Roberto Teixeira - Me lembro dessa abertura com o clássico encerramento/abertura das transmissões usado até agosto de 1996 pelo SBT. Me lembro que quando a emissora estava fora do ar nos anos 80 e 90, aqui em São Paulo o relógio era amarelo também e ficava num colorbar cheio de formas e cores e o relógio ficava dentro de um retângulo branco.
Andy Henriques - A TV Tambaú chegou a mudar a bars and tone em 1995, usando um EBU.
Na frente ficava da seguinte forma:
Em cima o logo do SBT (em vez de colorido era azul marinho), no meio o logo da TV Tambaú (maior que o logo do SBT), e em baixo o nome: TV Tambaú. Me parece que a TV Jornal (afiliada do SBT em Recife) já usava aquela nos anos 80, pois passou a transmitir o SBT em 1987 (com algumas imagens diferentes). Mas não tenho certeza se era o mesmo estilo de vinheta na década de 80.
Falando nisso, agora a TV Jornal usa uma frase do Manuel Bandeira e a música 'Obrigado, Senhor' no encerramento. A abertura também mudou, agora usam a 'Oração pela Família' de Padre Zezinho, deixou de informar a programação do dia na abertura e a programação do dia seguinte no encerramento. Surpresa que ainda vi em 2004 ou 2005, parou de usar em 2007.
tutorial15 - Esse 'Palavra Viva' era o Programa Ecumênico e o Sagrado do SBT, mostrava uma cena de 2 minutos e o tema do dia era encerrado com um verso da Bíblia. Abria a programação todos os dias, depois vinha a Vovó Mafalda (de segunda a sexta), o Sábado Animado (no sábado) e o Pesca & Cia (no domingo).
Daniel Brito da Silva - O SBT dessa época era foda, sinistro.
gabrieldo3172 - Há 25 anos atrás (isso em 2018), as 06:50 de uma manhã de setembro de 1993, eu vi esta imagem do começo até o 0:30 deste vídeo e quando olhei aquelas letras garrafais no slide das "Salsichas coloridas", eu pedia para minha avó paterna trocar de canal, pois eu morria de medo e pensava que a imagem da emissora iria me atacar! Por essa razão apesar de ter uma programação maravilhosa chamo a emissora de "Só Botando Trauma!". Esses dois logos são medonhos (1988 a 1995, e os logos 3D: 2001 a 2004, 2004 a 2012, 2012 a 2014). Esse logo medonho também era usado no institucional (Aqui Tem, Se Liga e Fique Ligado), no calendário, na vinheta interprogramas e no top de 5 segundos.
Desde 2011 quando vejo esses vídeos costumo tapar a letra S com algum livro grande, uma folhinha de calendário ou pano preto, e ao lado do BT uso uma tampinha de garrafa de refrigerante ou de pinho sol para representar a letra O e chamar a emissora de BTO (que é a sigla da estação São Bento da Linha Azul do Metrô Paulista), e deixo só o reloginho.
As logomarcas da emissora de Sílvio Santos que não são medonhas pra mim são as seguintes:
- Logotipo sobre o aro maior (1981 até 1984, mais conhecido como "SBT de Prata");
- Logotipo sobre o aro menor (1984 até fevereiro de 1988, usado na Vinheta do Satélite, mais conhecido como "SBT de Ouro");
- Logotipo Black (janeiro até agosto de 1996 antes de ir pro CDT da Anhanguera e hoje usado no jornalismo - exceto Primeiro Impacto - e nos SBT Praça das emissoras próprias);
- Logotipo RGB (agosto de 1996 até 31 de dezembro de 2001, exceto no top de 5 segundos, atualmente a trilha é usada no programa Esporte em Discussão, da rádio Jovem Pan);
- Elipses coloridas em 2D (desde 1 de janeiro de 2014, mais conhecido como Ventiladorzinho - usado também nas afiliadas);
- Vinheta das Luzes Verdes no Espaço (1985 a 1990, inspirada na HBO).
Nenhum outro logo ou vinheta de emissora dessa época (Globo, Record, Gazeta, Cultura, Manchete e Band) me dava medo.
Outra coisa que me dava medo era a sintonia automática da minha TV de tubo, que tive até 2016 - a sintonia manual não me assustava.
Apesar desse problema, a programação dessa época era nota 11, mas meus pais me proibiram de assistir Chaves e Chapolin porque não gostavam da 'emissora da Vila Guilherme' (vulgo TV Reprise), e só da 'emissora da Santa Cecília' (vulgo Rede Globo).
Só voltei a assistir em 1999, juntamente com a da 'emissora da Barra Funda' (vulgo Record), a 'emissora do Morumbi' (vulgo Band), a 'emissora do governo de São Paulo' (vulgo TV Cultura), a 'emissora da Faculdade Casper Líbero' (vulgo TV Gazeta) e a novata RedeTV, que eu chamo de 'emissora do CTD'.
