“Multimídia” é um substantivo feminino que designa a utilização de veículos de diversas categorias numa campanha publicitária. Ou o apelo a vários meios de expressão em obras de arte (teatro, vídeo, música etc.). Tem como sinônimos “mídia-mix” e “multimédia” (forma esta comum em Portugal).
“Multimídia” é invariável, mesmo quando usada como adjetivo. Não se flexiona no plural. Estão erradas, pois, construções do tipo: “eventos multimídias”, “performances multimídias”, “campanhas multimídias” etc. Vez por outra nos deparamos com uma delas em nossos jornais. Mas o fato é que soam mal e devem ser evitadas. Multimidiático é adjetivo variável, deve concordar com o substantivo: encontro multimidiático, reunião multimidiática, exposições multimidiáticas, shows multimidiáticos.
“Multimídia” é invariável, mesmo quando usada como adjetivo. Não se flexiona no plural. Estão erradas, pois, construções do tipo: “eventos multimídias”, “performances multimídias”, “campanhas multimídias” etc. Vez por outra nos deparamos com uma delas em nossos jornais. Mas o fato é que soam mal e devem ser evitadas. Multimidiático é adjetivo variável, deve concordar com o substantivo: encontro multimidiático, reunião multimidiática, exposições multimidiáticas, shows multimidiáticos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário