Novo Telecurso é o aprimoramento do Telecurso 2000. Possui o mesmo formato, só que mais atualizado. Isso começou em abril de 2008, quando os programas passaram por reciclagem, por causa do desgaste das aulas originais e da desatualização em alguns tópicos das aulas de Geografia e História, que não iam mais na íntegra. Inclui os mesmos programas do 2000, com 5 novas disciplinas no Ensino Médio: Filosofia, Artes Plásticas, Música, Teatro, Sociologia e Espanhol, e 3 novas disciplinas no Profissionalizante: Gestão de Pessoas, Administração da Manutenção e Automação.
O Programa
O programa tem como objetivo ensinar aos alunos diversos assuntos, sem ele ficar entediado.
Matérias
Ensino Fundamental
Geografia
Língua portuguesa
História
Inglês
Matemática
Ciências
Ensino médio
Geografia
Língua Portuguesa
História
Inglês
Matemática
Biologia
Física
Química
Filosofia
Sociologia
Artes Plásticas
Teatro
Música
Espanhol
Profissionalizante
Universo da Mecânica
Organização do trabalho
Normalização
Leitura e interpretação de desenho técnico mecânico
Cálculo técnico
Metrologia
Processos de fabricação
Materiais
Ensaios de materiais
Elementos de máquinas
Tratamento térmico
Tratamento de superfície
Manutenção
Automação
Higiene e segurança no trabalho
Qualidade ambiental
Qualidade
Gestão de pessoas
Administração da manutenção
Técnico
Administração Empresarial
Gestão de Pequenas Empresas
Secretariado e Assessoria
Elenco
Zezé Motta
Chris Couto (ex-MTV)
João Acaiabe
Rosi Campos
Cássio Scapin
Eduardo Silva
Javert Monteiro
Natália Barros (Banda Luni)
Luciano Amaral
Carlos Takeshi
Théo Werneck (ex-DJ Programa H)
Cláudio Chakmati
Luiz Guilherme
Eliana Fonseca
Roney Facchini
Antonio Carlos Rix
Antônio Petrin
Keila Bueno
Telecurso 2000 é um sistema de educação brasileiro por televisão criado pela Fundação Roberto Marinho e Fiesp. Atualmente está sendo substítuido pelo Novo Telecurso.
Atualmente várias emissoras, públicas e privadas, exibem as tele-aulas, aulas pela televisão, nas quais o aluno pode ter acesso a conteúdos de Ensinos Fundamental e Médio sem sair de casa. As matérias são gravadas em blocos, divididos por área.
As "tele-aulas"
As "teleaulas" atualmente exibidas foram gravadas durante os anos de 1994 e 1995, substituindo os antigos Telecurso 1º Grau e Telecurso 2º Grau, cujas aulas haviam sido gravadas durante as décadas de 70 e 80,alguns foram re-gravados em 1997 e 1998 mas alguns desses nunca foram ao ar.
Com duração de 15 minutos, as teleaulas contavam com atores conhecidos do público (tanto de telenovelas quanto de comerciais).
Para cada matéria havia um enredo e um elenco próprios. Por exemplo:
As aulas de Ciências (1º grau) e química (2º grau) se passavam em uma banca de jornais e em um bar, e alguma matéria de jornal ou algum fato inusitado da cozinha do bar serviam de gancho para as explicações;
As tomadas fora do estúdio, entrevistas, conversas com pessoas especializadas e explicações praticas eram feitas por Natália Barros.
As aulas de português giravam em torno de Machado (Théo Werneck), um operário que tinha como hobby a escrita, Lígia (Cláudia Spinelli), sua namorada, que ajudava no entendimento da história contada, e Alencar (Tadeu Menezes), que ajudava a escrever;
Já as aulas de inglês passavam-se em uma agência de turismo, comandadas pelo personagem Tom (Roney Facchini), Virgínia e Ney, e a família Carter: Diana, David e Bob;
O curso de física assemelhava-se a uma reportagem de TV, em que a repórter vivida por Chris Couto mostrava exemplos das aplicações das leis da física nas ruas;
As aulas do curso profissionalizante de mecânica sempre giravam em torno das dúvidas do aprendiz de metalúrgico vivido por Luciano Amaral, e em uma oficina, com Caio, Silva, Tito e Ananias (Lui Strassburger);
O currículo do Telecurso abrangia todas as matérias dos Ensinos Fundamental e Médio; No entanto, algumas disciplinas, como Educação Física e Inglês, embora tivessem suas apostilas próprias, eram optativas, e o aluno poderia obter o diploma sem praticá-las.
Obviamente, a aula de Educação Física era a única que não poderia ser praticada nas "tele-salas", por isso o currículo delas abrangia apenas sugestões de exercícios de condicionamento físico e noções básicas de fisiologia.
