quarta-feira, 4 de maio de 2022

Apresentação - Claro TV

 Claro TV é uma operadora de televisão por assinatura, Brasileiro pertencente a Claro. Opera no país desde dezembro de 2008, quando começou com o nome de Via Embratel, sendo que em janeiro de 2012, mudou para o nome atual.[1] Começou as operações transmitindo via satélite, porém, desde 2019 passou a transmitir via cabo digital e fibra óptica, quando absorveu o nome e os serviços da marca NET, que fazia parte do mesmo grupo – no caso a América Móvil. Possuí atualmente duas denominações: Claro TV para os serviços via satélite e Claro net TV para o serviços via cabo. O primeiro está disponível em todo o território nacional, enquanto o segundo está somente em algumas localidades.

Desde outubro de 2014, somando todas as empresas de TV paga do grupo, a "Claro TV" detêm 51,47% de mercado, somando 9,8 milhões assinantes,



Índice

1 Informações técnicas

2 História

2.1 Inicio

2.2 Mudança de nome

2.3 Novas mudanças

3 Ver também

4 Referências

5 Ligações externas

Informações técnicas

A transmissão do sinal da Claro TV é feita pelo sistema DTH (direct to home) por Banda Ku, e os canais são criptografados pelo sistema Nagravision 3. Sua recepção se dá através de uma mini-antena parabólica e de um receptor DVB-S2, e a autenticação dos assinantes é feita via cartão de acesso condicional.[2][1] Seu satélite StarOne C2 possui 16 transponders, porém com o lançamento do StarOne C4 seu número de transponders aumentou para 48, totalizando 64 transponders.[3] A Claro TV usa o sistema de compressão MPEG-2 para canais em definição padrão e H.264/MPEG-4 AVC para alta definição.


A operadora oferece o serviço de digital video recorder a seus assinantes. Seu receptor HD+ (DST810EBT) fabricado pela Technicolor[4] possui 500 GB de espaço podendo gravar até 400 horas de definição padrão (SD) e até 180 horas de alta-definição (HD). Também para estes aparelhos a gravação remota está ativa, podendo um programa ser agendado ou até mesmo agendar uma gravação tanto pelo site quanto pelos aplicativos disponíveis na Google Play (Android) e App Store (iPhone e iPad).[5][6]


Pagando uma taxa mensal de R$ 4,90 por equipamento os usuários de planos em SD podem ter a função de gravação por meio de um pendrive USB. Já usuários do HD Light podem ter a função de forma gratuita tendo solicitar a ativação do Grava fácil HD; este podendo ser gravado por meio de um HD externo.[7]


História


Receptor N8102H, primeiro receptor da Via Embratel: fabricado pela Coship, com saída de vídeo composto, saída RF (canal 3 ou 4), saídas de áudio analógico (estéreo) e digital (coaxial), conector USB e entradas para duas antenas parabólicas (Banda C analógica e Banda Ku digital), além de entrada para antena VHF/UHF.


Receptor N5166, segundo modelo de receptor da Via Embratel: fabricado pela Coship, com as mesmas características do modelo N8102H, exceto pela ausência do conector USB e da entrada para antena parabólica Banda C.


Logotipo da empresa, antes de mudar de nome

Inicio

Em 16 de dezembro de 2008 a Embratel estreia o serviço de televisão por assinatura Via Embratel.[8]

4 de agosto de 2009 – A Via Embratel estreia a transmissão da TV Globo em sua grade para o Rio de Janeiro e São Paulo.

1º de setembro de 2009 – A Via Embratel estreia a transmissão da Band e Terra Viva em sua grade.

22 de outubro de 2009 – A Via Embratel estreia a transmissão dos canais A&E, The History Channel, Warner Channel, E!, Sony, AXN, The Biography Channel e Animax em sua grade.

28 de novembro de 2009 – A Via Embratel estreia a transmissão da TV Bahia em sua grade.

29 de novembro de 2009 – A Via Embratel estreia a transmissão do SBT em sua grade.

7 de janeiro de 2010 – A Via Embratel estreia a transmissão da TV Globo em Belo Horizonte.

