domingo, 22 de janeiro de 2023

Face a, em face de ou tanto faz?

 Você já deve ter usado a expressão “face a” e, com certeza, deve ter se perguntando se ela seria uma forma correta na norma culta. De modo a não ter mais dúvidas, vamos ver qual o sentido dessa locução e qual o modo correto de empregá-la segundo as prescrições da gramática normativa.


O sentido da expressão “face a”

A expressão “face a” é uma derivação coloquial da forma normativa “em face de”. Essa é classificada como uma locução prepositiva, ou seja, é uma estrutura cujo  núcleo é cercado de duas preposições essenciais. Veja que, por se tratar de elementos essenciais, a supressão de qualquer preposição implicará erro. 


Em termos semânticos, a locução “face a” possui significado equivalente à sua forma original “em face de”. Assim, exprime sentido de “diante de”, “na presença de” ou “por causa de”, estabelecendo, normalmente, uma relação causal entre as informações. Veja, por exemplo, as seguintes frases:


A propaganda do jornal era ofensiva à moral; face a isso / em face disso (por causa disso), a associação de bairro pediu a retratação do jornalista responsável. 


Marcos se emocionou, face às (Em razão das / em virtude das) perspectivas que se abriam à sua frente. 


O governo precisava tomar medidas mais concretas, face à (devido à / graças à) situação do país.


“Face a” ou “Em face de”?

Ao termos esclarecido o sentido da locução “face a”, você deve estar se perguntando se ela é correta, conforme as prescrições da norma culta.


A resposta é muito simples: é um brasileirismo, ou seja, invenção do povo. Segundo a gramática normativa, é admitida apenas a locução “em face de”, sendo considerada incorreta a forma reduzida “face a“. Isso, contudo, não quer dizer que você não possa encontrar esse formato na língua coloquial. Todavia, esses, embora sejam comuns no dia a dia, não são referendados pela norma culta, devendo ser evitados em situações formais, como concursos e vestibulares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anvisa discute regulamentação de cigarro eletrônico, nesta sexta-feira

A diretoria colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária vai se reunir nesta sexta-feira (1º), para avaliar se coloca em consulta p...