Marcos Pinto/UOL
Imagem: Marcos Pinto/UOL
Carolina Cunha
Colaboração para o UOL
29/10/2019 04h00
RESUMO DA NOTÍCIA
Raio-x do Enem traça assuntos que mais caíram nos últimos cinco anos
Veja os conteúdos recorrentes e planeje seus últimos dias de revisão
Primeira prova acontece no próximo domingo
Conhecer o que geralmente cai no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) faz toda a diferença na hora de estudar. Para ajudar o candidato, o Sistema de Ensino Poliedro elaborou um raio-x da prova, que traça os assuntos que mais caíram nos últimos cinco anos.
"Com essa análise detalhada, os estudantes podem ter uma visão rápida e completa dos assuntos cobrados nas provas", diz Fernando da Espiritu Santo, gerente de inteligência educacional do Poliedro.
RELACIONADAS
Enem 2019: 6 maneiras que a globalização atual pode cair na prova
Aprenda a usar citações para valorizar sua prova de redação no Enem
A seis dias do Enem, 1,2 milhão de inscritos não sabem local da prova
Antes de partir para o estudo, que tal planejar a sua revisão? A dica na reta final de preparação para o Enem é o estudante concentrar seus esforços nos assuntos com maior incidência em cada disciplina, pois possuem maior probabilidade de serem cobrados na próxima aplicação.
"Uma sugestão é garantir uma revisão de pelo menos cinco principais assuntos de cada disciplina, pois, deste modo, o estudante pode contemplar aproximadamente 50% dos assuntos que serão cobrados", orienta o especialista.
[ x ]
Além de ficar atento aos assuntos que mais caem no Enem, é importante não deixar nada do que é pedido no edital de fora. Resolver as provas dos anos anteriores, simulados e listas de exercícios também são tarefas indicadas para o estudante na hora de fazer a revisão para se preparar para o exame.
Confira as matrizes de conhecimento mais cobradas nas principais disciplinas do Enem e a porcentagem de quanto elas apareceram com relação a todos os assuntos da disciplina.
Português
O conteúdo de Língua Portuguesa está inserido dentro da prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Interpretação de texto é o que mais cai na prova de Português do Enem, exigindo do candidato eficiência na interpretação das ideias apresentadas nos enunciados.
"É uma prova que não apresenta surpresas. Você não vê muitas questões de gramática e quando elas aparecem estão sempre subordinadas à interpretação de texto. O eixo da prova trabalha muito com variação linguística, oralidade, coesão textual e função de linguagem. A gente costuma ver esse tipo de emprego associado a gêneros textuais", avalia César Ceneme, professor de Língua Portuguesa do Curso Poliedro.
O professor recomenda que os alunos consultem as provas dos últimos quatro anos e identifiquem os tipos de textos, focando principalmente na interpretação.
Estudo do texto
As sequências discursivas e os gêneros textuais no sistema de comunicação e informação. Modos de organização da composição textual; atividades de produção escrita e de leitura de textos gerados nas diferentes esferas sociais - públicas e privadas.
Estudo dos aspectos linguísticos em diferentes textos
Recursos expressivos da língua, procedimentos de construção e recepção de textos. Organização da macroestrutura semântica e a articulação entre ideias e proposições (relações lógico-semânticas).
Estudo do texto literário
Relações entre produção literária e processo social, concepções artísticas, procedimentos de construção e recepção de textos. Produção literária e processo social; processos de formação literária e de formação nacional; produção de textos literários, sua recepção e a constituição do patrimônio literário nacional; relações entre a dialética cosmopolitismo/localismo e a produção literária nacional; elementos de continuidade e ruptura entre os diversos momentos da Literatura Brasileira; associações entre concepções artísticas e procedimentos de construção do texto literário em seus gêneros (épico/narrativo, lírico e dramático) e formas diversas; articulações entre os recursos expressivos e estruturais do texto literário e o processo social relacionado ao momento de sua produção; representação literária: natureza, função, organização e estrutura do texto literário; relações entre literatura, outras artes e outros saberes.
Estudo do texto argumentativo, seus gêneros e recursos linguísticos
Argumentação, tipo, gêneros e usos em língua portuguesa. Formas de apresentação de diferentes pontos de vista; organização e progressão textual; papéis sociais e comunicativos dos interlocutores, relação entre usos e propósitos comunicativos, função sociocomunicativa do gênero, aspectos da dimensão espaço-temporal em que se produz o texto.
Matemática
A prova de Matemática e Suas Tecnologias conta com questões recheadas de gráficos, tabelas e enunciados que exigem habilidade de interpretação, capacidade para resolver problemas do cotidiano e o entendimento das ferramentas para a compreensão da realidade.
O professor de Matemática do Curso Poliedro, Sérgio Augusto de Paiva França, explica que equações, geometria e porcentagem estão entre os principais temas abordados.
"O Enem deve cobrar com força razões e proporções, problemas que vão acabar envolvendo ordem de grandeza. Problemas que envolvam equações de primeiro e segundo grau também são sempre notáveis. E a prova traz com frequência logaritmos, questões de análise combinatória, probabilidade, estatística e conceitos que envolvam porcentagem", conta o professor.
Segundo França, não é comum cair na prova do Enem números complexos, polinômios, matrizes e determinantes, geometria analítica e equações e inequações trigonométricas, nesse caso, deve-se consultar a internet ou algum livro especializado.
Conteúdos de Matemática
Conhecimentos numéricos: Operações em conjuntos numéricos (naturais, inteiros, racionais e reais), desigualdades, divisibilidade, fatoração, razões e proporções, porcentagem e juros, relações de dependência entre grandezas, sequências e progressões, princípios de contagem.
Conhecimentos geométricos: Características das figuras geométricas planas e espaciais; grandezas, unidades de medida e escalas; comprimentos, áreas e volumes; ângulos; posições de retas; simetrias de figuras planas ou espaciais; congruência e semelhança de triângulos; teorema de Tales; relações métricas nos triângulos; circunferências; trigonometria do ângulo agudo.
Conhecimentos algébricos: Gráficos e funções; funções algébricas do 1º e 2º graus, polinomiais, racionais, exponenciais e logarítmicas; equações e inequações; relações no ciclo trigonométrico e funções trigonométricas.
Conhecimentos de Estatística e Probabilidade: Representação e análise de dados; medidas de tendência central (média, moda e mediana); desvios e variância; noções de probabilidade.
Conhecimentos algébricos/geométricos: Plano cartesiano; retas; circunferências; paralelismo e perpendicularidade, sistemas de equações.
Geografia e História
Assuntos de História e Geografia estão presentes na prova de Ciências Humanas e Suas Tecnologias, que possuem questões interdisciplinares.
História
"Pensar em História no Enem desperta certo receio nos candidatos. E não é para menos: essa é uma das disciplinas mais densas dentro da trajetória escolar", afirma a coordenadora de avaliações educacionais do Sistema Poliedro, Jéssika Anastácio.
Entretanto, segundo ela, a carga elevada de assuntos não deve ser motivo de desespero. "Apesar de amplo leque de possibilidades, o Enem foca em um recorte de conteúdos restrito dentro da disciplina, dedicando atenção aos acontecimentos que impactaram os rumos da História até os dias atuais", indica.
Assim, uma maneira de planejar os estudos é concentrando-se na matriz de referência da prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias, que aborda com veemência aspectos relacionados à cultura, patrimônio, estrutura política, organização da sociedade e relações entre estados nacionais, diretamente associados aos acontecimentos da Idade Contemporânea e à História do Brasil.
"No contexto mundial, é importante que o aluno dedique seus estudos aos conflitos de relevância internacional, a exemplo da Guerra Fria, às transformações da sociedade decorrentes do capitalismo, bem como ao desenvolvimento industrial e tecnológico", aponta Jéssika.
Geografia
Para Cristina Luciana do Carmo, professora de Geografia do Curso Poliedro, a prova do Enem possui a tradição de priorizar as questões sobre a geografia do Brasil. "Como prioridade, recomendo fazer uma revisão sobre os aspectos da Regionalização do Brasil. É uma revisão eficaz entender as características das regiões Norte, Sul, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste em temas como o relevo, clima, hidrografia, biomas e as questões econômicas, políticas e da atualidade".
Segundo a professora, o Enem 2019 tem chance de trazer outras características devido ao novo Governo. Por isso, ela acredita que a prova pode ter questões de conceitos mais clássicos do pensamento e da prática geográfica. "Minha aposta é a prova abordar uma Geografia mais tradicional, focada em aspectos físicos gerais. Recomendo fazer pequenas revisões de assuntos como demografia e urbanização".
Luciana também espera que a prova deste ano aposte na análise de mapas, tabelas e gráficos. "É importante que fazer a análise atenta de uma imagem ou dado e perceber detalhes como títulos, legendas e fontes para a interpretação correta", diz a professora.
Conteúdos de Ciências Humanas e Suas Tecnologias
Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade
Cultura material e imaterial; patrimônio e diversidade cultural no Brasil. A Conquista da América. Conflitos entre europeus e indígenas na América colonial. A escravidão e formas de resistência indígena e africana na América. História cultural dos povos africanos. A luta dos negros no Brasil e o negro na formação da sociedade brasileira. História dos povos indígenas e a formação sociocultural brasileira. Movimentos culturais no mundo ocidental e seus impactos na vida política e social.
Formas de organização social, movimentos sociais, pensamento político e ação do Estado
Cidadania e democracia na Antiguidade; Estado e direitos do cidadão a partir da Idade Moderna; democracia direta, indireta e representativa. Revoluções sociais e políticas na Europa Moderna. Formação territorial brasileira; as regiões brasileiras; políticas de reordenamento territorial. As lutas pela conquista da independência política das colônias da América. Grupos sociais em conflito no Brasil imperial e a construção da nação. O desenvolvimento do pensamento liberal na sociedade capitalista e seus críticos nos séculos 19 e 20. Políticas de colonização, migração, imigração e emigração no Brasil nos séculos 19 e 20. A atuação dos grupos sociais e os grandes processos revolucionários do século 20: Revolução Bolchevique, Revolução Chinesa, Revolução Cubana. Geopolítica e conflitos entre os séculos 19 e 20: Imperialismo, a ocupação da Ásia e da África, as Guerras Mundiais e a Guerra Fria. Os sistemas totalitários na Europa do século 20: nazifascismo, franquismo, salazarismo e stalinismo. Ditaduras políticas na América Latina: Estado Novo no Brasil e ditaduras na América. Conflitos político-culturais pós-Guerra Fria, reorganização política internacional e os organismos multilaterais nos séculos 20 e 21. A luta pela conquista de direitos pelos cidadãos: direitos civis, humanos, políticos e sociais. Direitos sociais nas constituições brasileiras. Políticas afirmativas. Vida urbana: redes e hierarquia nas cidades, pobreza e segregação espacial.
Características e transformações das estruturas produtivas
Diferentes formas de organização da produção: escravismo antigo, feudalismo, capitalismo, socialismo e suas diferentes experiências. Economia agroexportadora brasileira: complexo açucareiro; a mineração no período Colonial; a economia cafeeira; a borracha na Amazônia. Revolução Industrial: criação do sistema de fábrica na Europa e transformações no processo de produção. Formação do espaço urbano-industrial. Transformações na estrutura produtiva no século 20: o fordismo, o toyotismo, as novas técnicas de produção e seus impactos. A industrialização brasileira, a urbanização e as transformações sociais e trabalhistas. A globalização e as novas tecnologias de telecomunicação e suas consequências econômicas, políticas e sociais. Produção e transformação dos espaços agrários. Modernização da agricultura e estruturas agrárias tradicionais. O agronegócio, a agricultura familiar, os assalariados do campo e as lutas sociais no campo. A relação campo-cidade.
Os domínios naturais e a relação do ser humano com o ambiente
Relação homem-natureza, a apropriação dos recursos naturais pelas sociedades ao longo do tempo. Impacto ambiental das atividades econômicas no Brasil. Recursos minerais e energéticos: exploração e impactos. Recursos hídricos; bacias hidrográficas e seus aproveitamentos. As questões ambientais contemporâneas: mudança climática, ilhas de calor, efeito estufa, chuva ácida, a destruição da camada de ozônio. A nova ordem ambiental internacional; políticas territoriais ambientais; uso e conservação dos recursos naturais, unidades de conservação, corredores ecológicos, zoneamento ecológico e econômico. Origem e evolução do conceito de sustentabilidade. Estrutura interna da Terra. Estruturas do solo e do relevo; agentes internos e externos modeladores do relevo. Situação geral da atmosfera e classificação climática. As características climáticas do território brasileiro. Os grandes domínios da vegetação no Brasil e no mundo.