16 de janeiro de 2010 – A rádio Classic Hits deixa de fazer parte da grade de canais da Via Embratel.

20 de janeiro de 2010 – A Via Embratel estreia a transmissão da TV Esporte Interativo em sua grade.

1º de fevereiro de 2010 – Alteração de numeração na grade de alguns canais. O canal ManagemenTV estreia no line-up da Via Embratel no lugar do canal Bloomberg, que saiu da grade de canais da Via Embratel por não possuir mais a programação em português.

2 de fevereiro de 2010 – A Via Embratel estreia a transmissão dos 10 canais Premium da HBO: HBO, HBO Plus, HBO 2, HBO Family, Cinemax, Max Prime, HBO Plus*e, HBO Family*e, Cinemax 2 e Max Prime*e em sua grade. Estreia também a transmissão da TV Globo Nordeste.

2 de março de 2010 – A Via Embratel estreia a transmissão da TV Record em sua grade.

5 de abril de 2010 – A operadora Via Embratel estreou em seu line up as rádios Gaúcha e Atlântida do Grupo RBS, juntamente com a EPTV Campinas.

10 de maio de 2010 – A Via Embratel estreia a transmissão do SBT em Minas Gerais.

11 de maio de 2010 – A Via Embratel estreia a transmissão da RBS TV Porto Alegre em sua grade.

13 de maio de 2010 – A Via Embratel estreia a transmissão da TV Tribuna Santos em sua grade.

18 de maio de 2010 – A Via Embratel estreia o Canal Viva em seus pacotes.

2 de junho de 2010 – A Via Embratel lança as transmissões em alta definição dos canais Fox/NatGeo HD, Globosat HD, HBO HD, HD Theater, Max HD, Multishow HD, Telecine HD, Telecine Pipoca HD e TNT HD apenas para Grande RJ e Grande SP. Para os demais estados, a Via Embratel HD é lançada em setembro.

1º de julho de 2010 – A Via Embratel estreia o Canal TruTV em seus pacotes, o canal ART Latino sai da grade de canais da Via, e os canais ManagemenTV e I-Sat passam a fazer parte do Pacote Família.

8 de julho de 2010 - O Canal Via Embratel foi reformulado e ganhou uma nova apresentadora, Carla Fiorito.

12 de julho de 2010 - A Via Embratel estreia o canal Polishop TV em seus pacotes.

2 de setembro de 2010 - A Via Embratel estreia o Canal Rural em seus pacotes.

22 de outubro de 2010 - A Via Embratel adiciona o canal Telecine Fun. Os canais Telecine Light, Telecine HD e Telecine Pipoca HD passam a se chamar Telecine Touch, Telecine Premium HD e Telecine Pipoca Alta Definição, respectivamente. Nesse dia, também ocorre a alteração na numeração de alguns canais.

23 de novembro de 2010 - A Via Embratel adiciona o canal Interativo do PFC.

1º de dezembro de 2010 - A Via Embratel inclui os canais Universal Channel, Canal Brasil e Cinemax, junto com 4 novas rádios (Rádio Globo AM, Rádio Globo FM, Multishow FM e CBN) e 12 audiocanais (Sucesso, Forró, Hip Hop, Axé, Rock Clássico, Gospel, Festa, MPB, Pagode, Samba de Raiz, Sertanejo e Disco). O canal LIV passa a fazer parte do pacote Essencial.

1º de fevereiro de 2011 - A Via Embratel libera o sinal do SBT para Campinas e Santos.

2 de fevereiro de 2011 - A Via Embratel inclui uma nova afiliada da Rede Globo, a RPC TV de Curitiba.

14 de fevereiro de 2011 - O pacote Multicultural deixa de ser comercializado para novos clientes, mas os canais permanecem no line-up da Via Embratel para quem já os assinava.

2 de março de 2011 – A Via Embratel estreia a transmissão da TV Liberal e a TV Amazonas em sua grade.

3 de março de 2011 - A Via Embratel adiciona a ESPN HD e o Telecine Action em seus pacotes HD.

1° de abril de 2011 - O canal Playhouse Disney passa a se chamar Disney Junior.

4 de abril de 2011 - A Via Embratel inclui uma nova afiliada Rede Globo, a TV Verdes Mares e a Rádio Clube do Pará.

29 de abril de 2011 - A Via Embratel estreia o Bem Simples em seus pacotes

2 de maio de 2011 - O canal Fashion TV Brasil passa a se chamar Glitz* e o Animax passa a se chamar Sony Spin. 1 ano depois, o FashionTV é relançado, não pela programadora Turner, mas pela BoxBrazil.

17 de maio de 2011 - A Via Embratel inclui três novas afiliadas da Rede Globo, a InterTV Cabugi, TV Centro América e EPTV Ribeirão Preto.

19 de maio de 2011 - A Via Embratel estreia a transmissão da TV Globo Brasília em sua grade[5]

31 de maio de 2011 - Film&Arts deixa a grade da operadora.

01 de julho de 2011 - Adicionados 20 Audiocanais da Globosat (Anos 60, Anos 70, Anos 80, Anos 90, Baladas, Blues, Bossa Nova, Easy Listening, Jazz Clássico, Jazz Contemporâneo, Kids, Latina, Lounge, Música Clássica, Música Eletrônica, New Rock, R&B, Reggae, Standards e Trilhas Sonoras).

05 de julho de 2011 - A Via Embratel inclui mais um canal HD, o HBO Simulcast HD no canal 570.

04 de outubro de 2011 - A Via Embratel modifica a numeração de vários canais e inclui mais dois em SDTV, o TBS no canal 91 e o Discovery Turbo no canal 110. Além disso, os canais étnicos Sic, TVE, RAI, TV5 Monde, DW-TV, NHK World e Eurochannel passam a integrar a grade dos pacotes Família.

1 de Novembro de 2011 - O Canal Discovery Travel & Living passa a se chamar Travel & Living Channel, começa a transmitir com sinal exclusivo para o Brasil e passa a ser disponibilizado a partir do pacote essencial, assim como o A&E. No mesmo dia o CNN International entra na grade dos pacotes família.

8 de Novembro de 2011 - Nova reformulação do Canal Via Embratel, com novo apresentador (Kadu Torres) e novos quadros.

17 de Novembro de 2011 - A Via Embratel adiciona os canais VH1 HD, Space HD, Disney HD, Nat Geo Wild HD e TLC HD em seus pacotes HD.

30 de Novembro de 2011 - A Via Embratel inclui o canal Tooncast em sua grade, no número 93[6][7]. No mesmo dia o CNN en Español entra na grade dos pacotes família e o BBC World News deixa a grade da operadora.

21 de dezembro de 2011 a Via Embratel inclui o Canal OFF (HD) em sua grade[8]. Na mesma data o canal ManagemenTV deixa a grade da operadora.

4 de janeiro de 2012 o canal SporTV 3 entra na grade da operadora, no número 37. Com isso, os canais Bem Simples, Fox Life, Discovery Home & Health e Viva mudam de numeração.[9]

1° de fevereiro de 2012 o canal HBO Family*e, que exibe a mesma programação do HBO Family com 3 horas de atraso, é totalmente reformulado e se transforma no novo HBO Signature.

7 de fevereiro de 2012 o canal VH1 MegaHits deixa a grade da operadora. No mesmo dia entra o canal Comedy Central no número 92. [10]

01 de março de 2012 estreia a Claro TV, através da mudança no nome da Via Embratel e no mesmo dia, entra na grade de canais HD o Warner Channel (HD), mudança apenas na empresa do grupo América Móvil, sem alterações no preço, na forma de pagamento, na programação, nos recursos e na qualidade. O contrato continua o mesmo, e a fatura vem com a identificação da Claro TV. 

A Via Embratel era uma operadora de televisão por assinatura via satélite, cujo satélite era da própria Embratel, StarOne C2, de banda larga e telefonia via VOIP. Já o Via Embratel Fone e a Via Embratel Banda Larga eram levados até o cliente através da rede de cabos da Embratel.[9] A Embratel também mantém participação acionária em outra operadora de TV paga via cabo, a NET; e, a fim de ampliar ainda mais seu mercado, se estendeu à TV por satélite. Em setembro de 2011 a empresa obteve aumento de 23% de assinantes, no segundo trimestre tinha 1.589 milhão de assinantes para 1.964 milhão sendo a operadora de TV que mais cresceu no terceiro trimestre de 2011.[10]


Em 2 de junho de 2010 ela iniciou a venda de pacotes com transmissão em HD, com gravação automática de 500 horas, gravação simultânea de 2 programas e pausa ao vivo, inicialmente para os estados de São Paulo e Rio de Janeiro, e a partir de setembro para os demais municípios. Nove canais estrearam e foram adicionados aos pacotes Família HD, Família Telecine HD, Família HBO HD e Família Cinema HD. Em 2011, novos canais foram adicionados.[11]


Mudança de nome

A partir do dia 1 de março de 2012, a empresa passou a se denominar o nome Claro TV, mantendo o preço, a forma de pagamento, a programação, os recursos, a qualidade e o contrato, e a fatura com nova identificação.[12] No mesmo dia, estreou o canal Warner Channel em HD.

No dia 28 de março de 2012, o canal Fox Sports entra na grade de canais no lugar do Speed Channel.

No dia 02 de abril de 2012, o canal ESPN passa a fazer parte do Pacote Essencial.

No dia 09 de abril de 2012, estreia a versão em HD do canal Fox Sports.[4][5][6].

No dia 02 de maio de 2012, o canal TNT passa a fazer parte do Pacote Fácil e o canal History passa a fazer parte do Pacote Essencial.

No dia 03 de maio de 2012, o canal Nickelodeon passa a fazer parte do Pacote Essencial.

No dia 04 de junho de 2012, é disponibilizado legenda eletrônica nos canais: Fox/NatGeo HD, Telecine Action HD, HBO Simulcast, Max HD e Discovery HD Theater.

No dia 15 de junho de 2012, o canal Gloob entra na grade de programação.

No dia 1º de julho de 2012, o canal ESPN HD passa a se chamar ESPN+.

No dia 09 de julho de 2012, o canal Liv passa a se chamar ID: Investigação Discovery.

No dia 15 de agosto de 2012, estreia a versão em HD do canal Gloob.

No dia 27 de agosto de 2012, o canal Multishow HD passa a se chamar Bis Multishow HD.

No dia 05 de setembro de 2012, é desativado o recurso de Legenda Eletrônica no canal Fox/NatGeo HD.

No dia 11 de setembro de 2012, é disponibilizado legenda eletrônica nos canais: FOX, TNT, Telecine Action, Telecine Touch, HBO e Max HD versão SD.

No dia 02 de outubro de 2012 entra no seu line-up o canal PlayTV e Nick HD.

No dia 20 de outubro de 2012, é desativado o recurso de Legenda Eletrônica no canal Max HD versão SD.

No dia 1º de novembro de 2012, entra no seu line-up os canais +Globosat, Bis e OFF, os canais BandNews e Canal Brasil passam a fazer parte do Pacote Fácil e o canal WooHoo passa a fazer parte do Pacote Essencial.

No dia 02 de novembro de 2012, entrou no seu line-up o canal Curta!, o canal Bis Multishow HD passa a se chamar Bis e o canal Globosat HD passa a se chamar + Globosat.

No dia 09 de novembro de 2012, volta a ser disponibilizado legenda eletrônica no canal: Max HD versão SD e desativado, nos canais FOX e Telecine Action.

No dia 12 de novembro de 2012, volta a ser disponibilizado legenda eletrônica nos canais: FOX e Telecine Action.

No dia 24 de novembro de 2012, volta a ser disponibilizado legenda eletrônica no canal: Fox/NatGeo HD.

No dia 04 de dezembro de 2012 entrou no seu line-up os canais Telecine Touch HD, Telecine Fun HD, AXN HD, Sony HD, Discovery HD e History HD.

14 dias depois, em 15 de dezembro, o Multishow HD é relançado, como simulcast ao Multishow HD, com a mesma programação, e não como programação diferenciada do canal em SD.

No dia 01 de janeiro de 2013, A Rádio Estadão ESPN passa a se chamar Rádio Estadão.

No dia 08 de janeiro de 2013 entrou no seu line-up o canal Arte 1.

No dia 10 de janeiro de 2013 é disponibilizado legenda eletrônica nos canais: Telecine Premium HD, Telecine Touch HD e Telecine Fun HD.

No dia 31 de janeiro de 2013, é desativado o recurso de Legenda Eletrônica no canal Fox/NatGeo HD.

No dia 05 de fevereiro de 2013 é disponibilizado o Telecine Play para os Assinantes Telecine com os (6) canais.

No dia 01 de março de 2013 a Rádio Multishow FM foi substituído pela Rádio Globo RJ no mesmo canal 166.

No dia 04 de março de 2013 volta, a Rádio Multishow FM no lugar da Rádio Globo RJ no mesmo canal 166.

No dia 06 de março de 2013, entra no seu line-up os canais Prime Box Brazil, Music Box Brazil, SporTV 2 HD, SporTV HD, GNT HD, Multishow HD, o + Globosat HD vai pro número 532, o Bis HD vai pro número 544 e o OFF HD vai pro número 551, o canal TBS passa a fazer parte do Pacote Essencial e o canal Eurochannel sai da grade da operadora.

No dia 12 de março de 2013, entra no seu line-up os canais CNT, Mix TV, RedeTV!, MTV, TV Aparecida, RIT, Rede Vida e Rede Brasil, o SIC vai pro número 134, a TV España vai pro número 135, a TV5Monde vai pro número 136, o RAI vai pro número 137, o Deutsche Welle vai pro número 138 e o NHK World Premium vai pro número 139.


Em janeiro de 2015 para a unificação da marca, a Via Embratel foi incorporada pela Claro, assim deixando de existir antigos e distintos CNPJ, agora somente como companhia aberta Claro S.A, mas ainda mantendo a marca NET, em separado como Embratel. A Claro TV atualmente está sendo administrada e comercializada pela NET.[13]



Mini-Antena Parabólica da Via Embratel numa casa em Jaboatão dos Guararapes.

A Via Embratel tinha atuação em todo o Brasil, pois atuava no setor de TV por assinatura via satélite. Já a 'Via Embratel Banda Larga e o Via Embratel Fone estavam disponíveis apenas em algumas cidades dos estados Mato Grosso, Pará, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Maranhão e São Paulo.


Os canais oferecidos pela Via Embratel estavam disponíveis no satélite StarOne C2, utilizando a faixa de frequências da Banda Ku.[14] A Via Embratel atuava em cidades diferentes da NET nos seguimentos de banda larga e telefonia.


Novas mudanças

Em 12 de janeiro de 2018, passou por mudanças de software nos receptores, que ficou similar ao utilizado pela NET, e também permitiu que a plataforma de vídeo sob demanda "NOW" pudesse ser acessada pelo receptor.


No dia 11 de julho de 2019, a marca NET deixou de ser utilizada, sendo que os serviços de TV dessa passaram a ser denominados de Claro net tv, que permitiu que o serviços via cabo/fibra pudessem ser diferenciados dos serviços via satélite, que continuaram como Claro TV.


No ano de 2020, foi a operadora de TV que mais perdeu clientes, apesar disso, ainda manteve a liderança no setor.[15]


Em 8 de outubro de 2020 lançou o serviço Claro TV Box, em um projeto piloto para São Paulo e Rio de Janeiro. O serviço de IPTV traz um equipamento sem cabeamento algum, permitindo que o cliente leve para qualquer lugar. O valor inicial era de R$49,90. Com a entrada dos Canais Globo em dezembro, passou a ser cobrado o mesmo valor da televisão por assinatura comum, tendo como diferença a ausência de canais abertos, exceto Globo, Band, TV Brasil e os canais legislativos.[16][17] Em novembro, expandiu o serviço para seis capitais e uma cidade e em janeiro de 2021, passou a ficar disponível em mais 71 cidades brasileiras.[18][19] Em 15 de setembro de 2021, passou a disponibilizar o SBT, RedeTV! e RecordTV para os assinantes.[20]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anvisa discute regulamentação de cigarro eletrônico, nesta sexta-feira

A diretoria colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária vai se reunir nesta sexta-feira (1º), para avaliar se coloca em consulta p...