A palavra gnomo e feldspato está dividida em grupos de fonemas pronunciados separadamente: gno-mo, felds-pa-to. Cada um desses grupos pronunciados numa só emissão de voz recebe o nome de sílaba.
Na língua portuguesa, o núcleo da sílaba é sempre uma vogal: não existe sílaba sem vogal e nunca há mais do que uma vogal em cada sílaba. Estas são as duas características de uma sílaba. Assim, para sabermos o número de sílabas de uma palavra, devemos perceber quantas vogais tem essa palavra. Atenção: as letras i e u (mais raramente com as letras e e o) podem representar semivogais.
Ex.:
gnomo – palavra com 2 sílabas ( gno-mo, só possui 2 vogais);
feldspato – palavra com 3 sílabas (felds-pa-to, 3 vogais).
Logo, sílaba é o conjunto de um ou mais fonemas pronunciados num só impulso da voz. A sílaba é formada necessariamente com uma vogal, a que se agregam, ou não, semivogais ou consoantes. Logo, para ser sílaba tem que ter vogal.
Para Aldo Bizzocchi, "a definição do que seja uma vogal ou uma não vogal tem duas perspectivas: uma puramente fonética, que leva em conta tão somente as qualidades acústico-articulatórias do som; e outra de caráter fonológico, que toma por base as propriedades funcionais do fonema.
Pode-se dizer então que, foneticamente falando, i é uma vogal e s, uma consoante. Já do ponto de vista fonológico, i é vogal em "fiz" e semivogal (portanto não vogal) em "pai", assim como s é consoante em "sol" e soante (portanto funciona como vogal) na interjeição "psst". Em muitas línguas, a "vogal" da sílaba é, na verdade, um som consonantal (por exemplo, os nomes das cidades tchecas de Brno e Plzen ou o "n" do inglês didn't)."
NÚMERO DE SÍLABAS
As sílabas, agrupadas, formam palavras. De acordo com o número de sílabas que os formam, os vocábulos podem ser:
monossílabas - formados por uma única sílaba: é, há, às, cá, mar, flor, quem, quão;
dissílabas - apresentam duas sílabas: a-í, a-li, de-ver, cle-ro, i-ra, sol-da, trans-por;
trissílabas - apresentam três sílabas: ca-ma-da, O-da-ir, pers-pi-caz, tungs-tê-nio, felds-pa-to, ca-va-lo;
polissílabas - apresentam quatro ou mais sílabas: bra-si-lei-ro, psi-co-lo-gi-a, a-ris-to-cra-cia, o-tor-ri-no-la-rin-go-lo-gis-ta, pa-ra-le-le-pi-pe-do.
Tonicidade é uma propriedade da sílaba tônica, isto é, da sílaba que é pronunciada mais forte em uma palavra. A sílaba tônica de uma palavra pode ou não ser marcada com acentos gráficos, de acordo com as regras de acentuação.
Algumas sílabas, quanto a intensidade podem ser pronunciadas de maneira mais forte ou de maneira mais fraca. Existem sílabas fortes, chamadas sílabas tônicas e sílabas mais fracas, chamadas sílabas átonas, pronunciadas com menor intensidade.
SÍLABAS TÔNICAS
A sílaba tônica é a mais forte da palavra, pronunciada com mais intensidade que as outras. A palavra tônica existe em uma das três últimas sílabas e classificam-se quanto a sua posição em:
Oxítona – a sílaba tônica é a última. Ex.: guaraná, você, tupi, manjar, urubu;
Paroxítona – a sílaba tônica é a penúltima. Ex.: táxi, júri, casa, mártir, tórax;
Proparoxítona – a sílaba tônica é a antepenúltima. Ex.: própolis, árvore, lâmpada, paralelepípedo.
No espanhol, existe acentuação antes da antepenúltima sílaba, o que só ocorre no português em algumas formas verbais seguidas de pronome oblíquo.
SÍLABA SUBTÔNICA
A sílaba subtônica é a sílaba de intensidade intermediária, que ocorre nas palavras derivadas, correspondendo à sílaba tônica da palavra primitiva. Ex.: rapidamente (men é a sílaba tônica e ra é a sílaba subtônica, pois corresponde à da primitiva); vovozinha (zi é a sílaba tônica e vo é a sílaba subtônica, idem).
