O Folia de Rua 2015, começa oficialmente nesta quinta-feira (5) e a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) de João Pessoa, informou que foi definido o plano de mobilidade que vai ser executado durante os desfiles dos blocos na Avenida Epitácio Pessoa, no trecho compreendido entre a Rua Tito Silva (Miramar) e o Busto de Tamandaré. A abertura acontece no Ponto de Cem Réis, no Centro, com o musical “João Pessoa – Cem Anos de Carnaval”, a partir das 21h (horário local). Os desfiles dos blocos começam na sexta-feira (6).
Para garantir a segurança dos pedestres e a fluidez do tráfego de veículos, a Semob escalou 70 agentes de mobilidade que estarão nos pontos fixos de bloqueios definidos e em veículos fazendo o monitoramento de todo o entorno da área do evento. A Semob também dará apoio a diversos blocos que desfilam nos bairros.
Nos dias de desfile, equipes compostas de agentes de mobilidade urbana (Semob), guardas municipais, fiscais do meio ambiente (Semam) e de controle urbano (Sedurb) estarão percorrendo todo o trecho da Via Folia, em uma ação conjunta que deve começar logo no turno da tarde. Cada órgão irá atuar dentro de suas competências, mas de forma integrada.
As câmeras da Semob estarão operando ao longo da Via Folia durante toda a festa. Agentes de mobilidade e policiais militares estarão na sede da Semob monitorando toda a extensão da Via Folia, em contato com as equipes de campo por meio de rádio.
O bloco Picolé de Manga será o primeiro a desfilar na Via Folia, nesta sexta-feira (6). No sábado (7), vão desfilar os blocos Atletas, Banho de Cheiro e Agitada Gang. No domingo (8), à tarde, vai desfilar o bloco Virgens de Tambaú. Já na segunda-feira (9), desfila o bloco infantil Muriçoquinhas.
Os agentes de mobilidade iniciam a operação às 7h (horário local) no corredor da folia nos dias de desfile dos blocos, será proibido o estacionamento em alguns trechos próximos à concentração. Às 13h, os agentes estarão distribuídos nos pontos definidos para monitorar o trânsito e dar apoio à montagem das estruturas que serão utilizadas pela organização das agremiações na concentração.
Já às 14h, batedores da Semob irão dar apoio ao deslocamento dos trios elétricos até a Via Folia, ficando o tráfego em meia pista durante o trajeto. Na rua Angelina Balthar (Rua do Capim), ao lado do supermercado Pão de Açúcar, será proibido estacionamento a partir desse horário, pois será reservado para o estacionamento dos veículos de emergência (Samu, Bombeiros e Polícia Militar). Como a Rua do Sol (Clube Cabo Branco) está interditada para obras, vai ser realizado um binário entre as ruas das Acácias (na rua do colégio Kairós) e rua da Aurora.
Às 17h, os agentes vão iniciar o bloqueio na área do entorno da concentração dos blocos Picolé de Manga, Atletas, Banho de Cheiro, Agitada Gang e Virgens de Tambaú, na Epitácio Pessoa; e na Praça Tito Silva para as Muriçoquinhas, na segunda-feira (9). Na concentração será bloqueada a Avenida Epitácio Pessoa no trecho compreendido entre as avenidas Wandick Pinto Filgueiras, em Tambauzinho, e Hilda Coutinho Lucena, em Miramar, assim como os acessos a esse trecho, próximo à concentração dos blocos.
A partir do encontro com a Avenida Ruy Carneiro, o tráfego de veículos na Epitácio Pessoa sentido praia, a partir das 19h, será apenas cruzando a via. Com o início do deslocamento dos blocos, previsto para as 21h, a Semob bloqueará totalmente a Epitácio Pessoa, recomendando aos condutores que evitem a via, buscando rotas alternativas para chegar ao destino desejado, a exemplo da Beira Rio (para acessar o bairro do Cabo Branco, Intermares e Bessa) e Ruy Carneiro (para acessar o bairro de Tambaú e Manaíra).
Estacionamento
Serão reservadas vagas para pessoas com deficiência ao lado da Igreja Nossa Senhora de Fátima, em Miramar. Não será permitido qualquer veículo estacionar na calçada ou canteiro central da Avenida Epitácio Pessoa. Os veículos que cometerem a infração serão autuados pela fiscalização e imediatamente removidos para o pátio da Semob.
Ônibus e táxis
Diversas linhas de ônibus deverão circular em esquema diferenciado. As linhas do 'Tetéu' serão reforçadas durante todo o evento com três viagens extras: 101 – Grotão; 104 – Bairro das Indústrias; 108 – Alto do Mateus; 118 – Valentina-Paratibe / Mussumago; 203 – Mangabeira VII; 301 – Mangabeira; 504 – Mandacaru; 507 – Cabo Branco; 510 – Tambaú; 601 – Bessa; 1500 – Circular e 5100 – Circular.
