A TV Globo emitiu um comunicado na noite desta segunda-feira anunciando que, a partir de amanhã, as afiliadas da TV Globo em Estados com fuso horário diferenciado ao de Brasília terão sua programação atrasada em uma ou duas horas em relação à rede nacional.
Na verdade, a portaria já vale a partir do primeiro minuto desta segunda-feira, segundo o Ministério da Justiça. A emissora não esclareceu no comunicado se desrespeitou a portaria em seu primeiro dia em vigor.
De acordo com a nota, a Rede Globo passa a ter duas grades de programação básica, com mudanças de horário, mas preservando a exibição, não necessariamente simultânea, dos programas da grade e da comercialização em mercado nacional.
As emissoras da Rede Globo nos Estados de Tocantins, Goiás, Amapá, leste do Pará e nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste, que seguem o horário de Brasília, exibirão a grade de programação da rede nacional.
As emissoras da Rede Globo nos Estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Roraima, Rondônia, Acre, Amazonas e oeste do Pará (rede fuso) terão uma grade de programação básica diferenciada em relação ao restante do país. No caso da TV Acre de Rio Branco, onde o fuso é de duas horas, a programação será pré-gravada e exibida em horário local. Essas devem respeitar a regra da classificação indicativa: programas para maiores de 12 anos só podem ser exibidos após as 20h, 14 anos após as 21h, 16 anos após as 22h, 18 anos após as 23h, programas livres para todos os públicos e maiores de 10 anos podem ser exibidos em qualquer horário.
Na grade da rede fuso, a estrutura básica da programação nacional será mantida, mas haverá inversão no horário de exibição de alguns programas. O Bom Dia Praça será exibido após o Bom Dia Brasil, o Praça TV 1ª Edição após o Jornal Hoje, a novela das sete - Beleza Pura após o Jornal Nacional. Também há alterações da programação no início da manhã, são exibidas séries ou uma sessão extra do Corujão até o início do Telecurso, e também uma das sessões do Corujão é cortada, sendo substituída por séries até o início da Santa Missa.
A Temperatura Máxima é exibida depois do futebol, e sucedida pelo Domingão do Faustão. Eventualmente, pode ser exibido um filme devido a transmissões ao vivo. Nesses estados, será exibida uma série entre o Globo Notícia e Malhação.
Também há exceções em outras transmissões, como os discursos do Presidente da República e dos ministros, a propaganda eleitoral, os debates eleitorais, a diplomação e a posse dos eleitos, eventos esportivos como a Copa do Mundo, as Olimpíadas e a Fórmula 1, durante o carnaval, a transmissão dos desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro e de São Paulo, inclusive a apuração, o Plantão da Globo e os boletins jornalísticos, o sorteio da Mega da Virada, a queima de fogos e a contagem regressiva no dia 31 de dezembro.
Os programas que são exibidos ao vivo passam a ter a palavra GRAVADO cobrindo a expressão AO VIVO. Incluem-se os que usam interatividade, como o Big Brother Brasil, que usa nas votações para o paredão, e o Intercine, que usa para a votação para os filmes que serão exibidos.
No caso dos jogos de futebol exibidos às quartas-feiras, a emissora informou que não exibirá os jogos ao vivo devido à coincidência de horário com a novela das oito. Após a novela será exibido um filme e, em seguida, um resumo do jogo entrará no ar antes do "Jornal da Globo". Somente com a estreia de A Favorita, voltará a exibir os jogos de futebol completamente.
Após o Fantástico, o filme do Domingo Maior é substituído por um de classificação indicativa menor, porque filmes com classificação 16 e 18 anos não podem ser exibidos após as 22 e 23 horas.
A rede fuso funcionará de segunda a sábado. A programação do domingo será a mesma da rede nacional, pois os programas exibidos são de classificação livre e 10 anos, e programas com classificação indicativa elevada só são exibidos após o Fantástico, segundo a Globo. Excepcionalmente, a região Nordeste passa a fazer parte da Rede Fuso durante o horário de verão, o horário eleitoral gratuito e o fim de semana de provas do Enem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário