terça-feira, 10 de agosto de 2021

O Último Casseta e Planeta Urgente

 No dia 21 de dezembro de 2010, portanto há exatamente 10 anos, a Globo exibia a última edição do Casseta & Planeta, Urgente!. O humorístico estava no ar desde no ar desde 1992 e fez muito sucesso durante anos.


Nos últimos meses de vida, no entanto, estava desgastado e perdia audiência. A decisão de acabar com a atração foi tomada em conjunto pela emissora e pelo grupo dois meses antes, em várias reuniões.




Oficialmente, em nota, a Globo informou que “o grupo sentiu necessidade de pensar em um novo formato e pediu para esticar o período de férias e trabalhar nisso, pois o compromisso semanal no ar compromete essa tarefa”.




Após trabalharem como roteiristas no TV Pirata (1988) e atuarem no Dóris Para Maiores (1991), que é considerado uma espécie de pai da atração, o Casseta & Planeta, Urgente! estreou no dia 28 de abril de 1992, comandado pela trupe formada por Hubert, Claudio Manoel, Bussunda, Helio de La Peña, Reinaldo, Marcelo Madureira e Beto Silva.




Inicialmente, era exibido mensalmente e tinha um tema específico a cada programa. Seu lema sempre foi “jornalismo-mentira e humorismo-verdade”, inspirado no extinto e saudoso programa de reportagens especiais Documento Especial: Televisão Verdade, exibido pela Manchete de 1989 a 1991 e de 1992 a 1993 com o título genérico de Manchete Especial: Documento Verdade, no SBT de 1992 a 1995 e na Band de 1997 a 1998, com reprises no Canal Brasil de 2007 a 2010 e na RedeTV! desde 2015 com o título de Documento Verdade, e satirizado pelo Hermes e Renato como Documento Trololó.


Nos primeiros anos, o programa tinha alta rotatividade de esquetes e poucos quadros fixos. Desde sempre, fizeram sucesso as paródias de novelas, seriados e minisséries, sessões de filmes, telejornais, programas de entretenimento e esporte da própria Globo, personalidades, filmes e desenhos animados, eventos esportivos e campanhas filantrópicas.




Em 1994, Maria Paula assumiu o posto de apresentadora, antes ocupado por Kátia Maranhão, e se saiu tão bem que virou a oitava casseta, ficando na atração até o final.


Uma grande mudança veio em abril de 1998, após o fim da faixa Terça Nobre, que reunia os programas Som Brasil, A Comédia da Vida Privada, Não Fuja da Raia, Brasil Especial, Programa Legal, TV Pirata e Doris para Maiores, quando o Casseta & Planeta fez tanto sucesso que se tornou semanal, com duração de 25 minutos.



Entre os maiores sucessos do humorístico, as paródias de novelas, o Seu Creysson, conhecido por seu português errado e as Organizações Tabajara, que parodiam os infomerciais da Polishop e do Shoptime, que misturam de inglês com português: 'Personal Futebol Expliqueitor Tabajara', são lembrados até os dias de hoje.




Além das imitações de artistas e políticos, diversos quadros marcaram época, como as Organizações Tabajara, Tabajara Futebol Clube, Maçaranduba (que eternizou a frase 'Querido diário. Quer dizer... Querido não, porque querido é coisa de boiola! Simpático diário), e sua turma, Legião de Super-Heróis, Pagode de Primeira e muitos outros.


Um duro golpe veio em 2006, quando morreu Bussunda. O humorista estava fazendo a cobertura da Copa do Mundo para a produção, na Alemanha, e sofreu um ataque cardíaco perto de Munique, falecendo enquanto ainda era atendido pelos médicos.




Mesmo sem um de seus principais membros, o programa continuou até 2010, mas começou a mostrar sinais de desgaste.



Em 2009, por exemplo, a audiência batia 30 pontos com a sátira de Caminho das Índias, com versões escrachadas ('Chupei mexerica e engasguei', 'Levei uma piaba no Enem', 'Banana deu piriri no rei', 'Assei a periquita e gritei', 'Saiu uma pizza pro Sarney'); antes disso, em 2007, chegava a 37 pontos. Em 2010, a média entre janeiro e setembro foi de 23,1 pontos.


Algum tempo depois de sair do ar, o grupo voltou com um novo programa, chamado Casseta & Planeta Vai Fundo. A atração teve duas temporadas e foi exibido nas noites de sexta-feira após o Globo Repórter, entre 30 de março e 21 de dezembro de 2012, sem obter o sucesso do projeto anterior, sem as Organizações Tabajara, o Seu Creysson e as paródias das novelas, por esses quadros estarem ultrapassados. 




Desde então, o grupo, que continua unido, está fora da TV aberta – no entanto, seus integrantes participam de projetos de forma individual, como novelas e outros humorísticos. Em 2016, foi exibida a série Procurando Casseta & Planeta no Multishow; no mesmo ano, foi criado o canal no YouTube, que segue ativo até os dias de hoje.

O grupo voltou em 16 de outubro de 2021, nas noites de sábado pela TV Cultura, com o nome de Conversa Piada, como uma resenha humorística dos fatos que foram notícias na semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anvisa discute regulamentação de cigarro eletrônico, nesta sexta-feira

A diretoria colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária vai se reunir nesta sexta-feira (1º), para avaliar se coloca em consulta p...