Biologia
Parte da prova de Ciências da Natureza, a prova de Biologia costuma cobrar a disciplina fazendo uma ligação com temas do cotidiano e em questões interdisciplinares, ou seja, sob o prisma de outras áreas de conhecimento que o Enem avalia.
O coordenador e professor de Biologia do Curso Poliedro, Luís Gustavo Megiolaro, conta que o Enem costuma abordar quatro grandes temas: ecologia, evolução, fisiologia com doenças e a parte de genética.
"Em ecologia, é bom estudar sobre teia alimentar, cadeias alimentares, o fluxo de energia, as relações ecológicas entre os seres vivos, os biomas e também a sucessão ecológica junto com os ciclos biogeoquímicos", diz o professor.
Evolução das espécies é outro assunto que sempre aparece. Segundo Megiolaro, o aluno deve explorar as principais diferenças entre as teorias. "É importante estudar as teorias de Lamarck e de Darwin, trabalhando as diferenças entre elas e como esses mecanismos explicam a formação das espécies".
Em fisiologia, a dica é priorizar o funcionamento do corpo humano e dos sistemas, que normalmente vão ligar com questões do cotidiano como exercícios físicos, dietas, alimentação e mudanças climáticas. "Na parte de fisiologia tem que ficar atento às doenças, verminoses e bactérias, sabendo o processo de transmissão e profilaxia", lembra o professor.
Na parte de genética, o aluno precisa estudar as Leis de Mendel, que regem a hereditariedade nos seres vivos. O professor também cita temas de biotecnologia e suas relações com a atualidade. "É preciso entender sobre fenótipo, genótipo, DNA, DNA recombinante, terapia gênica, transgênicos e as implicações que isso causa nos indivíduos".
Conteúdos de Biologia
Ecologia e Ciências Ambientais
Ecossistemas. Fatores bióticos e abióticos. Hábitat e nicho ecológico. A comunidade biológica: teia alimentar, sucessão e comunidade clímax. Dinâmica de populações. Interações entre os seres vivos. Ciclos biogeoquímicos. Fluxo de energia no ecossistema. Biogeografia. Biomas brasileiros. Exploração e uso de recursos naturais. Problemas ambientais: mudanças climáticas, efeito estufa; desmatamento; erosão; poluição da água, do solo e do ar. Conservação e recuperação de ecossistemas. Conservação da biodiversidade. Tecnologias ambientais. Noções de saneamento básico. Noções de legislação ambiental: água, florestas, unidades de conservação e biodiversidade.
Moléculas, células e tecidos
Estrutura e fisiologia celular: membrana, citoplasma e núcleo. Divisão celular. Aspectos bioquímicos das estruturas celulares. Aspectos gerais do metabolismo celular. Metabolismo energético: fotossíntese e respiração. Codificação da informação genética. Síntese proteica. Diferenciação celular. Principais tecidos animais e vegetais. Origem e evolução das células. Noções sobre células-tronco, clonagem e tecnologia do DNA recombinante. Aplicações de Biotecnologia na produção de alimentos, fármacos e componentes biológicos. Aplicações de tecnologias relacionadas ao DNA a investigações científicas, determinação da paternidade, investigação criminal e identificação de indivíduos. Aspectos éticos relacionados ao desenvolvimento biotecnológico. Biotecnologia e sustentabilidade.
Hereditariedade e diversidade da vida
Princípios básicos que regem a transmissão de características hereditárias. Concepções pré-mendelianas sobre a hereditariedade. Aspectos genéticos do funcionamento do corpo humano. Antígenos e anticorpos. Grupos sanguíneos, transplantes e doenças autoimunes. Neoplasias e a influência de fatores ambientais. Mutações gênicas e cromossômicas. Aconselhamento genético. Fundamentos genéticos da evolução. Aspectos genéticos da formação e manutenção da diversidade biológica.
Identidade dos seres vivos
Níveis de organização dos seres vivos. Vírus, procariontes e eucariontes. Autótrofos e heterótrofos. Seres unicelulares e pluricelulares. Sistemática e as grandes linhas da evolução dos seres vivos. Tipos de ciclo de vida. Evolução e padrões anatômicos e fisiológicos observados nos seres vivos. Funções vitais dos seres vivos e sua relação com a adaptação desses organismos a diferentes ambientes. Embriologia, Anatomia e Fisiologia Humana. Evolução humana. Biotecnologia e sistemática.
Origem e evolução da vida
A Biologia como ciência: história, métodos, técnicas e experimentação. Hipóteses sobre a origem do Universo, da Terra e dos seres vivos. Teorias de evolução. Explicações pré-darwinistas para a modificação das espécies. A teoria evolutiva de Charles Darwin. Teoria sintética da evolução. Seleção artificial e seu impacto sobre ambientes naturais e sobre populações humanas.
Qualidade de vida das populações humanas
Aspectos biológicos da pobreza e do desenvolvimento humano. Indicadores sociais, ambientais e econômicos. Índice de desenvolvimento humano. Principais doenças que afetam a população brasileira: caracterização, prevenção e profilaxia. Noções de primeiros socorros. Doenças sexualmente transmissíveis. Aspectos sociais da biologia: uso indevido de drogas; gravidez na adolescência; obesidade. Violência e segurança pública. Exercícios físicos e vida saudável. Aspectos biológicos do desenvolvimento sustentável. Legislação e cidadania.
Química
O Enem espera que o candidato compreenda a química do dia a dia, cobrando conceitos gerais e contextualizados.
De acordo com o gerente de inteligência educacional do Sistema Poliedro, Fernando da Espiritu Santo, no contexto de Química, essa situação fica ainda mais evidente, pois os itens da prova são contextualizados e abordam os conhecimentos de Química Geral com grande incidência. "O aprendizado adquirido durante as aulas das disciplinas que compõem essa área do conhecimento deve servir para que o estudante construa um entendimento do mundo natural e, a partir dessa capacidade, possa planejar, executar e avaliar intervenções práticas", afirma.
Conteúdos de Química
Compostos de carbono
Características gerais dos compostos orgânicos. Principais funções orgânicas. Estrutura e propriedades de hidrocarbonetos. Estrutura e propriedades de compostos orgânicos oxigenados. Fermentação. Estrutura e propriedades de compostos orgânicos nitrogenados. Macromoléculas naturais e sintéticas. Noções básicas sobre polímeros. Amido, glicogênio e celulose. Borracha natural e sintética. Polietileno, poliestireno, PVC, teflon, náilon. Óleos e gorduras, sabões e detergentes sintéticos. Proteínas e enzimas.
Representação das transformações químicas
Fórmulas químicas. Balanceamento de equações químicas. Aspectos quantitativos das transformações químicas. Leis ponderais das reações químicas. Determinação de fórmulas químicas. Grandezas químicas: massa, volume, mol, massa molar, constante de avogadro. Cálculos estequiométricos.
Energias químicas no cotidiano
Petróleo, gás natural, carvão, madeira, hulha, biomassa, biocombustíveis. Impactos ambientais de combustíveis fósseis. Energia nuclear. Lixo atômico. Vantagens e desvantagens do uso de energia nuclear.
Materiais, suas propriedades e usos
Propriedades de materiais. Estados físicos de materiais. Mudanças de estado. Misturas: tipos e métodos de separação. Substâncias químicas: classificação e características gerais. Metais e ligas metálicas. Ferro, cobre e alumínio. Ligações metálicas. Substâncias iônicas: características e propriedades. Substâncias iônicas do grupo: cloreto, carbonato, nitrato e sulfato. Ligação iônica. Substâncias moleculares: características e propriedades. Substâncias moleculares: H2, O2, N2, Cl2, NH3, H2O, HCl, CH4. Ligação covalente. Polaridade de moléculas. Forças intermoleculares. Relação entre estruturas, propriedade e aplicação das substâncias.
Transformações químicas e energia
Transformações químicas e energia calorífica. Calor de reação. Entalpia. Equações termoquímicas. Lei de Hess. Transformações químicas e energia elétrica. Reação de oxirredução. Potenciais-padrão de redução. Pilha. Eletrólise. Leis de Faraday. Transformações nucleares. Conceitos fundamentais da radioatividade. Reações de fissão e fusão nuclear. Desintegração radioativa e radioisótopos.
Transformação química e equilíbrio
Caracterização do sistema em equilíbrio. Constante de equilíbrio. Produto iônico da água, equilíbrio ácido-base e pH. Solubilidade dos sais e hidrólise. Fatores que alteram o sistema em equilíbrio. Aplicação da velocidade e do equilíbrio químico no cotidiano.
Relações da Química com as tecnologias, a sociedade e o meio ambiente
Química no cotidiano. Química na agricultura e na saúde. Química nos alimentos. Química e ambiente. Aspectos científico-tecnológicos, socioeconômicos e ambientais associados à obtenção ou produção de substâncias químicas. Indústria química: obtenção e utilização do cloro, hidróxido de sódio, ácido sulfúrico, amônia e ácido nítrico. Mineração e metalurgia. Poluição e tratamento de água. Poluição atmosférica. Contaminação e proteção do ambiente.
Água
Ocorrência e importância na vida animal e vegetal. Ligação, estrutura e propriedades. Sistemas em solução aquosa: soluções verdadeiras, soluções coloidais e suspensões. Solubilidade. Concentração das soluções. Aspectos qualitativos das propriedades coligativas das soluções. Ácidos, bases, sais e óxidos: definição, classificação, propriedades, formulação e nomenclatura. Conceitos de ácido e base. Principais propriedades dos ácidos e bases: indicadores, condutibilidade elétrica, reação com metais, reação de neutralização.
Transformações químicas
Evidências de transformações químicas. Interpretação de transformações químicas. Sistemas gasosos: lei dos gases; equação geral dos gases ideais; princípio de Avogadro; conceito de molécula; massa molar e volume molar dos gases. Teoria cinética dos gases. Misturas gasosas. Modelo corpuscular da matéria. Modelo atômico de Dalton. Natureza elétrica da matéria: modelos atômicos de Thomson, Rutherford e Rutherford-Bohr. Átomos e sua estrutura. Número atômico, número de massa, isótopos e massa atômica. Elementos químicos e tabela periódica. Reações químicas.
Dinâmica das transformações químicas
Transformações químicas e velocidade. Velocidade de reação. Energia de ativação. Fatores que alteram a velocidade de reação: concentração, pressão, temperatura e catalisador.
Física
O Enem exige muito a interpretação de textos, gráficos, diagramas e tabelas. O aluno deverá aplicar os conhecimentos da disciplina em situações e problemas do cotidiano.
Segundo Vitor Ricci, coordenador do Curso Poliedro e professor de Física, o candidato deve trabalhar habilidades de modo que, a partir da leitura da questão da prova, consiga visualizar as etapas do experimento ou fenômeno e seja capaz de formular hipóteses e prever resultados.
"A prova de Física exige muita interpretação. Uma boa análise de diagramas e gráficos, acompanhada de uma leitura cuidadosa dos enunciados das questões, pode ser suficiente para o candidato identificar a alternativa correta, sem utilizar fórmulas ou conceitos mais elaborados da disciplina", explica.
Ricci ressalta que alguns dos conteúdos abordados nas questões de Física do Enem são frequentes. "Eletrodinâmica e Ondulatória aparecem todos os anos. Trabalhar bem esses assuntos já é uma parte da estratégia para conseguir um bom desempenho na prova".
Conteúdos de Física
Oscilações, ondas, óptica e radiação
Feixes e frentes de ondas. Reflexão e refração. Óptica geométrica: lentes e espelhos. Formação de imagens. Instrumentos ópticos simples. Fenômenos ondulatórios. Pulsos e ondas. Período, frequência, ciclo. Propagação: relação entre velocidade, frequência e comprimento de onda. Ondas em diferentes meios de propagação.
Conhecimentos básicos e fundamentais de Física
Noções de ordem de grandeza. Notação científica. Sistema Internacional de Unidades. Metodologia de investigação: a procura de regularidades e de sinais na interpretação física do mundo. Observações e mensurações: representação de grandezas físicas como grandezas mensuráveis. Ferramentas básicas: gráficos e vetores. Conceituação de grandezas vetoriais e escalares. Operações básicas com vetores.
O movimento, o equilíbrio e a descoberta de leis físicas
Grandezas fundamentais da Mecânica: tempo, espaço, velocidade e aceleração. Relação histórica entre força e movimento. Descrições do movimento e sua interpretação: quantificação do movimento e sua descrição matemática e gráfica. Casos especiais de movimentos e suas regularidades observáveis. Conceito de inércia. Noção de sistemas de referência inerciais e não inerciais. Noção dinâmica de massa e quantidade de movimento (momento linear). Força e variação da quantidade de movimento. Leis de Newton. Centro de massa e a ideia de ponto material. Conceito de forças externas e internas. Lei da conservação da quantidade de movimento (momento linear) e teorema do impulso. Momento de uma força (torque). Condições de equilíbrio estático de ponto material e de corpos rígidos. Força de atrito, força peso, força normal de contato e tração. Diagramas de forças. Identificação das forças que atuam nos movimentos circulares. Noção de força centrípeta e sua quantificação. A Hidrostática: aspectos históricos e variáveis relevantes. Empuxo. Princípios de Pascal, Arquimedes e Stevin: condições de flutuação, relação entre diferença de nível e pressão hidrostática.
Fenômenos elétricos e magnéticos
Carga elétrica e corrente elétrica. Lei de Coulomb. Campo elétrico e potencial elétrico. Linhas de campo. Superfícies equipotenciais. Poder das pontas. Blindagem. Capacitores. Efeito Joule. Lei de Ohm. Resistência elétrica e resistividade. Relações entre grandezas elétricas: tensão, corrente, potência e energia. Circuitos elétricos simples. Correntes contínua e alternada. Medidores elétricos. Representação gráfica de circuitos. Símbolos convencionais. Potência e consumo de energia em dispositivos elétricos. Campo magnético. Ímãs permanentes. Linhas de campo magnético. Campo magnético terrestre.
Energia, trabalho e potência
Conceituação de trabalho, energia e potência. Conceito de energia potencial e de energia cinética. Conservação de energia mecânica e dissipação de energia. Trabalho da força gravitacional e energia potencial gravitacional. Forças conservativas e dissipativas.
O calor e os fenômenos térmicos
Conceitos de calor e de temperatura. Escalas termométricas. Transferência de calor e equilíbrio térmico. Capacidade calorífica e calor específico. Condução do calor. Dilatação térmica. Mudanças de estado físico e calor latente de transformação. Comportamento de gases ideais. Máquinas térmicas. Ciclo de Carnot. Leis da Termodinâmica. Aplicações e fenômenos térmicos de uso cotidiano. Compreensão de fenômenos climáticos relacionados ao ciclo da água.
A Mecânica e o funcionamento do Universo
Força peso. Aceleração gravitacional. Lei da gravitação universal. Leis de Kepler. Movimentos de corpos celestes. Influência na Terra: marés e variações climáticas. Concepções históricas sobre a origem do Universo e sua evolução.
TUDO QUE MAIS CAI NO ENEM
Preparamos uma lista com os temas que mais apareceram no Enem nos últimos anos. Para facilitar, eles estão divididos por disciplina.
Confere aí:
1) QUÍMICA
Problema ambiental definitivamente é um dos assuntos que mais caem no exame. Ao estudar química para o Enem, o aluno deve ficar atento à questões como chuva ácida e destruição da camada de ozônio.
Também é importante fazer uma leitura detalhada das interações intermoleculares, interpretar as estruturas e estudar as condições envolvidas nas forças intermoleculares e seus fenômenos.
Estudo de moléculas
Química orgânica
Reações inorgânicas
Soluções – concentrações
Cálculos estequiométricos
Eletroquímica – conceitos gerais, pilhas eletroquímicas, eletrólise
Termoquímica
Poluição ambiental
Radioatividade
2) BIOLOGIA
A biologia do Enem envolve a interpretação de problemas relacionados ao ser humano. A evolução é o plano de fundo de todas as questões da disciplina.
Além disso, sustentabilidade deve ser uma palavra-chave para quem vai fazer a prova! Todos os assuntos dentro da matéria remetentes a este tópico devem estar na sua planilha de estudos. Em várias das questões você vai precisar se posicionar diante de um problema ambiental.
Ecologia
Genética
Evolução
Fisiologia
Parasitologia e Programas de Saúde
Citologia
3) GEOGRAFIA
A geografia é abordada de uma forma geral, sem focar muito em tópicos específicos de uma região. O exame aborda conceitos gerais para entender fenômenos geográficos em diferentes contextos e paisagens.
Questões ambientais
Agropecuária
Fases do capitalismo
Urbanização
Indústria
Migrações
Comércio
Geologia e relevo
População
Hidrografia
4) FILOSOFIA
A filosofia política é muito abordada no Enem. Por isso é importante saber os principais conceitos de John Locke, Thomas Hobbes e Jean-Jacques Rousseau. O exame também apresenta o Renascimento, o racionalismo, as ciências modernas, o empirismo e o Iluminismo Francês.
Os pensamentos de Platão e Aristóteles também podem ser cobrados nas questões, principalmente abordando a política e a relação ética no contexto da cidade. Vale a pena ainda revisar o existencialismo e a Escola de Frankfurt.
Filosofia Temática
Filosofia Moderna
Filosofia Antiga
Filosofia Contemporânea
5) FÍSICA
Na prova de física, o Enem exige conhecimentos para a resolução de situações-problema. As questões envolvem o estudo dos fenômenos naturais a partir de diferentes perspectivas, abordando a velocidade de um carro, o movimento de um corpo em relação a outro e até mesmo a gravidade.
Mecânica
Eletricidade
Ondulatória
Termologia
Óptica
Magnetismo
Física Moderna
6) HISTÓRIA
Ao estudar história, a dica é dar uma atenção especial ao Regime Militar, pois o tema foi cobrado em todas as edições do exame. Além disso, a Era Vargas também aparece com frequência nas provas. Vale estudar os temas a partir do contexto internacional.
Segundo Reinado
Era Vargas
Regime Militar
Antiguidade Clássica – Grécia
Antiguidade Clássica – Roma
Neocolonialismo (Imperialismo)
Período Entre Guerras (Nazifascismo)
Início da Colonização
Independência do Brasil
República das Oligarquias
Governo JK
Nova República
7) LÍNGUA PORTUGUESA, LÍNGUA ESTRANGEIRA E LITERATURA
Ao estudar para estas matérias é indispensável investir em sua habilidade de leitura e interpretação de textos. Uma boa dica é escolher um jornal para ler todos os dias, com atenção às principais notícias.
Depois, comparar o que você absorveu dos textos com as mesmas notícias publicadas em outras mídias. Assim, além de treinar sua capacidade interpretativa, você se manterá em dia com os temas atuais.
Mas a tendência do Enem é ser cada vez mais conteudista. Logo, é muito importante estudar os conceitos adquiridos durante o Ensino Médio.
Interpretação de texto
Gramática
Figuras de linguagem
Literatura
Teoria da Comunicação
Língua Estrangeira
Artes
8) MATEMÁTICA
A matemática no Enem é diferente das provas de matemática convencionais. Isso porque o exame apresenta situações problema, fugindo da pergunta direta.
Além disso, a gente sente informar, mas não vai dar para resolver tudo usando regra de três. As questões exigem conhecimentos específicos.
Leitura e interpretação de gráfico
Cálculo com decimais e porcentagem
Equações e funções de primeiro e segundo grau
Logaritmo
Progressão Aritmética e Progressão Geométrica
Geometria plana e espacial
Trigonometria
Análise combinatória e probabilidade
BÔNUS: REDAÇÃO
Os temas da redação geralmente tratam de problemas da sociedade brasileira, inclusive questões polêmicas. Na verdade, o objetivo geral da prova é avaliar se a pessoa consegue oferecer soluções cidadãs para as questões sociais. Confira os temas dos últimos 9 anos:
2017– Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil
2016 – Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil / Caminhos para combater o racismo no Brasil
2015 – A persistência da violência contra a mulher no Brasil
2014 – Publicidade infantil em questão no Brasil
2013 – Lei Seca no Brasil
2012 – Imigração no Brasil
2011 – Viver em rede no século 21 – os limites entre o público e o privado
2010 – O trabalho na construção da dignidade humana
2009 – O indivíduo frente à ética nacional
Preocupe-se com a estrutura: introdução, desenvolvimento, conclusão + proposta de resolução do problema. E, claro, capriche na correta ortografia das palavras, na coesão e na coerência. Manter um hábito de leitura ajuda nesse quesito!
Uma dica muito importante: fale sobre inclusão social. Pratique com os temas anteriores. Você não precisa ter uma solução perfeita para todos os problemas do país. Mas precisa estar antenado aos fatos atuais e às estruturas sociais que moldam a nossa cultura.
Utilize os textos de apoio e tente sempre apresentar caminhos para a resolução do problema, ainda que a longo prazo. Para ajudar, assista a documentários atuais sobre questões sociais. Geralmente, eles trazem estudos e argumentos em um formato mais fácil de absorver.
O Enem está chegando e com ele toda a ansiedade para saber se você estudou tudo que era preciso para ir bem na avaliação. A pergunta que não quer calar é: você está preparado?
assuntos que caem no enem
Se você ainda não está totalmente preparado, não problema porque a Revista Quero vai te ajudar!
Quais assuntos mais caem no Enem?
É muito difícil saber o que estudar quando temos uma gama de assuntos elegíveis a aparecerem no Enem 2019, pensando nisso, a SAS Plataforma de Educação fez um Raio X de todas as provas do Enem desde 2009 até a edição de 2017. Assim, eles conseguiram mapear quais assuntos mais apareceram em cada matéria.
Com isso, é possível saber quais são os assuntos mais propensos a aparecerem na edição de 2019 e focar os seus estudos neles*. Legal, não é mesmo? Confira quais são os assuntos que mais caem no Enem desde 2009:
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
Escolheu Inglês ou Espanhol para o Enem? Veja quais foram os assuntos que mais caem na prova desde 2009.
PORTUGUÊS
Assuntos que mais apareceram: Quantidade de vezes de 2009/2017:
Leitura e interpretação de texto 219
Estrutura textual e análise de discurso 135
Leitura e artes 88
Variação linguística 59
Gênero textual 63
Literatura 57
Relação intertextual 24
Funções de linguagem 26
Gramática 20
Semântica 16
Norma culta x Norma popular 15
Figuras de linguagem 8
ESPANHOL
Assuntos que mais apareceram: Quantidade de vezes de 2009/2017:
Compreensão e interpretação textual 45
Semântica/domínio lexical 11
Funções da linguagem 5
Leitura e interpretação de charges e tirinhas 4
Identificação de função do texto 5
Análise de texto literário em prosa 3
Análise e interpretação de músicas e poemas 3
Leitura e artes 1
Figuras de linguagem 1
Diversidade cultural 1
INGLÊS
Assuntos que mais apareceram: Quantidade de vezes de 2009/2017:
Leitura e interpretação de textos 41
Leitura e interpretação de cartuns, tirinhas e charges 10
Domínio lexical 9
Análise e interpretação de poemas e canções 8
Identificação da função do texto 6
Diversidade cultural 2
Diversidade linguística 4
- Matemática e suas Tecnologias
Você sabe tudo sobre Geometria, Aritmética ou Estatística? Veja quais foram as áreas da matemática que mais caíram no Enem desde 2009!
MATEMÁTICA
Assuntos que mais apareceram: Quantidade de vezes de 2009/2017:
Geometria 206
Aritmética 105
Escala, razão e proporção 110
Funções 74
Porcentagem 64
Gráficos e tabelas 63
Estatística 55
Probabilidade 47
Equações elementares 21
Sequências 18
Análise combinatória 21
Números inteiros e reais 13
Trigonometria 10
Notação Científica 2
Matriz 1
- Ciências Humanas e suas Tecnologias
Você sabia que Identidade Contemporânea e Geografia Agrária foram alguns dos temas mais abordados no caderno de "Ciências Humanas e Tecnologias" desde a nova era do Enem?
