Falar de concordância verbal não é tão simples, afinal, esse é um conteúdo repleto de regras. No entanto, eu já mostrei para você aqui no blog que esse assunto pode ser estudado de forma mais descomplicada. Se quiser rever esse post, clique aqui: Exercícios de Concordância Verbal.
Hoje, vamos retomar uma dessas regras e abordar especificamente a concordância verbal com os pronomes relativos que e quem.
Observe as seguintes frases:
(a) Fui eu que fiz nosso jantar.
(b) Fui eu que fez nosso jantar.
(c) Fui eu quem fiz nosso jantar.
(d) Fui eu quem fez nosso jantar.
Nas orações (a) e (b), o verbo “fazer” tem o “que” como sujeito. Porém, como se trata de um pronome relativo universal (que pode fazer referência tanto a coisas quanto a pessoas), o “que” não tem força de sujeito. Logo, obrigatoriamente, o verbo “fazer” deverá concordar, em número e pessoa, com o termo que antecede o pronome relativo, que, nesse caso, é o pronome pessoal “eu”. Sendo assim, a oração (a) está correta, e a (b), incorreta.
Já nas orações (c) e (d) é o “quem” que atua como sujeito do verbo “fazer”. Considerando que tal pronome relativo refere-se apenas a pessoas e é um pronome de 3.ª pessoa, ele terá, sim, força de sujeito na oração. Desse modo, o verbo deverá concordar com a 3.ª pessoa do singular, como em (d). Porém, há gramáticas que também consideram a possibilidade de concordância com o pronome anterior, como em (c). Ou seja, as orações (c) e (d) são possíveis – sendo preferível e mais adequado à norma culta o que temos em (d).
Então, de forma resumida, temos:
sujeito que – o verbo concorda com o termo anterior ao pronome.
Fui eu que comprei as flores.
Foste tu que compraste as flores.
Foi ele que comprou as flores.
Fomos nós que compramos as flores.
Fostes vós que comprastes as flores.
Foram eles que compraram as flores.
sujeito quem – o verbo fica na 3.ª pessoa do singular ou concorda com o termo anterior ao pronome, quando se pretende fazer uma concordância enfática.
Fui eu quem ajudou / ajudei Maria.
Foste tu quem ajudou / ajudaste Maria.
Foi ele quem ajudou Maria.
Fomos nós quem ajudou / ajudamos Maria.
Fostes vós quem ajudou / ajudastes Maria.
Foram eles quem ajudou / ajudaram Maria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário