A expressão ter a ver significa ter relação com, corresponder.
Ter a haver significa ter a receber.
Com certeza é uma locução adverbial, formada pela preposição com + o substantivo certeza, sinônima de certamente, sem dúvida, evidentemente. Concerteza e conserteza não existem.
De repente é uma locução adverbial, formada pela preposição de + o substantivo repente, sinônima de repentinamente, subitamente, inesperadamente. Derrepente não existe.
Por isso é uma conjunção conclusiva, formada pela preposição por + o pronome demonstrativo isso, sinônima de portanto, logo e por conseguinte. Juntamente com a palavra que, torna-se uma conjunção adverbial causal. Porisso não existe.
A gente é uma expressão sinônima de nós. Com o pronome nós, o verbo é conjugado na 1ª pessoa do plural. Com 'a gente', o verbo se conjuga na 3ª pessoa do singular.
Agente representa um profissional (agente de viagens, de saúde, funerário, penitenciário, de trânsito) ou um termo da oração (agente da passiva).
A partir é separado e sem crase. Apartir não existe. Não se usa crase antes de verbos, porque não variam em gênero (exceto o particípio da voz passiva) nem admitem artigo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário