Plantão da Globo é como é chamado o plantão de notícias da Rede Globo, que de vez em quando interrompe a programação normal da emissora para dar uma notícia urgente.
Geralmente, quem dá a notícia que chega é o apresentador do próximo telejornal que será exibido ou do telejornal que acabou de ir ao ar (se a notícia chegar durante o programa seguinte a ele). Se a notícia chegar durante a madrugada ou no domingo pela manhã (quando não há nenhum âncora na emissora), há duas opções: o plantão pode ser feito de forma compartilhada com o canal de TV a cabo Globo News, onde há vários repórteres e apresentadores de plantão o tempo todo, ou o próprio locutor oficial da Rede Globo, Dirceu Rabelo pode noticiar a informação da cabine, sem aparecer no vídeo.
Globo Notícia é um telejornal de aproximadamente três minutos exibido pela Rede Globo em duas edições diárias de segunda a sexta-feira e transmitido em rede nacional. Estreou em 4 de abril de 2005 e informa os últimos acontecimentos do Brasil e do mundo.
A edição matutina é apresentada de São Paulo por Sandra Annenberg e a vespertina, do Rio de Janeiro por Fátima Bernardes. O Globo Notícia também é exibido aos sábados e domingos.
Bom Dia Praça é uma denominação que a Rede Globo usa para se referir aos telejornais locais exibidos pelas afiliadas e retransmissoras próprias da rede no horário da manhã, de segunda a sexta-feira das 6h30min às 7h15min, (ex: Bom Dia Rio, Bom Dia SP, Bom Dia DF, Bom Dia MG, etc.).
Começou tendo trinta minutos de duração, começando às 7h30.
Com a estreia do Intercine, trocou de horário com o Bom Dia Brasil em 1 de abril de 1996, começando às 7h.
E em 30 de março de 1998, às 6h45.
Em 7 de janeiro de 2002, a duração aumentou para 45 minutos, e também trocando de horário, começando às 6h30.
Na TV Globo transmitida via satélite é possível assistir aos programas: Via Brasil, Cidades e Soluções, Mundo S/A, Atividade, Pelo Mundo e Sarau. Sendo todos eles produzidos e exibidos pelo canal Globo News. Até 2006 era exibido via satélite somente o Bom Dia Rio. Esses programas podem ser assistidos via satélite através de antena parabólica sintonizada na frequência 1430, na polarização horizontal, no satélite Brasilsat B4 pela TV Globo Nacional (via satélite).
Praça TV é uma denominação que a Rede Globo usa para se referir ao espaço reservado para suas afiliadas e retransmissoras próprias transmitirem seus telejornais locais (exemplo: RJTV, SPTV, DFTV, MGTV, etc.).
São exibidos em duas edições:
Praça TV 1ª Edição - De segunda a sábado das 12h às 12h45min (Horário de Brasília).
Praça TV 2ª Edição - De segunda a sábado das 19h às 19h20min (Horário de Brasília).
De setembro de 1983 a março de 1989, existia uma 3ª edição, nas madrugadas, após o Jornal da Globo. Era dividida em dois blocos: o primeiro trazia notícias ocorridas após a 2ª edição e o segundo trazia notícias sobre política, economia e esportes.
Antes do surgimento do Praça TV, houve um noticiário local chamado Jornal das Sete, que tinha a mesma finalidade do Praça TV.
Via satélite
Na TV Globo transmitida por satélite, a Rede Globo exibe no horário do Praça TV 1ª Edição o Festival de Desenhos, e no horário do Praça TV 2ª edição é exibido o telejornal Brasil TV. Estes programas podem ser assistidos através de antena parabólica, sintonizada na freqüência 1430 H do satélite Brasilsat B4.
Na Globo Internacional
Na Globo Internacional, a Rede Globo exibe no horário do Praça TV 1ª Edição o RJ TV, e no horário do Praça TV 2ª edição é exibido o telejornal SP TV.
Globo Comunidade é um programa jornalístico brasileiro exibido pela Rede Globo aos domingos, após a Santa Missa, das 7h às 7h30min. Em síntese, é uma revista eletrônica comunitária, que aborda diversos assuntos. O Globo Comunidade é produzido pela TV Globo Rio, TV Globo Brasília e TV Globo Nordeste, e só não é exibido na TV Globo São Paulo, que é exibido o Antena Paulista, TV Globo Minas, que é exibido o Globo Horizonte, e nos demais estados, onde são exibidos programas diferentes. No Paraná o programa é exibido aos sábados às 8h.
Jornal da Globo é um telejornal noturno exibido pela Rede Globo nas noites de segunda-feira a sexta-feira, atualmente apresentado por William Waack e Christiane Pelajo. O programa sucede a faixa de filmes, shows e futebol da emissora. Pela maleabilidade dos horários das atrações noturnas da Globo, o JG não possui horário fixo de exibição. O programa também é exibido pelo canal por assinatura Globo News de segunda a sexta às 03:05 da manhã.
O Jornal Nacional é um telejornal da Rede Globo de televisão, atualmente apresentado por William Bonner e Fátima Bernardes. É um dos principais telejornais do Brasil sendo o programa jornalístico de maior audiência, com atuais médias de 35 pontos no Ibope, segundo a coluna Ooops, publicada no site da Folha de São Paulo. Sua estréia aconteceu no dia de 1 de setembro de 1969.
Jornal Hoje é um telejornal exibido no início das tardes de segunda-feira ao sábado pela Rede Globo, após o esportivo Globo Esporte e antes do Vídeo Show (em alguns estados, é antecedido pelo Praça TV). Diferencia-se do Jornal Nacional por ter uma programação menos focada em política, esportes e economia, mas não se restrigindo a isso. O jornal também é conhecido por ser um telejornal mais "light" e mais descontraído. É apresentado atualmente por Sandra Annenberg e Evaristo Costa.
Bom Dia Brasil é o primeiro telejornal nacional do dia exibido pela Rede Globo no início das manhãs, às 7h15min. São mostradas as manchetes dos jornais nacionais e internacionais do dia, por vezes entrevistas. Estreou em 1983 sendo transmitido de Brasília. A partir de 1996 passou a ser transmitido do Rio de Janeiro.
Atualmente o Bom Dia Brasil é ancorado por Renato Machado e Renata Vasconcellos. Também participam do telejornal os comentaristas: Alexandre Garcia, na política; Miriam Leitão na economia; e Tadeu Schmidt no esporte.
Pequenas Empresas & Grandes Negócios é um programa de televisão apresentado nas manhãs de domingo pela Rede Globo e exibido desde janeiro de 1988, mas realizado por uma empresa produtora independente da emissora em parceria com o Sebrae. É um dos únicos programas de empreendedorismo na televisão brasileira, juntamente com o Mundo S/A da Globo News e o Economia & Negócios da estreante Record News. Ficou fora do ar de 1990 a 1992, devido à crise econômica do governo Collor, e voltou em 15 de março de 1992.
O programa conta com a apresentação de Esther Jablonski tendo como principais repórtes Marcelo Baccarini e Regiane Stell.
As reportagens feitas, em todas as regiões do Brasil, mostram os desafios de quem monta uma empresa, as oportunidades e as dicas para o sucesso de um negócio. São exemplos de brasileiros idealistas, que venceram desafios e usaram a criatividade para criar pequenas e médias empresas.
O objetivo do programa é apresentar histórias de sucesso de empresas, que, graças a ideias inovadoras de seus proprietários ou colaboradores, ganharam destaque no mercado em que competem.
No dia 9 de dezembro de 2007 foi ao ar a edição nº 800.
Nenhum comentário:
Postar um comentário