segunda-feira, 30 de maio de 2022

O que é advérbio e sua classificação

 O advérbio é um termo muito importante para a construção de orações. Neste texto, você vai entender o significado e quando utilizar essa tipo de vocábulo.

O que é advérbio?

É a palavra que pode modificar o verbo, o adjetivo e o próprio advérbio. Vale destacar ainda que trata-se de um termo invariável, ou seja, não possui flexão de número e de gênero nem de pessoa, tempo, modo e voz, por exemplo: sempre, não existe sempres ou sempra. Veja:

Fui à casa da Maria.

Fui à casa da Maria hoje.

Perceba que o advérbio hoje acrescentou uma circunstância de tempo ao verbo ir (fui). Note:

Hoje está quente.

Hoje está muito quente.

Observe que o adverbio muito acrescentou uma ideia de intensidade ao adjetivo quente.

Ele pode ser: de tempo, lugar, modo, afirmação, negação, dúvida, intensidade, inclusão, exclusão, ordem e interrogativo.

Locução adverbial

Quando um advérbio é composto por duas ou mais palavras (e até mesmo por uma oração), chamamos de locução adverbial.ex¹: Às vezes, chego em casa tão cansado que vou direto para a cama.ex²: Ele falou de improviso.ex³: Na verdade, ele se confundiu na hora de recitar a poesia.

Adjunto adverbial

Os advérbios e locuções adverbiais ocupam a função sintática de adjunto adverbial.Exemplos de adjuntos adverbiais:

Ele saiu de casa rapidamente.

De manhã, Maria costuma sair para correr.

Joana trabalha enquanto os filhos estão na escola.

Orações adverbiais

Ocorre quando uma oração subordinada ocupa a função de adjunto adverbial.ex: Quando cheguei em casa, minha mãe já havia saído.Veja que a oração “quando cheguei em casa” acrescenta uma circunstância de tempo à oração “minha mãe já havia saído”.

Flexão dos advérbios

Apesar de não variar em gênero e número como os nomes nem em pessoa, tempo, modo e voz como os verbos, os advérbios possuem flexão de grau semelhante à dos adjetivos. Há dois tipos – grau comparativo e grau superlativo.

Comparativo

O grau comparativo é utilizado em três casos diferentes:

De igualdade: tão + advérbio + quanto

ex: Maria estuda tão rápido quanto João.

De inferioridade: menos + advérbio + que

ex: Maria estuda  menos rápido que João.

De superioridade: mais + advérbio + que

ex: Maria estuda mais rápido que João.

Forma sintética: melhor ou pior que

ex: A comida feita em casa é melhor que a feita nos restaurantes.

Superlativo

O superlativo é absoluto e pode ser:

Analítico – formado pela combinação de dois advérbios

ex: João pulou muito alto.

Sintético – formado com sufixos

ex: João pulou altíssimo.

Já explicamos aqui o que é um advérbio. Este texto tem como objetivo detalhar todas as classificações dessa classe de palavras. Vamos lá!Confira abaixo, a classificação dos advérbios e das locuções adverbiais .

Ordem

Primeiramente, de início, por fim, finalmente, em primeiro lugar, etc.ex: Primeiramente, gostaria de fazer uma breve introdução do assunto.

Exclusão

Unicamente, apenas, só, simplesmente, especificamente.ex: Ela comprou apenas duas pesas de roupa.

Inclusão

Ainda, também, até, mesmo.ex: Ele foi ao mercado comprar comida e levou roupas também.

Negação

Não, absolutamente, tampouco, de forma alguma, nem, de jeito nenhum, de modo algum, em hipótese alguma, nunca, jamais.ex: Ele jamais comprou as próprias roupas.

Intensidade

Tão, muito, demais, bastante, menos, mais, bastante, quão, tanto, quanto, meio.ex: Ela é inteligente demais.

Dúvida

Talvez, quiçá, porventura, provavelmente, possivelmente, eventualmente, quem sabe, por certo.ex: Se der tempo, talvez ele passe aqui em casa.

Lugar

Aqui, ali, cá, lá, acolá, atrás, fora, dentro, ao lado, próximo, algures, alhures, nenhures, longe, perto, acima, abaixo, além, por aqui, em volta, embaixo, em cima.ex: Ele mora ao lado do museu.

Tempo

Hoje, amanhã, daqui a pouco, em instantes, agora, sempre, jamais, nunca, cedo, tarde, antes, depois, enfim, breve, antigamente, outrora, já, em algum momento, imediatamente, de vez em quando, às vezes, à noite, pela manhã, de repente, em breve, hoje em dia, a qualquer momento.ex: Pela manhã, ela sai para correr no parque.

Modo

Bem, mal, assim, melhor, pior, depressa, devagar, aos poucos, às escondidas, de propósito, frente a frente, às cegas, às claras, às pressas, de viva-voz, aos poucos, desse jeito, em vão, em geral, à toa, em silêncio, ao vivo, sem medo, em geral, a esmo.ex: Como os pais eram contra o relacionamento, o casal se encontrava às escondidas.

Afirmação

Sim, realmente, decerto, deveras, efetivamente, seguramente, verdadeiramente, decididamente, com certeza, sem dúvida, de fato, na verdade, com efeito.ex: Decididamente, quem estuda tem mais oportunidades na vida.

Advérbios interrogativos

São as palavras utilizadas nas interrogações diretas e indiretas: como?; quando?; onde?; por que?.ex: Como você chegou até aqui?ex: Quando você saiu de casa?ex: Onde você morava?ex: Por que você deixou seu lar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anvisa discute regulamentação de cigarro eletrônico, nesta sexta-feira

A diretoria colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária vai se reunir nesta sexta-feira (1º), para avaliar se coloca em consulta p...