sexta-feira, 22 de setembro de 2023

Governador sanciona lei que dá preferência a ‘mães solo’ em programas sociais da Paraíba

 A edição de hoje do Diário Oficial da Paraíba traz a publicação de uma lei que dá preferência a mães solo paraibanas no acesso a programas sociais do Governo do Estado. A proposta foi aprovada em agosto pela Assembleia e sancionada pelo governador João Azevêdo (PSB).

Além de assegurada a “preferência de acesso das mães solo com filhos menores” aos programas sociais do Governo, a legislação também garante “as matrículas e transferências dos filhos menores nas escolas da rede pública de ensino do Estado”.

“As medidas previstas nesta Lei serão voltadas à mulher provedora de família monoparental com dependentes menores de 18 (dezoito) anos de idade, inscrita em programa social do Governo Federal”, observa a legislação.

Para ter acesso aos programas sociais do governo estadual, a mãe deverá apresentar a certidão de nascimento do filho menor no ato da inscrição em programa social ou da matrícula e/ou transferência escolar, demonstrando sua condição.
Dados do Brasil

Pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Economia, da Fundação Getúlio Vargas, mostra que o Brasil tem mais de 11 milhões de mães que criam os filhos sozinhas. Na última década, o país ganhou 1,7 milhão de mães com a responsabilidade de criarem os filhos sem a ajuda do pai.

O levantamento mostra também que 90% das mulheres que se tornaram mães solo entre 2012 e 2022 são negras. Quase 15% dos lares brasileiros são chefiados por mães solo. A proporção é maior nas regiões Norte e Nordeste. A maioria, 72,4%, vive só com os filhos e não conta com uma rede de apoio próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anvisa discute regulamentação de cigarro eletrônico, nesta sexta-feira

A diretoria colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária vai se reunir nesta sexta-feira (1º), para avaliar se coloca em consulta p...