quarta-feira, 15 de janeiro de 2020

Ciclo ou círculo vicioso?

 “Mas o perigo está na praga do ciclo vicioso de represálias e contra-represálias, uma das maldições que pairam sobre israelenses e palestinos...” (Veja)
                                                                  ****

A praga a que se refere o redator diz respeito a uma situação que jamais se resolve (o conflito entre os iraquianos e as tropas americanas), em razão de os meios empregados para resolvê-la esbarrarem nos mesmos obstáculos.

Por mais que se procure contornar o problema, sempre se volta ao ponto de partida – tal como acontece no desenho de um círculo.

           A expressão que ele deveria ter usado, pois, é círculo vicioso. Como “círculo” e “ciclo” são palavras semelhantes, ou parônimas, muita gente incorre nesse tipo de engano.

A forma correta de escrita da expressão é círculo vicioso. A expressão ciclo vicioso, embora muito utilizada pelos falantes, está errada, não existe. Um círculo vicioso é um processo no qual a situação inicial gera consequências que conduzem novamente ao estado inicial, não havendo alterações e desenvolvimentos. É muito utilizada com conotação negativa, para indicar algo que não avança, que não progride e que não se resolve.

Exemplos:

Como ela está gorda, ela se sente triste e quando se sente triste, come muitos doces, não conseguindo sair deste círculo vicioso.
É um círculo vicioso de desculpabilização do próprio: a escola põe a culpa na família e a família põe a culpa na escola.
A forma como aquele casal termina e recomeça o namoro está se tornando um círculo vicioso.
Na filosofia, mais especificamente na lógica, um círculo vicioso se refere a um erro de raciocínio na demonstração de uma proposição como sendo verdadeira por ser dependente da demonstração da verdade de uma segunda proposição que apenas pode ser realizada com base na verdade da mesma primeira proposição.

Fique sabendo mais!
Embora recente e ainda não reconhecida por diversos gramáticos e dicionaristas, a expressão círculo virtuoso surgiu para indicar uma oposição ao círculo vicioso, ou seja, se refere ao mesmo processo de causa e consequência, mas com uma conotação positiva, onde ambas as situações evoluem positivamente, desenvolvendo-se mutuamente. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anvisa discute regulamentação de cigarro eletrônico, nesta sexta-feira

A diretoria colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária vai se reunir nesta sexta-feira (1º), para avaliar se coloca em consulta p...