Os animais de estimação ganham cada vez mais espaço nos lares brasileiros. Para quem mora em condomínio, este fato implica na convivência diária com os bichinhos em áreas comuns e também nas regiões de acesso aos elevadores. O mesmo acontece em shopping centers, aeroportos, lojas de departamento, supermercados e hipermercados, por exemplo, e demais locais onde a circulação dos animais é permitida e o acesso é feito por escadas ou esteiras rolantes.
Apesar de não haver uma lei que vise o transporte correto dos animais nestes locais, é importante adotar regras de bom senso e convivência que melhorem a qualidade de vida dos condôminos e o bem estar dos animais.
Para contribuir, listamos algumas dicas que, incorporadas ao regulamento interno do condomínio, podem garantir a circulação dos pets com segurança e ainda preservar o bom funcionamento dos equipamentos.
Quando estiver acompanhado de seu pet opte sempre pelo elevador de serviço.
- Animais de pequeno e médio porte devem ser carregados no colo tanto em elevadores quanto em escadas e esteiras rolantes.
- O uso de focinheira deve ser respeitado conforme a legislação local. Em São Paulo, por exemplo, cães das raças mastim napolitano, pit bull, rottweiller e american stafforshire terrier devem utilizar a guia curta de condução e enforcador ao serem conduzidos nestes locais.
- Garanta a segurança de seu bichinho. Ao levá-lo para passear, certifique-se de que ele está usando a coleira e segure-o no colo. Há relatos de cães que ficaram presos por conta da coleira presa na escada rolante ou no vão do elevador.
- Atenção redobrada também com a higiene, caso o seu animal faça necessidades fora de lugar, por favor recolha os dejetos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário