O Programa do Jô é uma atração televisiva liderada pelo humorista Jô Soares, definindo-se basicamente como um programa de entrevistas. É produzido pela Rede Globo de São Paulo e mistura entretenimento, entrevistas, e música. É considerado uma continuação espiritual na Rede Globo de um programa muito similar exibido pelo apresentador quando era contratado pelo SBT (emissora concorrente da Rede Globo), chamado Jô Soares Onze e Meia.
O programa tradicionalmente apresenta todas as noites de segunda a sexta-feira entrevistas com convidados diversos. Tais entrevistas são conhecidas por demonstrar a celebrada irreverência de Jô Soares, assim como sua experiência na comédia. Conta ainda com um sexteto musical próprio, responsável pela abertura do programa e pelo acompanhamento de alguns musicais.
Seu cenário inicial foi projetado por Lia Renha (cenógrafa da Rede Globo que construiu diversos cenários, como os do infanto-juvenil TV Colosso). Desde 2007 quem assina o novo cenário é João Irênio (cenógrafo da Tv Globo que também projetou os cenários de Hoje é Dia de Maria I e II além da minissérie A Pedra do Reino do Diretor Luiz Fernando Carvalho).
Outros integrantes do programa
O sexteto, grupo de instrumentistas do programa. Tocam seus instrumentos logo no início do programa e na entrada dos convidados. Seus componentes são: Osmar, Derico, Bira, Miltinho, Carlos Tomati e Chico Oliveira.
O garçom chileno Alex, sempre alvo de piadas do humorista Jô Soares.
Humor na Caneca - Quadro onde humoristas de stand-up comedy em ascensão apresentam em cinco minutos de seus números. Se apresentaram no quadro Fábio Porchat, Dani Calabresa, Marcelo Adnet, Grace Gianoukas, Marcela Leal, Marcos Veras, Geraldo Magela, Nizo Neto, Bruno Mazzeo, Rachel Ripani, Anselmo Vasconcellos, Carol Zocoli, entre outros.
Meninas do Jô - Exibido semanalmente às quartas-feiras, o quadro Meninas do Jô estreou em 2005, consistindo em um debate focado em assuntos relacionados à política, economia e gestão governamental. Originalmente a bancada foi formada, além de Jô Soares, pelas jornalistas Lillian Witte Fibe, Cristiana Lôbo, Ana Maria Tahan e Lucia Hippolito. Durante as temporadas de eleição presidencial o quadro não é exibido, uma vez que legalmente não se pode debater política na televisão para não influenciar o público, retornando sempre logo após o resultado. Ocasionalmente, quando alguma integrante fixa não pode comparecer, outras jornalistas como Maria Lydia Flândoli, Zileide Silva, Flávia Oliveira e Margarida Lacombe fizeram participações especiais.
O Video Show é um programa de televisão brasileiro produzido e exibido pela Rede Globo desde 20 de Março de 1983 até os dias atuais que atualmente passa nas tardes de segunda-feira à sexta-feira, logo após o Jornal Hoje. O programa começou a ser exibido de segunda a sexta apenas em 1994. Antes, ia ao ar uma vez por semana aos Sábados.
História
Depois de um breve período sendo apresentado pela atriz Tássia Camargo, nas primeiras edições de 1983, o programa passou a ter um rodízio de atores da emissora na bancada do programa, entre eles William Bonner, Galvão Bueno, Chico Pinheiro, Fátima Bernardes, Tony Ramos, Carlos Eduardo Dolabella, Aracy Balabanian, Malu Mader, Lauro Corona, Paulo Betti e Kadu Moliterno. A partir de 1987, o programa passou a ser apresentado pelo videomaker Marcelo Tas, no personagem "Cabeça Branca". Neste mesmo ano, Marcelo ganhou o acompanhamento do ator Miguel Falabella, que tornou-se o apresentador titular do programa até janeiro de 2002, sendo substituído pelo atual apresentador, o ator André Marques, então repórter do programa e apresentador interino. De 1997 a 1999, o ator Márcio Garcia também assumiu a bancada do programa durante as férias de Miguel Falabella.
A repórter principal do programa, entre os anos de 1987 e 2000, foi a atriz Cissa Guimarães, que marcou pela peculiar maneira de falar a palavra "gente": "gentem". A jornalista Renata Ceribelli e os atores Chris Couto, Ana Furtado, Paulo Vilhena, Renata Simões e Ellen Jabour também foram repórteres do programa em épocas variadas. Atualmente exercem a função a ex-VJ Sarah Oliveira e a atriz Nívea Stelmann.
Em 2004 e 2007, a atriz e apresentadora Fernanda Lima assumiu o comando do "Video Game" durante a licença-maternidade de Angélica.
O programa atualmente
O tema de abertura é baseado na música Don't Stop 'till You Get Enough, de Michael Jackson. Apresentado por André Marques desde 2002, tem o formato de "revista eletrônica" diária, no qual se mostram os bastidores da emissora, os atores dentro e fora da atuação, os erros nas gravações, reportagens relacionadas, etc, com uma grande quantidade de imagens de arquivo de produções da rede.
No final do programa, há o Vídeo Game, atração comandada pela apresentadora Angélica, que consiste na competição de atores, divididos normalmente em duplas, gravado de uma só vez, mas passado ao longo da semana.
A partir do dia 3 de março de 2008, a atriz Cissa Guimarães assume o posto de apresentadora do programa durante as férias de André Marques em março. Ela fora apresentadora do programa nos anos 80 e repórter do "Video Show" nos anos 90.
Quadros
Falha Nossa - Exibe os erros cometidos pelo elenco das telenovelas em exibição atualmente, e geralmente quando uma novela está em reprise no Vale a Pena Ver de Novo, erros de tal novela são veiculados no programa. Por vezes, relembra erros de novelas anteriores. No especial de fim-de-ano do programa, o Vídeo Show Retrô, o quadro é mais destacado, pois apresenta os erros gerais de todas as novelas em exibição naquele ano.
Túnel do Tempo - Perguntas sobre antigas novelas da Rede Globo, durante os anos 2008, 2000, 80 e 70.
Tudo o que você queria saber sobre...
Reencontro Marcado
Por onde Anda
Luz, Câmera, Malhação - Aborda temas apresentados na novela teen Malhação.
No Escurinho do Cinema - Uma matéria sobre o lançamento de algum filme produzido pela Globo Filmes.
Vai que é tua André
Enquanto Isso Nos Bastidores - Mostra os bastidores de várias novelas.
Na Boca do Povão
Vida Real
Me Conheço
Caça Talento
Como Manda o Figurino
Seu Voto é Show
Momento Internet
Revirando o Baú
Vídeo Game - Apesentado no final do Vídeo Show, é nada menos que uma competição de atores de uma novela.
Fera Radical
Arquivo de Som
Em Algum Lugar do Passado...
Almanaque Globo
ABC da TV
Agenda
30 Segundos de Fama
Inventando Moda
Oh, Dúvida Cruel
Sem Computador Não Dá
Campeãs de Audiência
Seu pedido é uma ordem - A pedido dos artistas, exibe uma cena em que eles fizeram em trabalhos anteriores.
Espelho mágico - Promove uma transformação no visual de uma mulher qualquer encontrada na rua por uma repórter do programa de modo que ela se pareça com alguma personagem de algum programa da emissora.
Timtim por Timtim - Conta com todos os detalhes da vida de certos artistas. Estreou em 2008, e a primeira pessoa foi Lázaro Ramos.
Domingão do Faustão é um programa dominical de auditório exibido pela Rede Globo.
História
Está no ar desde 26 de março de 1989, um domingo de Páscoa, comandado pelo apresentador Fausto Silva, o Faustão, foi criado pela necessidade de competir com o Programa Silvio Santos, até então líder de audiência nas tardes de domingo, cumprindo esse objetivo em pouco tempo.
É um programa de auditório, atualmente começa nas tardes de domingo e termina antes do programa Fantástico, no início da noite.
Desde seu início, o programa conta com uma banda que toca música ao vivo e um grupo de dançarinas, na Academia do Faustão.
Há também entrevistas com atores da Rede Globo (é uma imposição contratual) e cantores, assim como atrações populares em vários quadros. Na parte final, há a apresentação das tradicionais videocassetadas.
Por questões contratuais, a sua geração é alternada entre as cidades do Rio de Janeiro e São Paulo. Dessa forma é possível receber convidados ilustres que residam em ambas as cidades.
