terça-feira, 24 de maio de 2022

As operadoras de TV por assinatura e seus canais exclusivos

 Pois bem pessoal, re-lendo os posts mais antigos aqui do blog até que percebi que muitas coisas mudaram nesses 3 meses de existência, principalmente a tv por assinatura.

Estamos vivendo um ano atípico, onde a toda poderosa Sky Brasil vem sofrendo críticas e mais críticas (até aqui normal) porém agora duas fortes concorrentes em seu encalço. Via Embratel e GVT TV se fortaleceram, estudaram o mercado e seus potenciais clientes.


Constataram quais canais eram mais importantes e correram atrás do prejuízo, melhorando seus pacotes e oferecendo cada vez mais para seus clientes e os da concorrente. A lista de canais exclusivos mudou bastante, canais entraram, saíram, estrearam… o mercado girou e agora lhes apresento uma relação atualizada:



Sky, Via, Telefônica (Oi TV) e a novata GVT oferecem cada uma cerca de 120 canais de TV e mais alguns de rádio. Porém, mesmo em seus chamados pacotes “full”, os mais caros oferecidos, não serão todos os canais existentes que estarão disponíveis. As operadoras vivem batalhando por canais específicos para manter uma certa exclusividade.


Claro que muitos canais, inclusive os comuns a todas as operadoras, são muitas vezes dispensáveis, de qualidade duvidosa, apenas fazendo número na grade e agradando poucos clientes. O gosto pelos canais é bastante subjetivo, e portanto não entrarei nesse mérito agora, busquei reunir o que cada operadora oferece em sua grade e que à diferencia das demais. Abordaremos aqui apenas as operadoras via satélite, as via cabo ficarão para um próximo post.

Via Embratel

A operadora é bem mais recente que a SKY e investiu pesado em 2011 para agradar seus clientes. No dia 5 de outubro de 2011 por exemplo, trouxe o aguardadíssimo Discovery Turbo, com foco em carros, motos, barcos e aviões (que era exclusivo da Telefônica) e o inédito TBS, de comédias e filmes para a família.

Canais exclusivos (em relação as outras operadoras via satélite)

O recente TBS (canal recente no Brasil, em breve deve estrear em outras operadoras). A operadora é a única via satélite a oferecer o ForMan (para o público homossexual), e o Discovery Turbo para todo o país (a Telefônica tem uma cobertura muito mais reduzida em território). Os canais HD foram aumentados nos últimos meses, contando agora com uma grade que se aproxima aos poucos da disponibilizada pela Sky.

No quesito HD foi ainda ao lado já GVT uma das primeiras a disponibilizar o OFF, para o público jovem, com esportes radicais, concorrente do Woohoo, saindo na frente da Sky (estréia prevista em janeiro de 2012).

Outro canal que apenas a Via Embratel está transmitindo é o ótimo I-Sat, que transmite filmes independentes e internacionais, séries, músicas, shows e documentários. Em breve trarei um post especial sobre o canal.

A grande nova é que agora é a segunda operadora (Telefônica, Oi TV e a Nossa TV do missionário RR Soares usam o mesmo satélite) no Brasil a disponibilizar o Tooncast, com foco em desenhos e animações clássicas, (acrescentado em 30/11/2011)

* possuía o canal Film & Arts, que exibe filmes, séries, shows e concertos, mas há algum tempo não é mais transmitido.

*deixou de exibir o canal ManagemenTV, com foco em administração, economia, publicidade e negócios, que deixou o país.

*pode ser a primeira a disponibilizar o canal Comedy Central no país, com shows de stand-up comedy, séries e filmes de comédia.

SKY


A Sky foi por muitos anos líder absoluta no ramo de tv por assinatura. É pioneira no serviço de locação de filmes pelo controle remoto, com seu exclusivo Cine SKY (cerca de 12 canais avulsos voltados para transmissão de filmes por 9.90 cada. Já foram vendidos por uma alta taxa há tempos atrás, onde o assinante pagava por mês e todos ficavam a disposição.) Possui também mais canais adultos, como é o caso do  Sex Zone e do Hustler TV. Além disso oferece o canal Campeonato Espanhol (canal que transmite as partidas da liga BBVA), o Clima Tempo (previsão do tempo compatível com o serviço interativo da SKY) e o Golf Channel (pra quem gosta do esporte, e agora apenas para clientes HD)

Além desses contava com muito canais de vendas pela TV. como o Shoptime, Shopbuy e Mega TV (com ofertas de imóveis e automóveis), que permanecem e os canais 1001 noites, Carat, Canal Rural e CNT que deixaram a grade no mês de dezembro.

