1ª eliminatória
A - Bruno Roberto (classificado)
B - Maria Luiza
C - Tainara Oliveira
1) ESTREIA - Palavra que perdeu o acento agudo recentemente na sílaba TREI, especificamente no E, pois todos os ditongos abertos EI(S), OI(S), EU(S) sendo paroxítonas (penúltima sílaba tônica) perderam os acentos agudos. Segue o mesmo exemplo: ASSEMBLEIA, PLATEIA, HEROICO, JIBOIA, etc.
OBS: As palavras oxítonas (última sílaba tônica) com os ditongos abertos EI(S), OI(S), EU(S) não perderam o acento. Exemplo: HOTÉIS, HERÓI, CHAPÉU, etc.
2) FEIURA - Palavra que também recentemente perdeu o acento agudo no U, por uma regrinha não tão simples, mas que merece toda a atenção.
Em uma regra especial de acentuação gráfica, o I e o U sendo segunda vogal de hiato, sozinhos ou acompanhado de S desde que não venham antes de NH devem receber acento gráfico.
Ex: AÇAÍ (A-ÇA-Í), FAÍSCA (FA-ÍS-CA), SAÚDE (SA-Ú-DE), BAÚS (BA-ÚS)
RAÍZES (RA-Í-ZES), RAIZ (RA-IZ), CAÍ (CA-Í), CAIR (CA-IR), RAINHA (RA-I-NHA)
Na palavra FEIURA (FEI-U-RA), a letra U é vogal sozinha, porém não é segunda vogal de hiato. Vem depois do ditongo EI, por isso perdeu o acento gráfico. Outros exemplos: FEIUME, BAIUCA, BOCAIUVA. Não confunda com PIAUÍ, TEIÚ e TUIUIÚ.
3) ENJOOS - Na regra ortográfica antiga todas as palavras terminadas com os hiatos fechados OO(S) recebiam acento circunflexo no primeiro O, mas agora este acento gráfico não existe mais.
Ex:
Antes - abençôo, vôo, perdôo.
Agora - ABENÇOO, VOO, PERDOO.
4) PAÇOCA - Palavra perigosa, pois muitas pessoas trocam o Ç por SS. Grafa-se então com Ç.
5) MILANÊS - Adjetivo pátrio masculino do indivíduo que nasce em Milão (Itália). Os adjetivos pátrios vão ter a terminação ÊS para o masculino e ESA para o feminino. Ex: PORTUGUÊS - PORTUGUESA
6) MATO-GROSSENSE - Nascido no estado de Mato Grosso, típico desse estado ou de seu povo. Talvez alguém pensasse que não se usasse o hífen. Mas é obrigatório, porque em compostos que designam povo ou nação, usa-se o hífen.
7) HALTEROFILISMO - Relacionado a HALTEROFILIA (Aquele que pratica ginástica por meio de HALTERES)
Significado de HALTERES - Instrumento de ginástica, formado de duas esferas de ferros unida por uma haste, que serve para o exercício dos músculos do braço.
OBS: A dificuldade da palavra está na primeira sílaba HAL. Algumas pessoas poderiam pensar que não existisse o H ou até mesmo imaginar que no lugar do L fosse U.
8) ESCOCESA - Adjetivo pátrio feminino relacionada a quem na nasce na Escócia. Como já foi citado, masculino ÊS e feminino ESA.
OBS: A concorrente do Rio Grande do Norte soletrou desta maneira: escossesa. Trocando o C por SS.
9) PARAMÉDICOS - Palavra que se deve ter cuidado, pois muitos podem pensar que a grafia é: pára-médicos.
10) PARAPSICOLOGIA - Talvez algumas pessoas pensem que tenham o hífen e a grafia de forma errada: pára-psicologia. Não confunda o elemento PARA (do verbo parar: PARA-LAMAS, PARA-BRISA, PARA-RAIOS, PARA-CHOQUES) com o prefixo PARA (PARANORMAL, PARAMILITARES, PARAOLIMPÍADAS).
11) ALCOÓLATRA - Palavra perigosa , pois muitas pessoas não prestam atenção de que a sílaba tônica é o segunda vogal O, sendo proparoxítona e todas as proparoxítonas são acentuadas. E outra que alguém possa pensar que a palavra se escreve com apenas um O.
12) ABSCESSO - Acumulação de pus em algum lugar do corpo acidentado, tumor.
Palavra de grafia complicada. Existem três complicações: a) Muitas pessoas pensam que o B não é mudo e colocam BI. b) Existe o dígrafo SC e algumas pessoas podem grafar sem o S. c) Talvez alguém pensasse que no lugar do SS fosse Ç. Não tem a ver com OBSESSO (dominado por obsessão).
13) HARMONIZÁVEL - Palavra derivada de HARMONIA. Como não existe S na palavra primitiva, grafa-se com Z e não com S.
14) HELVÉTICA - Família relativa a Helvécia ou Confederação Helvética (região que hoje é a Suíça).
Palavra complicada e não tão comum. Talvez alguém pensasse que não começasse com H.
OBS: A representante do Piauí trocou o L pelo U pronunciando Heuvética.
Nenhum comentário:
Postar um comentário