Nos seus primeiros anos, o programa possuía abertura, a primeira delas foi a música composta por Michael Sullivan e Paulo Massadas intitulada "Do Tempo Que". A segunda foi uma abertura instrumental muito lembrada pois Faustão aparecia em tamanho gigante e andava pelo Brasil inteiro.
Atualmente o programa é exibido em duas partes, uma antes dos campeonatos de futebol, com duração de uma hora, e outra, após os campeonatos, com duração de duas horas e quarenta e cinco minutos.
No dia 18 de maio de 2008, foi exibido um especial marcando o programa de 1000 exibições do Domingão.
Quadros
Arquivo Confidencial
Boquinha Livre
Dança das Crianças
Dança dos Famosos
Dança no Gelo
Desafio do Faustão
Domingão Aventura
Domingão da Invenção
Circo do Faustão
Jogo da Velha
Se Vira nos 30
Superação
Olimpíadas do Faustão
Pistolão
Que Sufoco!
Tô Afim de Saber
A Música da Minha Vida
Quem É?
Videocassetadas
Invasão
Na Boca do Povo
Mete Bronca!
Primeiros Passos
Superação
O Melhor do Circo
Melhores do Ano
OBS.: Os melhores do ano eram escolhidos diretamente pelos funcionários da Rede Globo até o ano de 2001. A partir de 2002, os funcionários da Globo escolhem 3 finalistas e o público, pela internet ou pelo telefone escolhe os vencedores. Em 2001, Mário Lago foi o 1º ator a receber um prêmio na categoria "Conjunto da obra", porém, meses depois, o ator faleceu e a categoria passou a se chamar "Troféu Mário Lago". Nos primeiros "Melhores do ano", os artistas não ganhavam estatuetas, apenas comapareciam ao programa apenas para um longo "bate-papo" com o Faustão.
2007
Comediante: Samantha Schmutz (Zorra Total)
Ator Revelação: Gustavo Leão (Paraíso Tropical)
Revelação Musical: NX Zero
Melhor Ator ou Atriz Mirim: Amanda de Azevedo (Sete Pecados)
Música do Ano: "Razões e Emoções" , NX Zero
Destaque no Domingão: empate entre Serjão Loroza e Rodrigo Hilbert (Dança dos Famosos)
Atriz Coadjuvante: Fernanda Machado (Paraíso Tropical)
Grupo ou Dupla Musical: Babado Novo
Melhor Esportista do Ano: Jade Barbosa
Melhor Ator Coadjuvante: Bruno Gagliasso (Paraíso Tropical)
Melhor Cantor: Daniel
Atriz Revelação: Grazielli Massafera (Páginas da Vida)
Melhor Banda: Jota Quest
Melhor Música de Novela: "Carvão", por Ana Carolina (Paraíso Tropical)
Melhor Atriz: Camila Pitanga (Paraíso Tropical)
Melhor Ator: Wagner Moura (Paraíso Tropical)
Destaque no Jornalismo: Fátima Bernardes
Melhor Cantora: Ivete Sangalo
TROFÉU MÁRIO LAGO - Glória Pires
2006
Melhor Ator Coadjuvante - Bruno Gagliasso por Ricardo de "Sinhá Moça"
Melhor Atriz Coadjuvante - Cléo Pires por Letícia de "Cobras & Lagartos"
Melhor Ator - Lázaro Ramos por Foguinho de "Cobras & Lagartos"
Melhor Atriz - Taís Araújo por Ellen de "Cobras & Lagartos"
Melhor Ator Mirim - Rafael Ciani por Geléia de "Cobras & Lagartos"
Ator Revelação - Thiago Rodrigues por Léo de "Páginas da Vida"
Atriz Revelação - Fernanda Vasconcellos por Nanda de "Páginas da Vida"
Melhor Comediante - Maria Clara Gueiros, Silvana e Márcia de "Minha Nada Mole Vida" e "Zorra Total"
O Melhor da Dança - Daniele Suzuki
Esportista do Ano - Felipe Massa
Destaque no Jornalismo - Fátima Bernardes
Revelação Musical - Armandinho
Música de Novela - "Se Quiser", Tânia Mara de "Páginas da Vida"
Música do Ano - "Quando a Chuva Passar", de Ivete Sangalo
Melhor Cantora - Ivete Sangalo
Melhor Cantor - Leonardo
Grupo ou Dupla Musical - Babado Novo
Melhor Banda do Ano - CPM22
TROFÉU MÁRIO LAGO - Lima Duarte
2005
Revelação Musical - Banda Calypso
Ator Mirim - Antônio Carlos Mussuzinho por Farinha de "América"
Atriz Mirim - Bruna Marquezine por Flor de "América"
Comediante - Rodrigo Fagundes, Patrick de "Zorra Total"
Grupo ou Dupla - Bruno & Marrone
Ator Revelação - Aílton Graça por Feitosa de "América"
Música de Novela - Ivo Pessoa, "Uma Vez Mais" da novela "Alma Gêmea"
Atriz Revelação - Cléo Pires por Lurdinha de "América"
Banda - CPM 22
Atriz Coadjuvante - Fernanda Souza por Mirna de "Alma Gêmea"
Esportista do Ano - Robinho
Ator Coadjuvante - Matheus Nachtergaele por Carrerinha de "América"
Música do Ano - "Você Sempre Será", Marjorie Estiano
Destaque no Jornalismo - Fátima Bernardes
Atriz: Christiane Torloni por Haydée de "América"
Cantora - Pitty
Ator - Caco Ciocler por Ed de "América"
Cantor: Fábio Junior
TROFÉU MÁRIO LAGO - Tony Ramos
2004
Atriz Revelação - Vanessa Giácomo (Cabocla)
Ator Revelação - Guilherme Berenguer (Malhação)
Atriz Mirim - Marcela Barrozo (Senhora do Destino)
Ator Mirim - Sérgio Malheiros (Da cor do pecado)
Ator Coadjuvante - Marcello Antony (Senhora do Destino)
Atriz Coadjuvante - Leandra Leal (Senhora do Destino)
Humorista - Cláudia Rodrigues (A Diarista)
Jornalista - Fátima Bernardes
Música - Sorte Grande (Ivete Sangalo)
Dupla - Sandy & Junior
Música de Novela - Vou Deixar (Skank - novela "Da cor do pecado")
Grupo do Ano - Jota Quest
Atriz - Suzana Vieira (Senhora do Destino)
Ator - Tony Ramos (Cabocla)
Cantor - Leonardo
Cantora - Ivete Sangalo
TROFÉU MÁRIO LAGO - Glória Menezes e Tarcísio Meira
2003
Atriz Revelação - Alinne Moraes (Mulheres Apaixonadas)
Ator Revelação - Dan Stulbach (Mulheres Apaixonadas)
Atriz Mirim - Bruna Marquezine (Mulheres Apaixonadas)
Ator Mirim - Kayky Brito (Chocolate com Pimenta)
Ator Coadjuvante - Vladimir Brichta (Kubanacan)
Atriz Coadjuvante - Vanessa Gerbelli (Mulheres Apaixonadas)
Humorista - Rogério Cardoso (A Grande Família)
Jornalista - Ana Paula Padrão
Música - "Tô Nem Aí" (Luka)
Melhor Banda - Charlie Brown Jr.
