quinta-feira, 23 de setembro de 2021

ProEnem - funções das palavras que, se e como

 A PALAVRA QUE

A) Interjeição


Exprime espanto, admiração, surpresa. Vem sempre acentuada e seguida de ponto de exclamação.


Quê! Você ainda não terminou o trabalho?


O quê! Quem fez isso?


B) Substantivo


É acentuado e vem precedido de um artigo ou outro determinante. Como substantivo, a palavra que exercerá as funções sintáticas próprias dessa classe gramatical.


Seu amigo tem um certo quê de mistério.


(substantivo na função de núcleo do objeto direto)


C) Preposição


Equivale à preposição de e liga dois verbos de uma locução verbal em que o auxiliar é o verbo ter. Veja a preposição usada na fala da Mafalda em “É triste ter que bater em alguém que tem razão”.



D) Partícula expletiva ou de realce


Empregada apenas para dar realce. Não exerce função sintática, seu uso é apenas estilístico (ênfase, expressividade). Aparece também na expressão 'é que'.


Quase que não consigo assistir ao filme.


Elas que conseguiram chegar a tempo.


Eu é que sei dos meus problemas.


E) Advérbio


Intensifica a ideia expressa por um adjetivo ou advérbio e exerce a função de adjunto adverbial de intensidade.


Que lindas são essas crianças!


Que longe é aquela cidade!


F) Conjunção


Relaciona entre si duas orações. Como conjunção, a palavra que não exerce função sintática.


O ciclista era mais rápido que o pensamento. (conjunção subordinativa comparativa)


Luta que luta, mas não consegue nada. (conjunção coordenativa aditiva)


Não tenha medo, que eu o protegerei. (conjunção coordenativa explicativa)


Era tão estudioso que mal saía de casa. (conjunção subordinativa consecutiva)

 

Outra pessoa, que não eu, deve resolver isso. (conjunção coordenativa adversativa)


Quando inicia uma oração subordinada substantiva, a palavra que recebe o nome de conjunção subordinativa integrante. Veja o exemplo abaixo:


Ficou evidente que a reunião será na próxima semana.


G) Pronome


Pronome indefinido: nesse caso, pode funcionar como pronome substantivo ou pronome adjetivo. Pode aparecer em frases interrogativas ou exclamativas. Nas frases interrogativas, também é chamado de pronome interrogativo.


Que aconteceu?


Que cara é essa?


Que confusão!


Pronome relativo: retoma um termo da oração antecedente e exerce as seguintes funções sintáticas:


Sujeito


Bruna, que me emprestou o livro, é minha amiga.


(Bruna me emprestou o livro).


Objeto Direto


Nada realizou o candidato que o povo elegeu.


(O povo elegeu o candidato).


Objeto Indireto


Este é o projeto de que ele participou desde o início.


(Ele participou do projeto desde o início).


Complemento nominal


As reformas de ensino, a que somos favoráveis, serão votadas na próxima semana.


(Somos favoráveis às reformas de ensino.)


Predicativo


Sua aparência não diz o que ele realmente é.


(Ele realmente é aquilo).


Hoje reconheço o amigo que você sempre foi.


(Você sempre foi o amigo).


OBSERVAÇÃO

1) O pronome cujo exerce a função sintática de adjunto adnominal.


Os candidatos cujos cartões foram entregues podem entrar.


2) Os pronomes relativos onde e como exercem a função de adjunto adverbial.


Conheça a cidade onde nasci.


A forma como o homem se aproximou deixou-nos assustados


A PALAVRA SE

A) Conjunção


Relaciona duas orações. Nesse caso, não exerce função sintática.


Verificamos se as provas eram coerentes. (subordinativa integrante - pode ser substituída por 'isso')


Se tivéssemos saído mais cedo, poderíamos aproveitar mais a excursão. (subordinativa condicional - pode ser substituída por 'caso') 


Se não tinha dinheiro, não poderia viajar. (subordinativa causal - pode ser substituída por 'já que')


B) Pronome apassivador


Com orações que estão na voz passiva sintética. Vem ligado a verbo transitivo direto ou transitivo direto e indireto. Pode ser transformado na voz passiva analítica.


