sexta-feira, 22 de novembro de 2019

Vestibulando - TV Cultura

O programa estreou em 5 de agosto de 1985 com a proposta de preparar estudantes para concorrer a uma vaga na faculdade, ou seja, dar preparação para o vestibular.

Era ambientado em cenário similar a uma sala de aula, com lousa metálica, uso de um microcomputador e professores das mais variadas matérias, que se revezavam.Quatro pessoas passaram pela apresentação do programa. A atriz Glauce Graieb foi a primeira a apresentar o Vestibulando,seguida pelo professor de geografia Paulo Sartori. Em 1992 o programa foi reeditado,e a apresentação ficou a cargo de Fanny Guimarães e Letícia Scarpa.

O programa Vestibulando da Tv Cultura, que funcionava como importante ferramenta no preparo para os exames vestibulares mais concorridos, representando uma formidável forma de difusão do conhecimento em São Paulo e outros estados contemplados com a transmissão da TV Cultura de São Paulo. Vestibulandos que chegaram a ingressar nas mais prestigiadas universidades do Brasil, reconheceram a contribuição da saudosa série em suas aprovações. É o caso de Gilberto Cavalcante, noticiado pela Revista Época [1], que estudou pela série e ingressou no prestigiado Instituto de Física de São Carlos, da USP, uma das melhores universidades do mundo [2].

Apesar de poucos recursos digitais ou eletrônicos, a série era, de modo geral, considerada de excelente qualidade. O programa tinha uma hora de duração, com quatro matérias de 15 minutos.As aulas eram ministradas por professores especializados, pertencentes aos principais cursos preparatórios de São Paulo.

Disciplinas, Professores e Quantidade de aulas
Durante os anos 90 em que o programa estava fazendo sucesso entre os estudantes, a VIDEOCULTURA (antecessora à Cultura Marcas, que vendia as fitas dos programas da TV Cultura) lançou todas as aulas em vídeo. Foram 90 fitas VHS, distribuídas pela Apel Multimídia. Fanny Guimarães apresentou todas as aulas de 40 fitas, e Letícia Scarpa apresentou todas as aulas de 50 fitas.

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

Gramática: Profa. Thaís Nicoleti
Literatura: Prof. Fabiano Fernandes
Redação e Interpretação de Textos: Prof. Ari Dirceu Silva
Inglês: Prof. Sidney Campos

Matemática e suas Tecnologias

Álgebra, Geometria e Trigonometria: Prof. José de Anchieta Camargo

Ciências da Natureza e suas Tecnologias

Biologia: Prof. Edgard Alfredo Hass (Cebola) / Prof. Constantino Carnelos
Química: Prof. Manoel do Vale (Mané) / Prof. Carlos Alberto Mattoso Ciscato (Cacá)
Física: Prof. Ricardo Helou Doca (Helou) / Prof. Paulo César Penteado (PC) / Prof. Aldo Armani

Ciências Humanas e suas Tecnologias

História do Brasil: Prof. Francisco Alves (Chico)
História Geral: Prof. Rui Andrade
Geografia do Brasil: Prof. Éder Mélgar
Geografia Geral: Prof. Paulo Sartori (Papau)

A partir de 2002,a TV Cultura começou a transmitir uma nova versão do Vestibulando, denominada Vestibulando Digital,que acabou sendo comercializado em DVD pela Cultura Marcas. Este produto, decepcionou fãs da série clássica, por não contar com os mesmos professores da série e, principalmente, por apresentar as matérias em tópicos excessivamente resumidos, prestando-se, no máximo, para uma breve revisão. A série dos anos 80 e 90, ao contrário, apresentava um satisfatório aprofundamento das matérias.

Vestibulando Digital foi uma série de videoaulas exibida pela TV Cultura, transmitida entre 2002[1] e 2004[2]. Ela sucedeu a antiga série Vestibulando (TV Cultura). O Vestibulando Digital foi uma co-produção da Teleinternet, empresa dedicada à integração dos recursos da televisão com a Internet, e da TV Cultura. O programa era exibido, de segunda a sexta-feira, das 7h às 8h, com reprise na madrugada, entre 1h e 2h.


Índice
1 Aulas
2 Disciplinas e Professores
3 Atualidade
4 Referências
Aulas
O programa Vestibulando Digital tinha duração de aproximadamente uma hora. Cada edição apresentava quatro aulas diferentes, cada uma com cerca de 15 minutos. O curso era composto de 260 aulas: 55 de Matemática, 55 de Português, 25 de História, 25 de Geografia, 25 de Biologia, 25 de Química, 25 de Inglês e 25 de Física. Além dessas aulas regulares, o estudante tinha mais 20 aulas de revisão, com a resolução comentada de exercícios.

Disciplinas e Professores
Biologia: Profa. Elisa Rubini Cini

Geografia: Prof. Claudinei Perencin

Física: Prof. Wanys Arnaldo Antônio Rocha

Gramática: Profa. Sandra Franco

História: Prof. Clides Roberto de Moraes

Matemática - Álgebra: Prof. Enzo Carvalho Gonçalves

Matemática - Geometria e Trigonometria: Prof. Paulo Sérgio Hofmann

Literatura: Profa. Edna Prado

Química: Profa. Simone Gerez Morgado

Redação / Interpretação de Texto: Profa. Sandra Franco

Inglês: Prof. Sidney de Campos

Atualidade
O programa deixou de ser veiculado pela TV Cultura no final de 2004, mas as videoaulas podem ser encontradas na Internet[3]. O conteúdo foi reaproveitado pelo Novo Telecurso em 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anvisa discute regulamentação de cigarro eletrônico, nesta sexta-feira

A diretoria colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária vai se reunir nesta sexta-feira (1º), para avaliar se coloca em consulta p...