O valor discursivo do verbo serve para que possamos identificar a intenção do autor. Existem, basicamente, 4 tipos de texto: a dissertação, a narração, a descrição e a injunção e, nesses tipos de texto alguns tempos verbais são comuns.
Dissertação
Os Relatórios das Organizações das Nações Unidas (ONU) sobre a gestão e desenvolvimento dos recursos hídricos alertam para a preservação e proteção dos recursos naturais do planeta, sobretudo da água. Sendo assim, as estatísticas apontam para uma enorme crise mundial da falta de água a partir de 2025, de forma que atingirá cerca de 3 bilhões de pessoas, e que pode provocar diversos problemas sociais e de saúde pública.
A dissertação é um tipo de texto que traz posicionamentos pessoais e exposição de ideias, com um bom grau de objetividade e total coerência. Para isso, os verbos se encontram, normalmente, no presente do indicativo e no futuro do presente.
Narração
No dia seguinte fui à sua casa, literalmente correndo. Ela não morava num sobrado como eu, e sim numa casa. Não me mandou entrar. Olhando bem para meus olhos, disse-me que havia emprestado o livro a outra menina, e que eu voltasse no dia seguinte para buscá-lo. Boquiaberta, saí devagar, mas em breve a esperança de novo me tomava toda e eu recomeçava na rua a andar pulando, que era o meu modo estranho de andar pelas ruas de Recife. Dessa vez nem caí: guiava-me a promessa do livro, o dia seguinte viria, os dias seguintes seriam mais tarde a minha vida inteira, o amor pelo mundo me esperava, andei pulando pelas ruas como sempre e não caí nenhuma vez.
A narração é um tipo de texto que tem como objetivo contar um fato ou uma história. Possui um narrador, personagens, noção de tempo/espaço, etc. Por isso, os verbos se encontram, normalmente, nos tempos pretéritos do indicativo.
Quando encontramos narrações com verbos predominantemente no presente do indicativo isso quer dizer que o narrador parou de narrar para tecer comentários ou que o narrador decidiu contar a história dando mais vida a ela, narrando como se estivesse acontecendo no presente. Essa segunda hipótese é própria de jogos de futebol, onde os eventos acontecem à medida que o locutor os narra.
Descrição
Ela era gorda, baixa, sardenta e de cabelos excessivamente crespos, meio arruivados. Tinha um busto enorme, enquanto nós todas ainda éramos achatadas. Como se não bastasse enchia os dois bolsos da blusa, por cima do busto, com balas. Mas possuía o que qualquer criança devoradora de histórias gostaria de ter: um pai dono de livraria.
A descrição é um tipo de texto que procura representar verbalmente algo (ser, objeto, coisa), através da indicação dos seus aspectos mais característicos. Os tempos verbais característicos desse tipo de texto são o presente do indicativo, nos comentários e o pretérito imperfeito do indicativo no relato.
Injunção
Não instale nem use o computador em locais muito quentes, frios, empoeirados, úmidos ou que estejam sujeitos a vibrações. Não exponha o computador a choques, pancadas ou vibrações, e evite que ele caia, para não prejudicar as peças internas.
A injunção é um tipo de texto que procura indicar como realizar uma ação, aconselhar e/ou instruir o leitor. Esse tipo de texto também é conhecido como instrucional. O tempo verbal mais comum é o imperativo.
Tipos de Discurso
Os tipos de discurso tratam sobre a participação da personagem dentro da fala. Isso ocorre de três maneiras:
No discurso direto o autor reproduz fielmente a fala do personagem. Aparece, em geral, o sinal de dois pontos (:) ou o travessão (-). Outra característica é o emprego de um verbo de elocução (dizer, perguntar, indagar, afirmar, responder, etc).
- Pedro disse ao irmão: - Pretendo viajar logo. - Animado, o jovem afirmou: - Irei à festa com ela. - Sua mãe lhe pediu: - Volte cedo. - Carlos indagou: - Onde está o caderno?
No discurso indireto o autor diz com suas próprias palavras o que teria dito o personagem. Nesse caso, desaparecem os dois pontos e o travessão, bem como o verbo de elocução. A oração que indica a fala é introduzida por uma conjunção integrante.
- Pedro disse ao irmão que pretendia viajar logo. - Sua mãe lhe pediu que voltasse cedo. - Carlos indagou onde estava o caderno.
No discurso indireto livre o autor mistura os dois discursos. Não se usam dois pontos, travessão, verbo de elocução ou conjunção integrante. É como se o próprio autor estivesse falando.
- O mensageiro apresentou-se adoentado para o trabalho. Meu deus, pode ser que eu não aguente! Todos, no entanto, esperavam que eu aguentasse.
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