Yuri Nardin de Abreu - Alguns artistas e apresentadores e onde estão:
- Derico (Sexteto do Jô) - esteve na Globo até 2016;
- Ronald Golias (1929-2005) - já falecido;
- Serginho Groisman - está na Globo, apresentador do Altas Horas;
- Otávio Mesquita - foi para a Band mas retornou ao SBT desde 2014;
- Eliana - foi para a Record mas retornou no SBT desde 2009;
- Gugu Liberato - já falecido, esteve no SBT e na Record;
- Sérgio Mallandro - hoje faz comédia stand-up;
- Cristina Rocha - está no SBT, apresentadora do Casos de Família;
- Jô Soares - esteve na Globo até 2016;
- Valentino Guzzo (Vovó Mafalda) (1936-1998) - já falecido;
- Carlos Alberto de Nóbrega - ainda está no SBT com a Praça é Nossa desde 1987;
- Denise Fraga - está no Viva, apresentadora do programa Retrato Falado;
- Nelson Rubens e Pedro de Lara (1925-2007) - um está na RedeTV!, apresentador do TV Fama e o outro já faleceu;
- Bóris Casoy - esteve na Band e na RedeTV! e agora está na Gazeta e no YouTube;
- Magdalena Bonfiglioli - está no SBT e trabalha no Programa do Ratinho;
- Juca de Oliveira - hoje faz teatro;
- Felisberto Duarte (o Feliz) (1937-2008) - já faleceu;
- Angélica - esteve na Globo desde 1996 e agora está na HBO Max;
- Hebe Camargo (1929-2012) - já falecida, esteve no SBT e na RedeTV;
- Gil Gomes - já falecido, esteve no SBT e na TV Ultrafarma;
- Eliakim Araújo (1941-2016) - já falecido, esteve na Record News;
patricia carvalho - Atualmente TV O Norte é TV Clube em João Pessoa, afiliada da Band
Rafael Santana - Corrigindo: a TV Clube agora é TV Manaíra, TV O Norte ainda é o nome oficial. O mesmo aconteceu com a TV Tambaú, que era afiliada da Manchete (atual RedeTV!) de 1991 a 1995, e hoje é afiliada do SBT, com a TV Correio, que era afiliada da Band de 1991 a 1997, e hoje é afiliada da Record e com a TV Cabo Branco, que era afiliada da Band de 1986 a 1987, e hoje é afiliada da Globo.
Douglas Alexandre - o Jornal do SBT Manhã segue o mesmo formato do ABC World News. O SBT não usa essa vinheta porque exibe séries durante a madrugada
Yuri Nardin de Abreu - Desde março de 2016 o Jornal do SBT Manhã se chama Primeiro Impacto.
Até 2017 era 24 horas na Sky, e na Claro TV saía do ar algumas vezes por semana. Nessa época, na parabólica ficava testando as propagandas, o que eles chamam de geração de material.
Higor Vieira - Desde novembro de 2016 as séries foram extintas e a madrugada foi ocupada pelo SBT Notícias. Hoje a madrugada é: The Noite, Operação Mesquita, reprise do Conexão Repórter e Primeiro Impacto de segunda a sexta. De sábado para domingo é Notícias Impressionantes e Jornal da Semana. De domingo para segunda é O Crime Não Compensa e Cinema de Graça.
Júlio César Brecci - Em maio de 2014, Otávio Mesquita, que apresentou o Perfil, A Noite é uma Criança e Claquete, voltou ao SBT para apresentar o Okay Pessoal, que herdou o horário ocupado pelo Tele Seriados. Atualmente apresenta o Operação Mesquita, sucessor do antigo Perfil.
Kleber Nunes - Era sem internet, TV por assinatura, redes sociais ou streaming, na época a única forma de ver séries e filmes era na TV, no CD, no DVD, no cinema ou na locadora.
rennan197 - Só fui ter internet em casa a partir de 1998, ano do primeiro Enem, e ainda discada (banda larga só em 2002) e varava as madrugadas de sexta para sábado e sábado para domingo na internet, ou então no rádio e repetia o prefixo da estação com a frequência. Hoje a internet discada é de elevador.
Peter Shelton Alves - Verdade, na época não tinha nada para fazer, a não ser dormir, ouvir rádio, ler a Bíblia ou então um bom livro. Só ricos tinham TV por assinatura ou internet.
Denis Ribeiro Lima - Só soube dessa vinheta de encerramento e abertura através da comunidade 'Tinha medo do final do SBT' do Orkut, nosso Facebook de hoje, e conheci essa sinistra e sobrenatural vinheta no YouTube, que surgiu em 2005 e se popularizou em 2006.
Viih Sapékaah - 44 emissoras? Só contei 19. Se ainda existisse essa vinheta, deveria ser 118. Ela deve ter deixado de ser exibida por estar ultrapassada, quando o clipe do Fique Ligado deixou de ser exibido em 31 de dezembro de 1995.
Josue Costa - Essa vinheta foi extinta após o fim das comemorações de 15 anos da emissora paulista. E também faltou incluir o Acre, Amapá, Amazonas, Rondônia, Roraima e Maranhão, que não tinham cobertura do SBT.
Leonardo Thomaz - Isso que aparece na vinheta é raios gama, e também o provedor de internet via satélite da Embratel - que eu chamo de Embromatel, o StarOne (ex-BrasilSat).
betamaxvhs - Televisão é um meio de comunicação muito caro muito caro e na época a madrugada, além de não ter audiência ou faturamento que justificasse a operação, era o período do dia que permitia às emissoras realizarem a manutenção técnica de seus equipamentos, menos confiáveis que os atuais. Hoje, o equipamento é melhor e as manutenções, eventuais (por exemplo, a Globo faz o serviço mensalmente) e existe faturamento (geralmente arrendando o horário para igrejas, programas de vendas / infomerciais, reprises de programas da própria emissora, game phones / call-TVs ou programas independentes, ou até mesmo ocupando o horário com séries estrangeiras ou filmes). No caso do SBT, atualmente são transmitidas reprises na madrugada para a rede não sair do ar porque é uma emissora judaica (é a única que não transmite programação de igreja).
Já é moda nas TVs por assinatura, ficar 24 horas, o que começou na TV aberta do Brasil com a MTV, e em 2000 com a Rede Vida, e com a Globo em 1998. E nas TVs por assinatura, eles não exibem programação de igreja na madrugada, mas sim televendas, programas interativos ou reprises de programas dos próprios canais. Para Silvio Santos transmitir o Mosaico ou o Shalom Brasil, deveria fazer um acordo com a emissora que transmite esses programas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário