) Intensificação- Alargamento do sufixo de uma palavra já existente. Ex.: protocolizar (protocolar), culpabilizar (culpar), digitalizar (digitar), inicializar (iniciar).

  5) Decalque- Tradução de uma palavra ou expressão estrangeira. Ex.: automação (automation), servidor (server), coup d'état (golpe de estado), pare-brise (para-brisa).

I - ESTRUTURA   DAS   PALAVRAS

                   MORFEMAS:  pequenas unidades que formam as palavras.

A-ESTRUTURA  NOMINAL  ( substantivos,  adjetivos,  pronomes...)

  1) RADICAL, LEXEMA ou SEMANTEMA  -  É  a  base  da  palavra:  livro,  cadeiras,  estante

  2)VOGAL  TEMÁTICA -  Acrescenta-se  ao  radical  para  formar  um  tema:  livro,  cadeira...                                     

  3)TEMA -  É   a   soma  do  radical  com  a  vogal  temática:  livro,  cadeira,  estante...

         Observação:  monossílabos,  palavras  oxítonas  e  palavras  terminadas  em  consoantes  (singular)  possuem  somente  radical:  mão,  café,  papel...

   4)DESINÊNCIA  NOMINAL  DE  GÊNERO -  É    o  A   nas  palavras  femininas  que  possuem  também  uma  forma  masculina  correspondente:   aluna  (aluno),   professora  (professor...

    5)DESINÊNCIA  NOMINAL  DE  NÚMERO -  É  o   S  nas  palavras  que  estão  no  plural:  alunas,  professoras,  maçãs...


B-AFIXOS -  rnorfemas que se acrescentam  no  início  ou  final  das  palavras.

    1) PREFIXOS - Acrescentam-se  antes  do  radical: repor,  infeliz,  subestimar...

    2) SUFIXOS  -   Acrescentam-se  depois  do  radical:  pedrada,   felicidade,  chuviscar...

    3)VOGAL  DE  LIGAÇÃO -  São  usadas  geralmente   para  ligar  dois  radicais:  inseticida,  gasômetro... 

    4)CONSOANTE DE LIGAÇÃO: São  usadas  em  geral  para  ligar  um  radical  com  um  sufixo:  cafezinho,  cafeteira,  chaleira..


C-ESTRUTURA  VERBAL   (exclusiva  dos  verbos)

    1)RADICAL -  É  a  base  do  verbo   e  é  invariável  nos  verbos  regulares:  andar,  vender,  sorrir...

    2)VOGAL  TEMÁTICA  -  É  a  que  vem  após  o  radical  e  indica  a  que  conjugação  o  verbo  pertence:  andar  (1ª  conjugação),  vender (2ª  conjugação),  sorrir (3ª  conjugação)...

    3)TEMA -  É    soma  do  radical  com  a  vogal  temática:  andava,   venderei,  sorriria...

    4)DESINÊNCIAS   MODO-TEMPORAIS  -  Indicam   o  tempo  ( Presente,  Pretérito  ou  Futuro)  e  o  modo (Indicativo,  Subjuntivo)  em  que  a  forma  verbal  está:   andava  (Pretérito  Imperfeito  do  Indicativo)                                                                                     Ver  quadro  do  item  6.

    5)DESINÊNCIAS   NÚMERO-PESSOAIS -  Indicam  em  que  pessoa  (1ª,  2ª,  3ª)  e  número  (singular  ou  plural)   está  a  forma  verbal:   andávamos  (1ª  pessoa  do  plural) Ver  quadro  7.

  

                        6)QUADRO  DAS  DESINÊNCIAS  MODO-TEMPORAIS

                                                          MODO    INDICATIVO


                    TEMPOS                            

   1ª  conj.           2ª  conj.      3ª  conj.

Presente  do  Indicativo

Não existe, só há a desinência número-pessoal

Pretérito Perfeito do  Indicativo

Idem

Pretérito Imperfeito do  Indicativo                 

 andaVA            vendiA           partiA

Pretérito Mais-que-Perfeito do Indicativo        

 andaRA            vendeRA       patiRA

Futuro do  Presente do Indicativo  

andaREI          vendeRÁ        partiRÃo    

Futuro do pretérito  do Indicativo

andaRIA          vendeRIA      partiRIA        


                                                      MODO   SUBJUNTIVO


                      TEMPOS                                

     1ª  conj.       2ª  conj.            3ª  conj.

Presente  do  Subjuntivo

 andE               vendA               partA

Pretérito  Imperfeito  do  Subjuntivo

 andaSSE        vendeSSE          partiSSE

Futuro  do  Subjuntivo

 andaR             vendeR             partiR


As DMTs do imperativo são iguais às do subjuntivo.


                                                        FORMAS  NOMINAIS


                     TEMPOS

            TODAS  AS   CONJUGAÇÕES

Infinitivo

  andaR                   vendeR                partiR       

Gerúndio

  andaNDO             vendeNDO          partiNDO

Particípio                                        

  andADO               vendIDO             partIDO 



7) QUADRO  DAS  DESINÊNCIAS  NÚMERO-PESSOAIS                                                          



                TEMPOS

EU

TU

ELE

NÓS

VÓS

ELES

Presente  do  Indicativo

andO

andaS

anda

andaMOS

andaIS

andaM

Pretérito Perfeito do Indicativo

andeI

andaSTE

andou

andaMOS

andaSTES

andaRAM

Preterito Imperf.  do Indicativo

andava

andavaS

andava

andávaMOS

andáveIS

andaraM

Pretérito  Mais-que-Perf. Indicativo

andara

andaraS

andara

andáraMOS

andáreIS

andaraM

Futuro do Presente

andareI

andaráS

andará

andareMOS

andareIS

andarãO

Futuro do Pretérito

andaria

andariaS

andaria

andaríaMOS

andaríeIS

andariaM

Pretérito Imperf. do Subjuntivo

ande

andeS

ande

andeMOS

andeIS

andeM

Pretérito Imperf. do Subjuntivo

andasse

andasseS

andasse

andásseMOS

andásseIS

andasseM

Futuro do Subjuntivo

andar

andarES

andar

andarMOS

andarDES

andarEM

Infinitivo  Pessoal

andar

andarES

andar

andarMOS

andarDES

andarEM

A   semântica  trata  do  significado  das  palavras.

1)Sinônimos:  mesmo sentido = belo x bonito

2)Antônimos: sentido contrário = feio x bonito

3)Denotação: sentido real: Comprei uma flor.

4)Conotação: sentido figurado: Ela é uma flor.


5)Homônimos: nomes iguais na escrita ou na pronúncia.

      • Homônimos homógrafos: iguais na escrita, mas diferentes na pronúncia e no significado: Eu olho no olho do tigre. Jogo (atividade física) x jogo (verbo: eu jogo), sábia (substantivo) x sabia (verbo) x sabiá (pássaro)...

      • Homônimos homófonos: iguais na pronúncia, mas diferentes na escrita e no significado:  sessão/seção/secção/cessão,  cheque/xeque, conserto/concerto, coser/ cozer, cela/sela, intenção/intensão, cerrar/serrar, remissão/remição...

       • Homônimos perfeitos: iguais tanto na escrita, quanto na pronúncia, mas possuem vários significados: luta (substantivo) e luta (do verbo lutar), são (verbo) e são (santo).


6)Parônimos: palavras parecidas, mas de significados diferentes: infligir  x infringir, eminente x  iminente, migrar x emigrar x imigrar, mandado x mandato, flagrante x flagrante, incidente x acidente, descrição x discrição, vultoso x vultuoso...


7)Cognatos: palavras derivadas de uma mesma, radicais iguais: ferreiro, ferraria, aferrolhar, ferrugem, ferruginoso, férreo... (ferro) = Mesma família etimológica.

                                        

8)Campo semântico: as palavras podem ser agrupadas por uma ligação em comum, mesmo sendo de famílias etimológicas diferentes. Ex.: escola: alunos, professores, salas, classes, cadeiras, quadro, giz...

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