sexta-feira, 27 de maio de 2022

Prof. Letícia - coesão e coerência

Coesão e coerência:

a coesão tem a ver com a estrutura do texto, quando as palavras adequadas são utilizadas para construí-lo, por isso é importante saber usar corretamente as conjunções, os advérbios, os pronomes e outros elementos linguísticos.

a coerência é a organização das ideias em uma forma lógica, assim, um texto precisa estar escrito corretamente, mas com ideias interligadas e que fazem sentido.

são as conjunções que opõem as ideias, que as complementam, são os pronomes que retomam outras partes no texto, os advérbios que marcam o tempo, lugar, ou seja, todas as palavras que têm a função de conectivos. 

esses elementos são a ligação entre tudo que está dentro do texto. Eles se dividem em anafóricos (quando se referem a um termo já citado) e catafóricos (quando se referem a um termo posterior).

elementos dêiticos ou exofóricos são aqueles que apontam para fora do texto, que necessitam de um contexto, então só vou conseguir dizer quem é o referente por esse contexto, como os pronomes pessoais, demonstrativos, advérbios de lugar e de tempo.

existem vários tipos de coerência, porém o que determina um texto coerente é o encadeamento das ideias dentro da estrutura. É preciso:


Eliminar ambiguidades;

Usar os conectivos corretamente;

Evitar contradições;

Relacionar os sentidos;

Evitar trechos irrelevantes, que estejam fora de contexto;

Atentar-se à sequência da escrita;

Empregar a variedade adequada da língua e mantê-la até o final do texto;

Seguir o gênero textual proposto do início ao fim.

a substituição se manifesta quando uma determinada palavra é retomada por intermédio de um elemento gramatical, seja ele um pronome, advérbio pronominal (aqui, ali, lá, aí, acolá), numeral ou verbo vicário (fazer e ser).
a reiteração se faz evidente quando ocorre a repetição de determinadas expressões, sendo elas manifestadas pelo emprego de sinônimos, perífrases, hiperônimos e hipônimos.
a sequenciação temporal se faz pelo uso de advérbios, conjunções, preposições, locuções adverbiais, orações subordinadas adverbiais e também pelo próprio tempo verbal
a sequenciação por conexão se faz por preposições e locuções prepositivas, conjunções e locuções conjuntivas.
a elipse, além de ser um termo da geometria, é a omissão de um ou mais termos da frase, no entanto, que são facilmente identificáveis pelo leitor. Ela é bastante utilizada para evitar a repetição desnecessária.
a catáfora antecipa o referente, ou seja, o referente textual surge após o elemento coesivo. Geralmente, ela é empregada por meio de pronomes demonstrativos e indefinidos.
a anáfora retoma o referente por meio de um elemento coesivo que pode ser: artigos, advérbios, pronomes e numerais. Nesse caso, o referente textual já foi mencionado anteriormente no texto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anvisa discute regulamentação de cigarro eletrônico, nesta sexta-feira

A diretoria colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária vai se reunir nesta sexta-feira (1º), para avaliar se coloca em consulta p...