Réveillon é uma palavra francesa, sendo um estrangeirismo na língua portuguesa. Ainda não foi aportuguesada. É escrita com inicial maiúscula. Segundo a reforma ortográfica, nomes de festas, religiosas ou profanas, são escritas com inicial maiúscula, sem exceção: Páscoa, Carnaval, Corpus Christi, Independência do Brasil, Proclamação da República, Dia dos Namorados, Dia das Mães, etc.
Ano-Novo, nesse sentido, é escrita com hífen e com iniciais maiúsculas. Por outro lado, ano novo, sem hífen e com iniciais minúsculas, é o próximo ano (o ano inteiro).
Uva-passa tem hífen e seu plural é uvas-passas. Em substantivos compostos formados por palavras variáveis (substantivos, adjetivos, pronomes e numerais), ambos vão para o plural.
O plural de pisca-pisca pode ser pisca-piscas ou piscas-piscas. Nos substantivos compostos formados por palavras repetidas ou onomatopaicas, somente o segundo elemento vai para o plural. Se os elementos repetidos forem verbos, ambos podem ir para o plural.
Meia-noite (hora exata) tem hífen. O substantivo é ceia, mas o verbo é cear. Só existe um verbo terminado em eiar: veiar - este tem origem em veio e veia.
Natal (cidade, feriado ou festa religiosa) se escreve com inicial maiúscula e natal (adjetivo) se escreve com inicial minúscula.
Papai Noel (personagem) se escreve sem hífen e com inicial minúscula e papai-noel (presente de Natal) se escreve com inicial minúscula.
Nenhum comentário:
Postar um comentário