HISTÓRIA
Assuntos que mais apareceram: Quantidade de vezes de 2009/2017:
Idade Contemporânea 57
Brasil Colônia 34
Brasil Império 28
História política 27
Movimentos sociais 20
Patrimônio histórico-cultura e memória 23
Era Vargas 20
Primeira República (1889-1930) 18
Idade Moderna 16
Idade Antiga 14
Tecnologia da informação, meios de comunicação e arte 12
Cidadania 12
Identidade cultural 16
Idade Média 12
Ditadura Civil-Militar (1964-1985) 11
Brasil República 8
História da América 8
Antropologia 7
Identidade Nacional 7
Direitos humanos 6
Nova República (1985) 5
República Liberal (1945-1964) 4
Democracia 3
Formação dos Estados Nacionais 1
Questão Indígena 4
GEOGRAFIA
Assuntos que mais apareceram: Quantidade de vezes de 2009/2017:
Geografia agrária 58
Meio ambiente 56
Questões econômicas e globalização 43
Geografia urbana 32
Geopolítica 27
Demografia e cultura 26
Geografia física 27
Tecnologia, transportes e comunicação 16
Indústria 13
Energia 12
Cartografia 7
FILOSOFIA
Assuntos que mais apareceram: Quantidade de vezes de 2009/2017:
Ética e justiça 21
Natureza do conhecimento 13
Democracia e cidadania 13
Filosofia Contemporânea 12
Filosofia Moderna 10
Filosofia Antiga 14
Relações de Poder 7
Surgimento da Filosofia 3
Intolerância 5
Filosofia Medieval 2
SOCIOLOGIA
Assuntos que mais apareceram: Quantidade de vezes de 2009/2017:
Mundo do trabalho 26
Ideologia 14
Cultura e indústria cultural 11
Meios de comunicação, tecnologia e cultura de massa 12
Cidadania 13
Movimentos Sociais 9
Identidade de gênero 8
Organização científica do trabalho (taylorismo e fordismo) 6
Desigualdades sociais 5
Conflito de terra e violência 2
- Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Veja quais foram as temáticas sobre "Ciências da Natureza e suas Tecnologias" mais abordadas no Enem de 2009 a 2016:
FÍSICA
Assuntos que mais apareceram: Quantidade de vezes de 2009/2017:
Mecânica 69
Eletricidade e energia 61
Ondulatória 48
Termologia 40
Óptica 21
QUÍMICA
Assuntos que mais apareceram: Quantidade de vezes de 2009/2017:
Química geral 74
Físico-química 74
Química orgânica 55
Meio ambiente 36
Energia 25
Água 16
Atomística 18
BIOLOGIA
Assuntos que mais apareceram: Quantidade de vezes de 2009/2016:
Humanidade e ambiente 57
Citologia 37
Histologia e fisiologia (animal e humana) 35
Fundamentos da ecologia 25
Biotecnologia 26
Microbiologia e doenças associadas (parasitologia) 22
Cadeias e teias (fluxo de energia) 17
Evolução 18
Biologia molecular (inorgânica e orgânica) 14
Biomas 13
Genética mendeliana 11
Botânica 11
Genética molecular 7
Embriologia e reprodução (animal e humana) 6
Método científico 4
Taxonomia/Sistemática 3
Zoologia 2
Origem da vida 2
Indicadores sociais 1
Legislação e cidadania 1
Calendário do Enem 2019
Neste ano, a prova também será realizada em dois domingos. Confira o calendário do Enem:
03/11: Ciências humanas, linguagens e redação
Início da prova: 30 minutos após o fechamento dos portões
Horário de fechamento dos portões: 13h (horário de Brasília)
10/11: Matemática e ciências da natureza
Início da prova: 30 minutos após o fechamento dos portões
Horário de fechamento dos portões: 13h (horário de Brasília)
Agora que você sabe quais são as matérias que mais caem no Enem, está na hora de focar os seus estudos para garantir uma boa nota! Fique de olho na Revista Quero e saiba tudo sobre o Enem 2019.
*Apesar do levantamento, não deixe de dar uma olhada nos assuntos que menos apareceram nas últimas edições do Enem, ok? Afinal, "vai que"...
A cada dia que passa, ficamos mais perto das provas do Enem! Quando novembro chegar, será o momento de demonstrar seus conhecimentos.
Mas para chegar ao dia dos exames com a confiança necessária é preciso ter estudado a fundo todas as matérias que o Enem pede.
E não tem moleza não: o Enem pede muita coisa! Basicamente, é quase tudo aquilo que a gente viu ao longo do ensino médio. Ou seja: são três anos condensados em 180 questões.
Descubra a faculdade certa pra você em 1 minuto!
Para não sofrer tanto nas provas, o ideal é montar uma estratégia de estudos, que deve passar, inclusive, pelos assuntos que caem com maior frequência nas provas.
Com isso em mãos, a gente tem o mapa da mina para se dar bem e conseguir vaga no ensino superior, bolsas de estudos e até financiamento das mensalidades.
Para facilitar sua vida, a gente foi atrás dos assuntos que mais caem no Enem e trouxe tudo aqui para você. Dê uma olhada a seguir.
As provas do Enem
As provas do Enem acontecem geralmente em dois domingos seguidos do mês de novembro.
No primeiro dia são realizadas as provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e a Redação.
No segundo, é a vez de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.
Cada prova objetiva tem 45 questões de múltipla escolha, totalizando 180 questões.
Quem vai fazer o exame precisa ter raciocínio rápido, visto que são dadas poucas horas para que os candidatos respondam a 90 questões por dia. No primeiro domingo, ainda tem a redação.
Assuntos que mais caem no Enem
Ao longo dos anos, alguns assuntos têm aparecido com mais frequência nas provas do Enem.
Isso não significa que eles vão cair novamente nas próximas provas, mas as chances são altas.
E sabendo que determinado conteúdo tem maior probabilidade de aparecer do que outros, a gente não pode perder a oportunidade de priorizá-lo durante os estudos, concorda?
Pois bem, a gente separou alguns dos temas mais frequentes do Enem. Confira a seguir!
Assuntos que mais caem na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias
A prova de Ciências da Natureza inclui questões de Química, Física e Biologia. Veja o que tem aparecido com mais frequência nos últimos anos:
Física
Aplicação da física no dia a dia
Calor e fenômenos térmicos
Eletricidade
Energia, trabalho e potência
Equilíbrio
Magnetismo
Grandezas físicas
Hidrostática
Inércia
Lei da Gravitação Universal
Leis da Física
Mecânica
Movimento
O universo
Ondulatória
Óptica
Oscilações, ondas, óptica e radiação
Sistema Internacional de Unidades
Termologia
Química
Ácidos, bases, sais e óxidos
Átomos e sua estrutura
Cálculos estequiométricos
Compostos de carbono
Energia
Estrutura e propriedade da água
Físico-química
Meio ambiente
Metais e ligas metálicas
Misturas químicas
Propriedades de materiais
Química no cotidiano
Química orgânica
Reações químicas
Sistemas gasosos
Substâncias moleculares
Tabela Periódica
Biologia
Biologia e sociedade
Biologia molecular (inorgânica e orgânica)
Biotecnologia
Cadeias e teias (fluxo de energia)
Citologia
Ecologia e ciências ambientais
Evolução
Hereditariedade
Histologia e fisiologia (animal e humana)
Meio ambiente
Microbiologia e doenças associadas (parasitologia)
Qualidade de vida
Questões ambientais
Assuntos que mais caem na prova de Matemática e suas Tecnologias
De todas as provas do Enem, a de Matemática é única que cobra conhecimentos de uma disciplina só. São 45 questões de puro cálculo e raciocínio para você se divertir.
Veja o que pode cair:
Álgebra
Aritmética
Conjuntos numéricos
Equações elementares
Escala, razão e proporção
Estatística
Funções
Geometria
Gráficos e tabelas
Porcentagem
Probabilidade
Sequências
Assuntos que mais caem na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias
A prova de Ciências Humanas vai testar seus conhecimentos sobre assuntos de História, Geografia, Filosofia e Sociologia.
Os assuntos que mais caem são os seguintes:
Cidadania
Colonização das Américas
Cultura e diversidade
Democracia
Direitos civis, humanos, políticos e sociais
Ditaduras na América Latina
Escravidão
Formação do território brasileiro
Guerra Fria
História e luta dos povos africanos
História e luta dos povos indígenas
Industrialização no Brasil
Liberalismo e neoliberalismo
Movimentos sociais
Meio-ambiente no contexto histórico, geográfico e sociológico
Políticas afirmativas
Primeira e Segunda Guerra Mundial
A crise urbana
Recursos naturais
Revoluções sociais e políticas
Situação rural brasileira
Solo e relevo
Sustentabilidade
Tecnologia e seu impacto na vida social e política
Assuntos que mais caem na prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
A prova de Linguagens e Códigos reúne conteúdos de Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira, Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação.
Veja o que tem aparecido nesta prova ultimamente:
Figuras de linguagem
Funções da linguagem
Gêneros, composição e produção da escrita
Semântica
Inclusão, diversidade e multiculturalidade
Interpretação de texto
Linguagens artísticas
Literatura geral e brasileira
Norma culta e popular
Produção e representação literária
Texto argumentativo
E os assuntos que mais caem na redação?
A redação não tem um “assunto que mais cai” porque a cada ano é dado um tema diferente.
Mas o fato é que a organização do Enem gosta bastante de questões de alta relevância social. Tanto é que, nos últimos anos, os temas abordados foram:
2010 – O trabalho na construção da dignidade humana.
2011 – Viver em rede no século XXI: os limites entre o público e o privado
2012 – O movimento imigratório para o Brasil no século XXI
2013 – Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil
2014 – Publicidade infantil em questão no Brasil
2015 – A persistência da violência contra a mulher no Brasil
2016 – Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil
2017 – Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil
Aqui não dá para contar com a ajuda da estatística. A única maneira de fazer uma redação nota 1.000 no Enem é ficar bem ligado em temas que tenham impacto na sociedade atual, especialmente no Brasil.
Para isso, leia muita notícia (de fontes confiáveis), analise as questões a fundo e as alternativas pertinentes. E, claro, pratique bastante o formato da redação pedido no exame: dissertativo-argumentativo em prosa.
Por que é importante ter uma boa nota no Enem?
A nota do Enem abre muitas portas para o ensino superior. Com uma boa pontuação, você entra com mais chances de sucesso nos principais processos seletivos do governo federal:
Sisu — É o processo seletivo que distribui vagas em universidades públicas. Aqui leva vantagem quem tem a maior nota no Enem. Em cursos mais concorridos, como Medicina, o mínimo para passar é de aproximadamente 830 pontos! Nos mais tranquilos, 650 pontos, em média.
ProUni — Distribui bolsas de estudos em faculdades particulares a estudantes que tiverem boas notas no Enem e atenderem aos critérios de desempenho, renda familiar e formação escolar determinados pelo MEC.
FIES — É o programa que permite o financiamento de um curso superior a juros baixos e ainda oferece um extenso prazo para pagamento da dívida. O critério para seleção de candidatos é a nota do Enem e o perfil socioeconômico do candidato.
Além desses três programas de âmbito nacional, você pode usar a sua pontuação no Enem para concorrer a vagas em faculdades particulares sem ter que fazer vestibular. Esse sistema está cada vez mais popular no Brasil.
E por falar em faculdade, você já sabe onde quer estudar? A gente tem algumas sugestões interessantes de instituições reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC onde vale a pena tentar uma vaga. Elas aceitam o ProUni, o FIES e contam com o ingresso direto. Conheça:
Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)
Universidade Estácio de Sá (UNESA)
Universidade Norte do Paraná (UNOPAR)
Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)
Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
Universidade de Franca (UNIFRAN)
Centro Universitário do Distrito Federal (UDF) – no Distrito Federal
Faculdade Pitágoras (PITÁGORAS) – em Minas Gerais
Universidade Anhembi Morumbi (a distância)
FMU (a distância)
UNIFACS (a distância) – em Salvador/BA
UnP – Universidade Potiguar (a distância) – em Natal/RN
Imagem: Marcos Pinto/UOL
Carolina Cunha
Colaboração para o UOL
29/10/2019 04h00
RESUMO DA NOTÍCIA
Raio-x do Enem traça assuntos que mais caíram nos últimos cinco anos
Veja os conteúdos recorrentes e planeje seus últimos dias de revisão
Primeira prova acontece no próximo domingo
Conhecer o que geralmente cai no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) faz toda a diferença na hora de estudar. Para ajudar o candidato, o Sistema de Ensino Poliedro elaborou um raio-x da prova, que traça os assuntos que mais caíram nos últimos cinco anos.
