Regência - relação de dependência entre termos da oração. Se o termo regente for um substantivo, um adjetivo ou um advérbio, ocorre regência nominal. Se o termo regente for um verbo, ocorre regência verbal.
regência dos verbos mais comuns em concursos e vestibulares:
esquecer / lembrar: são VTD quando não forem pronominais, são VTI, regendo a preposição de, quando pronominais
obedecer: é VTI, regendo a preposição a. Embora seja transitivo indireto, admite voz passiva, porque antigamente era transitivo direto. O antônimo desobedecer segue a mesma regência.
informar: é VTDI, rege as preposições a, de ou sobre. Os verbos avisar, notificar, advertir, certificar, cientificar, prevenir, aconselhar, impedir, incumbir e proibir seguem a mesma regência.
namorar: é VTD, não aceita a preposição com.
'Namorar com' é influência dos verbos casar e noivar.
preferir: é VTDI, rege a preposição a. Não aceita a locução conjuntiva do que nem o advérbio mais. Preferir mais é pleonasmo, preferir uma coisa do que outra é influência do verbo gostar.
assistir: no sentido de ver é VTI, rege a preposição a e não aceita o pronome lhe, no sentido de ajudar pode ser VTD ou VTI com a preposição a, no sentido de pertencer é VTI, rege a preposição a e aceita o pronome lhe, no sentido de morar é VI e rege a preposição em.
implicar: no sentido de acarretar é VTD, no sentido de ter implicância é VTI, rege a preposição com e no sentido de envolver(-se) é VTDI, rege a preposição em.
'Implicar em' no sentido de acarretar é influência do verbo resultar.
aspirar: no sentido de respirar é VTD, no sentido de almejar é VTI, rege a preposição a e não aceita o pronome lhe.
visar: no sentido de mirar e dar visto é VTD, no sentido de ter em vista é VTI, rege a preposição a e não aceita o pronome lhe.
querer: no sentido de desejar é VTD, no sentido de querer bem é VTI, rege a preposição a e aceita o pronome lhe.
chamar: no sentido de convocar é VTD, no sentido de invocar é VTI, rege a preposição por, no sentido de apelidar pode ser VTD ou VTI, regendo a preposição a, com predicativo do objeto preposicionado ou não.
custar: no sentido de ser difícil é VTI, rege a preposição a, no sentido de ter o preço é VI.
proceder: no sentido de ter fundamento ou comportar-se é VI, no sentido de originar-se é VI, regendo a preposição de, no sentido de realizar é VTI, regendo a preposição a.
pagar, agradecer e perdoar: quando se referem a uma pessoa ou instituição, são VTI, regendo a preposição a, quando se referem a uma coisa, são VTD, quando têm os dois objetos, são VTD.
reparar: no sentido de consertar ou indenizar, é VTD, no sentido de observar, é VTI, rege a preposição em
precisar: no sentido de indicar com precisão, é VTD, no sentido de necessitar, é VTI, rege a preposição de, no sentido de ser necessitado, é VI
simpatizar e antipatizar: são VTI, regem a preposição com, mas não são pronominais
os complementos nominais se ligam a substantivos abstratos, adjetivos e advérbios através de preposições
os advérbios terminados em mente regem a mesma preposição dos advérbios de que derivam: contrário a - contrariamente a, favorável a - favoravelmente a.
Nenhum comentário:
Postar um comentário