2) ADJETIVOS
Acompanham os substantivos, dando-lhes uma qualidade ou um estado.
Ex.: aluno inteligente pessoa triste
A-FORMAÇÃO DOS ADJETIVOS
Quanto à formação, o adjetivo pode ser:
1) Primitivo — o que dá origem a outra palavra: bom, forte, feliz, etc.
2) Derivado — o que deriva de substantivos ou verbos: famoso, carnavalesco, amado,etc.
3) Simples — o que é formado de um só elemento: brasileiro, escuro, etc.
4) Composto — o que é formado de mais de um elemento: luso-brasileiro, castanho-escuro, etc.
Alguns adjetivos pátrios compostos apresentam o primeiro elemento reduzido e invariável. Eis os principais:
afro (= africano) - Cultura afro-brasileira
anglo (= inglês) - Comércio anglo-americano
austro (= austríaco) - Império austro-húngaro
euro (= europeu) - Tratado euro-americano
franco (= francês) - Amizade franco-brasileira
greco (= grego). - Civilização greco-romana
hispano (= espanhol) - Literatura hispano-americana
ibero (= ibérico) - Civilização ibero-americana
ítalo (= italiano) - Acordo comercial ítalo-francês
luso (= lusitano) - Literatura luso-brasileira
nipo (= nipônico) - Jovem nipo-argentina
sino (= chinês) - Guerra sino-japonesa
teuto (= alemão) - Descendentes teuto-argentinos
A-FLEXÕES DOS ADJETIVOS:
1)FLEXÃO DE GÊNERO: Quanto ao gênero, os adjetivos podem ser:
a)Uniformes: uma só forma para o masculino e o feminino. Ex.: grande, feliz, amável, alegre, inteligente, difícil...
b)Biformes: uma forma para cada gênero. Ex.: bonito - bonita, bondoso - bondosa, cru - crua, esperto – esperta, bonito – bonita...
Observações: Os adjetivos biformes seguem as mesmas regras de formação do feminino dos substantivos.
2)FLEXÃO DE NÚMERO: Como o substantivo, o adjetivo tem singular e plural.
a) Os adjetivos simples seguem as mesmas regras de formação do plural dos
substantivos, excetuando-se o caso em que um substantivo é usado como adjetivo (derivação imprópria). Ex.: ternos cinza, blusas rosa, fardas oliva, luvas creme, calças chumbo, sapatos gelo...
b) Os adjetivos compostos obedecem às seguintes regras:
* Flexiona-se apenas o segundo elemento, se for realmente um adjetivo.
Ex.: verde- amarelos, azul-claros, vermelho-escuros, castanho-esverdeados...
* Se o segundo for substantivo usado como adjetivo, não se flexiona.
Ex.: vestidos verde-água, blusas amarelo-limão, saias amarelo-laranja, fardas verde-oliva,
camisetas verde-garrafa, céu azul-piscina...
Exceções: azul-marinho e azul-celeste não vão para o plural. A expressão cor-de não vai para o plural. A palavra surdo-mudo varia em gênero e número.
3)FLEXÃO DE GRAU: Dá a intensidade da qualidade ou estado.
a)Grau comparativo: estabelece uma comparação entre os seres.
* Comparativo de igualdade: Ele é tão estudioso quanto o irmão.
* Comparativo de superioridade: Ele é mais estudioso que o irmão.
* Comparativo de inferioridade: Ele é menos estudioso que o irmão.
b)Grau superlativo: destaca a qualidade sem comparar.
* Superlativo relativo de superioridade: Ele é o mais estudioso da turma.
* Superlativo relativo de inferioridade: Eles são os menos estudiosos da turma.
* Superlativo absoluto analítico: Ele é muito estudioso .
* Superlativo absoluto sintético: Ele é estudiosíssimo.
Os adjetivos bom, mau, grande e pequeno possuem comparativos e superlativos irregular.
Grau
normal
Comparativo
de superioridade
Superlativo de
superioridade
Superlativo
absoluto sintético
Bom
Mau
Grande
Pequeno
Melhor
Pior
Maior
Menor
O melhor
O pior
O melhor
O pior
Ótimo
Péssimo
Máximo
Mínimo
OBSERVAÇÃO: Se não houver comparação com outro ser, podemos usar expressões como “mais bom”, “mais mau”, “mais grande” e “mais pequeno”. Ex.: Ele é mais bom do que mau. Esta sala é mais grande do que pequena.
Alguns não têm flexão normal correspondente:
superior - supremo ou sumo
inferior - ínfimo
posterior - póstumo
ulterior - último
interior ou interno - íntimo
exterior ou externo - extremo
Pode-se formar o superlativo de outras formas, como prefixos (super, extra, mega, hiper, ultra), repetição do adjetivo, diminutivo, aumentativo, comparações, expressões da linguagem coloquial, ou, na linguagem da internet, repetição de um fonema ou caixa alta.
1)SUBSTANTIVOS
São os nomes de pessoas, animais, coisas, lugares, plantas, sentimentos, qualidades, ações, cidades, bairros, estados, países, continentes... Enfim, tudo que existe tem um nome = substantivo.
A-CLASSIFICAÇÃO DOS SUBSTANTIVOS
1)Comuns - todos os da espécie: meninos, alunos, casas, flores, rios...
2)Próprios - alguns seres da espécie: Maria, João, Praça da Sé, Amazonas...
3)Concretos - não depende de outro para existir: caixa, livro, alma, fada, Deus, diabo...
4)Abstratos - depende de outro para existir: alegria, beleza, amor, bondade...
5)Simples - um só radical: chuva, flor, amor, guarda...
6)Compostos - mais de um radical: guarda-chuva, amor-perfeito, pontapé, malmequer...
7)Primitivos - geram outros substantivos: ferro, livro, pedra, leite...
8)Derivados - formados a partir de outro: ferreiro, livraria, pedregulho, leiteiro...
9)Coletivos - mesmo no singular, indicam grupos de seres: enxame, colmeia, ramalhete, rebanho...
B-FLEXÕES DOS SUBSTANTIVOS
1)FLEXÃO DE GÊNERO - O substantivo possui dois gêneros: o masculino e o feminino.
a)REGRA GERAL - Acréscimo de A: menino/menina, cantor/cantora...
b)TERMINAÇÕES DIFERENTES:
. O = A: parente/parenta, elefante/elefanta... .
. ISA, ESA, ESSA: profeta/profetisa, freguês/freguesa, conde/condessa...
. ÃO = Ã, OA, ONA: órfão/órfã, patrão/patroa, folião/foliona...
c)PALAVRAS DIFERENTES: carneiro/ovelha, genro/nora, cavaleiro/amazona...
Observação: Existem várias listas de palavras de cada uma das regras de formação do feminino, não enumeradas aqui para não ficar demasiado extenso.
d)CASOS ESPECIAIS:
. COMUNS DE DOIS: uma só forma para os dois gêneros, mas podendo mudar o artigo ou outro determinante. Ex.: o colega/a colega, meu dentista/minha dentista, bom jornalista/boa jornalista, dois/duas líderes.
. SOBRECOMUNS: a palavra é masculina ou feminina, não importando o sexo da pessoa a quem se refere. Ex: a vítima, a testemunha, a criança, o cônjuge, o cadáver, o carrasco. o monstro, a pessoa, o indivíduo..
. EPICENOS - uma só forma para o masculino e o feminino no caso de nomes de animais e plantas. Devemos usar os adjetivos macho ou fêmea, se quisermos especificar.
Ex.: onça macho - onça fêmea, cobra macho - cobra fêmea , pássaro macho – pássaro fêmea...
Observação: Há substantivos que, mudando de gênero, mudam o sentido.
