GEOGRAFIA
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
O município
O município como parte do estado.
Administração do município.
A vegetação do município.
Os rios do município – água que consumimos.
A população do município.
As atividades da população do município.
Localização do município – pontos cardeais e colaterais.
Agricultura
Atividade agrícola.
Trabalhadores do campo.
Tipos de agricultura.
Pecuária e extrativismo
A atividade pecuária
Diferentes maneiras de criar os animais.
O extrativismo: animal, vegetal e mineral.
Indústria
Transformação da matéria-prima.
Tipos de indústrias.
Transportes e comunicação
O transporte no Brasil.
O transporte rodoviário e a poluição do ar.
Comunicação e tecnologia.
HISTÓRIA
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
Tempo para todos
Ser solidário.
Tempo de responsabilidade.
Medindo a passagem do tempo.
O nosso calendário.
Vestígios do tempo
As fontes históricas.
Tipos de fontes históricas.
Alimentação dos povos indígenas.
As origens da cozinha brasileira.
Tempo de trabalhar
Natureza e trabalho.
Trabalhadores do passado e do presente.
Tempo de energia
O mundo mudou com a eletricidade.
Do candeeiro a luz elétrica.
Transporte e comunicação
As pessoas se deslocam.
Invenções e inventores que mudaram o mundo.
A comunicação e a imprensa.
Os meios de comunicação modernos.
LÍNGUA PORTUGUESA
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
Linguagem oral
Leitura oral valorizando a dicção e entonação.
Interpretação do texto oral, identificando informações explícitas.
Inferência de informação implícita em um texto oral.
Linguagem escrita
Prática da leitura
Identificar finalidade e características de diferentes gêneros: carta, conto, entrevista, poema, história em quadrinho, texto instrucional, texto expositivo, notícia, reportagem, relato de experimento.
Interpretar texto com o auxílio de material gráfico diverso.
Produção de textos de diferentes gêneros.
Estudo da língua
Ortografia:
Uso do dicionário.
Uso das letras l/u; a/ai; e/ei; o/ou; li/lh; r/rr; m/n antes de consoante; inho(a), sinho(a),zinho(a);c/qu; g/j; ês/esa; s/z; s,ss, c,ç com som s;x/ch;sons x; m/n.
Família das palavras.
Uso do til.
Encontros consonantais: bl,cl,fl,gl,pl, tl, vr,cr, dr, fr, gr, pr, tr e vr.
Gramática
Linguagem formal e informal.
Variação regional.
Frase: afirmativa, negativa, interrogativa e exclamativa.
Pontuação: ponto final, ponto de exclamação e ponto de interrogação, dois pontos e travessão, dois pontos e vírgula em uma enumeração.
Substantivo: comum e próprio.
Substantivo ( flexões): gênero , número e grau.
Artigo.
Adjetivo e adjetivo pátrio.
Relações de concordância nominal: artigo, substantivo e adjetivo.
Sinônimo e antônimo.
Verbo de ação, estado e fenômenos da natureza.
Relações de concordância verbal: substantivo e verbo.
Literatura
Leitura e análise de obras literárias
ARTE
OBJETIVO: O ensino de arte visa uma educação integrada, em que as diferentes linguagens e formas de expressão artística possibilitem a formação de crianças e jovens mais críticos, esteticamente e culturalmente, além de oportunizar experiências que desenvolvam a criatividade e a sensibilidade através do olhar artístico.
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
Arte e Vida
Arte no dia-a-dia das pessoas, nas casas, na escola, nas ruas, na cidade.
A arte em diferentes contextos.
A arte em diversas manifestações artísticas.
O ser humano como produtor de arte - artistas e suas obras.
Linha, cor, formas, texturas.
A ocupação do espaço, o corpo humano e suas formas, contornos e linhas.
MÚSICA
OBJETIVO: Contribuir para a formação integral do indivíduo, por meio de reverência aos valores culturais, difusão do senso estético, promoção da sociabilidade e da expressividade. Favorecer a introdução do sentido de parceria, cooperação e auxílio ao desenvolvimento motor.
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
Ouvido musical: o silêncio (pausa) e o som;
Apoio, pulsação e ritmo real;
Parâmetros do som;
Relaxamento: saber ouvir e apreciar;
Técnicas vocais e códigos sonoros;
Movimentação, ordenação sonora, andamento musical, tonicidade das palavras;
Ditado sonoro e rítmico, gráficos melódicos, partituras sonoras;
Danças coletivas: criação rítmica e gestual, coordenação motora.
Brincadeiras e jogos: Folclore;
Jogos e dinâmicas de integração e respeito mútuo;
Poesias e expressão corporal a partir do ritmo;
Poesias cantadas;
Músicas onomatopéicas;
Compor e criar movimentos em roda;
Organizar danças rítmicas e de criação gestual para desinibir, estimular a criatividade e o prazer nas brincadeiras;
Estabelecer relação entre o folclore e as regiões brasileiras;
Caracterizar através do canto diversas canções folclóricas e músicas populares;
Organizar atividades com brincadeiras musicadas em grupos;
Interpretar canções através do “cânone”;
Interpretar, encenando uma lenda folclórica.
Transformar poesias em jogral e música; compor pequenas canções;
CIÊNCIAS
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
Ser humano e saúde
Os sentidos.
O esqueleto – os ossos e o esqueleto
Os músculos e a musculatura
Os movimentos
Vacinas e remédios.
Cuidando de nossa saúde.
Higiene e a prevenção de acidentes.
Ambiente
Recursos naturais: água, solo, ar.
Animais invertebrados.
Animais vertebrados e sua classificação.
As plantas – partes das plantas e reprodução.
Recursos tecnológicos
Tecnologia e saúde.
Os microrganismos e a saúde.
MATEMÁTICA
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
Sistema de numeração
Números naturais até 9.999
Classes e ordens
Sequência numérica/antecessor,sucessor, pares e ímpares
Leitura, escrita por extenso, composição e decomposição de números naturais
Unidade, dezena, centena e unidades de milhar
Comparação de números naturais
Estimativa
Números ordinais
Numeração romana
Espaço e forma
Formas geométricas
Sólidos geométricos - planificação
Faces, arestas e vértices
Grandezas e medidas- reconhecimento de unidades de padrão.
Medidas de comprimento - metro e o centímetro
Medidas de massa - quilograma e o grama
Medidas de capacidade - litro e mililitro
Medidas de tempo - hora, minuto e segundo
Relógio, dias da semana e meses do ano
Sistema monetário
Operações
As quatro operações
Adição simples e com reagrupamento
Subtração simples e com reagrupamento
Multiplicação até a tabuada do 10
Divisão - metade e terça parte
Situações-problema
Termos das operações - adição: parcela, soma ou total, subtração: minuendo, subtraendo, resto ou diferença, multiplicação: multiplicando, multiplicador, produto, divisão: dividendo, divisor, quociente e resto
Ideias associadas às operações - adição: juntar, acrescentar, subtração: tirar, comparar, completar, multiplicação: adicionar parcelas iguais, disposição retangular, número de possibilidades ou combinações, divisão: repartir, medir
Cálculo mental
Tratamento da informação
Coleta e organização de dados;
Produzindo gráficos e tabelas – leitura e interpretação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário