segunda-feira, 16 de janeiro de 2023

Tela Quente / Corujão / Supercine / Temperatura Máxima

 Tela Quente é um programa de televisão brasileiro, sendo uma das sessões de filmes mais longevas da TV Globo. É exibido desde 7 de março de 1988, tradicionalmente nas noites de segunda-feira, e se destina a um público variado. 



É a principal porta de entrada de filmes inéditos da TV Globo. Entre os meses de janeiro a março, a sessão costuma reprisar seus filmes exibidos no ano anterior, para, em abril, iniciar sua nova temporada de produções inéditas.


História

Em março de 1988, a iminente estreia de Jô Soares no SBT, com o programa Veja o Gordo (o talk show Jô Soares Onze e Meia só viria a estrear meses mais tarde, em agosto[1]) motivou a TV Globo a programar uma sessão de filmes arrasa-quarteirão (chamados de blockbusters em inglês), com grandes bilheterias no cinema e inéditos na televisão para combater o humorístico.


A Tela Quente estreou em 7 de março de 1988 exibindo o inédito filme Star Wars: Episode VI – Return of the Jedi.[2] Naquele mês, também foram exibidos os filmes Os Caçadores da Arca Perdida, Rocky III e Alien, o Oitavo Passageiro, nos dias 14, 21 e 28, respectivamente.[3]


Entre 2014 e 2015, a sessão enfrentou um período difícil de audiência, uma vez que a Globo não havia firmado grandes contratos com os maiores estúdios de cinema ao contrário das concorrentes RecordTV e SBT; nesse período, a Tela Quente chegou a ser "empurrada" para um horário mais tarde, geralmente as 23h ou 23h30m, terminando por volta das 1h30m da terça-feira.[4]


Entre 21 de outubro e 11 de novembro de 2019, a Globo comercializou o naming rights da sessão, para a famosa marca de refrigerantes, que passou a ser chamada temporariamente de Tela Quente Coca-Cola.


Muito embora, atualmente, não conte mais com o prestígio e a audiência de seus primeiros anos, em 2018 o programa ainda liderava o horário sem maiores ameaças, apesar de ser sazonalmente deslocada para mais tarde por programas como as temporadas anuais do Big Brother Brasil ou, quando exibidas, as minisséries da emissora. Por ser exibida em uma segunda-feira, anualmente, a sessão deixa de ser exibida na segunda-feira de Carnaval, data em que a Globo exibe o segundo dia do desfile das escolas de samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro, e, quando o dia 31 de dezembro cai em uma segunda-feira, devido à exibição do Show da Virada. O horário de exibição dos desfiles e do show coincide com o da Tela. Desde 2019, o tradicional show do Criança Esperança trocou as noites de sábado pela segunda-feira, cancelando a exibição da Tela Quente.[5]


Entre os dias 21 de julho e 8 de agosto, ocorreram os Jogos Olímpicos de Tóquio, no Japão, e devido ao fuso horário, entre os dias 26 de julho e 2 de agosto a sessão foi cancelada, para a transmissão de competições relevantes.

Também podem ocorrer cancelamentos devido a outras competições esportivas, como jogos amistosos de futebol e os Jogos Pan-Americanos, que ocorrem de quatro em quatro anos, e dependendo do horário podem ser exibidos à noite


Em 2021 a tradicional retrospectiva de fim de ano foi exibida na segunda, e não na sexta como em anos anteriores, cancelando a exibição da Tela.


Em anos anteriores, quando o dia 24 de dezembro caía na segunda, geralmente iam ao ar programas especiais, ou uma sessão de natal temática até a meia-noite.


O Corujão é um programa de televisão brasileiro, sendo uma das mais antigas sessões de filmes da TV Globo. É exibida durante as madrugadas e destina-se a um público variado.


História

Anos 1970-2010

Tem como antecedentes no horário da programação a Coruja Colorida, que ficou até 1976 quando o nome foi alterado para Sessão Coruja, este último ficando no ar até 1986, sendo substituído pelo Corujão. Até 1998, o Corujão era exibido apenas às sextas-feiras, sábados e vésperas de feriado, quando se tornou diário.[1]


Eventualmente o filme escalado não é exibido por conta de atrasos na programação da Globo e acaba sendo exibido em outro dia, no lugar é exibido outro filme ou séries.


Única sessão com exibição diária (de domingo a domingo), era também considerada até alguns tempos atrás um "tapa-buraco" da Rede Globo: quando não havia espaço suficiente para a exibição de algum filme, a emissora geralmente exibia alguma série de TV norte-americana ou algum desenho animado. A partir de 2014, a sessão de filmes começou a ser exibida, de fato, diariamente.


Até a segunda metade dos anos 90, a emissora geralmente saía do ar (de segunda a sexta), fazendo uma pequena pausa em sua programação.


Por isso, o Corujão era exibido nas madrugadas de sexta para sábado e de sábado para domingo, e em datas especiais como Carnaval, Natal e Ano Novo, dias em que a emissora não encerrava sua programação.


A partir de 1998, a emissora passou a sair do ar apenas uma vez por mês nas madrugadas de domingo para segunda (exceto em São Paulo), quando ocorre manutenção técnica de seus transmissores em todo o Brasil.


Em 8 de setembro de 2014, devido a concorrência com o SBT,[2] a emissora carioca estreou o novo Corujão, promovendo interatividade e um novo logotipo, além de novas vinheta e identidade visual. O Corujão passou a exibir filmes brasileiros, filmes recém-saídos dos cinema, blockbusters e uma maior variedade de gêneros e nacionalidades.[1] Com tais mudanças, o Corujão consolidou-se como líder de audiência em sua faixa de horário.[3]


No Corujão interativo, toda semana, os telespectadores podiam escolher, entre dois filmes, o que queriam ver na edição de sexta-feira. O vencedor da sessão era sempre anunciado um dia antes da exibição.[1] Isso repetiu a fórmula usada pela sessão de filmes extinta Intercine, que foi exibida entre 1996 e 2010. Após o fim da interatividade, os filmes voltaram a ser escolhidos pela programação da emissora. Com isso, foi cancelada a Sessão Brasil, que exibia filmes brasileiros desde 2007. Todavia, a sessão continua na Globo Internacional.


Em agosto de 2019, o Corujão perdeu uma hora de espaço da programação, quando o Hora 1 começou a ser exibido às 4 da manhã, e não mais às 5.[4]


Anos 2020-presente

A partir de 2 de novembro de 2020, a sessão é exibida após o Conversa com Bial, se fixando nesse horário, de segunda-feira a sexta-feira. Isso foi possível após a Globo encerrar a exibição de séries internacionais, que iam ao ar logo após o talk-show. A estreia no novo horário foi marcada pela exibição do filme Footloose - Ritmo Contagiante.[5][6]


Entre os dias 3 e 7 de maio de 2021 foi substituído pela Sessão Aventura, para atrair o público para o No Limite.[7] Desde 25 de outubro de 2021, a sessão exibe produções originais do Globoplay, sendo a primeira a série Desalma,[8][9] exibida na semana do Dia das Bruxas e com o nome da sessão alterado para Corujão Mistério.[10]


Desde 30 de maio de 2022, não foi extinta, mas deixou de ser exibida diariamente, dando lugar a reexibição dos capítulos da telenovela Cara e Coragem e a sessão Comédia na Madruga, exibindo o seriado Vai que Cola.[11]

Supercine é um programa de televisão brasileiro, sendo uma das sessões de filmes da TV Globo, desde 1981, quando era exibido nas noites de sexta-feira (aos sábados era exibido com o título Primeira Exibição), ficando fixo aos sábados desde 1984. 


Programação

Exibe normalmente filmes de ação, suspense, aventura, terror, romance, drama e, de vez em quando, comédia. O foco da sessão são os filmes de classificação mais alta (com mais conteúdo violento e/ou sensual) e que não poderiam ser exibidos em outras sessões como a Tela Quente. Ocasionalmente, o Supercine deixa de ser exibido algumas vezes. Seja para a transmissão de festivais de música como o Rock in Rio e Lollapalooza, desfiles de escolas de samba durante o carnaval ou para competições esportivas como jogos de futebol, Olimpíadas, Amistosos da Seleção, UFC, o treino da Fórmula 1 e outros eventos similares, como o Show da Virada, especiais de Natal, o especial do Altas Horas e o Criança Esperança.

Em 2022 teve menos exibições que o normal, em novembro, por exemplo, teve apenas um filme exibido, e o especial Baby Gal, que embora seja uma homenagem à Gal Costa (1945-2022), não é propriamente um longa cinematográfico, nos sábados seguintes houve exibições do Festival Afropunk e Seleção do Samba, já em dezembro nos dois últimos sábados, houve a Missa do Galo e Show da Virada.