"Com essa análise detalhada, os estudantes podem ter uma visão rápida e completa dos assuntos cobrados nas provas", diz Fernando da Espiritu Santo, gerente de inteligência educacional do Poliedro.
RELACIONADAS
Enem 2019: 6 maneiras que a globalização atual pode cair na prova
Aprenda a usar citações para valorizar sua prova de redação no Enem
A seis dias do Enem, 1,2 milhão de inscritos não sabem local da prova
Antes de partir para o estudo, que tal planejar a sua revisão? A dica na reta final de preparação para o Enem é o estudante concentrar seus esforços nos assuntos com maior incidência em cada disciplina, pois possuem maior probabilidade de serem cobrados na próxima aplicação.
"Uma sugestão é garantir uma revisão de pelo menos cinco principais assuntos de cada disciplina, pois, deste modo, o estudante pode contemplar aproximadamente 50% dos assuntos que serão cobrados", orienta o especialista.
[ x ]
Além de ficar atento aos assuntos que mais caem no Enem, é importante não deixar nada do que é pedido no edital de fora. Resolver as provas dos anos anteriores, simulados e listas de exercícios também são tarefas indicadas para o estudante na hora de fazer a revisão para se preparar para o exame.
Confira as matrizes de conhecimento mais cobradas nas principais disciplinas do Enem e a porcentagem de quanto elas apareceram com relação a todos os assuntos da disciplina.
Português
O conteúdo de Língua Portuguesa está inserido dentro da prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Interpretação de texto é o que mais cai na prova de Português do Enem, exigindo do candidato eficiência na interpretação das ideias apresentadas nos enunciados.
"É uma prova que não apresenta surpresas. Você não vê muitas questões de gramática e quando elas aparecem estão sempre subordinadas à interpretação de texto. O eixo da prova trabalha muito com variação linguística, oralidade, coesão textual e função de linguagem. A gente costuma ver esse tipo de emprego associado a gêneros textuais", avalia César Ceneme, professor de Língua Portuguesa do Curso Poliedro.
O professor recomenda que os alunos consultem as provas dos últimos quatro anos e identifiquem os tipos de textos, focando principalmente na interpretação.
Estudo do texto
As sequências discursivas e os gêneros textuais no sistema de comunicação e informação. Modos de organização da composição textual; atividades de produção escrita e de leitura de textos gerados nas diferentes esferas sociais - públicas e privadas.
Estudo dos aspectos linguísticos em diferentes textos
Recursos expressivos da língua, procedimentos de construção e recepção de textos. Organização da macroestrutura semântica e a articulação entre ideias e proposições (relações lógico-semânticas).
Estudo do texto literário
Relações entre produção literária e processo social, concepções artísticas, procedimentos de construção e recepção de textos. Produção literária e processo social; processos de formação literária e de formação nacional; produção de textos literários, sua recepção e a constituição do patrimônio literário nacional; relações entre a dialética cosmopolitismo/localismo e a produção literária nacional; elementos de continuidade e ruptura entre os diversos momentos da Literatura Brasileira; associações entre concepções artísticas e procedimentos de construção do texto literário em seus gêneros (épico/narrativo, lírico e dramático) e formas diversas; articulações entre os recursos expressivos e estruturais do texto literário e o processo social relacionado ao momento de sua produção; representação literária: natureza, função, organização e estrutura do texto literário; relações entre literatura, outras artes e outros saberes.
Estudo do texto argumentativo, seus gêneros e recursos linguísticos
Argumentação, tipo, gêneros e usos em língua portuguesa. Formas de apresentação de diferentes pontos de vista; organização e progressão textual; papéis sociais e comunicativos dos interlocutores, relação entre usos e propósitos comunicativos, função sociocomunicativa do gênero, aspectos da dimensão espaço-temporal em que se produz o texto.
Matemática
A prova de Matemática e Suas Tecnologias conta com questões recheadas de gráficos, tabelas e enunciados que exigem habilidade de interpretação, capacidade para resolver problemas do cotidiano e o entendimento das ferramentas para a compreensão da realidade.
O professor de Matemática do Curso Poliedro, Sérgio Augusto de Paiva França, explica que equações, geometria e porcentagem estão entre os principais temas abordados.
"O Enem deve cobrar com força razões e proporções, problemas que vão acabar envolvendo ordem de grandeza. Problemas que envolvam equações de primeiro e segundo grau também são sempre notáveis. E a prova traz com frequência logaritmos, questões de análise combinatória, probabilidade, estatística e conceitos que envolvam porcentagem", conta o professor.
Segundo França, não é comum cair na prova do Enem números complexos, polinômios, matrizes e determinantes, geometria analítica e equações e inequações trigonométricas, nesse caso, deve-se consultar a internet ou algum livro especializado.
Conteúdos de Matemática
Conhecimentos numéricos: Operações em conjuntos numéricos (naturais, inteiros, racionais e reais), desigualdades, divisibilidade, fatoração, razões e proporções, porcentagem e juros, relações de dependência entre grandezas, sequências e progressões, princípios de contagem.
Conhecimentos geométricos: Características das figuras geométricas planas e espaciais; grandezas, unidades de medida e escalas; comprimentos, áreas e volumes; ângulos; posições de retas; simetrias de figuras planas ou espaciais; congruência e semelhança de triângulos; teorema de Tales; relações métricas nos triângulos; circunferências; trigonometria do ângulo agudo.
Conhecimentos algébricos: Gráficos e funções; funções algébricas do 1º e 2º graus, polinomiais, racionais, exponenciais e logarítmicas; equações e inequações; relações no ciclo trigonométrico e funções trigonométricas.
Conhecimentos de Estatística e Probabilidade: Representação e análise de dados; medidas de tendência central (média, moda e mediana); desvios e variância; noções de probabilidade.
Conhecimentos algébricos/geométricos: Plano cartesiano; retas; circunferências; paralelismo e perpendicularidade, sistemas de equações.
Geografia e História
Assuntos de História e Geografia estão presentes na prova de Ciências Humanas e Suas Tecnologias, que possuem questões interdisciplinares.
História
"Pensar em História no Enem desperta certo receio nos candidatos. E não é para menos: essa é uma das disciplinas mais densas dentro da trajetória escolar", afirma a coordenadora de avaliações educacionais do Sistema Poliedro, Jéssika Anastácio.
Entretanto, segundo ela, a carga elevada de assuntos não deve ser motivo de desespero. "Apesar de amplo leque de possibilidades, o Enem foca em um recorte de conteúdos restrito dentro da disciplina, dedicando atenção aos acontecimentos que impactaram os rumos da História até os dias atuais", indica.
Assim, uma maneira de planejar os estudos é concentrando-se na matriz de referência da prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias, que aborda com veemência aspectos relacionados à cultura, patrimônio, estrutura política, organização da sociedade e relações entre estados nacionais, diretamente associados aos acontecimentos da Idade Contemporânea e à História do Brasil.
"No contexto mundial, é importante que o aluno dedique seus estudos aos conflitos de relevância internacional, a exemplo da Guerra Fria, às transformações da sociedade decorrentes do capitalismo, bem como ao desenvolvimento industrial e tecnológico", aponta Jéssika.
Geografia
Para Cristina Luciana do Carmo, professora de Geografia do Curso Poliedro, a prova do Enem possui a tradição de priorizar as questões sobre a geografia do Brasil. "Como prioridade, recomendo fazer uma revisão sobre os aspectos da Regionalização do Brasil. É uma revisão eficaz entender as características das regiões Norte, Sul, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste em temas como o relevo, clima, hidrografia, biomas e as questões econômicas, políticas e da atualidade".
Segundo a professora, o Enem 2019 tem chance de trazer outras características devido ao novo Governo. Por isso, ela acredita que a prova pode ter questões de conceitos mais clássicos do pensamento e da prática geográfica. "Minha aposta é a prova abordar uma Geografia mais tradicional, focada em aspectos físicos gerais. Recomendo fazer pequenas revisões de assuntos como demografia e urbanização".
Luciana também espera que a prova deste ano aposte na análise de mapas, tabelas e gráficos. "É importante que fazer a análise atenta de uma imagem ou dado e perceber detalhes como títulos, legendas e fontes para a interpretação correta", diz a professora.
Conteúdos de Ciências Humanas e Suas Tecnologias
Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade
Cultura material e imaterial; patrimônio e diversidade cultural no Brasil. A Conquista da América. Conflitos entre europeus e indígenas na América colonial. A escravidão e formas de resistência indígena e africana na América. História cultural dos povos africanos. A luta dos negros no Brasil e o negro na formação da sociedade brasileira. História dos povos indígenas e a formação sociocultural brasileira. Movimentos culturais no mundo ocidental e seus impactos na vida política e social.
Formas de organização social, movimentos sociais, pensamento político e ação do Estado
Cidadania e democracia na Antiguidade; Estado e direitos do cidadão a partir da Idade Moderna; democracia direta, indireta e representativa. Revoluções sociais e políticas na Europa Moderna. Formação territorial brasileira; as regiões brasileiras; políticas de reordenamento territorial. As lutas pela conquista da independência política das colônias da América. Grupos sociais em conflito no Brasil imperial e a construção da nação. O desenvolvimento do pensamento liberal na sociedade capitalista e seus críticos nos séculos 19 e 20. Políticas de colonização, migração, imigração e emigração no Brasil nos séculos 19 e 20. A atuação dos grupos sociais e os grandes processos revolucionários do século 20: Revolução Bolchevique, Revolução Chinesa, Revolução Cubana. Geopolítica e conflitos entre os séculos 19 e 20: Imperialismo, a ocupação da Ásia e da África, as Guerras Mundiais e a Guerra Fria. Os sistemas totalitários na Europa do século 20: nazifascismo, franquismo, salazarismo e stalinismo. Ditaduras políticas na América Latina: Estado Novo no Brasil e ditaduras na América. Conflitos político-culturais pós-Guerra Fria, reorganização política internacional e os organismos multilaterais nos séculos 20 e 21. A luta pela conquista de direitos pelos cidadãos: direitos civis, humanos, políticos e sociais. Direitos sociais nas constituições brasileiras. Políticas afirmativas. Vida urbana: redes e hierarquia nas cidades, pobreza e segregação espacial.
Características e transformações das estruturas produtivas
Diferentes formas de organização da produção: escravismo antigo, feudalismo, capitalismo, socialismo e suas diferentes experiências. Economia agroexportadora brasileira: complexo açucareiro; a mineração no período Colonial; a economia cafeeira; a borracha na Amazônia. Revolução Industrial: criação do sistema de fábrica na Europa e transformações no processo de produção. Formação do espaço urbano-industrial. Transformações na estrutura produtiva no século 20: o fordismo, o toyotismo, as novas técnicas de produção e seus impactos. A industrialização brasileira, a urbanização e as transformações sociais e trabalhistas. A globalização e as novas tecnologias de telecomunicação e suas consequências econômicas, políticas e sociais. Produção e transformação dos espaços agrários. Modernização da agricultura e estruturas agrárias tradicionais. O agronegócio, a agricultura familiar, os assalariados do campo e as lutas sociais no campo. A relação campo-cidade.
Os domínios naturais e a relação do ser humano com o ambiente
Relação homem-natureza, a apropriação dos recursos naturais pelas sociedades ao longo do tempo. Impacto ambiental das atividades econômicas no Brasil. Recursos minerais e energéticos: exploração e impactos. Recursos hídricos; bacias hidrográficas e seus aproveitamentos. As questões ambientais contemporâneas: mudança climática, ilhas de calor, efeito estufa, chuva ácida, a destruição da camada de ozônio. A nova ordem ambiental internacional; políticas territoriais ambientais; uso e conservação dos recursos naturais, unidades de conservação, corredores ecológicos, zoneamento ecológico e econômico. Origem e evolução do conceito de sustentabilidade. Estrutura interna da Terra. Estruturas do solo e do relevo; agentes internos e externos modeladores do relevo. Situação geral da atmosfera e classificação climática. As características climáticas do território brasileiro. Os grandes domínios da vegetação no Brasil e no mundo.
Biologia
Parte da prova de Ciências da Natureza, a prova de Biologia costuma cobrar a disciplina fazendo uma ligação com temas do cotidiano e em questões interdisciplinares, ou seja, sob o prisma de outras áreas de conhecimento que o Enem avalia.
O coordenador e professor de Biologia do Curso Poliedro, Luís Gustavo Megiolaro, conta que o Enem costuma abordar quatro grandes temas: ecologia, evolução, fisiologia com doenças e a parte de genética.
"Em ecologia, é bom estudar sobre teia alimentar, cadeias alimentares, o fluxo de energia, as relações ecológicas entre os seres vivos, os biomas e também a sucessão ecológica junto com os ciclos biogeoquímicos", diz o professor.
Evolução das espécies é outro assunto que sempre aparece. Segundo Megiolaro, o aluno deve explorar as principais diferenças entre as teorias. "É importante estudar as teorias de Lamarck e de Darwin, trabalhando as diferenças entre elas e como esses mecanismos explicam a formação das espécies".
Em fisiologia, a dica é priorizar o funcionamento do corpo humano e dos sistemas, que normalmente vão ligar com questões do cotidiano como exercícios físicos, dietas, alimentação e mudanças climáticas. "Na parte de fisiologia tem que ficar atento às doenças, verminoses e bactérias, sabendo o processo de transmissão e profilaxia", lembra o professor.
Na parte de genética, o aluno precisa estudar as Leis de Mendel, que regem a hereditariedade nos seres vivos. O professor também cita temas de biotecnologia e suas relações com a atualidade. "É preciso entender sobre fenótipo, genótipo, DNA, DNA recombinante, terapia gênica, transgênicos e as implicações que isso causa nos indivíduos".
Conteúdos de Biologia
Ecologia e Ciências Ambientais
Ecossistemas. Fatores bióticos e abióticos. Hábitat e nicho ecológico. A comunidade biológica: teia alimentar, sucessão e comunidade clímax. Dinâmica de populações. Interações entre os seres vivos. Ciclos biogeoquímicos. Fluxo de energia no ecossistema. Biogeografia. Biomas brasileiros. Exploração e uso de recursos naturais. Problemas ambientais: mudanças climáticas, efeito estufa; desmatamento; erosão; poluição da água, do solo e do ar. Conservação e recuperação de ecossistemas. Conservação da biodiversidade. Tecnologias ambientais. Noções de saneamento básico. Noções de legislação ambiental: água, florestas, unidades de conservação e biodiversidade.
Moléculas, células e tecidos
Estrutura e fisiologia celular: membrana, citoplasma e núcleo. Divisão celular. Aspectos bioquímicos das estruturas celulares. Aspectos gerais do metabolismo celular. Metabolismo energético: fotossíntese e respiração. Codificação da informação genética. Síntese proteica. Diferenciação celular. Principais tecidos animais e vegetais. Origem e evolução das células. Noções sobre células-tronco, clonagem e tecnologia do DNA recombinante. Aplicações de Biotecnologia na produção de alimentos, fármacos e componentes biológicos. Aplicações de tecnologias relacionadas ao DNA a investigações científicas, determinação da paternidade, investigação criminal e identificação de indivíduos. Aspectos éticos relacionados ao desenvolvimento biotecnológico. Biotecnologia e sustentabilidade.
Hereditariedade e diversidade da vida
Princípios básicos que regem a transmissão de características hereditárias. Concepções pré-mendelianas sobre a hereditariedade. Aspectos genéticos do funcionamento do corpo humano. Antígenos e anticorpos. Grupos sanguíneos, transplantes e doenças autoimunes. Neoplasias e a influência de fatores ambientais. Mutações gênicas e cromossômicas. Aconselhamento genético. Fundamentos genéticos da evolução. Aspectos genéticos da formação e manutenção da diversidade biológica.
Identidade dos seres vivos
Níveis de organização dos seres vivos. Vírus, procariontes e eucariontes. Autótrofos e heterótrofos. Seres unicelulares e pluricelulares. Sistemática e as grandes linhas da evolução dos seres vivos. Tipos de ciclo de vida. Evolução e padrões anatômicos e fisiológicos observados nos seres vivos. Funções vitais dos seres vivos e sua relação com a adaptação desses organismos a diferentes ambientes. Embriologia, Anatomia e Fisiologia Humana. Evolução humana. Biotecnologia e sistemática.
Origem e evolução da vida
A Biologia como ciência: história, métodos, técnicas e experimentação. Hipóteses sobre a origem do Universo, da Terra e dos seres vivos. Teorias de evolução. Explicações pré-darwinistas para a modificação das espécies. A teoria evolutiva de Charles Darwin. Teoria sintética da evolução. Seleção artificial e seu impacto sobre ambientes naturais e sobre populações humanas.
Qualidade de vida das populações humanas
Aspectos biológicos da pobreza e do desenvolvimento humano. Indicadores sociais, ambientais e econômicos. Índice de desenvolvimento humano. Principais doenças que afetam a população brasileira: caracterização, prevenção e profilaxia. Noções de primeiros socorros. Doenças sexualmente transmissíveis. Aspectos sociais da biologia: uso indevido de drogas; gravidez na adolescência; obesidade. Violência e segurança pública. Exercícios físicos e vida saudável. Aspectos biológicos do desenvolvimento sustentável. Legislação e cidadania.
Química
O Enem espera que o candidato compreenda a química do dia a dia, cobrando conceitos gerais e contextualizados.
De acordo com o gerente de inteligência educacional do Sistema Poliedro, Fernando da Espiritu Santo, no contexto de Química, essa situação fica ainda mais evidente, pois os itens da prova são contextualizados e abordam os conhecimentos de Química Geral com grande incidência. "O aprendizado adquirido durante as aulas das disciplinas que compõem essa área do conhecimento deve servir para que o estudante construa um entendimento do mundo natural e, a partir dessa capacidade, possa planejar, executar e avaliar intervenções práticas", afirma.
Conteúdos de Química
Compostos de carbono
Características gerais dos compostos orgânicos. Principais funções orgânicas. Estrutura e propriedades de hidrocarbonetos. Estrutura e propriedades de compostos orgânicos oxigenados. Fermentação. Estrutura e propriedades de compostos orgânicos nitrogenados. Macromoléculas naturais e sintéticas. Noções básicas sobre polímeros. Amido, glicogênio e celulose. Borracha natural e sintética. Polietileno, poliestireno, PVC, teflon, náilon. Óleos e gorduras, sabões e detergentes sintéticos. Proteínas e enzimas.
Representação das transformações químicas
Fórmulas químicas. Balanceamento de equações químicas. Aspectos quantitativos das transformações químicas. Leis ponderais das reações químicas. Determinação de fórmulas químicas. Grandezas químicas: massa, volume, mol, massa molar, constante de avogadro. Cálculos estequiométricos.
Energias químicas no cotidiano
Petróleo, gás natural, carvão, madeira, hulha, biomassa, biocombustíveis. Impactos ambientais de combustíveis fósseis. Energia nuclear. Lixo atômico. Vantagens e desvantagens do uso de energia nuclear.
Materiais, suas propriedades e usos
Propriedades de materiais. Estados físicos de materiais. Mudanças de estado. Misturas: tipos e métodos de separação. Substâncias químicas: classificação e características gerais. Metais e ligas metálicas. Ferro, cobre e alumínio. Ligações metálicas. Substâncias iônicas: características e propriedades. Substâncias iônicas do grupo: cloreto, carbonato, nitrato e sulfato. Ligação iônica. Substâncias moleculares: características e propriedades. Substâncias moleculares: H2, O2, N2, Cl2, NH3, H2O, HCl, CH4. Ligação covalente. Polaridade de moléculas. Forças intermoleculares. Relação entre estruturas, propriedade e aplicação das substâncias.
Transformações químicas e energia
Transformações químicas e energia calorífica. Calor de reação. Entalpia. Equações termoquímicas. Lei de Hess. Transformações químicas e energia elétrica. Reação de oxirredução. Potenciais-padrão de redução. Pilha. Eletrólise. Leis de Faraday. Transformações nucleares. Conceitos fundamentais da radioatividade. Reações de fissão e fusão nuclear. Desintegração radioativa e radioisótopos.
Transformação química e equilíbrio
Caracterização do sistema em equilíbrio. Constante de equilíbrio. Produto iônico da água, equilíbrio ácido-base e pH. Solubilidade dos sais e hidrólise. Fatores que alteram o sistema em equilíbrio. Aplicação da velocidade e do equilíbrio químico no cotidiano.
Relações da Química com as tecnologias, a sociedade e o meio ambiente
Química no cotidiano. Química na agricultura e na saúde. Química nos alimentos. Química e ambiente. Aspectos científico-tecnológicos, socioeconômicos e ambientais associados à obtenção ou produção de substâncias químicas. Indústria química: obtenção e utilização do cloro, hidróxido de sódio, ácido sulfúrico, amônia e ácido nítrico. Mineração e metalurgia. Poluição e tratamento de água. Poluição atmosférica. Contaminação e proteção do ambiente.
Água
Ocorrência e importância na vida animal e vegetal. Ligação, estrutura e propriedades. Sistemas em solução aquosa: soluções verdadeiras, soluções coloidais e suspensões. Solubilidade. Concentração das soluções. Aspectos qualitativos das propriedades coligativas das soluções. Ácidos, bases, sais e óxidos: definição, classificação, propriedades, formulação e nomenclatura. Conceitos de ácido e base. Principais propriedades dos ácidos e bases: indicadores, condutibilidade elétrica, reação com metais, reação de neutralização.
Transformações químicas
Evidências de transformações químicas. Interpretação de transformações químicas. Sistemas gasosos: lei dos gases; equação geral dos gases ideais; princípio de Avogadro; conceito de molécula; massa molar e volume molar dos gases. Teoria cinética dos gases. Misturas gasosas. Modelo corpuscular da matéria. Modelo atômico de Dalton. Natureza elétrica da matéria: modelos atômicos de Thomson, Rutherford e Rutherford-Bohr. Átomos e sua estrutura. Número atômico, número de massa, isótopos e massa atômica. Elementos químicos e tabela periódica. Reações químicas.
Dinâmica das transformações químicas
Transformações químicas e velocidade. Velocidade de reação. Energia de ativação. Fatores que alteram a velocidade de reação: concentração, pressão, temperatura e catalisador.
Física
O Enem exige muito a interpretação de textos, gráficos, diagramas e tabelas. O aluno deverá aplicar os conhecimentos da disciplina em situações e problemas do cotidiano.
Segundo Vitor Ricci, coordenador do Curso Poliedro e professor de Física, o candidato deve trabalhar habilidades de modo que, a partir da leitura da questão da prova, consiga visualizar as etapas do experimento ou fenômeno e seja capaz de formular hipóteses e prever resultados.
"A prova de Física exige muita interpretação. Uma boa análise de diagramas e gráficos, acompanhada de uma leitura cuidadosa dos enunciados das questões, pode ser suficiente para o candidato identificar a alternativa correta, sem utilizar fórmulas ou conceitos mais elaborados da disciplina", explica.
Ricci ressalta que alguns dos conteúdos abordados nas questões de Física do Enem são frequentes. "Eletrodinâmica e Ondulatória aparecem todos os anos. Trabalhar bem esses assuntos já é uma parte da estratégia para conseguir um bom desempenho na prova".
Conteúdos de Física
Oscilações, ondas, óptica e radiação
Feixes e frentes de ondas. Reflexão e refração. Óptica geométrica: lentes e espelhos. Formação de imagens. Instrumentos ópticos simples. Fenômenos ondulatórios. Pulsos e ondas. Período, frequência, ciclo. Propagação: relação entre velocidade, frequência e comprimento de onda. Ondas em diferentes meios de propagação.
