Fantástico, "O Show da Vida" é um programa da televisão brasileira exibido nas noites de domingo pela Rede Globo. Estreou no dia 5 de agosto de 1973. Criado pelo jornalista Walter Clark, tem formato de revista eletrônica. Os principais apresentadores nos ultimos 10 anos foram Pedro Bial e Glória Maria. Atualmente estão como apresentadores oficial do programa Zeca Camargo, Patricía Poeta e Tadeu Schimidt comandando noticias sobre esportes. A locução das matérias é feita por Cid Moreira e Berto Filho. Nos primeiros anos, Cid Moreira e Sérgio Chapelin apresentavam o Fantástico, além do Jornal Nacional. Léo Batista apresentava noticias sobre esportes. O programa é reprisado pelo canal Globo News na madrugada de domingo para segunda às 00:05.
O Globo Repórter é um programa jornalístico semanal exibido pela Rede Globo, que vai ao ar nas noites de sexta-feira depois da novela das oito. Estreou em 1971 com o título Globo Especial, e em 1973 ganhou o título Globo Repórter. Nos anos 70, foi um veículo para vários importantes cineastas brasileiros, como Eduardo Coutinho, Maurice Capovilla, Walter Lima Júnior, Vladimir Carvalho e Gregório Bacic exibirem seus documentários, focalizando muitos aspectos da sociedade brasileira, e que hoje em dia são considerados verdadeiros clássicos do gênero documental no Brasil. O canal Globo News reprisa aos sábados as edições do programa. Não é exibido na última sexta-feira do ano, sendo substituído pelo programa chamado Retrospectiva, que reprisa notícias que marcaram o ano que se encerra.
Atualmente o programa evita temas polêmicos e grandes denúncias, reservando esses para seu programa irmão, o Profissão Repórter, preferindo exibir reportagens relacionadas ao cotidiano brasileiro, como saúde, educação, trabalho, avanços na medicina, etc.
A canção-tema do Globo Repórter chama-se "Freedom Of Expression", cuja gravação original é do grupo J.B. Pickers. É também parte da trlha sonora do filme cult Vanishing Point (Corrida Contra o Destino, 1971).
Globo Rural é um telejornal brasileiro matutino exibido pela Rede Globo às 06:10, de segunda à sexta-feira e aos domingos às 8 da manhã. Retrata o universo do campo, apresentando notícias que interessam ao agricultor, como previsão do tempo, eventos sobre agropecuária, receitas, dicas, o objetivo do programa é informar diariamente a situação das principais safras do país, a meteorologia com as chuvas do dia anterior. Aos domingos, é apresentado por Nélson Araújo e Helen Martins. Já de segunda à sexta, o telejornal é comandado por Priscila Brandão. Michelle Loreto é a apresentadora do tempo.
Com o sucesso do programa foi criada em 1985 a revista Globo Rural. Em 1999, o programa chega a sua milésima edição.
No dia 9 de outubro de 2000 o Globo Rural ganhou a sua versão diária com apresentação de Rosana Jatobá. Em abril de 2003, a jornalista Priscila Brandão assumiu a apresentação do programa. Kelly Varraschim assumiu a apresentação em julho de 2007 durante um período de licença da jornalista Priscila Brandão.
Linha Direta foi um programa da Rede Globo que passou nas noites de quinta-feira entre 1999 e 2008, apresentado primeiramente pelo jornalista Marcelo Rezende e depois por Domingos Meirelles. O programa dedica-se a apresentar crimes que aconteceram pelo Brasil e cujo(s) autor(es) está(ão) foragido(s) da justiça.
O programa faz uma simulação dos fatos, sendo que se houver mais de uma versão, ambas são apresentadas. Normalmente há a apresentação de dois casos e ao final do programa, pode ocorrer o relato de algum foragido que foi preso graças à ajuda do programa, que fornece telefone ou e-mail e garante o anonimato do denunciante. Desde sua estréia, o Linha Direta, através das denúncias anônimas, colaborou para a prisão de, até certo momento, 431 foragidos da justiça. As simulações são feitas por atores profissionais, embora quase sempre desconhecidos.
Deixou de ser exibido devido a ajustes na programação da emissora.
Além da direção geral de Milton Abirached e apresentação de Domingos Meirelles, contava com Edson Erdmann, Andre Schultz, Paulo Gheli, Pedro Carvana, André Felipe Binder, Adriano Coelho (diretores), Gustavo Vieira, Ângelo Tortelly (coordenação de jornalismo), Fábio Lau, Marcelo Fariade Barros, Wilson Aquino, Mônica Marques, Elayne Cirne (repórteres), Danielle Ferreira, Didier Dutra, Camila Machado de Assis, Camila Avancini (produção de jornalismo), Charles Peixoto, Teresa Frota, Gustavo Cascon, Ivan Sant’Anna, Adriana Avellar (roteiro), Flávio Araújo, Zé Dassilva; Maurício Yared (edição), Alexandre Ishikawa (direção de produção), Verônica Esteves (gerente de produção), Edon Oliveira (produção musical), Fred Rangel (direção de fotografia), Vitor Klein (efeitos especiais), José Artur Camacho (produção de arte), Mauro Heitor (computação gráfica), Vera Daflon, Andréia Hollanda (coordenação de produção), Aldo Picini, Oscar Francisco (assistência de direção), Denise Bernardes (figurinista), Rose Aragão (caracterização), Carlos Eduardo KK (cenografia).
A última quinta-feira do mês era reservada às edições especiais, que podem ser de dois tipos:
Linha Direta - Justiça: apresentação da história e do desfecho de crimes e tragédias históricas.
Linha Direta - Mistério: apresentação de casos que desafiam a compreensão e não foram encontradas explicações racionais.
Uma primeira versão do programa já havia sido produzida em 1990, com a apresentação do ministro das Comunicações Hélio Costa. Nesta versão, diferente da atual, eram reconstituídos crimes famosos, como o "Caso Pedrinho", com atores desconhecidos.
O Profissão Repórter é um programa investigativo semanal exibido pela Rede Globo, que vai ao ar nas noites de terça-feira. O programa é reprisado nas madrugadas de domingo para segunda pela Globo News e nas quartas pelo Canal Futura.
Formato
Caco Barcellos e uma equipe de jovens repórteres vão às ruas, juntos, para mostrar diferentes ângulos do mesmo fato, da mesma notícia. Cada repórter tem sempre uma missão, um desafio a cumprir. Será que eles vão conseguir? No Profissão Repórter, você acompanha tudo. Os desafios da reportagem. Os bastidores da notícia. Com conteúdo interativo que, aborda temas quentes como violência, educação, transporte, moradia e saúde. Estreou em 2006, era exibido como um quadro do Fantástico e teve três edições especiais nas noites de quarta-feira. Em 2008, tornou-se um programa independente.
Apresentador e Elenco
Caco Barcellos
Caio Cavechini
Felipe Gutierrez
Gabriela Lian
Júlia Bandeira
Mariane Salerno
Nathalia Fernandes
Thais Itaqui
Thiago Jock
Equipe Técnica
Direção: Marcel Souto Maior
Chefe de Reportagem: Mônica Pinheiro
Edição Final: Ana Escalada e Janaina Pirola
Edição: Eduardo Acquarone e Márcia Gonçalves
Edição de imagens: Julio Inácio e Paulo Rodrigue Rafael Armbrust
Imagens: Emilio Mansur e Mikael Fox
Arte: Daniel Guimarães
Nenhum comentário:
Postar um comentário