Elementos da comunicação e Funções da linguagem
2 Etapas da comunicação
Comunicação acontece quando: falamos redigimos textos em quase todos os momentos
3 A comunicação confunde-se com a própria vida.
Temos tanta consciência de que comunicamos como de que respiramos ou andamos.
Somente percebemos a sua essencial importância quando, por acidente ou uma doença, perdemos a capacidade de nos comunicar.
4 Elementos da comunicação:
emissor: produz, codifica a mensagem
única pessoa/grupo de pessoas;
mensagem: conteúdo transmitido pelo emissor;
receptor: recebe, decodifica a mensagem
única pessoa/grupo de pessoas destinatário.
5 canal: meio pelo qual a mensagem é transmitida;
código: instrumentos usados na transmissão da mensagem
contexto: assunto ou situação a que a mensagem se refere.
6 Funções da linguagem
Partindo desses seis elementos, Roman Jakobson, linguista russo, elaborou estudos acerca das funções da linguagem, os quais são muito úteis para a análise e produção de textos.
As seis funções são:
7 Função referencial, denotativa ou informativa: centrada no referente, buscando transmitir informações objetivas sobre ele. Linguagem objetiva, textos claros e informativos, faz referência a acontecimentos, pessoas, conta a realidade dos fatos, verbos e pronomes na 3ª pessoa. Predomina em notícias e reportagens de jornal, artigos científicos, livros didáticos, documentos oficiais, correspondências comerciais, manuais de instruções, bulas de remédios, receitas e redações.
8 Função emotiva ou expressiva: centrada no emissor, expressa o estado de espírito. Verbos e pronomes na 1ª pessoa, interjeições e adjetivos opinativos, reticências e ponto de exclamação. Predomina em poemas, letras de música, cartas pessoais, cordéis, novelas, textos líricos, memórias, biografias, depoimentos, entrevistas, críticas de cinema e teatro.
9 Função conativa, apelativa ou imperativa: centrada no receptor, busca convencer o interlocutor. Enfoque na 2ª pessoa, verbos no imperativo e uso do vocativo. Predomina em textos publicitários, sermões religiosos, discursos políticos, livros de horóscopo e autoajuda e orações religiosas.
10 Função fática: centrada no canal, busca a interação entre falantes. Procura testar o canal, abre ou fecha o canal (estabelece ou rompe o contato), conjunto de estratégias construídas para começar ou terminar uma conversa. Predomina em cumprimentos, saudações, conversas telefônicas e vinhetas.
11 Função metalinguística: centrada no código, busca torná-lo exato. Uso da linguagem para se referir a ela mesma, a linguagem explicando ela mesma. Predomina em textos como filme sobre como fazer filme, pintura de um artista executando a pintura, poesia ensinando a fazer poesia, desenho mostrando o ato de desenhar, programa de televisão que fala sobre televisão (Vídeo Show), gramáticas e dicionários.
12 Função poética ou estética: centrada na mensagem, busca um efeito estético. Uso de recursos criativos da língua, linguagem conotativa, técnicas de composição literária, figuras de linguagem, ambiguidade, intertextualidade e polissemia. Predomina em textos literários, textos publicitários e letras de música.
13 Emissor Código Referente Mensagem Canal
Que transmite a mensagem
Função emotiva/expressiva emoções próprias - 1ª Pessoa
Língua ou outro código para transmitir mensagem
Função metalinguística foco no código que explica. Ou reproduz informações sobre o próprio código
Referente
Mensagem
É o texto escrito ou falado, o que é transmitido
Função poética composição da mensagem
elaboração artística da mesma
Assunto da mensagem
Função referencial voltada para informação, foco no assunto
Canal
Receptor
Meio físico da comunicação
Função fática voltada para o canal da comunicação.
Teste do canal sem preocupação com o conteúdo da mensagem
Que recebe a mensagem
Função conativa/apelativa intenção de
Influenciar, seduzir o receptor
Nenhum comentário:
Postar um comentário