Elenco
Zezé Motta,
Chris Couto (ex-MTV),
João Acaiabe,
Rosi Campos,
Cássio Scapin
Eduardo Silva,
Javert Monteiro,
Natália Barros (Banda Luni),
Luciano Amaral,
Carlos Takeshi,
Théo Werneck (ex-DJ Programa H),
Cláudio Chakmati,
Luiz Guilherme,
Eliana Fonseca,
Roney Facchini,
Antonio Carlos Rix,
Antônio Petrin
Keila Bueno
Grandes nomes do Telecurso 2000
O Telecurso 2000 contou com grandes nomes da área pedagógica na elaboração dos roteiros dos programas, que até hoje são inovadores no fato de ensinarem as disciplinas do currículo escolar brasileiro sem cair na morosidade e na burocracia que marcavam os antigos Telecursos e Cursos de Madureza (atual EJA e Supletivo).
Recentemente, começou a ser analisado um projeto de regravação de algumas aulas, até pelo desgaste das aulas originais, e pela desatualização em alguns tópicos das aulas de Geografia e História, que já não vão mais ao ar na íntegra. Parte das aulas já foi parcialmente substituída pelo programa Tecendo o Saber, a partir de 2004.
Entre os diretores da TVN, que produzia o programa, encontrava-se o hoje badaladíssimo Fernando Meirelles, diretor de Cidade de Deus e O Jardineiro Fiel.
Atualmente
Atualmente, o "Telecurso 2000" é exibido nas manhãs da Rede Globo,ás 5:30 e da TV Cultura. Outras emissoras de menor alcance, como as católicas TV Aparecida e Rede Vida, também exibem o programa para preencher a programação. Além disso, também é apresentado no canal Futura, também pertencente à Fundação Roberto Marinho.
As "tele-aulas", assim como suas apostilas correspondentes, são facilmente encontradas em bancas de jornais nas formas de DVDs ou fitas VHS, podendo também ser encomendadas à própria Fundação Roberto Marinho.
Tecendo o Saber foi um projeto educacional televisivo da Fundação Paulo Freire, transmitido pelo Canal Futura e Rede Globo. Teve sua estreia em 2005, exibido diariamente às 5:00, logo após o Corujão. Em 2006 passou a ser exibida também no Canal Futura, TV Cultura, TV Brasil e TV Escola, exatamente por serem canais educacionais e o seriado se enquadrar no conceito. Até hoje é reprisado pela Globo no mesmo horário. O seriado mostrava a vida de moradores de um bairro humilde que estão se envolvendo com a educação, decidindo terminar os estudos ou se profissionalizar para buscar uma melhor condição de vida. O programa era narrado por Bruno Garcia e a série contou com diversas personalidades no elenco, que fizeram participações especiais, como os atores Bemvindo Sequeira, Cláudio Gabriel, Antônio Fragoso, Aline Aguiar, Ana Paula Bouzas, João Pedro Roriz, Alex Sander e grande elenco.
Globo Ciência é um programa de ciências exibido aos sábados na Rede Globo às 6h45, e no Canal Futura aos domingos às 14h e 19h30, com reprises no Futura às segundas, 20h30; quartas, 0h; quintas, 22h; sextas, 2h e 16h; e sábados, 21h30.
O Globo Ecologia é um programa de televisão sobre educação ambiental exibido aos sábados na Rede Globo por volta das 7:00. Juntamente com o Cidades e Soluções da Globo News e o Repórter Eco da TV Cultura, são um dos únicos programas sobre ecologia da televisão brasileira.
O programa completou quinze anos em novembro de 2005. Foi pioneiro em mostrar o trabalho de Organizações não governamentais como o Projeto TAMAR, que protege as tartarugas-marinhas, e o Projeto Peixe-Boi, voltado para a conservação desta espécie.
Ação é um programa de entrevistas apresentado por Serginho Groisman onde são mostrados projetos sociais. Estreou em 11 de dezembro de 1999 como parte do projeto Brasil 500 Anos promovido pela Rede Globo e teria inicialmente 20 edições, mas fez tanto sucesso que se tornou um programa independente. Atualmente é exibido aos sábados na Rede Globo por volta das 7h30min com reprise no Canal Futura aos domingos às 7h e às quintas à 0h30min.
Em 13 de dezembro de 2003, num programa especial de aniversário cujas gravações ocorreram no dia 3 de dezembro do mesmo ano, o Ação foi gravado pela primeira vez fora da estúdio. A gravação ocorreu na Fundação Gol de Letra, mantida pelo jogador Raí, em São Paulo.
Globo Educação é um programa exibido aos sábados na Rede Globo por volta das 06:00, que mostra o perfil das escolas brasileiras, e entrevistas com professores, alunos, pais e especialistas. Além disso, inclui o projeto 'Juntos pela Educação'.
O programa Globo Universidade, exibido aos sábados, às 7h10 na TV Globo e às 13h05 na Globo News, mostra o que há de melhor e de inovador nas universidades do Brasil e do exterior, levando ao ar reportagens sobre ensino, pesquisa, extensão e projetos científicos desenvolvidos no meio acadêmico brasileiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário