HISTÓRICO Telecurso 2º Grau Tecendo o Saber Novo Telecurso Telecurso 2000 197819961992 Primeira implementação Metodologia Telessala™ 2008 2006 Reedição de teleaulas Produção de novas teleaulas Inclusão de novas disciplinas
5 PRINCIPAIS MARCOS (1995-2007) 27 mil Telessalas implementadas em todo o país Cerca de 5 milhões de estudantes já concluíram seus estudos 30 mil professores formados 1.500 instituições parceiras Política Pública em diversos Estados Distribuição de 24 milhões de livros e 1,8 milhão de fitas Semanalmente, 7 milhões de pessoas assistem ao Telecurso na televisão
6 PRINCIPAIS MARCOS (2008) Revisão e atualização de conteúdo, devido ao desgaste das aulas originais e à desatualização de alguns tópicos das aulas de Geografia e História, que não iam mais na íntegra. Inclusão de novas disciplinas: Artes Plásticas, Teatro, Filosofia, Música, Sociologia, Espanhol. Inclusão de novos cursos Profissionalizantes: Gestão de Pessoas, Administração da Manutenção e Automação. Reedição de teleaulas: ajustes no conteúdo, novas cenas, locuções, computação gráfica, imagens de arquivo, troca de vinhetas e abertura. Produção de novas teleaulas do Ensino Médio e Fundamental.
7 PRINCIPAIS MARCOS (2008) DVD com opção de legendas em português DVD com acessibilidade para deficientes auditivos LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais Legenda Oculta (Closed caption) Produção de novos livros Revisão e atualização de conteúdo Novos projetos: editorial e gráfico Todos os livros passaram a ser coloridos e receberam novas ilustrações
8 COMO É UTILIZADO? Correção da distorção idade-ano Educação de Jovens e Adultos – EJA Alternativa pedagógica para o ensino regular
9 TELECURSO COMO POLÍTICA PÚBLICA
10 RESULTADOS FINAIS ProjetoEstado Percentual de Aprovação FloraçãoBelo Horizonte93% TravessiaPernambuco90% PorongaAcre92% Autonomia CariocaRio de Janeiro95% Tempo de AvançarCeará92% Tempo de AcelerarAmazonas83% Viva EducaçãoMaranhão94% Serra do MelRio Grande do Norte90%
11 ORGANIZAÇÃO MODULAR E EIXOS TEMÁTICOS No Ensino Fundamental (anos finais) e Ensino Médio a matriz curricular é organizada em eixos temáticos, cada um deles correspondendo a um Módulo O ser humano e sua expressão – quem sou eu? O ser humano interagindo com o espaço – onde estou? O ser humano em ação e sua participação social – para onde vou? O ser humano e sua participação social – qual meu papel na sociedade? (EM)
12 AÇÕES ESTRUTURANTES Gestão compartilhada junto à equipe parceira Articulação Institucional Formação de professores, supervisores, coordenadores, gestores Período de Integração Acompanhamento pedagógico às salas de aula Percurso Livre Projetos pedagógicos Redes Sociais Avaliação diagnóstica e externa
13 FORMAÇÃO DE PROFESSORES Presencial – 40h por módulo EF Anos Iniciais – 4 módulos – 160 horas EF Anos Finais – 3 módulos – 120 horas EM – 4 módulos – 160 horas Acompanhamento pedagógico sistemático
15 GRE´sAlunosTelessalas 20071012.000492 20081730.0001.164 20091730.0001.066 20101735.0001.200 20111712.000 350 TRAVESSIA ENSINO MÉDIO GRE´sAlunosTelessalas 20101618.000 540 20111615.000 500 TRAVESSIA ENSINO FUNDAMENTAL
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