SÍLABAS ÁTONAS
As sílabas que não são tônicas nem subtônicas são chamam-se átonas, ou seja, são pronunciadas com menor intensidade. Podem ser pretônicas (se estiver antes da tônica) ou postônicas (se estiver depois da tônica):
barata (átona pretônica, tônica, átona postônica)
máquina (tônica, átona postônica, átona postônica)
cafezinho (átona pretônica, subtônica, tônica, átona postônica)
MONOSSÍLABOS
Os monossílabos podem ser tônicos ou átonos:
Tônicos: são autônomos, emitidos fortemente, como se fossem sílabas tônicas. Ex.: ré, teu, lá, etc.
Átonos: apoiam-se em outras palavras, pois não são autônomos, são emitidos fracamente, como se fossem sílabas átonas. São palavras sem sentido quando estão isoladas: artigos, pronomes oblíquos, preposições, junções de preposições e artigos, conjunções, pronome relativo que e as formas de tratamento dom, frei, são (redução de santo) e seu (redução de senhor). Ex.: o, lhe, nem, etc.
É importante lembrar a real diferença entre acentuação tônica e acentuação gráfica. Acentuação tônica é a força com que se pronuncia uma determinada sílaba, sem necessariamente haver a presença do acento gráfico. A acentuação gráfica é exatamente a forma que se representa graficamente essa força, essa maior ênfase na pronúncia da sílaba.
PROSÓDIA
A Prosódia trata da correta posição da sílaba tônica da palavra. Deve-se pronunciar corretamente a sílaba tônica de uma palavra oxítona, paroxítona ou proparoxítona. Ex.: a palavra recorde é paroxítona e não proparoxítona, portanto, deve ser pronunciada "recórde" e não "récorde"; a palavra rubrica é paroxítona e não proparoxítona (pronuncia-se "rubríca" e não "rúbrica"); ibero é paroxítona e não proparoxítona ( deve-se pronunciar "ibéro" e não "íbero"). Se essas palavras fossem proparoxítona todas elas teriam acento gráfico, porque, por regra, todas as proparoxítonas são acentuadas. Ao deslocamento indevido da sílaba tônica dá-se o nome de silabada.
O mesmo vale para ínterim, é proparoxítona e não oxítona. Interim (sem acento) é como os mineiros pronunciam inteirinho.
Pronúncia correta de algumas palavras:
Oxítonas: cateter, ruim, ureter, Nobel, mister, recém, refém, condor;
paroxítonas: avaro, austero, aziago, ciclope, filantropo, pudico, juniores, dúplex, látex, têxtil, epifania (Epifânia - com acento - é um nome próprio);
proparoxítonas: aerólito, ínterim, ímprobo, aríete, bávaro, crisântemo, monólito, trânsfuga.
Há palavras que admitem dupla pronúncia, veja algumas:
acróbata / acrobata, autópsia / autopsia, biópsia / biopsia, elétrodo / eletrodo, hieróglifo / hieroglifo, necrópsia / necropsia, Oceânia / Oceania, ortoépia / ortoepia, projétil / projetil, réptil / reptil, transistor / transístor, sóror / soror, xérox / xerox.
A divisão silábica consiste na identificação e delimitação das sílabas de cada palavra. O conhecimento das regras de divisão silábica é útil para a translineação das palavras, ou seja, para separá-las no final das linhas.
Ela se faz pela soletração, e não pelos elementos formadores das palavras.
Quando houver necessidade da divisão, ela deve ser feita de acordo com as regras abaixo. Por motivos estéticos e de clareza, devem-se evitar vogais isoladas no final ou no início de linhas, como a-sa ou Urugua-i.
Entre as diversas regras existentes, destacam-se:
Regra geral: Toda sílaba, obrigatoriamente, possui uma vogal.