Os canais Play Tv (também presente na Telefônica digital) e MGM (um dos principais canais exclusivos, transmite os melhores filmes do estúdio) terminam a lista de canais diferenciados da operadora.

* A operadora não transmite mais o canal Hentai, que exibia animação japonesa para o público adulto. Sua programação agora é transmitida no Sex Zone.

* O canal Paraná Educativa, que também era exclusivo, se tornou e-Paraná, e não é mais transmitido pela operadora.

* após muita discussão, o canal MTV Brasil deixou a operadora também.

*os canais SD serão aos poucos convertidos para Mpeg 4, funcionando apenas nos aparelhos de alta definição da operadora.

Telefônica



A Telefônica Digital estreou finalmente sua grade de canais em alta definição, sendo cerca de 20 opções equivalentes ao que se encontra na Via Embratel, com exceção do Megapix HD, que aqui está presente. Em canais SD, possui uma boa lista de canais exclusivos, incluindo alguns grandes canais como os Discovery Science (dedicado à ciência e ao futuro) e Civilization (dedicado à história das civilizações antigas e ao passado).

Conta ainda com a RedeTV (que existe na SKY mas não na Via), TV Gazeta, MTV Brasil, TV Aparecida (com conteúdo religioso e de entretenimento), Baby TV (que era exibido no Fox Life pela manhã, após os infomerciais, e se tornou um canal independente),  Infinito (com documentários sobre esoterismo, espiritualidade, mistérios, fantasmas e ETs, e tudo que não tem explicação), Tooncast (que já estreou na Via e existe na grade da GVT TV) e tv Corintians.


Oi TV

Representa um apanhado de canais do mesmo satélite da telefônica, oferecendo assinaturas para as cidades em que a telefônica não chega. Apesar de se tratar do mesmo serviço, não oferece os mesmos canais, na verdade oferece muito menos, mas alguns são exclusivos, como a TLN (Vale a Pena Ver de Novo para novelas mexicanas).

Play Tv (exclusivo em ela ao a Via e a telefônica)

Mix tv (canal de música, aberto)

Em resumo:

SKY: Tem mais canais adultos e por enquanto é a única que possui o serviço de locação de filmes). É a que mãos possui canais hds em sua grade, e sempre está trazendo novidades nesse sentido.

Via Embratel: é jovem, já tem bastante canais mas alguns ainda fazem falta. Parece que agora com a GVT no mercado, seu departamento de marketing começou a se mover, trazendo novos canais no fim do ano. Em relação a SKY, pouco tem a oferecer, na verdade só o preço e o atendimento que podem pesar a seu favor.

Telefônica: não vende assinaturas no país todo, mesmo tendo cobertura do satélite. Onde ela não vende, sua filial, a oi tv assume o papel. Ainda não possui nenhum canal HD disponível, mas muitos já estão sendo testados no satélite. Sua grade de canais não possui muito brilho ou vantagens, porém é a única que tem todos os discoverys disponíveis, sem contar com os hds.

Oi Tv: como dito antes, é a representante da telefônica em cidades específicas, principalmente no Sul do país. Não oferece todos os canais da telefônica, mas oferece bons descontos, principalmente se contratada em conjunto com telefonia fixa, celular e internet banda larga.

A idéia principal do post é ajudar aos novos assinantes a tomarem sua decisão final, ou aos antigos estudarem uma troca de serviço. A GVT estreante no mercado, ao menos por enquanto, parece estar vindo para resolver o problema da exclusividade e concentrar o maior número de canais possível. A estratégia parece ser a mais correta, pois o consumidor deve dar preferencia à quem está chegando agora oferecendo muito, ao invés de continuar esperando melhorias em serviços à mais de 15 anos no mercado..

* Provavelmente eu tenha esquecido de algum dos canais, mas aos poucos vou atualizando o post e corrigindo eventuais falhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anvisa discute regulamentação de cigarro eletrônico, nesta sexta-feira

A diretoria colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária vai se reunir nesta sexta-feira (1º), para avaliar se coloca em consulta p...