segunda-feira, 20 de setembro de 2021

ProEnem - pontuação: aspectos gramaticais

A pontuação é um recurso exclusivo da escrita que busca organizar as relações entre as partes do discurso e suas pausas. Assim, como um sistema de reforço do texto escrito, visa dar ao leitor o entendimento próprio da língua falada, marcando não só as pausas, mas também as motivações de natureza afetiva, tais quais entonações e mesmo aspectos semânticos.


Alguns sinais de pontuação participam da função de marcação da sintaxe do período, apresentando um valor gramatical considerável. Obviamente, as recomendações de uso dos sinais de pontuação apresentam um relativo valor normativo, isto é, alguns sinais obedecem a critérios gramaticais, entretanto o uso de grande parte deles submete-se ao estilo do autor do texto.


INDICATIVOS DE PAUSA

 

- ponto

 

- vírgula

 

- ponto e vírgula


INDICATIVOS DE ENTONAÇÃO


– dois-pontos


– ponto de interrogação


– ponto de exclamação


– reticências


- aspas


- parênteses


- travessão


1. VÍRGULA


A vírgula serve para marcar uma pequena pausa, de curta duração, sem dar fim ao enunciado. Seu uso também se estende à separação termos de uma oração, ou de um período e, até mesmo, na marcação da ausência de termos da oração.


Recomenda-se o uso da vírgula:


A) A frase não está em ordem direta:


A ordem direta dos termos oracionais em língua portuguesa pode ser definida como:


sujeito + verbo + complementos + adjuntos adverbiais


Assim, não existe vírgula entre os termos imediatos quando em ordem direta, isto quer dizer que não há vírgula entre sujeito e verbo ou entre verbo e seus objetos.          


Termos deslocados: adjunto adverbial anteposto ou intercalado, orações subordinadas antepostas ou intercaladas, complemento pleonástico antecipado, anacoluto etc.


Antes do mês passado, já estávamos trabalhando.


Ele, depois de um grande cansaço, parou de trabalhar.


Quando eles chegarem, começaremos a reunião.


Eles, embora estivessem cansados, foram à festa.


Os exercícios, eu já os fiz.


Ao rapaz, a namorada lhe perdoou.


Crianças, como ter paciência para elas?


B) Nas indicações de lugar e data, número da rua e endereço:


Rio de Janeiro, 21 de julho de 1902.


Av. Nossa Senhora de Copacabana, 732


C) Para isolar o vocativo:


Filho, venha me ajudar!


Prezado cliente, comunicamos aos senhores...


D) Para isolar termos intercalados:


Termos intercalados: aposto intercalado (sobretudo o explicativo e o comparativo), expressões retificadoras, explicativas, continuativas, conclusivas ou enfáticas, conjunções coordenativas intercaladas.


Brasil, um país de enormes dimensões, é uma das nações mais ricas do mundo.


Não sabia o que fazer, isto é, hesitou na hora de tomar uma decisão.


Nada poderia consolar, portanto, aquela mãe que chorava a perda do filho.


E) Na elipse de termos


A elipse é uma figura de linguagem que indica a omissão de um termo, uma palavra de uma frase. Usa-se a vírgula para ressaltar esta elipse principalmente quando é o verbo o termo omitido.


Meu pai criou-se na cidade. Meu avô, no interior.


F) Termos coordenados assindéticos:


Termos que exercem a mesma função sintática, sejam oracionais ou nominais, desde que justapostos, isto é, não ligados por conjunção. É comum, no entanto, que o último elemento coordenado seja introduzido por conjunção aditiva, caso que impede a colocação de vírgula.


Compramos muitas frutas, verduras, legumes e carnes.


Corri para o quintal, peguei a bicicleta, saí em disparada pela rua.


G) Orações coordenadas sindéticas:


Apenas as orações iniciadas pela conjunção “e” não devem ser precedidas por vírgulas.


Não lhe ofereça carne, que ela é vegetariana.


Ele quer um tênis, contudo não tem dinheiro.


Confio em você, portanto posso contar meu segredo.


OBSERVAÇÃO


Usa-se a vírgula  antes de “e”, na condição de os sujeitos das orações serem diferentes:


 


O senhor não sabia de nada, e seu filho explicou ao empregado o que fazer.”


 


H) Nos polissíndetos


O polissíndeto é uma figura de linguagem que consiste na repetição intencional da conjunção nas construções coordenadas.


Ou faz as coisas direito, ou vai embora, ou aprende a fazê-las!


Chegou trazendo flores, e chocolates, e joias, e tecidos, e tudo o que mais ela sonhara.


I) Nas orações adjetivas explicativas


Os alunos, que estavam calmos no momento, conversavam sobre as questões da prova.


 


NÃO SE USA VÍRGULA PARA SEPARAR:

Sujeito do verbo


Verbo dos objetos


Verbo de ligação do predicativo


Locução verbal passiva do agente da passiva


Nome do adjunto adnominal ou do complemento nominal


Oração substantiva (exceto a apositiva) de sua principal


Oração adjetiva restritiva de sua principal


Antes de oração adverbial consecutiva


 


2. PONTO


O ponto indica a pausa máxima de um enunciado, encerrando um período ou oração independente.


Usa-se o ponto:


A) No final de orações absolutas e períodos:


O concerto terminou.


Depois de inúmeros esforços do Poder Público, algumas regiões foram beneficiadas por programas de segurança que melhoraram a vida daqueles cidadãos.


B) Nas abreviaturas de palavras, exceto em símbolos de unidades de medida e elementos químicos:


V. Exª.


etc.


Av. Presidente Vargas


 


3. PONTO-E-VÍRGULA


O ponto-e-vírgula marca uma pausa intermediária: maior que a vírgula e menor que o ponto. Assim, o ponto-e-vírgula jamais termina um enunciado, isto é, não coloca fim ao período.


Usa-se o ponto-e-vírgula para:


A) Separar os grupos de construção em enunciados que já possuam vírgulas, evitando a falta de clareza:


Eu, por prazer, fiz uma parte do trabalho; ela, por obrigação, completou a tarefa.


O texto era curto; porém, claro.


B) Separar elementos coordenados dentro de um mesmo período:


Os pobres precisam de ajuda; os trabalhadores produzem riquezas; os empresários recolhem os lucros; o governo cobra os impostos; e, no final, todos sempre reclamam da parte que lhes coube.


C) Para enfatizar a relação entre termos coordenados, substituindo a vírgula:


O concurso é daqui a um mês; porém não iniciei os estudos.


D) Separar orações coordenadas de certa extensão:


Por muitas vezes, as pessoas se perguntam se devem ou não seguir os seus sonhos na vida em que levam diariamente; sonhar um pouco não faz mal à ninguém, vivê-los é coisa bem diferente.


E) Distinguir os itens de uma enumeração


Compramos muitas coisas na feira: morangos, maçãs e pêssegos; cenouras, batatas e beterrabas; alface, agrião e rúcula.


F) Separar itens de regulamentos, leis, considerandos, decretos, portarias etc.


Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:


I – a soberania;


II – a cidadania;


III – a dignidade da pessoa humana;


IV – os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa;


V – o pluralismo político.


(Constituição Federal)

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