Regras práticas:
ditongos e tritongos pertencem a uma única sílaba: au-tô-no-mo, ou-to-no, di-nhei-ro, sal-dar, des-mai-a-do, U-ru-guai, i-guais, quais-quer, u-ru-guai-a-na;
Separam-se grupos formados por ditongo decrescente + vogal (aia, eia, oia, uia, aie, eie, oie, uie, aio, eio, oio, uio, uiu). Ex.: prai-a, tei-a, joi-a, sa-bo-rei-e, es-tei-o, ar-roi-o, con-lui-o, tui-ui-ú. Não confunda com tritongo: tritongo é o encontro de uma vogal entre duas semivogais (SV+V+SV);
os hiatos são separados em duas sílabas: du-e-to, a-mên-do:a, ca-a-tin-ga, sa-ú-de, flu-ir;
os dígrafos ch, lh, nh, gu e qu pertencem a uma única sílaba: chu-va, mo-lha, es-ta-nho, guel-ra, a-que-la, to-cha, fi-lha, ni-nho, que-rer, guei-xa;
as letras que formam os dígrafos rr, ss, sc, sç, xs, e xc devem ser separadas: bar-ro, as-sun-to, des-cer, nas-ço, ex-su-dar, ex-ce-to;
os encontros consonantais que ocorrem em sílabas internas devem ser separados, excetuando-se aquelas em que a segunda consoante é l ou r: Ex.: ab-do-me, sub-ma-ri-no, ap-ti-dão, dig-no, con-vic-ção, as-tu-to, ap-to, cír-cu-lo, ad-mi-tir, ob-tu-rar; a-pli-ca-ção, a-pre-sen-tar, a-brir, re-tra-to, de-ca-tlo. Exceção: ab-rup-to;
Os grupos consonantais que iniciam palavras são inseparáveis: Ex.: gnós-ti-co, pneu-má-ti-co, mne-mô-ni-co. Lembre-se! Não há sílaba sem vogal;
Separam-se as vogais idênticas aa, ee, ii, oo, uu e os grupos consonantais cc, cç. Ex.: Sa-a-ra, com-pre-en-do, xi-i-ta, vo-o, pa-ra-cu-u-ba; oc-ci-pi-tal, in-te-lec-ção;
Na divisão silábica, não se levam em conta os elementos formadores das palavras (prefixos, radicais, sufixos). Ex.: de-sa-ten-to, di-sen-te-ri-a, tran-sa-tlân-ti-co, su-ben-ten-di-do. Uma vez incorporado à alguma palavra, esses elementos mórficos passam a fazer parte da nova palavra. Portanto, obedecem às regras gerais;
Nunca uma sílaba terminará em consoante se a seguinte se iniciar por vogal. A consoante sempre se ligará à vogal subsequente. Ex.: sub-lin-gual, su-ben-ten-der, dis-fun-ção, di-sen-te-ri-a, su-per-mer-ca-do, su-pe-ra-mi-go, bis-ne-to, bi-sa-vô;
Atenção: sublime e sublinhar possuem separações diferentes (su-bli-me / sub-li-nhar)
Na translineação (partição das palavras em fim de linha), além das normas estabelecidas para a divisão silábica, seguir-se-ão os seguintes critérios:
Dissílabos como ai, sai, ato, rua, ódio, unha, etc., não devem ser partidos, para que uma letra não fique isolada no fim ou no início da linha;
Na partição de palavras de mais de duas sílabas, não se isola sílaba de uma só vogal: agos-to (e não a-gosto), La-goa (e não lago-a), ida-de (e não i-dade);
Na partição de compostos hifenizados, ao translinear, repetir-se-á o hífen quando a seção da palavra coincidir com o final de um dos elementos do vocábulo composto. (cf. Novo acordo Ortográfico da Língua Portuguesa). Ex.: saca-/-rolhas, melão-de-/-são-caetano, Maria-vai-/-com-as-outras.
Não se deve, em final ou início de linha, quando a separação for efetivada, formar-se palavra estranha ao contexto. Ex.: presi-/-dente, samam-/-baia.
Em textos formais, deve-se evitar que a divisão resulte em uma palavra ridícula ou obscena. Ex.: de-putada, dele-gado, dis-puta, após-tolo.
Não quer dizer que essas estejam erradas, é uma questão de elegância de estilo.
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