História

Tendo começado em 1981,[1] tradicionalmente o Supercine era exibido nas noites de sábado após a novela das oito e passava filmes mais adultos em função de seu horário de exibição.[2] A partir de 22 de junho de 2013, ainda a título experimental e após muitos rumores em função de bons resultados,[3] a emissora inverteu o horário da sessão, passando a exibi-lo após o programa Altas Horas.[4] No entanto, com o aumento da audiência deste último programa, a mudança tornou-se permanente.[5] Nos dias de início e término do horário de verão, pontualmente à meia-noite até 2013, a emissora interrompia o filme exibido na sessão para veicular uma vinheta informando o início e o término do horário de verão (uma única vez em 2012, a vinheta foi exibida depois do Zorra Total). Desde aquele ano, a vinheta que informava o começo e o fim do horário de verão passou a ser exibida no início do intervalo do Altas Horas.


Exibições especiais

Alternar a subsecção Exibições especiais

Páscoa

Dia das Mães

Dia dos Pais

Dia das Crianças

Natal

Filmes mais exibidos

Referências

Ligações externas

Temperatura Máxima


Artigo

Discussão

Ler

Editar

Ver histórico

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Temperatura Máxima


Logotipo atual.

Informação geral

Formato programa de variedades

Gênero Sessão de Filmes

Duração Variável (dependendo do filme)

Estado em exibição

País de origem Brasil

Idioma original (português)

Produção

Narrador(es)

Dirceu Rabelo 

(chamadas desde 1989)

Mckeidy Lisita 

(chamadas desde 2014)

Tema de abertura Instrumental

Tema de encerramento Créditos do Filme

Exibição

Emissora original TV Globo

Formato de exibição 480i (SDTV) (1989-2016)

1080i (HDTV) (desde 2007)

Formato de áudio Estéreo

Mono

Transmissão original 3 de janeiro de 1989 (34 anos)-presente

Temperatura Máxima é um programa de televisão brasileiro, sendo uma das sessões de filmes da TV Globo, exibida desde 3 de janeiro de 1989. É exibida nas tardes de domingo e destina-se a um público variado. Feita para exibir filmes de ação e aventura, hoje em dia também exibe produções de diversos outros gêneros, em sua maioria de super-heróis, comédia, romance e animação e em alguns casos ação e drama, abandonando um pouco a proposta inicial por conta do horário, fazendo com que o nome da sessão ficasse sem sentido.


História

Sua primeira exibição foi no início de 1988, quando era apenas um especial de verão.[1] Sua estreia oficial foi em 3 de janeiro de 1989 após a novela Vale Tudo, com o filme Comando para Matar.[2] Passando aos domingos ainda em 1989, substituindo as séries que até então ocupavam a programação do domingo à tarde e o Vídeo Show que foi para os sábados.[3] Entre 1999 e 2001 mudou dos domingos para os sábados, devido a acirrada disputa pela audiência nos domingos que faziam com que a sessão não tivesse espaço na programação, como o Planeta Xuxa e o Gente Inocente. Retornou ao seu dia tradicional em 1° de abril de 2001, antes do Planeta Xuxa, exibindo o filme Titanic.[4] Entre 2000 e 2017, devido à restrição horária da classificação indicativa, imposta pelo governo federal, filmes com classificação indicativa superior a Livre e 10 Anos ficaram restritos a horários noturnos. Por conta disso, a sessão foi aderindo a filmes mais leves, porém, sem abrir mão de filmes de ação e aventura. Somente em 31 de agosto de 2016, a restrição horária da classificação indicativa que na verdade era impositiva e proibitiva, foi derrubada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que a considerou inconstitucional. Contudo, a Globo manteve o horário como sessão para a família.


No dia 23 de julho de 2017, um fato inédito: a Temperatura Máxima exibiu, pela primeira vez, um filme com classificação de 12 anos. O filme em questão foi G.I. Joe: Retaliação, que não foi editado ao extremo. Em 7 de fevereiro de 2016, pela primeira vez, exibiu dois filmes em sequência. Em relação a outra novidade, o filme A Múmia, lançado em 2017, de fantasia e terror, foi exibido em 2020. Trata-se do primeiro filme que incluiu terror na Temperatura Máxima.


Durante alguns meses de 2018 e 2019, o Choque de Cultura foi exibido após a sessão. O humorístico fazia comentários engraçados sobre os filmes exibidos.



No dia 17 de fevereiro de 2019, um segundo fato inédito: a Temperatura Máxima exibiu, pela primeira vez, um filme com classificação de 14 anos. O filme em questão foi Maze Runner: Correr ou Morrer.


Por conta do segundo turno das eleições municipais, do cancelamento da exibição da Escolinha do Professor Raimundo e o atraso do Grande Prêmio de Bahrein da Fórmula 1, e sem a tradicional partida de futebol, a sessão foi exibida até 17h40, no dia 29 de novembro de 2020, com a exibição do filme: Capitão América: Guerra Civil.[5]


Desde 17 de janeiro de 2021, a sessão vem sendo exibida mais cedo, após o Esporte Espetacular, e antecedendo na grade os programas The Voice + ou The Voice Kids e o Zig Zag Arena (cujo espaço na grade, semanas depois, foi substituído pelo The Masked Singer Brasil). Na sua estreia em novo horário, foi exibido o filme Até que a Sorte Nos Separe 3: A Falência Final.[6]


Exibições especiais

Em algumas datas comemorativas que caem próximas ou no dia de exibição da sessão, são exibidos filmes temáticos com o dia em questão. Por exemplo, no domingo de páscoa, dia das mães e dia dos pais.[7][8]


Páscoa

Em 1 de abril de 2018, para comemorar o domingo de páscoa, a sessão exibiu dois filmes seguidos: Hop: Rebelde sem Páscoa e A Bela e a Fera.[9] Em alguns estados, o primeiro horário foi exibido com o título de Sessão de Páscoa.[9] Em 21 de abril de 2019, a sessão exibiu o filme Frozen: Uma Aventura Congelante.[10]


Em 12 de abril de 2020, a sessão exibiu novamente o filme Hop: Rebelde sem Páscoa.[11] Em 4 de abril de 2021, a data foi comemorada com a exibição do inédito Pedro Coelho.[7][12]


Dia das Mães

Em 14 de maio de 2017, em homenagem ao dia das mães, a sessão transmitiu o filme Valente.[13] Em 13 de maio de 2018, a data foi comemorada com a exibição do filme Minha Mãe é Uma Peça.[14]


Em 10 de maio de 2020, ocorreu a exibição do filme Fala Sério, Mãe!.[8] O feito se repetiu novamente em 9 de maio de 2021, quando foi exibido o filme Um Sonho Possível.[15]


Dia dos Pais

Em 9 de agosto de 2015, em homenagem ao dia dos pais, a sessão exibiu o filme Gente Grande.[16] Em 13 de agosto de 2017, foi exibido o filme Kung Fu Panda 2.[17] Em 9 de agosto de 2020, o longa exibido foi Uma Família de Dois.[18] No ano seguinte, em 8 de agosto de 2021, aconteceu a exibição do filme Meu Malvado Favorito 3.[19]


Dia das Crianças

Em 11 de outubro de 2020, a sessão exibiu o filme Trolls, como comemoração ao dia das crianças.[20] Em 10 de outubro de 2021, também em comemoração ao dia das crianças, foi exibido o filme Homem-Aranha: De Volta ao Lar.[21]


Natal

Em 25 de dezembro de 2016, em comemoração a véspera de natal, aconteceu a exibição do filme Operação Presente.[22] Em 24 de dezembro de 2017 foi exibido na sessão o filme inédito Frozen: Uma Aventura Congelante.[23] No mesmo dia, também foi transmitido o curta metragem Olaf - Em uma Nova Aventura Congelante de Frozen


Filmes mais exibidos

Em 2017, a revista Veja-SP elaborou uma lista com os filmes mais exibidos na Temperatura Máxima até aquele momento. Entre eles, os que contavam naquele momento com cinco ou mais exibições eram os seguintes:[1]


Oito vezes: Shrek;

Sete vezes: O Terno de 2 Bilhões de Dólares;

Seis vezes: Bater ou Correr em Londres, O Mundo Perdido: Jurassic Park, Todo-Poderoso, Transformers, Um Tira Muito Suspeito, Vovó... Zona;

Cinco vezes: A Creche do Papai, As Crônicas de Nárnia: O Leão, A Feiticeira e o Guarda-Roupa, Homem-Aranha, Indiana Jones e a Última Cruzada, Karatê Kid, Madagascar, O Dia Depois de Amanhã, Pequenos Espiões, Volta ao Mundo em 80 Dias: Uma Aposta Muito Louca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anvisa discute regulamentação de cigarro eletrônico, nesta sexta-feira

A diretoria colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária vai se reunir nesta sexta-feira (1º), para avaliar se coloca em consulta p...