Música de Novela - "Amor Maior", do grupo Jota Quest (Mulheres Apaixonadas)
Grupo ou Dupla - Bruno & Marrone
Revelação Musical - Felipe Dylon
Atriz - Adriana Esteves (Kubanacan)
Ator - Marcos Pasquim (Kubanacan)
Cantor - Daniel
TROFÉU MÁRIO LAGO - Paulo José
2002
Ator Revelação: Vladimir Brichta (Coração de Estudante)
Atriz Revelação: Débora Falabella (O Clone)
Revelação Musical: LS Jack
Reality Show Masculino: Thyrso (Big Brother Brasil)
Reality Show Feminino: Vanessa Jackson (Fama)
Revelação Mirim Feminino: Carla Diaz (O clone)
Revalação Mirim Masculino: Pedro Malta (Coração de Estudante)
Melhor Cantor: Daniel
Melhor Atriz Coadjuvante: Letícia Sabatella (O clone)
Melhor Ator Coadjuvante: Alexandre Borges (O Beijo do Vampiro)
Música de Personagem: A Luz que Acende o Olhar, Deborah Blando (O Beijo do Vampiro)
Música de Abertura: Blue Moon (O Beijo do Vampiro)
Humorista masculino (empate): Cláudio Manoel (Casseta e Planeta) e Tom Cavalcante (Zorra Total)
Humorista feminino: Heloísa Périsée(Zorra Total)
Grupo Musical (empate): Grupo Revelação e Titãs
Efeitos especiais: O Beijo do Vampiro
Melhor Música do Ano: Festa, Ivete Sangalo
Melhor Ator: Tarcísio Meira (O Beijo do Vampiro)
Melhor Atriz: Giovanna Antonelli (O clone)
TROFÉU MÁRIO LAGO: Laura Cardoso
2001
Melhor Ator Coadjuvante - Alexandre Borges (As filhas da mãe)
Melhor Atriz Coadjuvante - Zezé Polessa (Porto dos Milagres)
Melhor Ator - Antônio Fagundes
Melhor Atriz - Cássia Kiss
Ator Revelação - Leonardo Miggiorin (Presença de Anita)
Atriz Revelação - Heloísa Perisée(Escolinha do Professor Raimundo)
Humorista masculino - Luís Fernando Gumarães (Os normais)
Humorista feminino: Cláudia Rodrigues(Zorra Total)
Música de Novela - "A miragem", Marcus Viana (O Clone)
Música de Abertura - "A padroeira", Joanna (A padroeira)
Música do Ano - "Quem de nós dois", Ana Carolina
Melhor Cantora - Ana Carolina
Melhor Cantor - Alexandre Pires
Revelação Musical - Bruno & Marrone
Grupo Musical - Titãs
CONJUNTO DA OBRA - Mário Lago
2000
Melhor Ator Coadjuvante - Alexandre Borges (Laços de Família)
Melhor Atriz Coadjuvante - Giovana Antonelli (Laços de Família)
Melhor Ator - Tony Ramos (Laços de Família)
Melhor Atriz - Vera Fischer (Laços de Família)
Ator Revelação - Reynaldo Gianecchini (Laços de Família)
Atriz Revelação - Mariana Ximenes (Uga uga)
Música - "Como vai você", Daniela Mercury
Revelação Musical - KLB
Humorista masculino - Tom Cavalcante (Zorra Total)
Humorista feminino - Cláudia Rodrigues(Escolinha do Professor Raimundo)
Grupo Musical - Raimundos
Cantora - Ivete Sangalo
Cantor - Daniel
outros
1999
Ator Coadjuvante - Antônio Calloni (Terra Nostra)
Atriz Coadjuvante - Lu Grimaldi (Terra Nostra)
Ator - Marco Nanini (Andando nas Nuvens)
Atriz - Malu Mader (Força de um Desejo)
Atriz Revelação - Maria Fernanda Cândido (Terra Nostra)
Cantor - Aguinaldo Rayol
Cantora - Gal Costa
Revelação Musical - "mano" Junior
Música - "Sozinho", Caetano Veloso
outros
1998
Melhor Ator Coadjuvante - Cacá Carvalho (Torre de Babel)
Melhor Atriz Coadjuvante - Eliane Costa (Torre de Babel)
Melhor Ator - Tony Ramos (Torre de Babel)
Melhor Atriz - Adriana Esteves (Torre de Babel)
Ator Revelação - Thiago Lacerda (Hilda Furacão)
Atriz Revelação - Ana Paula Arósio (Hilda Furacão)
Música - "Resposta ao tempo", Nana Caymmi
Revelação Musical - Fat Family
outros
1997/1996/1995 (segundo informações do Faustão nos programas de "Melhores do ano")
Ator
José Mayer (História de Amor)
Antônio Fagundes (O Rei do Gado)
Atriz
Aracy Ballabanian (A Próxima Vítima)
Eva Wilma (A Indomada)
Ator Coadjuvante
Luís Salém (Salsa & Merengue)
Atriz Coadjuvante
Stela Miranda (Salsa & Merengue)
Ator Revelação
Cláudio Lins (História de Amor)
Marcelo Antony (O Rei do Gado / Salsa & Merengue)
Atriz Revelação
Lavínia Vlasak (O Rei do Gado)
Humorista Masculino
Tom Cavalcante (Sai de Baixo)
Humorista Feminino
Marisa Orth (Sai de Baixo)
Música
"Mulheres", Matinho da Vila
"A primeira vista", Daniela Mercury
Nenhum comentário:
Postar um comentário