sábado, 26 de março de 2022

Conteúdo programático - 3º ano

 GEOGRAFIA

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

O município

O município como parte do estado.

Administração do município.

A vegetação do município.

Os rios do município – água que consumimos.

A população do município.

As atividades da população do município.

Localização do município – pontos cardeais e colaterais.

Agricultura

Atividade agrícola.

Trabalhadores do campo.

Tipos de agricultura.

Pecuária e extrativismo

A atividade pecuária

Diferentes maneiras de criar os animais.

O extrativismo: animal, vegetal e mineral.

Indústria

Transformação da matéria-prima.

Tipos de indústrias.

Transportes e comunicação

O transporte no Brasil.

O transporte rodoviário e a poluição do ar.

Comunicação e tecnologia.

HISTÓRIA

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

Tempo para todos

Ser solidário.

Tempo de responsabilidade.

Medindo a passagem do tempo.

O nosso calendário.

Vestígios do tempo

As fontes históricas.

Tipos de fontes históricas.

Alimentação dos povos indígenas.

As origens da cozinha brasileira.

Tempo de trabalhar

Natureza e trabalho.

Trabalhadores do passado e do presente.

Tempo de energia

O mundo mudou com a eletricidade.

Do candeeiro a luz elétrica.

Transporte e comunicação

As pessoas se deslocam.

Invenções e inventores que mudaram o mundo.

A comunicação e a imprensa.

Os meios de comunicação modernos.

LÍNGUA PORTUGUESA

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

Linguagem oral

Leitura oral valorizando a dicção e entonação.

Interpretação do texto oral, identificando informações explícitas.

Inferência de informação implícita em um texto oral.

Linguagem escrita

Prática da leitura

Identificar finalidade e características de diferentes gêneros: carta, conto, entrevista, poema, história em quadrinho, texto instrucional, texto expositivo, notícia, reportagem, relato de experimento.

Interpretar texto com o auxílio de material gráfico diverso.

Produção de textos de diferentes gêneros.

Estudo da língua

Ortografia:

Uso do dicionário.

Uso das letras l/u; a/ai; e/ei; o/ou; li/lh; r/rr; m/n antes de consoante; inho(a), sinho(a),zinho(a);c/qu; g/j; ês/esa; s/z; s,ss, c,ç com som s;x/ch;sons x; m/n.

Família das palavras.

Uso do til.

Encontros consonantais: bl,cl,fl,gl,pl, tl, vr,cr, dr, fr, gr, pr, tr e vr.

Gramática

Linguagem formal e informal.

Variação regional.

Frase: afirmativa, negativa, interrogativa e exclamativa.

Pontuação: ponto final, ponto de exclamação e ponto de interrogação, dois pontos e travessão, dois pontos e vírgula em uma enumeração.

Substantivo: comum e próprio.

Substantivo ( flexões): gênero , número e grau.

Artigo.

Adjetivo e adjetivo pátrio.

Relações de concordância nominal: artigo, substantivo e adjetivo.

Sinônimo e antônimo.

Verbo de ação, estado e fenômenos da natureza.

Relações de concordância verbal: substantivo e verbo.

Literatura

Leitura e análise de obras literárias

ARTE

OBJETIVO: O ensino de arte visa uma educação integrada, em que as diferentes linguagens e formas de expressão artística possibilitem a formação de crianças e jovens mais críticos, esteticamente e culturalmente, além de oportunizar experiências que desenvolvam a criatividade e a sensibilidade através do olhar artístico.

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

Arte e Vida

Arte no dia-a-dia das pessoas, nas casas, na escola, nas ruas, na cidade.

A arte em diferentes contextos.

A arte em diversas manifestações artísticas.

O ser humano como produtor de arte - artistas e suas obras.

Linha, cor, formas, texturas.

A ocupação do espaço, o corpo humano e suas formas, contornos e linhas.

MÚSICA

OBJETIVO: Contribuir para a formação integral do indivíduo, por meio de reverência aos valores culturais, difusão do senso estético, promoção da sociabilidade e da expressividade. Favorecer a introdução do sentido de parceria, cooperação e auxílio ao desenvolvimento motor.

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

Ouvido musical: o silêncio (pausa) e o som;

Apoio, pulsação e ritmo real;

Parâmetros do som;

Relaxamento: saber ouvir e apreciar;

Técnicas vocais e códigos sonoros;

Movimentação, ordenação sonora, andamento musical, tonicidade das palavras;

Ditado sonoro e rítmico, gráficos melódicos, partituras sonoras;

Danças coletivas: criação rítmica e gestual, coordenação motora.

Brincadeiras e jogos: Folclore;

Jogos e dinâmicas de integração e respeito mútuo;

Poesias e expressão corporal a partir do ritmo;

Poesias cantadas;

Músicas onomatopéicas;

Compor e criar movimentos em roda;

Organizar danças rítmicas e de criação gestual para desinibir, estimular a criatividade e o prazer nas brincadeiras;

Estabelecer relação entre o folclore e as regiões brasileiras;

Caracterizar através do canto diversas canções folclóricas e músicas populares;

Organizar atividades com brincadeiras musicadas em grupos;

Interpretar canções através do “cânone”;

Interpretar, encenando uma lenda folclórica.

Transformar poesias em jogral e música; compor pequenas canções;

CIÊNCIAS

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

Ser humano e saúde

Os sentidos.

O esqueleto – os ossos e o esqueleto

Os músculos e a musculatura

Os movimentos

Vacinas e remédios.

Cuidando de nossa saúde.

Higiene e a prevenção de acidentes.

Ambiente

Recursos naturais: água, solo, ar.

Animais invertebrados.

Animais vertebrados e sua classificação.

As plantas – partes das plantas e reprodução.

Recursos tecnológicos

Tecnologia e saúde.

Os microrganismos e a saúde.

MATEMÁTICA

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

Sistema de numeração

Números naturais até 9.999

Classes e ordens

Sequência numérica/antecessor,sucessor, pares e ímpares

Leitura, escrita por extenso, composição e decomposição de números naturais

Unidade, dezena, centena e unidades de milhar

Comparação de números naturais

Estimativa

Números ordinais

Numeração romana

Espaço e forma

Formas geométricas

Sólidos geométricos - planificação

Faces, arestas e vértices

Grandezas e medidas- reconhecimento de unidades de padrão.

Medidas de comprimento - metro e o centímetro

Medidas de massa - quilograma e o grama

Medidas de capacidade - litro e mililitro

Medidas de tempo - hora, minuto e segundo

Relógio, dias da semana e meses do ano

Sistema monetário

Operações

As quatro operações

Adição simples e com reagrupamento

Subtração simples e com reagrupamento

Multiplicação até a tabuada do 10

Divisão - metade e terça parte

Situações-problema

Termos das operações - adição: parcela, soma ou total, subtração: minuendo, subtraendo, resto ou diferença, multiplicação: multiplicando, multiplicador, produto, divisão: dividendo, divisor, quociente e resto

Ideias associadas às operações - adição: juntar, acrescentar, subtração: tirar, comparar, completar, multiplicação: adicionar parcelas iguais, disposição retangular, número de possibilidades ou combinações, divisão: repartir, medir

Cálculo mental

Tratamento da informação

Coleta e organização de dados;

Produzindo gráficos e tabelas – leitura e interpretação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anvisa discute regulamentação de cigarro eletrônico, nesta sexta-feira

A diretoria colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária vai se reunir nesta sexta-feira (1º), para avaliar se coloca em consulta p...