Muita gente não sabe mas em João Pessoa existem linhas de ônibus que funcionam 24 horas, ao todo 13 linhas circulam durante a madrugada na capital e compõe o bacurau, atendendo a demanda de passageiros neste horário.
As linhas do bacurau são: 101-Grotão, 104-Bairro das Indústrias, 108-Alto do Mateus, 118-Paratibe, 203-Mangabeira/Rangel, 301-Mangabeira, 504-Mandacaru, 507-Cabo Branco, 510-Tambaú/Praia, 601-Bessa/Shopping (fim de semana), 1500-Circular, 5100-Circular e 5101-Cabedelo/Direto (fim de semana).
Algumas dessas linhas sofrem alterações para adequar-se a demanda do horário.
A linha 118 por exemplo, atende todo o bairro do Valentina de Figueiredo, abrangendo a área do 5º Batalhão de Polícia Militar, que não possui ônibus na região de madrugada. A 504 tem seu terminal transferido para a garagem da Mandacaruense, e em caso de shows realizados na Domus Hall do Manaíra Shopping, se estende até aquela região. A 101 tem seu terminal estendido até o Colinas do Sul. A 203 tem seu itinerário transferido para atender os usuários do Cidade Verde, que não possui ônibus na região de madrugada.
Já a 507 realiza seu itinerário via Beira Rio, não via Epitácio Pessoa como de costume, enquanto a 601-Bessa e a intermunicipal 5101-Cabedelo só funcionam aos fins de semana e as circulares 1500 e 5100 não trafegam no bairro de Manaíra, porém atendem ao Terminal de Integração do Varadouro.
As linhas operam com 1 veículo cada, com exceção da linha 510-Tambaú/Praia, que opera com 2 veículos devido à sua enorme demanda. Todos os coletivos saem em horários unificados do TIV, ou seja, ficam a disposição dos usuários ao mesmo tempo, os ônibus partem da Integração nos horários de: 00h00, 1h30min, 3h e 4h40min. Quando todos saem, as portas são fechadas por questão de segurança. A partir das 5h, quando chegam os ônibus das primeiras viagens do dia, a Integração é reaberta.
Postagem atualizada - 2019:
É lá – da plataforma 2 – que a viagem deles se inicia e termina, inverso a uma linha comum.
T004-Valentina– Seu itinerário é o da linha 118, passando no Muçu Magro e no Paratibe.
O carro do dia foi o 02045. No resto do dia, é fixo do 2300-Circular.
T006-Mangabeira– Faz o itinerário das linhas 301 e 302. Vai para o Cidade Verde antes de ir para o terminal do 301, e volta para o Cidade Verde antes de ir para o Centro via Josefa Taveira, onde passa na ida e na volta.
T009-Tambaú: Faz o itinerário da linha 510-Tambaú na íntegra, porém em sua primeira viagem, estica até o Retão de Manaíra, contornando pelo Manaíra Shopping. Nas demais segue o itinerário do 510 sem alterações. É a única linha do sistema que roda com dois veículos, devido à sua enorme demanda.
No dia estava o 07021, reserva da empresa no resto do dia.
T012-Circular– É uma versão do 5100, diferindo desta por passar na Integração, Grotão e Colinas do Sul (absorveu o Tetéu do 101) e não passar no Manaíra Shopping nem no Hiper Bompreço, apesar de rodar com o letreiro comum (Circular-Manaíra Shopping).
No dia estava o 0737, reserva no resto do dia. É o último ano do veículo na empresa, visto ser 2009.
A linha que faz o itinerário oposto desta é a T011, versão da 1500.
A linha 1500, ao chegar na Getúlio Vargas, segue em direção à Lagoa via Terminal de Integração, de onde segue para a Epitácio Pessoa. De lá, vai direto ao Castelo Branco seguindo para a UFPB, onde passa no Centro de Tecnologia (e não no HU como habitualmente). Daí segue seu itinerário normal.
A linha 5100, ao sair dos Bancários, segue pela UFPB via Centro de Tecnologia (novamente, não no HU como habitualmente), de onde vai ao Castelo Branco direto para a Epitácio Pessoa. De lá segue para a Lagoa via Terminal de Integração, de onde segue para Cruz das Armas.
O único ônibus – e linha – da Reunidas no Tetéu é o – T010-Bessa, que só roda nos fins de semana (sexta para sábado e sábado para domingo).
O único ônibus intermunicipal no Tetéu é o 5101-Cabedelo/Direto, que só roda nos fins de semana (sexta para sábado e sábado para domingo). Até 2013, operava diariamente, mas deixou de circular devido à falta de demanda.
Rodam ainda:
T002-Bairro das Indústrias/Alto do Mateus, correspondendo ao 104 e 108 – vai para o Alto do Mateus antes de ir para o Bairro das Indústrias, e saindo de lá, volta para o Alto do Mateus, seguindo dali para o Centro via Cruz das Armas. A 108 de 2008 até 2014, era exclusiva do Projeto Tetéu, mas voltou a ser diária.
T005-Mangabeira/Rangel, correspondendo ao antigo 203, que não foi extinto, mas absorveu seu itinerário pelos 2303 e 3203. Ao sair da 2 de Fevereiro, entra em Mangabeira por Dentro, de onde vai para Mangabeira VII, retornando ao Centro pela Josefa Taveira.
T007-Mandacaru, correspondente ao 504, com seu terminal na garagem da empresa, se estendendo até a Domus Hall em caso de shows ou outros eventos.
T008-Cabo Branco, correspondendo ao 507, só que passando na Beira Rio, não na Epitácio Pessoa como habitualmente. Só vai para a Epitácio no itinerário de volta, porém apenas no final da via; contorna dentro de Tambaú para retornar à Beira Rio.
Todas elas possuem um carro e saem de hora em hora do Terminal de Integração – correspondente ao ponto final – entre 0 e 4 da manhã.
O nome desse sistema na Prefeitura de João Pessoa é Projeto Tetéu. Mas nem você nem eu devem estar entendendo exatamente porquê. Buscamos explicações da origem dos nomes dados aos ônibus que circulam de madrugada, todos em comum envolvendo aves que cantam a trilha sonora da madrugada.
Tetéu é o nome dado em algumas regiões brasileiras a um pássaro chamado quero-quero. É a ave que com seu canto, alerta sobre a presença de um intruso em seu território, e na maioria das vezes, canta na madrugada, sendo sua trilha sonora.
A partir dessa ave, surgiu uma expressão no Nordeste para "passar a noite em claro": virar tetéu. Daí o nome.
Em outros lugares do país, os ônibus que rodam de madrugada são chamados de bacuraus; o nome provém também de uma ave, também conhecida como curiango. O bacurau é uma ave de hábitos noturnos, que assim como o tetéu, também canta na madrugada.
E em outros lugares, esses ônibus são chamados de corujão, também em alusão a ave. Também explica o nome dado pela Rede Globo a uma sessão de cinema exibida no horário da madrugada desde 1986 (nos anos 70 e parte dos anos 80, essa sessão já se chamou Sessão Coruja e Coruja Colorida).
Os ônibus do sistema operam somente com motorista, o famoso cobrador fantasma.
A Transnacional chegou a usar o carro 0808 como bacurau do T011 e T012, mas este foi baixado mês passado, sendo substituído por um Torino 2014. Enquanto os carros sem cobrador da empresa não começam a circular, ela vai usando qualquer carro da frota, usando de um famoso recurso empregado por linhas intermunicipais, o "cobrador fantasma", onde o carro roda com o posto de cobrador vazio.
A São Jorge emprega qualquer um dos seus ônibus sem cobrador para fazer a linha T002, Não há titularidade das vagas, nem mesmo nas linhas 108 e 118, que já são sem cobrador 24 horas.
Enquanto a Marcos da Silva não arruma outros micrões, o P002 é feito na maioria das vezes pelo carro 0933, o único dos veículos da empresa a rodar sem o posto de cobrador. Quando não, também emprega o sistema de "cobrador fantasma".
A Mandacaruense emprega também, na maioria esmagadora das vezes, seu micro 0465 para a linha T007, que opera a linha 506-Bairro dos Estados aos domingos.
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