Exs.: o grama — a grama, a cabeça (parte do corpo) – o cabeça (líder)
o capital (dinheiro) a capital (cidade mais importante)
o moral (ânimo) a moral (comportamento, lição)
o coral (grupo de cantores) a coral (serpente venenosa)
o cisma (separação) a cisma (desconfiança)
o crisma (óleo santo) a crisma (sacramento)
o guia (condutor) a guia (documento)
o lotação (veículo) a lotação (capacidade)
o língua (intérprete) a língua (órgão, idioma)
o rádio (aparelho) a rádio (emissora)
São masculinos os substantivos de origem grega terminados em ema ou oma.
2)FLEXÃO DE NÚMERO - O substantivo possui dois números: o singular e o plural.
a) REGRA GERAL - Acréscimo de S: aluno/alunos, árvore/árvores...
b)VARIAÇÕES:
• ÃO = ÃOS: cidadão/cidadãos . AL, EL, OL, UL = IS: canal/canais,
ÕES: espião/espiões anel/anéis, anzol/anzóis, paul/pauis
ÃES: capitão/capitães
. M = NS : álbum/álbuns . IL = IS: barril/barris (oxítonos)
EIS: projétil/projéteis (paroxítonos)
• R,S,Z = ES: colher/colheres, giz/gizes, mês/meses..
Observação: Aqui também há uma lista grande de cada regra, não colocada para não ficar demasiado longo.
c)INVARIÁVEIS: Os paroxítonos terminados em S e X: pires, lápis, cútis, miosótis, lápis, atlas, pires, vírus, ourives, ônibus....
d)HÁ PALAVRAS QUE SÓ SE USAM NO PLURAL: os anais, os parabéns, os esponsais, os idos, os pêsames, os arredores, os confins, os afazeres, os víveres, as primícias, as matinas, as finanças, as férias, as cãs, as núpcias, as efemérides, as exéquias, as belas-artes, os naipes do baralho (ouros, copas, espadas, paus)
e) PLURAL DOS DIMINUTIVOS: Devemos observar algumas ”dicas”
. Coloque o substantivo no plural:: flor = flores;
. Retire o s final;
. Acrescente zinho (a): florezinha;
. Devolva o s: florezinhas.
f)PLURAL DOS SUBSTANTIVOS COMPOSTOS
* Pluralizam-se os dois elementos quando houver:
. substantivo + substantivo: couves-flores, abelhas-mestras...
. substantivo + adjetivo: amores-perfeitos, obras-primas...
. adjetivo + substantivo: boas-vidas, más-línguas..
. numeral + substantivo: segundas-feiras, meios-fios...
Exceções: grão-mestres, grã-cruzes, bel-prazeres, terra-novas.
* Varia apenas o segundo elemento quando houver:
. união sem hífen : pontapés, girassóis, vaivéns, autopeças....
. verbo + substantivo: guarda-chuvas, beija-flores, arranha-céus...
. elemento invariável + palavra variável: sempre-vivas, ave-marias, vice-diretores...
. palavras repetidas: quero-queros, tico-ticos, reco-recos.
Observações: guardas- noturnos, guardas-civis, guardas-marinhas
* Varia apenas o primeiro elemento quando houver:
. substantivo + preposição + substantivo: pés-de-moleque, fogões-a-gás, mulas-sem- cabeça...
. o segundo elemento limita ou determina o primeiro : salários-família, navios-escola..
Observações: A tendência moderna é pluralizar os dois elementos.
* Os dois elementos ficam invariáveis quando:
. verbo + advérbio: os pisa-mansinho, os bota—fora
. verbo + substantivo plural: os troca-tintas, os saca-rolhas...
* Casos especiais:
. o louva-a-deus, os diz-que-diz, os bem-te-vis, os bem-me-queres, os joões-ninguém, os fora-
da-lei, os ponto-e-vírgula...
Nota: As palavras substantivadas apresentam no plura as flexões próprias dos subs-tantivos: Ouviam-se vivas e morras. Pesaram os prós e os contras. Ouvi os sins e os nãos.
g)Plural dos nomes próprios personativos
* Devem-se pluralizar os nomes próprios de pessoa sempre que a terminação se preste à flexão. Exemplos:
“A poesia vulgar, mormente na pátria dos Junqueiras, dos Álvares de Azevedo, dos Casimiros de Abreu e dos Gonçalves Dias, é um pecado publicá-la.” (Camilo Castelo’ Branco)
“As Raquéis e Esteres.”(Mário Barreto) Os Napoleões também são derrotados.
“Os Ataídes de Azevedo são,, na verdade, encantadores.” (Ciro dos Anjos)
h)Plural dos substantivos estrangeiros
* Substantivos ainda não aportuguesados devem ser escritos como na íngua original, acrescentando-se-lhes um s (exceto quando terminam em s ou z). Exemplos:
os shorts, os dancings, os shows, os deficits, os superavits, os habitats, os ex-libris, os jazz
* Dicionaristas modernos grafam os latinismos deficit, superavit e habitat com acento: déficit, superávit, hábitat. Existe também a forma aportuguesada défice, que faz o plural em défices.
3)FLEXÃO DE GRAU - O substantivo tem dois graus: o aumentativo e o diminutivo.
. Aumentativo analítico: homem grande . Diminutivo analítico: homem pequeno
. Aumentativo sintético : homenzarrão . Diminutivo sintético: homenzinho
a) Grau aumentativo
Aumentativo sintético: Forma-se com sufixos aumentativos, sendo os mais comuns:
-aça: barbaça, populaça, caraça
- aço: balaço, volumaço, calhamaço
-arra: bocarra, naviarra
-ázio: copázio, balázio
-ona: mulherona, pernona, vozona
-orra: cabeçorra, beiçorra, patorra, ma
-uça: dentuça, pinguça
-aréu: povaréu, fogaréu, folharéu
b)Grau diminutivo
Diminutivo sintético: Forma-se com sufixos diminutivos. Eis os mais comun
-acho- riacho, fogacho
-ebre- casebre
-eco- livreco, jornaleco, boieco
-ejo - lugarejo, animalejo, vilarejo
-elho - rapazelho, artiguelho, grupelho
-eto, -eta poemeto, saleta, maleta
-ete- filete, lembrete
-ico- burrico, namorico
-im - espadim, flautim, selim, camarim
-inho- livririho, dedinho
-inha - casinha, janelinha
-zinho, -zinha- irmãozinho, irmãzinha
-isco - chuvisco, pedrisco
-ito, -ita- mosquito, cabrito, senhorita
-oca - sitioca, engenhoca
- ola - sacola, bandeirola, rapazola
-ote - velhote, serroce, caixote, morrote
- ucho - papelucho
-(c)ulo, -(c)ula -glóbulo, homúnculo,radícula (típicos da terminologia científica)
Observações:
. Algumas vezes usamos diminutivos afetivos: filhinho, mãezinha, Carlinhos...
. Algumas vezes usamos os graus como forma de ironia, desprezo: gentalha, livreco, narigão, gentinha, padreco...
. Algumas formas de grau passaram a ter sentido diferente: cartão, fogão, folhinha (calendário), cartilha...
. Alguns são obtidos com o uso de prefixos: supermercado, hipermercado, megaevento, minidicionário, microempresário
PARA CONSULTA
* Substantivos Masculinos: o clã, o cós, o clarinete, o cometa, o derma, o eczema, o milhar, o dilema, o alpiste, o alvará, o bólido, o telefonema, o trema, o gengibre, o herpes, o lhama, o plasma, o sósia, o diadema, o diagrama, o pijama, o puma, o aneurisma, o estratagema, o pampa, o saca-rolhas, o champanha...
* Substantivos Femininos: a acne, a apendicite, a bólide, a derme, a faringe, a hélice, a ordenança, a testemunha, a trama, a fênix, a ioga, a puxa-puxa, a omoplata, a chaminé, a fuligem, a laringe, a sentinela, a suçuarana, a matinê, a libido...
Observação: avestruz, diabetes, personagem, usucapião podem ser usados nos dois gêneros.
III - CLASSES DE PALAVRAS
VISÃO GERAL
1)SUBSTANTIVOS - nomes em geral: menino, casa, gato, João, praça, rio, beleza, bondade... Tudoque há no universo tem nome, que é o substantivo.
2)ADJETIVOS - qualidades: inteligente, estudioso, belo.... estados: alegre, feliz, animado...
3)ARTIGOS – indicam gênero: a aluna,uma criança...
indicam número: as alunas, uma pessoa...
4)NUMERAIS - cardinal: um, dois, dez, cem, mil, milhão... ordinal: primeiro, segundo, terceiro,
multiplicativo: triplo, duplo, dobro... fracionário: meio, metade,um terço...
5)PRONOMES - no lugar do nome: Ele saiu. Quem chegou?
junto com o nome: meu carro, nossa casa, aquele aluno...
* Pessoais: retos: eu, tu, ele, nós, vós, eles
oblíquos: me, te, se, nos, vos, lhe, comigo...
de tratamento: você, Sr., Sr.ª., Vossa Senhoria...
* Possessivos: meu, teu, seu, nosso, vosso...]
* Demonstrativos: este, esse, aquele, isto, isso, aquilo..
* Indefinidos: algum, nenhum, ninguém, todos , muitos, cada ...
* Relativos: que, o qual, cujo, onde, quem....
* Interrogativos: qual? que? quem? quanto?
6)VERBOS - ação: andar, vender, partir...
estado: ser feliz, estar triste, ficar alegre
fenômeno: chover, trovejar, amanhecer, entardecer...
7)ADVÉRBIOS - junto do verbo: estudar muito
junto do adjetivo: muito estudioso
junto de outro advérbio: muito bem
8)PREPOSIÇÕES - palavras que juntam duas outras: casa de madeira, ficou em casa...
9)CONJUNÇÕES - juntam palavras: João e Maria
juntam orações: Ele chegou e entrou em casa.
10)INTERJEIÇÕES - emoções, sentimentos, apelo: Ui! Oba! Ei! Psiu!
____________________________________________________________________________________
LOCUÇÕES - quando temos mais de uma palavra exercendo a função de uma das classes gramaticais acima temos uma locução, a qual exerce a mesma função.
LOCUÇÃO ADJETIVA - anel de ouro, ruas da cidade, casa das abelhas...
LOCUÇÃO PRONOMINAL - alguns de nós, cada um, todos nós, todos eles...
LOCUÇÃO VERBAL - deve ser, tinha falado, havia saído, está sendo destruído...
LOCUÇÃO ADVERBIAL - Saiu à noite. Estavam lado a lado. Saiu às pressas.
LOCUÇÃO PREPOSITIVA - Saiu a fim de trabalhar. Estava de acordo com tudo.
LOCUÇÃO CONJUNTIVA - À medida que estudava, aprendia. À proporção que, ainda que...
LOCUÇÃO INTERJETIVA - Meu Deus! Nossa Senhora! Graças a Deus! Cruz credo!
RELAÇÕES ENTRE AS CLASSES GRAMATICAIS
Das dez classes gramaticais as mais importantes, os “carros-chefes”, são os substantivos e os verbos, pois são não só as maiores (maior número de palavras dentro da língua), como também dão o sentido básico do conteúdo da frase.
E, como todos os líderes, possuem os seus assessores indispensáveis. Por exemplo, os substantivos possuem quatro classes que os assessoram: artigos, adjetivos, pronomes e numerais.)
Já os verbos possuem os seus próprios assessores, os advérbios que, ás vezes, também assessoram os adjetivos (principalmente os advérbios de intensidade).
Por sua vez, as preposições e as conjunções desempenham um papel de ligação entre as classes acima. Por exemplo, uma preposição pode ligar um substantivo com outro, transfor-mando o segundo num adjetivo (locução adjetiva) = anel de ouro. Ou ligar um verbo com um substantivo, transformando o substantivo num advérbio (locução adverbial) = Fiquei em casa.