Conhecimentos básicos e fundamentais de Física
Noções de ordem de grandeza. Notação científica. Sistema Internacional de Unidades. Metodologia de investigação: a procura de regularidades e de sinais na interpretação física do mundo. Observações e mensurações: representação de grandezas físicas como grandezas mensuráveis. Ferramentas básicas: gráficos e vetores. Conceituação de grandezas vetoriais e escalares. Operações básicas com vetores.
O movimento, o equilíbrio e a descoberta de leis físicas
Grandezas fundamentais da Mecânica: tempo, espaço, velocidade e aceleração. Relação histórica entre força e movimento. Descrições do movimento e sua interpretação: quantificação do movimento e sua descrição matemática e gráfica. Casos especiais de movimentos e suas regularidades observáveis. Conceito de inércia. Noção de sistemas de referência inerciais e não inerciais. Noção dinâmica de massa e quantidade de movimento (momento linear). Força e variação da quantidade de movimento. Leis de Newton. Centro de massa e a ideia de ponto material. Conceito de forças externas e internas. Lei da conservação da quantidade de movimento (momento linear) e teorema do impulso. Momento de uma força (torque). Condições de equilíbrio estático de ponto material e de corpos rígidos. Força de atrito, força peso, força normal de contato e tração. Diagramas de forças. Identificação das forças que atuam nos movimentos circulares. Noção de força centrípeta e sua quantificação. A Hidrostática: aspectos históricos e variáveis relevantes. Empuxo. Princípios de Pascal, Arquimedes e Stevin: condições de flutuação, relação entre diferença de nível e pressão hidrostática.
Fenômenos elétricos e magnéticos
Carga elétrica e corrente elétrica. Lei de Coulomb. Campo elétrico e potencial elétrico. Linhas de campo. Superfícies equipotenciais. Poder das pontas. Blindagem. Capacitores. Efeito Joule. Lei de Ohm. Resistência elétrica e resistividade. Relações entre grandezas elétricas: tensão, corrente, potência e energia. Circuitos elétricos simples. Correntes contínua e alternada. Medidores elétricos. Representação gráfica de circuitos. Símbolos convencionais. Potência e consumo de energia em dispositivos elétricos. Campo magnético. Ímãs permanentes. Linhas de campo magnético. Campo magnético terrestre.
Energia, trabalho e potência
Conceituação de trabalho, energia e potência. Conceito de energia potencial e de energia cinética. Conservação de energia mecânica e dissipação de energia. Trabalho da força gravitacional e energia potencial gravitacional. Forças conservativas e dissipativas.
O calor e os fenômenos térmicos
Conceitos de calor e de temperatura. Escalas termométricas. Transferência de calor e equilíbrio térmico. Capacidade calorífica e calor específico. Condução do calor. Dilatação térmica. Mudanças de estado físico e calor latente de transformação. Comportamento de gases ideais. Máquinas térmicas. Ciclo de Carnot. Leis da Termodinâmica. Aplicações e fenômenos térmicos de uso cotidiano. Compreensão de fenômenos climáticos relacionados ao ciclo da água.
A Mecânica e o funcionamento do Universo
Força peso. Aceleração gravitacional. Lei da gravitação universal. Leis de Kepler. Movimentos de corpos celestes. Influência na Terra: marés e variações climáticas. Concepções históricas sobre a origem do Universo e sua evolução.
TUDO QUE MAIS CAI NO ENEM
Preparamos uma lista com os temas que mais apareceram no Enem nos últimos anos. Para facilitar, eles estão divididos por disciplina.
Confere aí:
1) QUÍMICA
Problema ambiental definitivamente é um dos assuntos que mais caem no exame. Ao estudar química para o Enem, o aluno deve ficar atento à questões como chuva ácida e destruição da camada de ozônio.
Também é importante fazer uma leitura detalhada das interações intermoleculares, interpretar as estruturas e estudar as condições envolvidas nas forças intermoleculares e seus fenômenos.
Estudo de moléculas
Química orgânica
Reações inorgânicas
Soluções – concentrações
Cálculos estequiométricos
Eletroquímica – conceitos gerais, pilhas eletroquímicas, eletrólise
Termoquímica
Poluição ambiental
Radioatividade
2) BIOLOGIA
A biologia do Enem envolve a interpretação de problemas relacionados ao ser humano. A evolução é o plano de fundo de todas as questões da disciplina.
Além disso, sustentabilidade deve ser uma palavra-chave para quem vai fazer a prova! Todos os assuntos dentro da matéria remetentes a este tópico devem estar na sua planilha de estudos. Em várias das questões você vai precisar se posicionar diante de um problema ambiental.
Ecologia
Genética
Evolução
Fisiologia
Parasitologia e Programas de Saúde
Citologia
3) GEOGRAFIA
A geografia é abordada de uma forma geral, sem focar muito em tópicos específicos de uma região. O exame aborda conceitos gerais para entender fenômenos geográficos em diferentes contextos e paisagens.
Questões ambientais
Agropecuária
Fases do capitalismo
Urbanização
Indústria
Migrações
Comércio
Geologia e relevo
População
Hidrografia
4) FILOSOFIA
A filosofia política é muito abordada no Enem. Por isso é importante saber os principais conceitos de John Locke, Thomas Hobbes e Jean-Jacques Rousseau. O exame também apresenta o Renascimento, o racionalismo, as ciências modernas, o empirismo e o Iluminismo Francês.
Os pensamentos de Platão e Aristóteles também podem ser cobrados nas questões, principalmente abordando a política e a relação ética no contexto da cidade. Vale a pena ainda revisar o existencialismo e a Escola de Frankfurt.
Filosofia Temática
Filosofia Moderna
Filosofia Antiga
Filosofia Contemporânea
5) FÍSICA
Na prova de física, o Enem exige conhecimentos para a resolução de situações-problema. As questões envolvem o estudo dos fenômenos naturais a partir de diferentes perspectivas, abordando a velocidade de um carro, o movimento de um corpo em relação a outro e até mesmo a gravidade.
Mecânica
Eletricidade
Ondulatória
Termologia
Óptica
Magnetismo
Física Moderna
6) HISTÓRIA
Ao estudar história, a dica é dar uma atenção especial ao Regime Militar, pois o tema foi cobrado em todas as edições do exame. Além disso, a Era Vargas também aparece com frequência nas provas. Vale estudar os temas a partir do contexto internacional.
Segundo Reinado
Era Vargas
Regime Militar
Antiguidade Clássica – Grécia
Antiguidade Clássica – Roma
Neocolonialismo (Imperialismo)
Período Entre Guerras (Nazifascismo)
Início da Colonização
Independência do Brasil
República das Oligarquias
Governo JK
Nova República
7) LÍNGUA PORTUGUESA, LÍNGUA ESTRANGEIRA E LITERATURA
Ao estudar para estas matérias é indispensável investir em sua habilidade de leitura e interpretação de textos. Uma boa dica é escolher um jornal para ler todos os dias, com atenção às principais notícias.
Depois, comparar o que você absorveu dos textos com as mesmas notícias publicadas em outras mídias. Assim, além de treinar sua capacidade interpretativa, você se manterá em dia com os temas atuais.
Mas a tendência do Enem é ser cada vez mais conteudista. Logo, é muito importante estudar os conceitos adquiridos durante o Ensino Médio.
Interpretação de texto
Gramática
Figuras de linguagem
Literatura
Teoria da Comunicação
Língua Estrangeira
Artes
8) MATEMÁTICA
A matemática no Enem é diferente das provas de matemática convencionais. Isso porque o exame apresenta situações problema, fugindo da pergunta direta.
Além disso, a gente sente informar, mas não vai dar para resolver tudo usando regra de três. As questões exigem conhecimentos específicos.
Leitura e interpretação de gráfico
Cálculo com decimais e porcentagem
Equações e funções de primeiro e segundo grau
Logaritmo
Progressão Aritmética e Progressão Geométrica
Geometria plana e espacial
Trigonometria
Análise combinatória e probabilidade
BÔNUS: REDAÇÃO
Os temas da redação geralmente tratam de problemas da sociedade brasileira, inclusive questões polêmicas. Na verdade, o objetivo geral da prova é avaliar se a pessoa consegue oferecer soluções cidadãs para as questões sociais. Confira os temas dos últimos 9 anos:
2017– Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil
2016 – Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil / Caminhos para combater o racismo no Brasil
2015 – A persistência da violência contra a mulher no Brasil
2014 – Publicidade infantil em questão no Brasil
2013 – Lei Seca no Brasil
2012 – Imigração no Brasil
2011 – Viver em rede no século 21 – os limites entre o público e o privado
2010 – O trabalho na construção da dignidade humana
2009 – O indivíduo frente à ética nacional
Preocupe-se com a estrutura: introdução, desenvolvimento, conclusão + proposta de resolução do problema. E, claro, capriche na correta ortografia das palavras, na coesão e na coerência. Manter um hábito de leitura ajuda nesse quesito!
Uma dica muito importante: fale sobre inclusão social. Pratique com os temas anteriores. Você não precisa ter uma solução perfeita para todos os problemas do país. Mas precisa estar antenado aos fatos atuais e às estruturas sociais que moldam a nossa cultura.
Utilize os textos de apoio e tente sempre apresentar caminhos para a resolução do problema, ainda que a longo prazo. Para ajudar, assista a documentários atuais sobre questões sociais. Geralmente, eles trazem estudos e argumentos em um formato mais fácil de absorver.
O Enem está chegando e com ele toda a ansiedade para saber se você estudou tudo que era preciso para ir bem na avaliação. A pergunta que não quer calar é: você está preparado?
assuntos que caem no enem
Se você ainda não está totalmente preparado, não problema porque a Revista Quero vai te ajudar!
Quais assuntos mais caem no Enem?
É muito difícil saber o que estudar quando temos uma gama de assuntos elegíveis a aparecerem no Enem 2019, pensando nisso, a SAS Plataforma de Educação fez um Raio X de todas as provas do Enem desde 2009 até a edição de 2017. Assim, eles conseguiram mapear quais assuntos mais apareceram em cada matéria.
Com isso, é possível saber quais são os assuntos mais propensos a aparecerem na edição de 2019 e focar os seus estudos neles*. Legal, não é mesmo? Confira quais são os assuntos que mais caem no Enem desde 2009:
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
Escolheu Inglês ou Espanhol para o Enem? Veja quais foram os assuntos que mais caem na prova desde 2009.
PORTUGUÊS
Assuntos que mais apareceram: Quantidade de vezes de 2009/2017:
Leitura e interpretação de texto 219
Estrutura textual e análise de discurso 135
Leitura e artes 88
Variação linguística 59
Gênero textual 63
Literatura 57
Relação intertextual 24
Funções de linguagem 26
Gramática 20
Semântica 16
Norma culta x Norma popular 15
Figuras de linguagem 8
ESPANHOL
Assuntos que mais apareceram: Quantidade de vezes de 2009/2017:
Compreensão e interpretação textual 45
Semântica/domínio lexical 11
Funções da linguagem 5
Leitura e interpretação de charges e tirinhas 4
Identificação de função do texto 5
Análise de texto literário em prosa 3
Análise e interpretação de músicas e poemas 3
Leitura e artes 1
Figuras de linguagem 1
Diversidade cultural 1
INGLÊS
Assuntos que mais apareceram: Quantidade de vezes de 2009/2017:
Leitura e interpretação de textos 41
Leitura e interpretação de cartuns, tirinhas e charges 10
Domínio lexical 9
Análise e interpretação de poemas e canções 8
Identificação da função do texto 6
Diversidade cultural 2
Diversidade linguística 4
- Matemática e suas Tecnologias
Você sabe tudo sobre Geometria, Aritmética ou Estatística? Veja quais foram as áreas da matemática que mais caíram no Enem desde 2009!
MATEMÁTICA
Assuntos que mais apareceram: Quantidade de vezes de 2009/2017:
Geometria 206
Aritmética 105
Escala, razão e proporção 110
Funções 74
Porcentagem 64
Gráficos e tabelas 63
Estatística 55
Probabilidade 47
Equações elementares 21
Sequências 18
Análise combinatória 21
Números inteiros e reais 13
Trigonometria 10
Notação Científica 2
Matriz 1
- Ciências Humanas e suas Tecnologias
Você sabia que Identidade Contemporânea e Geografia Agrária foram alguns dos temas mais abordados no caderno de "Ciências Humanas e Tecnologias" desde a nova era do Enem?
HISTÓRIA
Assuntos que mais apareceram: Quantidade de vezes de 2009/2017:
Idade Contemporânea 57
Brasil Colônia 34
Brasil Império 28
História política 27
Movimentos sociais 20
Patrimônio histórico-cultura e memória 23
Era Vargas 20
Primeira República (1889-1930) 18
Idade Moderna 16
Idade Antiga 14
Tecnologia da informação, meios de comunicação e arte 12
Cidadania 12
Identidade cultural 16
Idade Média 12
Ditadura Civil-Militar (1964-1985) 11
Brasil República 8
História da América 8
Antropologia 7
Identidade Nacional 7
Direitos humanos 6
Nova República (1985) 5
República Liberal (1945-1964) 4
Democracia 3
Formação dos Estados Nacionais 1
Questão Indígena 4
GEOGRAFIA
Assuntos que mais apareceram: Quantidade de vezes de 2009/2017:
Geografia agrária 58
Meio ambiente 56
Questões econômicas e globalização 43
Geografia urbana 32
Geopolítica 27
Demografia e cultura 26
Geografia física 27
Tecnologia, transportes e comunicação 16
Indústria 13
Energia 12
Cartografia 7
FILOSOFIA
Assuntos que mais apareceram: Quantidade de vezes de 2009/2017:
Ética e justiça 21
Natureza do conhecimento 13
Democracia e cidadania 13
Filosofia Contemporânea 12
Filosofia Moderna 10
Filosofia Antiga 14
Relações de Poder 7
Surgimento da Filosofia 3
Intolerância 5
Filosofia Medieval 2
SOCIOLOGIA
Assuntos que mais apareceram: Quantidade de vezes de 2009/2017:
Mundo do trabalho 26
Ideologia 14
Cultura e indústria cultural 11
Meios de comunicação, tecnologia e cultura de massa 12
Cidadania 13
Movimentos Sociais 9
Identidade de gênero 8
Organização científica do trabalho (taylorismo e fordismo) 6
Desigualdades sociais 5
Conflito de terra e violência 2
- Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Veja quais foram as temáticas sobre "Ciências da Natureza e suas Tecnologias" mais abordadas no Enem de 2009 a 2016:
FÍSICA
Assuntos que mais apareceram: Quantidade de vezes de 2009/2017:
Mecânica 69
Eletricidade e energia 61
Ondulatória 48
Termologia 40
Óptica 21
QUÍMICA
Assuntos que mais apareceram: Quantidade de vezes de 2009/2017:
Química geral 74
Físico-química 74
Química orgânica 55
Meio ambiente 36
Energia 25
Água 16
Atomística 18
BIOLOGIA
Assuntos que mais apareceram: Quantidade de vezes de 2009/2016:
Humanidade e ambiente 57
Citologia 37
Histologia e fisiologia (animal e humana) 35
Fundamentos da ecologia 25
Biotecnologia 26
Microbiologia e doenças associadas (parasitologia) 22
Cadeias e teias (fluxo de energia) 17
Evolução 18
Biologia molecular (inorgânica e orgânica) 14
Biomas 13
Genética mendeliana 11
Botânica 11
Genética molecular 7
Embriologia e reprodução (animal e humana) 6
Método científico 4
Taxonomia/Sistemática 3
Zoologia 2
Origem da vida 2
Indicadores sociais 1
Legislação e cidadania 1
Calendário do Enem 2019
Neste ano, a prova também será realizada em dois domingos. Confira o calendário do Enem:
03/11: Ciências humanas, linguagens e redação
Início da prova: 30 minutos após o fechamento dos portões
Horário de fechamento dos portões: 13h (horário de Brasília)
10/11: Matemática e ciências da natureza
Início da prova: 30 minutos após o fechamento dos portões
Horário de fechamento dos portões: 13h (horário de Brasília)
Agora que você sabe quais são as matérias que mais caem no Enem, está na hora de focar os seus estudos para garantir uma boa nota! Fique de olho na Revista Quero e saiba tudo sobre o Enem 2019.
*Apesar do levantamento, não deixe de dar uma olhada nos assuntos que menos apareceram nas últimas edições do Enem, ok? Afinal, "vai que"...
A cada dia que passa, ficamos mais perto das provas do Enem! Quando novembro chegar, será o momento de demonstrar seus conhecimentos.
Mas para chegar ao dia dos exames com a confiança necessária é preciso ter estudado a fundo todas as matérias que o Enem pede.
E não tem moleza não: o Enem pede muita coisa! Basicamente, é quase tudo aquilo que a gente viu ao longo do ensino médio. Ou seja: são três anos condensados em 180 questões.
Descubra a faculdade certa pra você em 1 minuto!
Para não sofrer tanto nas provas, o ideal é montar uma estratégia de estudos, que deve passar, inclusive, pelos assuntos que caem com maior frequência nas provas.
Com isso em mãos, a gente tem o mapa da mina para se dar bem e conseguir vaga no ensino superior, bolsas de estudos e até financiamento das mensalidades.
Para facilitar sua vida, a gente foi atrás dos assuntos que mais caem no Enem e trouxe tudo aqui para você. Dê uma olhada a seguir.
As provas do Enem
As provas do Enem acontecem geralmente em dois domingos seguidos do mês de novembro.
No primeiro dia são realizadas as provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e a Redação.
No segundo, é a vez de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.
Cada prova objetiva tem 45 questões de múltipla escolha, totalizando 180 questões.
Quem vai fazer o exame precisa ter raciocínio rápido, visto que são dadas poucas horas para que os candidatos respondam a 90 questões por dia. No primeiro domingo, ainda tem a redação.
Assuntos que mais caem no Enem
Ao longo dos anos, alguns assuntos têm aparecido com mais frequência nas provas do Enem.
Isso não significa que eles vão cair novamente nas próximas provas, mas as chances são altas.
E sabendo que determinado conteúdo tem maior probabilidade de aparecer do que outros, a gente não pode perder a oportunidade de priorizá-lo durante os estudos, concorda?
Pois bem, a gente separou alguns dos temas mais frequentes do Enem. Confira a seguir!
Assuntos que mais caem na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias
A prova de Ciências da Natureza inclui questões de Química, Física e Biologia. Veja o que tem aparecido com mais frequência nos últimos anos:
Física
Aplicação da física no dia a dia
Calor e fenômenos térmicos
Eletricidade
Energia, trabalho e potência
Equilíbrio
Magnetismo
Grandezas físicas
Hidrostática
Inércia
Lei da Gravitação Universal
Leis da Física
Mecânica
Movimento
O universo
Ondulatória
Óptica
Oscilações, ondas, óptica e radiação
Sistema Internacional de Unidades
Termologia
Química
Ácidos, bases, sais e óxidos
Átomos e sua estrutura
Cálculos estequiométricos
Compostos de carbono
Energia
Estrutura e propriedade da água
Físico-química
Meio ambiente
Metais e ligas metálicas
Misturas químicas
Propriedades de materiais
Química no cotidiano
Química orgânica
Reações químicas
Sistemas gasosos
Substâncias moleculares
Tabela Periódica
Biologia
Biologia e sociedade
Biologia molecular (inorgânica e orgânica)
Biotecnologia
Cadeias e teias (fluxo de energia)
Citologia
Ecologia e ciências ambientais
Evolução
Hereditariedade
Histologia e fisiologia (animal e humana)
Meio ambiente
Microbiologia e doenças associadas (parasitologia)
Qualidade de vida
Questões ambientais
Assuntos que mais caem na prova de Matemática e suas Tecnologias
De todas as provas do Enem, a de Matemática é única que cobra conhecimentos de uma disciplina só. São 45 questões de puro cálculo e raciocínio para você se divertir.
Veja o que pode cair:
Álgebra
Aritmética
Conjuntos numéricos
Equações elementares
Escala, razão e proporção
Estatística
Funções
Geometria
Gráficos e tabelas
Porcentagem
Probabilidade
Sequências
Assuntos que mais caem na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias
A prova de Ciências Humanas vai testar seus conhecimentos sobre assuntos de História, Geografia, Filosofia e Sociologia.
Os assuntos que mais caem são os seguintes:
Cidadania
Colonização das Américas
Cultura e diversidade
Democracia
Direitos civis, humanos, políticos e sociais
Ditaduras na América Latina
Escravidão
Formação do território brasileiro
Guerra Fria
História e luta dos povos africanos
História e luta dos povos indígenas
Industrialização no Brasil
Liberalismo e neoliberalismo
Movimentos sociais
Meio-ambiente no contexto histórico, geográfico e sociológico
Políticas afirmativas
Primeira e Segunda Guerra Mundial
A crise urbana
Recursos naturais
Revoluções sociais e políticas
Situação rural brasileira
Solo e relevo
Sustentabilidade
Tecnologia e seu impacto na vida social e política
Assuntos que mais caem na prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
A prova de Linguagens e Códigos reúne conteúdos de Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira, Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação.
Veja o que tem aparecido nesta prova ultimamente:
Figuras de linguagem
Funções da linguagem
Gêneros, composição e produção da escrita
Semântica
Inclusão, diversidade e multiculturalidade
Interpretação de texto
Linguagens artísticas
Literatura geral e brasileira
Norma culta e popular
Produção e representação literária
Texto argumentativo
E os assuntos que mais caem na redação?
A redação não tem um “assunto que mais cai” porque a cada ano é dado um tema diferente.
Mas o fato é que a organização do Enem gosta bastante de questões de alta relevância social. Tanto é que, nos últimos anos, os temas abordados foram:
2010 – O trabalho na construção da dignidade humana.
2011 – Viver em rede no século XXI: os limites entre o público e o privado
2012 – O movimento imigratório para o Brasil no século XXI
2013 – Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil
2014 – Publicidade infantil em questão no Brasil
2015 – A persistência da violência contra a mulher no Brasil
2016 – Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil
2017 – Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil
Aqui não dá para contar com a ajuda da estatística. A única maneira de fazer uma redação nota 1.000 no Enem é ficar bem ligado em temas que tenham impacto na sociedade atual, especialmente no Brasil.
Para isso, leia muita notícia (de fontes confiáveis), analise as questões a fundo e as alternativas pertinentes. E, claro, pratique bastante o formato da redação pedido no exame: dissertativo-argumentativo em prosa.
Por que é importante ter uma boa nota no Enem?
A nota do Enem abre muitas portas para o ensino superior. Com uma boa pontuação, você entra com mais chances de sucesso nos principais processos seletivos do governo federal:
Sisu — É o processo seletivo que distribui vagas em universidades públicas. Aqui leva vantagem quem tem a maior nota no Enem. Em cursos mais concorridos, como Medicina, o mínimo para passar é de aproximadamente 830 pontos! Nos mais tranquilos, 650 pontos, em média.
ProUni — Distribui bolsas de estudos em faculdades particulares a estudantes que tiverem boas notas no Enem e atenderem aos critérios de desempenho, renda familiar e formação escolar determinados pelo MEC.
FIES — É o programa que permite o financiamento de um curso superior a juros baixos e ainda oferece um extenso prazo para pagamento da dívida. O critério para seleção de candidatos é a nota do Enem e o perfil socioeconômico do candidato.
Além desses três programas de âmbito nacional, você pode usar a sua pontuação no Enem para concorrer a vagas em faculdades particulares sem ter que fazer vestibular. Esse sistema está cada vez mais popular no Brasil.
E por falar em faculdade, você já sabe onde quer estudar? A gente tem algumas sugestões interessantes de instituições reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC onde vale a pena tentar uma vaga. Elas aceitam o ProUni, o FIES e contam com o ingresso direto. Conheça:
Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)
Universidade Estácio de Sá (UNESA)
Universidade Norte do Paraná (UNOPAR)
Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)
Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
Universidade de Franca (UNIFRAN)
Centro Universitário do Distrito Federal (UDF) – no Distrito Federal
Faculdade Pitágoras (PITÁGORAS) – em Minas Gerais
Universidade Anhembi Morumbi (a distância)
FMU (a distância)
UNIFACS (a distância) – em Salvador/BA
UnP – Universidade Potiguar (a distância) – em Natal/RN
Nenhum comentário:
Postar um comentário