quarta-feira, 30 de março de 2022

ECIT Pedro Anísio - cursos técnicos, diretrizes e especificidades do modelo ECIT

 O Curso de Manutenção e Suporte em Informática traz disciplinas que apresentam os conhecimentos essenciais para o uso e manutenção de computadores. Nele, o estudante estuda desde os conceitos básicos de computação, como a navegação pela internet e pesquisa no Google, até troca de componentes, resolução de problemas e prevenção de ameaças digitais.


A escola dispõe de dois laboratórios, sendo um com computadores em funcionamento para uso, estudo e pesquisa, e outro com peças para montagem e manutenção.


Dispomos de professores capacitados e prontos para passar toda a experiência na área. 

O técnico em eventos é o profissional que executa procedimentos administrativos e operacionais relativos ao planejamento e a organização de eventos. As atividades envolvidas na profissão englobam desde a criação do conceito do evento até sua fase de finalização, além de exigir perfil para o trabalho em equipe, poder de comunicação, liderança e tomada de decisão. 


Conceitualmente o curso envolve estudos sobre as diversas tipologias de eventos; as fases de pré-evento, evento e pós-evento; a abrangência socioeconômica e cultural dos eventos em nível local, nacional e internacional; as regras de etiqueta e ética social e profissional; a montagem de calendário, cronograma e programação de eventos; a criação de convites; os procedimentos de protocolo e cerimonial; as atividades de marketing e vendas; os fundamentos da logística; a gestão financeira aplicada aos eventos; a confecção de ornamentos decorativos; o planejamento na produção de gêneros alimentícios; os conceitos e as práticas de lazer e entretenimento; o entendimento sobre o desenvolvimento do turismo e o mercado de eventos; a realização de eventos nos diversos tipos de meios de hospedagens; entre outros contextos.

De acordo com o Decreto Nº 87497/82, que regulamenta a Lei Nº 6494/77, considera-se Estágio  Curricular: “as atividades de aprendizagem social, profissional e cultural, proporcionadas ao estudante pela participação em situações reais de vida e de trabalho de seu meio, sendo realizada na comunidade em geral ou junto a pessoas jurídicas de direito ou privado, sob a responsabilidade e coordenação de instituição de ensino (art. 2º).” 


A realização do estágio curricular constitui um momento significativo para o futuro técnico. As experiências advindas do processo de estágio permitem ao aluno consolidar os conhecimentos, métodos e técnicas adquiridas ao longo do curso. A atuação como estagiário é, também, um momento de reflexão onde o estudante vai identificar os pontos positivos e as dificuldades mais comuns na profissão. O Estágio acontece no 3° ano do respectivo curso e possui cerca de 205 horas. 


O Estágio Supervisionado no Modelo de Escola Cidadã Integral Técnica Paraibano é desenvolvido através do Programa Primeira Chance, através da inscrição dos discentes no banco de talentos. O Programa também é responsável por fornecer orientações acerca dos procedimentos a serem realizados antes, durante e após a realização do estágio. 


Para o encaminhamento dos estudantes para estágios externos, a Coordenação de Estágios juntamente com a Gestão da Escola podem firmar parcerias com o setor produtivo seguindo o processo de articulação, e os documentos do Manual de Orientação de Estágio. 


Ao final do Estágio, os estagiários devem desenvolver um relatório contendo todas as informações acerca das atividades realizadas durante esta experiência profissional. Para auxiliar o Coordenador de Estágios no encaminhamento, acompanhamento, registro, protocolo e outras atividades relacionadas, a figura do supervisor de Estágios foi criada recentemente no Modelo de Escola Cidadã Integral Técnica.

Para os alunos não encaminhados para Estágios, o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é uma atividade acadêmica obrigatória que consiste na apresentação de conhecimentos científicos e técnicos, adquiridos durante o Curso. Desse modo, para que o conhecimento produzido na Escolas Integrais Técnicas tenha visibilidade junto à comunidade, faz-se necessário que os Trabalhos Conclusão de Curso (TCC) sejam desenvolvidos e apresentados de acordo com as regras de normalização exigidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). 


O TCC deve ser desenvolvido na forma de artigo científico, por meio do trabalho de pesquisa e investigação científica, e seguindo as orientações do manual disponibilizado pela Comissão Executiva de Educação Integral. O artigo deve ser elaborado individualmente, com o número mínimo de 15 páginas, no último semestre escolar.

Protagonismo Juventil

As práticas educacionais devem ser pautadas na participação do(a) adolescente em seu processo formativo, pensando nesse(a) estudante como protagonista do Projeto de Vida que está sendo construído. Partindo da perspectiva aberta para o futuro, deve-se criar espaços para que os(as) socioeducandos(as) primeiramente se aceitem e compreendam como são e, só então, iniciem uma transformação naquilo que almejam ser. 


As ações devem promover a manifestação de suas potencialidades, privilegiando o desenvolvimento de habilidades como ponderação, análise de problemas, trabalho em grupo, planejamento, liderança, tomada de decisões, (auto)avaliação, relação com os outros e resolução de conflitos de forma pacífica. 


O adolescente deve ser reconhecido como o protagonista deste cenário. Enquanto ele for visto apenas como um problema ou o problema, será excluído da possibilidade de canalizar construtivamente suas energias como agente de transformação pessoal e social. 


(Cadernos de Socioeducação, 2010. p. 42)


Clubes de Protagonismo 

Nas ECI Socioeducativas os Clubes de Protagonismo seguem os mesmos princípios daqueles nas escolas em meio aberto, tendo como particularidade a necessidade de terem suas atividades sempre mediadas por um(a) professor(a), que acompanha e orienta os encontros.


Salientamos que o direcionamento das atividades é parte das ações dos(as) estudantes. Os clubes podem ter um(a) presidente fixo ou o revezamento de estudantes nessa função, não só prevenindo prejuízos às atividades ocasionados pela rotatividade de adolescentes e jovens, mas também oportunizando o exercício da liderança por todos os membros do clube. 


Para mais informações sobre Clubes de Protagonismo, recomendamos a leitura do Caderno de Formação: Rotinas e Práticas Educativas. 


Tutoria

Tendo em vista a efetivação das interações pedagógicas, a tutoria é um método utilizado das Escolas Cidadãs Integrais que também se materializa nas ECI Socioeducativas. Nesses espaços, os(as) Professores(as) Tutores(as) podem acompanhar o desenvolvimento escolar de seus tutorados(as), dialogando diretamente com eles(as) e com as Coordenações de Área e Pedagógica. 


Por meio da utilização das Fichas de Tutoria, os Professores Tutores podem acompanhar e fornecer informações sobre seus respectivos tutorados sempre que necessário. Essa prática pode ser realizada de forma anônima inicialmente, mas deve objetivar a ciência dos(as) estudantes sobre o processo à medida em que desenvolvem a maturidade sobre sua intencionalidade. É imprescindível que esse papel seja compreendido por todos os membros da comunidade escolar, especialmente pelos estudantes e familiares. 


O Caderno de Formação da Escola da Escolha define o papel do tutor como pessoas que “acompanham e comunicam-se com seus tutorados de forma sistemática, planejando, entre outras coisas, a sua evolução e avaliando a eficiência de suas orientações com vistas ao desenvolvimento de seu Projeto de Vida”. 


As ações dos professores tutores estendem-se também aos Plantões Pedagógicos, por meio das quais seja possível responder aos pais ou responsáveis que buscarem as escolas com a pergunta “como está o meu filho na escola?”. Além disso, nas ECI Socioeducativas, os Professores Tutores possuem um papel importante no desenvolvimento das aulas de Estudo Orientado, conforme será explanado adiante, pois eles têm as ferramentas necessárias para identificar as necessidades de aprendizagem prioritárias apresentadas pelos estudantes.


Projeto de Vida 


A disciplina “Projeto de Vida” busca levar os educandos a despertarem sobre os seus sonhos, suas ambições e para aquilo que desejam para as suas vidas, projetando onde almejam chegar e que pessoa cada um pretende ser. Procura-se estimular nos estudantes a reflexão sobre como agirem e identificarem as etapas a serem atravessadas para atingirem seus sonhos numa perspectiva de formação integral do ser humano, fomentando, assim, a autonomia, a autoconfiança e a autodeterminação, tão importantes na construção da identidade pessoal e social do cidadão.


Disciplinas Eletivas 


São disciplinas criadas pelos professores da escola a partir dos saberes destes, sem necessariamente haver uma relação obrigatória com a disciplina do currículo da base comum. Porém são disciplinas transversais, nas quais podem ser reforçados os conhecimentos disciplinares tradicionais. Tais disciplinas foram pensadas levando em consideração os sonhos dos estudantes, diagnosticada preliminarmente, e a partir da demanda destes. Além de utilizar como base as habilidades de nivelamento de Língua Portuguesa e Matemática em sua construção. 


Orientação de Estudo 


É um espaço dentro do currículo das escolas cidadãs com vistas a desenvolver estratégias de estudos e reforçar âmbitos de dificuldade cognitiva do estudante. Tais estratégias envolvem organizar um cronograma com horários de estudos e datas de avaliações e trabalhos, melhorar a concentração, bloquear distrações, turbinar a leitura etc. São aulas orientadas por um professor responsável por contribuir com os avanços na aprendizagem e incentivo ao autodidatismo. 


Pós-Médio 


Preparar o estudante não apenas para ingressar em um curso universitário, mas também para a vida, apoiando-o em qualquer caminho que ele decida seguir. Desse modo, o Pós-médio também precisa contemplar e ter o olhar voltado para aqueles que desejam seguir direto para o mercado de trabalho, para os cursos técnicos profissionalizantes etc. 

As Diretrizes Operacionais das ECIs, ECITs e ECIS é o instrumento que visa orientar acerca da operacionalização das rotinas escolares e subsidiar a organização das atividades desenvolvidas pela equipe escolar, documento este elaborado pela Secretaria de Estado da Educação.


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