As conjunções ligam, na maioria das vezes, orações entre si, embora algumas (e, nem, ou...) possam ligar palavras apenas = João e Maria; ele ou eu; nem eu, nem você...
Já as interjeições ficam soltas na frase, pois servem somente para expressar as emoções, os sentimentos, não mantendo relações com as demais palavras da frase.
II - PROCESSOS DE FORMAÇÃO DE PALAVRAS
CONCEITOS BÁSICOS
• PALAVRA PRIMITIVA : base para formar outras. Ex.: ferro
• PALAVRA DERIVADA : forma-se a partir da primitiva. Ex.: ferreiro
• PALAVRA SIMPLES: tem só um radical: Ex.: pé, ponta, chuva, guarda
• PALAVRA COMPOSTA: tem mais de um radical. Ex.: pontapé, guarda-chuva
A-PRINCIPAIS PROCESSOS
1)DERIVAÇÃO - Um radical mais um prefixo ou um sufixo, ou os dois.
a)Derivação prefixal ou prefixação - prefixo + radical: desleal, incapaz...
b)Derivação sufixal ou sufixação - radical + sufixo: dentista, jogador...
c)Derivação prefixal e sufixal - prefixo + radical + sufixo (independentes): infelicidade (infeliz/felicidade), infelizmente (infeliz/felizmente)... Se um deles for retirado, a palavra continua com sentido.
d)Derivação parassintética ou parassíntese - prefixo + radical + sufixo(dependentes):entardecer (entarde ? tardecer ?), anoitecer (anoite/ noitecer?)... Se um deles for retirado, a palavra perde o sentido.
e)Derivação regressiva ou deverbal - substantivo vindo de verbo, perdendo o R e, às vezes, mudando o fonema final: o estudo (estudar), o combate (combater), a dança (dançar), o jogo (jogar)... São substantivos chamados deverbais, pois se derivam de verbos na forma infinitiva. Quando se tem um substantivo concreto, a formação é sufixal: telefone > telefonar, arquivo > arquivar.
f)Derivação imprópria ou conversão - palavra usada fora da sua classe gramatical normal ou função normal: O andar da menina era belo. (verbo = substantivo) Ele fala alto.(adjetivo = advérbio) Seu nome era Rosa. (substantivo comum = substantivo próprio)
2)COMPOSIÇÃO - Juntar duas ou mais palavras para formar outra.
a)Composição por justaposição - As palavras se juntam, mas não perdem fonema e nem letra: girassol, pontapé, passatempo, cor-de-rosa...
b)Composição por aglutinação - As palavras se juntam e sofrem perda de fonemas e letras: planalto, pernalta, embora, fidalgo, pernilongo...
B-PROCESSOS ESPECIAIS - Não se enquadram nos anteriores.
1)Hibridismo - Forma de composição em que são usadas palavras de outras línguas. Ex.: televisão (do grego tele + visão do latim), sambódromo (do africano samba + dromo do grego), burocracia (do francês bureau + cracia do grego)...
2)Onomatopeia - Palavras que representam sons. Ex.: psiu, pingue-pongue, zum-zum, ti-ti-ti, cri-cri-cri...
3)Reduplicação (redobro) - Composição em que se repete a mesma palavra. Ex.: puxa-puxa, pisca-pisca, quebra-quebra, empurra-empurra, corre-corre...
Observação: Não são todos os gramáticos que apresentam este processo, mas ele existe.
4)Abreviação vocabular ou redução – Diminuição da palavra pelo uso popular. Ex: vídeo (videocassete), cinema (cinematográfico), ônibus (auto-ônibus), micro (microcomputador), fone (telefone), Zé (José)...
Observação: Não confundir abreviação com sigla, que é a formação de palavras usando letras ou sílabas de outras: FUNAI, BANRISUL, URGS, URI...
C- PROCESSOS DE RENOVAÇÃO DA LÍNGUA
1)Estrangeirismo - Introduz palavras de outros idiomas na língua portuguesa. Ex.: fast food, lingerie, marketing, shopping, videogame, Réveillon.
2)Neologismo- Criação de uma palavra ou expressão ou mudança de sentido de uma palavra já existente. Ex.: terceirizar, hamburgueria; gato (ligação elétrica clandestina), rede (internet).
3) Amálgama (combinação ou palavra-valise)- Morfema resultante da fusão de duas palavras, uma perdendo a parte final e outra perdendo a parte inicial. Ex.: showmício (show + comício), aborrecente (aborrecer + adolescente), Grenal (Grêmio + Internacional), infomercial (informação + comercial).
4) Intensificação- Alargamento do sufixo de uma palavra já existente. Ex.: protocolizar (protocolar), culpabilizar (culpar), digitalizar (digitar), inicializar (iniciar).
5) Decalque- Tradução de uma palavra ou expressão estrangeira. Ex.: automação (automation), servidor (server), coup d'état (golpe de estado), pare-brise (para-brisa).
I - ESTRUTURA DAS PALAVRAS
MORFEMAS: pequenas unidades que formam as palavras.
A-ESTRUTURA NOMINAL ( substantivos, adjetivos, pronomes...)
1) RADICAL, LEXEMA ou SEMANTEMA - É a base da palavra: livro, cadeiras, estante
2)VOGAL TEMÁTICA - Acrescenta-se ao radical para formar um tema: livro, cadeira...
3)TEMA - É a soma do radical com a vogal temática: livro, cadeira, estante...
Observação: monossílabos, palavras oxítonas e palavras terminadas em consoantes (singular) possuem somente radical: mão, café, papel...
4)DESINÊNCIA NOMINAL DE GÊNERO - É o A nas palavras femininas que possuem também uma forma masculina correspondente: aluna (aluno), professora (professor...
5)DESINÊNCIA NOMINAL DE NÚMERO - É o S nas palavras que estão no plural: alunas, professoras, maçãs...
B-AFIXOS - rnorfemas que se acrescentam no início ou final das palavras.
1) PREFIXOS - Acrescentam-se antes do radical: repor, infeliz, subestimar...
2) SUFIXOS - Acrescentam-se depois do radical: pedrada, felicidade, chuviscar...
3)VOGAL DE LIGAÇÃO - São usadas geralmente para ligar dois radicais: inseticida, gasômetro...
4)CONSOANTE DE LIGAÇÃO: São usadas em geral para ligar um radical com um sufixo: cafezinho, cafeteira, chaleira..
C-ESTRUTURA VERBAL (exclusiva dos verbos)
1)RADICAL - É a base do verbo e é invariável nos verbos regulares: andar, vender, sorrir...
2)VOGAL TEMÁTICA - É a que vem após o radical e indica a que conjugação o verbo pertence: andar (1ª conjugação), vender (2ª conjugação), sorrir (3ª conjugação)...
3)TEMA - É soma do radical com a vogal temática: andava, venderei, sorriria...
4)DESINÊNCIAS MODO-TEMPORAIS - Indicam o tempo ( Presente, Pretérito ou Futuro) e o modo (Indicativo, Subjuntivo) em que a forma verbal está: andava (Pretérito Imperfeito do Indicativo) Ver quadro do item 6.
5)DESINÊNCIAS NÚMERO-PESSOAIS - Indicam em que pessoa (1ª, 2ª, 3ª) e número (singular ou plural) está a forma verbal: andávamos (1ª pessoa do plural) Ver quadro 7.
6)QUADRO DAS DESINÊNCIAS MODO-TEMPORAIS
MODO INDICATIVO
TEMPOS
1ª conj. 2ª conj. 3ª conj.
Presente do Indicativo
Não existe, só há a desinência número-pessoal
Pretérito Perfeito do Indicativo
Idem
Pretérito Imperfeito do Indicativo
andaVA vendiA partiA
Pretérito Mais-que-Perfeito do Indicativo
andaRA vendeRA patiRA
Futuro do Presente do Indicativo
andaREI vendeRÁ partiRÃo
Futuro do pretérito do Indicativo
andaRIA vendeRIA partiRIA
MODO SUBJUNTIVO
TEMPOS
1ª conj. 2ª conj. 3ª conj.
Presente do Subjuntivo
andE vendA partA
Pretérito Imperfeito do Subjuntivo
andaSSE vendeSSE partiSSE
Futuro do Subjuntivo
andaR vendeR partiR
As DMTs do imperativo são iguais às do subjuntivo.
FORMAS NOMINAIS
TEMPOS
TODAS AS CONJUGAÇÕES
Infinitivo
andaR vendeR partiR
Gerúndio
andaNDO vendeNDO partiNDO
Particípio
andADO vendIDO partIDO
7) QUADRO DAS DESINÊNCIAS NÚMERO-PESSOAIS
TEMPOS
EU
TU
ELE
NÓS
VÓS
ELES
Presente do Indicativo
andO
andaS
anda
andaMOS
andaIS
andaM
Pretérito Perfeito do Indicativo
andeI
andaSTE
andou
andaMOS
andaSTES
andaRAM
Preterito Imperf. do Indicativo
andava
andavaS
andava
andávaMOS
andáveIS
andaraM
Pretérito Mais-que-Perf. Indicativo
andara
andaraS
andara
andáraMOS
andáreIS
andaraM
Futuro do Presente
andareI
andaráS
andará
andareMOS
andareIS
andarãO
Futuro do Pretérito
andaria
andariaS
andaria
andaríaMOS
andaríeIS
andariaM
Pretérito Imperf. do Subjuntivo
ande
andeS
ande
andeMOS
andeIS
andeM
Pretérito Imperf. do Subjuntivo
andasse
andasseS
andasse
andásseMOS
andásseIS
andasseM
Futuro do Subjuntivo
andar
andarES
andar
andarMOS
andarDES
andarEM
Infinitivo Pessoal
andar
andarES
andar
andarMOS
andarDES
andarEM
A semântica trata do significado das palavras.
1)Sinônimos: mesmo sentido = belo x bonito
2)Antônimos: sentido contrário = feio x bonito
3)Denotação: sentido real: Comprei uma flor.
4)Conotação: sentido figurado: Ela é uma flor.
5)Homônimos: nomes iguais na escrita ou na pronúncia.
• Homônimos homógrafos: iguais na escrita, mas diferentes na pronúncia e no significado: Eu olho no olho do tigre. Jogo (atividade física) x jogo (verbo: eu jogo), sábia (substantivo) x sabia (verbo) x sabiá (pássaro)...
• Homônimos homófonos: iguais na pronúncia, mas diferentes na escrita e no significado: sessão/seção/secção/cessão, cheque/xeque, conserto/concerto, coser/ cozer, cela/sela, intenção/intensão, cerrar/serrar, remissão/remição...
• Homônimos perfeitos: iguais tanto na escrita, quanto na pronúncia, mas possuem vários significados: luta (substantivo) e luta (do verbo lutar), são (verbo) e são (santo).
6)Parônimos: palavras parecidas, mas de significados diferentes: infligir x infringir, eminente x iminente, migrar x emigrar x imigrar, mandado x mandato, flagrante x flagrante, incidente x acidente, descrição x discrição, vultoso x vultuoso...
7)Cognatos: palavras derivadas de uma mesma, radicais iguais: ferreiro, ferraria, aferrolhar, ferrugem, ferruginoso, férreo... (ferro) = Mesma família etimológica.
8)Campo semântico: as palavras podem ser agrupadas por uma ligação em comum, mesmo sendo de famílias etimológicas diferentes. Ex.: escola: alunos, professores, salas, classes, cadeiras, quadro, giz...
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