Venderam-se várias casas.


C) Índice de indeterminação do sujeito


Vem ligado a um verbo transitivo indireto, intransitivo ou de ligação, tornando o sujeito indeterminado. Não exerce propriamente uma função sintática, seu papel é o de indeterminar o sujeito. Lembre-se de que, nesse caso, o verbo deverá estar na terceira pessoa do singular. Pode aparecer com verbo transitivo direto, desde que o objeto direto venha preposicionado.

Alguns gramáticos chamam-no de pronome de indeterminação do sujeito (PIS).


Confia-se em teses suspeitas. (VL)


Vive-se bem no interior. (VI)


Era-se mais feliz antigamente. (VL)


Ama-se aos pais. (VTD + OD prep.)


D) Pronome reflexivo


Sujeito de Infinitivo (com verbo causativo ou sensitivo)


“Capitu deixou-se fitar e examinar.”


(Machado de Assis)


Objeto Direto


“Ergueu-se, [passou] [a toalha] no rosto.”


   VTD       OD


(Lygia Fagundes Telles)


Objeto Indireto


Ele impôs-se uma decisão muito difícil.


E) Partícula expletiva ou de realce


Une-se a verbos intransitivos, para realçar a ação expressa pelo sujeito. Pode ser retirada da frase sem nenhum prejuízo ao sentido, pois não desempenha nenhuma função sintática, seu uso é apenas estilístico (ênfase, expressividade).


A plateia riu-se das travessuras do palhaço trapalhão.


A PALAVRA COMO

A) Advérbio


Modifica um verbo, um adjetivo ou outro advérbio. É sempre invariável.


Interrogativo de modo


Usado nas frases interrogativas diretas ou indiretas, acrescentando uma circunstância de modo à ação verbal.


Como o grupo realizará a tarefa?


Perguntei como isso funciona.


Exclamativo de intensidade


Utilizado em orações exclamativas, intensificando a ação expressa pelo verbo ou a característica de um adjetivo.


Esse é seu filho? Como ele cresceu!


Como é grande esse livro! Tem mais de oitocentas páginas!!


B) Preposição


Quando em função de preposição, a palavra assume o sentido de “na qualidade de”, “na posição de”, “com o caráter de”


Como professor, tenho um compromisso com a educação.


C) Partícula expletiva ou de realce


Quando na função expletiva, realça o sentido de algum termo da sentença. Pode ser retirado da frase sem prejuízo sintático ou de seu sentido principal.


Anteviu como um agouro o acidente de avião; assim, cancelou o voo.


D) Termo explicativo


Funciona para estabelecer uma explicação ou exemplificação, com o sentido de a saber, assim como, isto é.


Algumas profissões são essenciais na sociedade, como professor, médico e bombeiro.


E) Conjunção


Estabelece a conexão entre termos oracionais ou mesmo duas orações em um período. Assim, classifica-se como:


Conjunção Subordinativa


Subordina um termo a outro, introduzindo, normalmente, sentidos adverbiais à sentença:


Causa


Explicita a razão da ocorrência de um acontecimento expresso.


Como foi visto próximo da cena do crime, o rapaz tornou-se suspeito de cometê-lo.


Comparação


Estabelece uma relação entre dois elementos, comparando-os.


A menina era sorridente como a mãe; mas carregava um olhar triste como de seus antepassados.


Conformidade


Estabelece uma espécie de comparação com algo tido como modelo ou padrão. Equivale em sentido à conjunção conforme.


Como combinamos, eu passo em sua casa por volta das oito da noite.


Conjunção subordinativa integrante


Liga uma oração principal a uma oração com valor substantivo.


Lá vem a noiva! Veja como ela está linda…


F) Verbo


Ainda que cause poucas confusões, é importante lembrar que como também funciona como a forma do verbo comer, conjugado na primeira pessoa do presente do indicativo.


Eu como legumes, verduras e frutas em todas as refeições.

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