O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 começa neste domingo (05), com a aplicação da redação e provas de provas de linguagens e ciências humanas. Na Paraíba, 124.519 pessoas se inscreveram, segundo divulgou o Ministério da Educação (MEC). São 374 locais de prova, totalizando 4.363 salas de aplicação, em 55 municípios paraibanos. Conforme apurado pelo ClickPB, o número representa 3,2% dos mais de 3,9 milhões estudantes em todo o Brasil.
Os portões abrem às 12h e fecham às 13h. As provas começam às 13h30 e terminam às 19h. A recomendação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é chegar às 12h no local do exame.
Para conferir o local de prova, basta acessar o Cartão de Confirmação da Inscrição que está disponível na página do participante. O candidato deve levar caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, e documento de identificação válido, físico ou digital.
Transporte Público
Na Paraíba, as cidades de João Pessoa e Campina Grande são as que possuem o maior número de estudantes inscritos e por isso prepararam esquemas especiais de transporte público e também de organização do trânsito para que ninguém perca a hora da prova.
A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) preparou um esquema especial de trânsito e transporte público que contará com a atuação de pelo menos 50 agentes de mobilidade e, ainda, reforço de seis linhas extras de ônibus.
Em Campina Grande, a frota de ônibus vai ser reforçada em 75%, para assim atender de forma adequada os candidatos a partir das 9h30, suspendendo a circulação às 13h. Quem for fazer o exame, terá direito a gratuidade no sistema de transporte coletivo. Os ônibus voltam a circular às 16h30 e os veículos só retornam às garagens às 20h.
Sobre o Enem
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é a principal forma de ingresso ao ensino superior. Desde 2009, ele passou a ser usado para a entrada em instituições de ensino superior públicas e particulares.
O Enem 2023 será aplicado nos dias 5 e 12 de novembro. No primeiro dia de prova, os participantes fazem as questões de linguagens e códigos, ciências humanas e redação. No segundo dia, as provas são de ciências da natureza e matemática.
O estudante que tiver sido alocado a mais de 30 km de distância de casa por erro da organização, pode pedir a aplicação no período de 13 a 17 de novembro e fazer o exame em 12 e 13 de dezembro. O gabarito será divulgado no dia 24 de novembro e o resultado final no dia 16 de janeiro de 2024.
Nenhum comentário:
Postar um comentário