Circularão também realizando três viagens após a meia-noite as linhas 204 – Cristo; 302 – Mangabeira/CidadeVerde; 701 – Alto do Mateus; 5201 – Colinas do Sul e 116 – Colinas do Sul.
Deverão circular também as linhas 204 (Cristo), 301 (Mangabeira), 5600/ 5603/ 5605 (Mangabeira-Shopping), 701 (Alto do Mateus) e 5201 (Colinas do Sul). As linhas circulares 1500 e 5100 estão autorizadas a circularem até a praia.
Nos blocos Picolé de Manga, dos Atletas e Muriçoquinhas, as linhas que trafegam no sentido Castelo Branco/Epitácio (bairro/Centro) seguirão pela presidente Castelo Branco, Avenida Tito Silva, Rua Miguel Lisboa, Domingos Mororó, Av. Beira Rio, Maria Caetano F. Lima (Shopping Moriah) até a Epitácio Pessoa.
Ônibus circularão em horário especial e serão destinados dois pontos exclusivos para táxi. Também serão reservadas vagas de estacionamento para pessoas com deficiência e necessidades especiais
No sentido Centro/bairro, com destino Castelo Branco e bairros da Zona Sul, os ônibus circularão pelas ruas João Domingos (Wizard), José Liberato, Tito Silva, seguindo itinerário normal. Os ônibus da linha 507 (Cabo Branco), dependendo do horário, terão seus desvios feitos pela Avenida Rui Carneiro (antes o bloqueio total da Epitácio) ou Wandick Pinto Filgueiras - no estacionamento do Espaço Cultural (após o bloqueio total da Epitácio) para acessar a Beira Rio.
Com o término do festejo, o ponto de parada de ônibus da Avenida Epitácio Pessoa com a Rua Professora Maria Sales será desativado temporariamente enquanto ainda houver foliões na via. Os passageiros deverão se deslocar para a Av. Professora Maria Sales, cruzamento com Helena Meira Lima. Já os usuários que desejarem pegar a linha Cabo Branco poderão embarcar na Avenida Marcionila da Conceição.
Serão destinados dois pontos exclusivos para táxi, um na Avenida Nossa Senhora dos Navegantes e outro na Avenida Marcionila da Conceição. Além disso, onde houver viabilidade para estacionamento, os táxis serão autorizados pelos agentes a transpor os bloqueios viários, podendo chegar mais próximos da Epitácio Pessoa.
O trânsito da Avenida Duarte da Silveira, no Centro de João Pessoa, muda a partir deste sábado (14) quando começam as apresentações das escolas de samba, tribos indígenas e blocos de arrasto do Carnaval Tradição. A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) vai bloquear a partir do sábado, às 17h, o trecho compreendido entre os cruzamentos com as avenidas Coremas e Bento da Gama. A mudança segue até a terça-feira (17).
Ainda de acordo com a Semob, as Avenidas Ministro José Américo de Almeida (Beira Rio), entre a Avenida Bento da Gama e a Rua Clemente Rosas, e Maximiano Figueiredo, entre as avenidas Quintino Bocaiúva e Marechal Deodoro da Fonseca, também serão bloqueadas. Nesses trechos, o tráfego vai ser permitido apenas para veículos da organização do evento e agremiações, viaturas de utilidade pública (polícia, Samu, Semob, Guarda Municipal, bombeiros e outros órgãos públicos).
Parte da Avenida Duarte da Silveira, no trecho entre as avenidas Coremas e Maximiano Figueiredo, será reservada exclusivamente para a concentração e estacionamento dos carros alegóricos e equipamentos das agremiações e escolas de samba. O trânsito dos ônibus coletivos também serão alterados durante os dias de desfile do Carnaval Tradição.
As linhas 401 (Altiplano) e 402 (Torre), sentido bairro/Centro que trafegam pela Avenida Ministro José Américo de Almeida (Beira Rio), a partir das 15h, seguirão pelas avenidas Bento da Gama, Epitácio Pessoa, Maximiano Figueiredo e Corálio Soares, seguindo o itinerário normal. No sentido Centro/bairro, os ônibus trafegam pela Avenida Pedro II, entram à esquerda na Rua Subtenente Manoel Gato, contornam a Praça Pedro Gondim, seguindo pela Rua Clemente Rosas e depois o percurso normal pela Beira Rio. Os horários permanecem inalterados e os usuários não serão prejudicados.
A frota de ônibus também operará em escala de feriado. Na segunda e terça-feira de Carnaval (dias 16 e 17) as linhas do sistema de transporte coletivo estarão operando com quadro de feriados para atender a população. Na quarta-feira (18), os ônibus vão circular com quadro de horários de sábado até meio-dia, retornando à operação normal, de dias úteis, após esse horário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário