quarta-feira, 27 de setembro de 2023

Programa ‘Todas as Cores’ é exibido neste sábado (30) nas TVs Cabo Branco e Paraíba

 Para celebrar a diversidade e as vivências de pessoas paraibanas que fazem parte da comunidade LGBTQIA+, as TVs Cabo Branco e Paraíba exibem o programa “Todas as Cores” neste sábado (30), após o Jornal Hoje.

“Todas as Cores” conta histórias de pessoas que trabalham, estudam, constituíram família, vivenciaram sua religião e que mostram que pessoas são múltiplas para além de identidade de gênero ou orientação sexual.

O programa será apresentado pela cantora, musicista e drag queen paraibana Arquiza, que detém mais de 20 mil seguidores em suas redes sociais e explicará o significado de cada letra da sigla LGBTQIAPN+, além de mostrar seu talento musical.

Em sua carreira como cantora, Arquisa contém os hits “Chapadinha com Você” e “O.K”, cada um com mais de 3 mil visualizações no YouTube. Arquiza também participou do reality show “Queen Stars Brasil” da HBO Max, em 2022, onde foi uma das finalistas.

A direção de roteiro de “Todas as Cores” ficou com Danilo Tavares e a direção de fotografia com David Persing.

Além disso, foi composta uma música exclusiva para o programa com composição de Arquiza e produção musical de Felipe Soares (Padim).

Governador envia projeto à ALPB para aumentar alíquota de ICMS de 18% para 20%

 O governador João Azevêdo (PSB) encaminhou à Assembleia Legislativa da Paraíba um Projeto de Lei (995/2023) que estabelece o aumento de 18% para 20% a alíquota do ICMS. O imposto estadual (com alíquota modal) incide sobre energia, combustíveis e telecomunicações e outros produtos e serviços.

A proposta tramita na Casa desde o dia 18 de setembro e ainda não passou pelas comissões para votação em plenário.

Na justificativa, o governador afirma que tem mantido a alíquota em 18% como medida de justiça social e sensibilidade, mas que é preciso recompor as perdas de arrecadação com a mudança da sistemática de cálculo do ICMS incidente sobre combustíveis trazida pela Lei Complementar 192/22.

Sobre essas perdas, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Padilha disse, nesta segunda-feira (25), que o governo pretende pagar até o fim de outubro ou início de novembro a parcela de recursos para compensação com a redução do ICMS. A medida está prevista num projeto (136/23), que está em tramitação no Senado Federal. A Paraíba deve receber R$ 403 milhões.

Segundo João Azevêdo, praticamente todos os estados do Nordeste fizeram a alteração de suas alíquotas modais.

    A alteração da alíquota modal, muito mais do que uma política de governo, é uma política de estado, visando à manutenção das receitas estaduais para gestões futuras”, defendeu João Azevêdo, ao apresentar a proposta.

Outro argumento apresentado pelo governador, diz respeito à Reforma Tributária, ainda em tramitação no Congresso Nacional. Segundo ele, “a arrecadação dos estados será distribuída de acordo com a participação PROPORCIONAL à receita média de cada ente federativo entre 2024 e 2028, devendo ser considerada, no caso dos estados, a arrecadação do ICMS após o repasse aos municípios”.

O proposta inicia a tramitação no Senado esta semana e há a expectativa dos senadores paraibanos em reverter a situação de desigualdade aprovada na Câmara Federal, em especial no que se refere ao Conselho formado pelos entes federados para definição do rateio das receitas do IBS.
Outras mudanças

O projeto enviado pelo governador pretende, também, reduzir a multa por infração (punitiva) à legislação tributária do ICMS do atual percentual de 100% para 75%, uma vez que ela “não tem o condão de ser, necessariamente, instrumento arrecadatório”.

A ideia, segundo João Azevêdo, é “adequar as multas por descumprimento de obrigações acessórias (multas isoladas) ao princípio da
proporcionalidade, objetivando tornar a prestação exigida do sujeito passivo não excessivamente onerosa, uma vez que se propõe a limitação do somatório das multas individuais aplicadas a um patamar fixo em Unidade Fiscal de Referência – UFR-PB, e por período de apuração do imposto (mês), e não por cada infração isoladamente considerada”.

Esse benefício será concedido a todos os casos não definitivamente julgados, quer na esfera administrativa ou judicial.

Também há proposta de ampliação do prazo de inscrição em Dívida Ativa em 60 dias por parte da Procuradoria Geral do Estado, “o que favorecerá ao sujeito passivo pagar ou parcelar, administrativamente, o crédito tributário definitivamente constituído pela Secretaria de Estado da Fazenda (SEFAZ), bem como disciplinar, nos termos da Súmula Vinculante nº 24 do STF, o encaminhamento ao Ministério Público Estadual dos autos de infração, que, em tese, configurem crimes contra a ordem tributária de natureza formal”.

*matéria atualizada às 16h30 para retirar do informação errada. O aumento do ICMS não vai atingir os combustíveis, como dissemos.

MP recomenda que o poder público não autorize shows no estacionamento do Almeidão

 

O Ministério Público da Paraíba expediu recomendação para que o poder público não autorize a realização de eventos não esportivos no estacionamento do Estádio Almeidão, em João Pessoa. A preocupação é com os graves danos causados à população local e agressão ao meio ambiente saudável e equilibrado.

A recomendação da 43ª promotora de Justiça em substituição, Cláudia Cabral Cavalcante, foi endereçada ao estado da Paraíba, a prefeitura da capital e seus órgãos competentes.

Também houve recomendação à empresa responsável pela realização do Garota Vip – João Pessoa, que acontece no próximo dia 14 de outubro no local.

A promotora orientou mudar o local das apresentações ou, excepcionalmente, apresentar aos órgãos competentes, um plano de mitigação de ruídos que contemple um projeto acústico com medidas mitigadoras dos impactos ambientais negativos, com um estudo acústico que mapeie as áreas de influência direta e indireta do evento que venha a utilizar som amplificado e que comprove de modo eficaz a cessação do dano ambiental (poluição sonora), além de um Plano de Monitoramento de ruídos a ser operacionalizado durante o evento.

Conforme a promotora de Justiça, a recomendação se embasa, além dos depoimentos, vídeos e áudios, em perícia técnica, comprobatória dos danos.

O parecer técnico não recomendou a autorização de shows no estacionamento do Estádio Almeidão, tendo em vista que a realização não se adequa aos aspectos ambientais, de saúde pública e legislação local (ausência de infraestrutura de isolamento acústico, entre outros aspectos), além da distância entre o estacionamento e as residências mais próximas ser de apenas 15 metros.
Reclamação de moradores

De acordo com a promotora, um inquérito civil foi instaurado por provocação da população, através da associação dos moradores do entorno do Almeidão. Ele procuraram o MP porque entendem que a poluição sonora e ambiental gerados antes, durante e depois da realização desses eventos, tem causado graves danos à saúde pública e ao meio ambiente.

Os moradores aponta que, dentre as pessoas atingidas, estão também crianças com espectro autista e idosos, que sofrem não apenas com o excessivo barulho causados por potentes equipamentos de som como também com a restrição da própria mobilidade.

Moradores do entorno também relataram diversos problemas como aglomeração intensa de pessoas, duração excessiva das apresentações (que chegam até às 5h30 da manhã), danos ao solo, rachaduras em teto das casas, descarte irregular de resíduos, transtornos estes, gerados antes, durante e após o evento (montagem e desmontagem de estrutura), além da intensa poluição sonora.

Em meio à onda de calor, Patos registra maior temperatura do ano na Paraíba, com 39,1° C

A cidade de Patos, no Sertão paraibano, foi a que registrou a maior temperatura no estado após o alerta da onda de calor, emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) na terça-feira (26). De acordo com a Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), o município registrou 39,1º C, mais de três graus acima da média histórica para a primavera, e a maior temperatura já registrada em 2023 na cidade.

“Nós já tivemos um inverno mais quente, com aumentos de 1º C a 1,5º C acima da média, e a perspectiva é de que toda a primavera seja assim também. Isso se dá justamente pela ação do fenômeno El Niño, que está atuando no país desde junho”, explica a meteorologista da Aesa Marle Bandeira.

Conforme o alerta do Inmet, que vale para 81 cidades do Sertão e Alto Sertão paraibano até às 18h da sexta-feira (29), as temperaturas podem ficar ainda maior, e chegar a 5º C acima da média, por um período de cinco a três dias.



“Nos últimos dias, é perceptível que nesta região do estado praticamente não há nuvem no céu, o que chamamos de área de subsidência do ar. Com a ausência de nuvens, a radiação solar incide diretamente, ocasionando estas altas temperaturas, e também a sensação térmica maior”, diz Marle.

A meteorologista explica ainda que este aumento vale apenas para a região do Sertão, e que não deve se expandir para outras regiões da Paraíba. “Muita gente está comentando que está mais quente e que a onda de calor chegou em João Pessoa, porém na faixa leste do estado, o aumento de temperatura está dentro da média e já era previsto, uma vez que começamos a primavera na última semana”, completou.

Como se proteger do calor?

Conforme as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), a população das cidades atingidas pela onda de calor podem se proteger de várias formas. O próprio Inmet também orienta sobre os cuidados a serem tomados, não só pelo calor extremo mas também pela baixa umidade relativa do ar, também incidente nestas cidades.

Os riscos da baixa umidade são de incêndios florestais e à saúde, como ressecamento de pele, e desconforto nos olhos, boca e nariz. Para evitar estes problemas, os órgãos orientam medidas como:

    Beber bastante líquidos ao longo do dia
    Evitar atividades físicas não recomendadas
    Evitar exposição ao sol, nas horas mais quentes do dia (entre 10h e 16h)
    Usar hidratante para pele, e protetor solar
    Umidificar os ambientes, seja por meio de umidificadores ou toalhas molhadas nos cômodos
    Acionar a Defesa Civil (telefone 199) e Corpo de Bombeiros (193), caso necessário

Municípios em alerta laranja de onda de calor

    Água Branca
    Aguiar
    Aparecida
    Belém do Brejo do Cruz
    Bernardino Batista
    Boa Ventura
    Bom Jesus
    Bom Sucesso
    Bonito de Santa Fé
    Brejo do Cruz
    Brejo dos Santos
    Cachoeira dos Índios
    Cacimba de Areia
    Cajazeiras
    Cajazeirinhas
    Carrapateira
    Catingueira
    Catolé do Rocha
    Conceição
    Condado
    Coremas
    Curral Velho
    Diamante
    Emas
    Ibiara
    Igaracy
    Imaculada
    Itaporanga
    Jericó
    Joca Claudino
    Juru
    Lagoa
    Lastro
    Mãe d'Água
    Malta
    Manaíra
    Marizópolis
    Mato Grosso
    Maturéia
    Monte Horebe
    Nazarezinho
    Nova Olinda
    Olho d'Água
    Patos
    Paulista
    Pedra Branca
    Piancó
    Poço Dantas
    Poço de José de Moura
    Pombal
    Princesa Isabel
    Quixaba
    Riacho dos Cavalos
    Santa Cruz
    Santa Helena
    Santa Inês
    Santana de Mangueira
    Santana dos Garrotes
    Santa Teresinha
    São Bentinho
    São Bento
    São Domingos
    São Francisco
    São João do Rio do Peixe
    São José da Lagoa Tapada
    São José de Caiana
    São José de Espinharas
    São José de Piranhas
    São José de Princesa
    São José do Bonfim
    São José do Brejo do Cruz
    São Mamede
    Serra Grande
    Sousa
    Tavares
    Teixeira
    Triunfo
    Uiraúna
    Várzea
    Vieirópolis
    Vista Serrana

Arquidiocese proíbe padre Egídio de realizar sacramentos até fim de investigações sobre escândalo de furtos em hospital

 A Arquidioece da Paraíba proibiu o padre Egídio de Carvalho Neto de realizar qualquer tipo de sacramento na Igreja Católica até o fim das investigações sobre o escândalo do furto de celulares no Hospital Padre Zé. Conforme verificou o ClickPB, o religioso fica impedido de celebrar casamentos, batizados e cerimônias de crisma, por exemplo. O comunicado da Arquidioce foi feito nesta quarta-feira (27), como acompanhou o ClickPB.

Padre Egídio está envolvido em um escândalo que trata do furto de celulares doados ao Hospital Padre Zé pela Receita Federal. Os equipamentos deveriam ser vendidos em um bazar solidário, mas desapareceram da unidade.

Os furtos de celulares doados ao Hospital Padre Zé podem representar um prejuízo de mais de R$ 500 mil.

Ele já havia pedido renúncia do ofício de Pároco a Arquidiocese da Paraíba e também da direção do hospital.

Padre Egídio estava há mais de cinco anos a frente do hospital, fundado há quase 90 anos. Além de estar na gerência da unidade, ele também atuava como pároco da Igreja Santo Antônio. 

Confira o comunicado na íntegra:

COMUNICADO AO POVO DE DEUS

Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz, OFMCap., Arcebispo Metropolitano da Paraíba, cumpre o dever de comunicar ao Povo de Deus que o Côn. Egídio de Carvalho Neto, sacerdote incardinado nesta Arquidiocese da Paraíba, investigado de supostos delitos tipificados pelo Ordenamento Canônico da Igreja, foi, por norma do cân. 1722 do Código de Direito Canônico, afastado de qualquer ofício ou encargo eclesiástico nesta Arquidiocese, não tendo jurisdição para presidir ou administrar, publicamente, qualquer sacramento ou sacramental, até o término do procedimento de investigação penal perpetrado nos termos do direito canônico.

Dê ciência a quem de direito.

Arquidiocese da Paraíba, 27 de setembro de 2023

Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz, OFMCap.
Arcebispo Metropolitano da Paraíba

Padre Luiz José Bezerra
Chanceler

Ministro dos Portos e Aeroportos visita Paraíba para inaugurar obras do aeroporto de Campina Grande

 

O ministro dos Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho,  confirmou visita à Paraíba no dia 6 de outubro para inaugurar as obras do aeroporto de Campina Grande e assinar a ordem de serviço para início das intervenções no novo aeroporto de Patos, no Sertão da Paraíba. A agenda foi anunciada nesta quarta-feira (27), ao autorizar novos investimentos para o Porto de Cabedelo, em reunião com o governador João Azevêdo.

 “Nós agradecemos ao ministro Sílvio Costa Filho pela agilidade no atendimento das demandas da população paraibana. Esses novos investimentos assegurados hoje serão fundamentais para esse processo de fortalecimento do Porto de Cabedelo e de interiorização do desenvolvimento econômico do nosso estado. Vamos estar juntos na Paraíba no início de outubro para celebrarmos essas importantes conquistas”, frisou o governador João Azevêdo.
 
O ministro Sílvio Costa Filho destacou a satisfação de atender a orientação do presidente Lula de ampliar as parcerias com o governador João Azevêdo para melhorar a qualidade de vida do povo da Paraíba. “Nós parabenizamos o governador João Azevêdo e o deputado federal Hugo Motta por nos permitir levar boas-novas para o estado, com a autorização do terminal, fundamental para o Porto de Cabedelo, que vai gerar emprego, renda e movimentar a economia. Além disso, dia 6 estaremos na Paraíba para inaugurar o aeroporto de Campina Grande e dar a ordem de serviço do aeroporto de Patos para levarmos desenvolvimento para o Sertão”, pontuou.
 
O presidente da Companhia Docas da Paraíba, Ricardo Barbosa, celebrou a garantia de novos investimentos no Porto de Cabedelo e agradeceu ao ministro Sílvio Costa pela celeridade no atendimento dos pleitos da Paraíba. “Hoje é um dia histórico para o Porto de Cabedelo com a agilidade do ministro Sílvio Costa Filho, que atendeu uma luta de 11 anos, permitindo o aumento da capacidade de armazenamento de um dos nossos terminais, o que vai incrementar a produção e o faturamento do Porto, gerando mais emprego, com um reflexo muito forte na economia e na cadeia produtiva”, comentou.
 
O deputado federal Hugo Motta fez uma avaliação positiva da reunião e destacou a importância da parceria com o Ministério dos Portos e Aeroportos a fim de melhorar a logística e a acessibilidade para o povo sertanejo. “... na Paraíba no dia 6 de outubro estará para inaugurarmos as obras do aeroporto de Campina Grande e de realizar o sonho do novo aeroporto de Patos, uma luta que encampamos desde que chegamos em Brasília e que irá transformar o Sertão em uma região mais desenvolvida”, declarou.
 
Também participaram da reunião, Deusdete Queiroga (secretário da Infraestrutura e dos Recursos Hídricos), Adauto Fernandes (secretário executivo da Representação Institucional) e Ronaldo Guerra (chefe de Gabinete do Governador).

Jackson Macêdo coloca nas mãos da executiva nacional do PT decisão sobre candidatura própria em João Pessoa

 O presidente do PT da Paraíba, Jackson Macêdo, colocou nas mãos da executiva nacional a decisão sobre candidatura própria em João Pessoa, nas Eleições 2024. Em entrevista ao programa Arapuan Verdade, nesta quarta-feira (27), o petista disse que é a nacional quem dá a última palavra.

"A nacional tem a palavra final sobre João Pessoa e Campina Grande, todo mundo sabe disso. Os municípios serão consultados, mas a decisão final cabe a nacional", falou.

Ontem (26), as direções estadual e nacional do PT se reuniram para debater os rumos do partido na Paraíba e apresentar o resultado de uma pesquisa interna que deve indicar se haverá candidatura própria e quem será o candidato.

Alguns nomes já estão postos com a intenção de disputar a Prefeitura de João Pessoa. Já se pronunciaram Estela Bezerra e os deputados Luciano Cartaxo e Cida Ramos, além da ex-prefeita de Conde, Márcia Lucena.

Cicero Lucena destaca importância e retorno de Luis Ferreira para Saúde de João Pessoa

 O prefeito Cícero Lucena, de João Pessoa, se manifestou sobre o retorno do médico Luis Ferreira Filho, para o cargo de Secretário Municipal de Saúde, como informado pelo ClickPB.

Durante entrevista do programa de rádio Arapuan Verdade FM, desta quarta-feira (27), aos jornalistas Clilson Júnior e Gutemberg Cardoso, o chefe do executivo destacou o retorno de Luis Ferreira Filho ao comando da saúde.

“Ele que ajudou a montar essa equipe, que traçou os caminhos que a saúde tem trilhado, sendo que se dispões a retornar para secretária de saúde. Assim, possamos dar passos mais largos, como objetivo de fazer a saúde que a cidade precisa e o povo merece”, disse o prefeito.

O médico Luis Ferreira, secretário de saúde do município de João Pessoa, renunciou ao cargo em agosto. Em carta ao qual o portal ClickPB teve acesso, o profissional inicia fazendo uma reflexão sobre 'fazer o bem' e sobre "ter sabedoria para lidar com a ingratidão".

Luís Ferreira Filho reassume cargo de secretário de Saúde de João Pessoa

 O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, confirmou com exclusividade aoClickPB, o retorno do médico Luís Ferreira Filho ao cargo de secretário de Saúde de João Pessoa. O ClickPB já havia adiantando a notícia semana passada e agora foi confirmada.

O retorno ainda está em fase de oficialização, mas o médico já está realizando funções inerentes ao cargo, como assinar ordens de serviço.  A pasta  estava sendo comandada por Janine Lucena.

Luís Ferreira havia deixado o cargo no mês passado. Ele mesmo enviou uma carta de renúncia ao prefeito Cícero Lucena, dizendo que se sentia “injustiçado”.

Na carta de renúncia, ele afirmou  que o período de um ano e seis meses que passou à frente da Secretaria foi o maior desafio profissional que ele já teve na vida. 

terça-feira, 26 de setembro de 2023

Emerjo, imerjo, submerjo...

 Verbos terminados em "-ergir"


Na Folha de São Paulo de 11/09/2016, pág. A2, Bernardo Mello Franco, no texto "Desejo e sexo", escreveu a seguinte frase: "Nossa espécie nunca primou pela racionalidade, mas é só colocar sexo na história para que nossas doidices emerjam sem disfarce."


Certamente alguns estranharam o uso da forma verbal "emerjam", de "emergir", pouco comum no linguajar brasileiro atual, como também todos os outros verbos terminados em "-ergir".


O problema é muito maior do que pensam os cidadãos comuns, pouco propensos aos estudos gramaticais. Observe o que dizem os dicionários acerca da conjugação dos verbos terminados em "-ergir".


ASPERGIR, CONVERGIR, DIVERGIR


Os dicionários Aurélio e Houaiss, brasileiros, e Priberam, português, registram o seguinte:


Eu aspirjo, convirjo, divirjo;

Tu asperges, converges, diverges;

Você/ele/ela asperge, converge, diverge;

Nós aspergimos, convergimos, divergimos;

Vós aspergis, convergis, divergis - a sílaba tônica é "gis";

Vocês/eles/elas aspergem, convergem, divergem.


Que eu/você/ele/ela aspirja, convirja, divirja;

Que tu aspirjas, convirjas, divirjas;

Que nós aspirjamos, convirjamos, divirjamos;

Que vós aspirjais, convirjais, divirjais;

Que vocês/eles/elas aspirjam, convirjam, divirjam. 

O imperativo é obtido de acordo com o esquema já conhecido.


Os demais tempos não apresentam dificuldade alguma: aspergi, convergiremos, divergiria, etc.


O dicionário Michaelis, brasileiro, registra o mesmo, porém diz que "aspergir" é defectivo na primeira pessoa do singular do presente do indicativo e em seus derivados, ou seja:


Eu -o-, convirjo, divirjo;

Que eu/tu/você/ele/ela/nós/vós/vocês/eles/elas -o-

As demais formas verbais são como visto acima.


EMERGIR, IMERGIR, SUBMERGIR


Os dicionários Aurélio e Houaiss registram o seguinte:


Eu -o-;

Tu emerges, imerges, submerges;

Você/ele/ela emerge, imerge, submerge;

Nós emergimos, imergimos, submergimos;

Vós emergis, imergis, submergis (A sílaba tônica é "gis";

Vocês/eles/elas emergem, imergem, submergem.


Que eu/tu/você/ele/ela/nós/vós/vocês/eles/elas -o-


O dicionário Michaelis não julga esses verbos defectivos:


Eu emerjo, imerjo, submerjo;

Tu emerges, imerges, submerges;

Você/ele/ela emerge, imerge, submerge;

Nós emergimos, imergimos, submergimos;

Vós emergis, imergis, submergis (A sílaba tônica é "gis";

Vocês/eles/elas emergem, imergem, submergem.


Que eu/você/ele/ela emerja, imerja, submerja;

Que tu emerjas, imerjas, submerjas;

Que nós emerjamos, imerjamos, submerjamos;

Que vós emerjais, imerjais, submerjais;

Que vocês/eles/elas emerjam, imerjam, submerjam.


E o dicionário Priberam diz que a primeira pessoa (eu) e seus derivados têm duas possibilidades de conjugação:


Eu emerjo/emirjo, imerjo/imirjo, submerjo/submirjo

Tu emerges, imerges, submerges;

Você/ele/ela emerge, imerge, submerge;

Nós emergimos, imergimos, submergimos;

Vós emergis, imergis, submergis (A sílaba tônica é "gis";

Vocês/eles/elas emergem, imergem, submergem.


Que eu emerja/emirja, imerja/imirja, submerja/submirja;

Que tu emerjas/emirjas, imerjas/imirjas, submerjas/submirjas;

Que você emerja/emirja, imerja/imirja, submerja/submirja;

Que nós emerjamos/emirjamos, imerjamos/imirjamos, submerjamos/submirjamos;

Que vós emerjais/emirjais, imerjais/imirjais, submerjais/submirjais;

Que eles emerjam/emirjam, imerjam/imirjam, submerjam/submirjam. 

O imperativo é obtido de acordo com o esquema já conhecido.


Bernardo Mello Franco optou pelo uso de "emerjam", conforme registra o dicionário Michaelis, mas poderia ter usado "emirjam", em conformidade com o dicionário português Priberam:


"...para que nossas doidices emerjam sem disfarce" ou

... para que nossas doidices emirjam sem disfarce.

domingo, 24 de setembro de 2023

Corrida solidária da Guarda Municipal de João Pessoa reúne mais de mil atletas e Cícero Lucena destaca investimentos da prefeitura no esporte

Aconteceu na manhã deste domingo (24) a 2ª edição da Corrida Solidária da Guarda Municipal de João Pessoa, percorrendo algumas das principais ruas da orla da capital paraibana .Confome apurou o ClickPB, o evento reuniu cerca de 1.100 atletas, segundo levantamento divulgado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). Durante o evento, o prefeito Cícero Lucena destacou os investimentos feitos pela gestão nas diversas modalidades esportivas.

“Feliz porque cada vez mais as nossas provas estão mais organizadas. Parabenizar os que fazem a Guarda Metropolitana, demonstrando que podem fazer segurança de uma forma humanizada, com respeito as pessoas e cuidando daquilo que é mais importante, o maior patrimônio dessa cidade, as pessoas. E com certeza João Pessoa está se consolidando como a capital do esporte saudável”, destacou o prefeito Cícero Lucena, que percorreu os 5km.

A Corrida Solidária teve provas de 5km, 10km e 15km, com concentração às 5h e largada às 6h no Busto de Tamandaré. Visando garantir a segurança viária de todos os participantes, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) preparou um esquema especial de trânsito, uma vez que o fluxo de veículos foi totalmente bloqueado no percurso que abrangeu os bairros de Tambaú e Manaíra. Já no bairro do Bessa, o trânsito foi compartilhado, ou seja, 50% da faixa para os atletas e a outra metade para o fluxo de veículos.

O secretário de Segurança Urbana e Cidadania de João Pessoa, João Almeida, ressalta que eventos como este aproximam a Guarda da sociedade. “Faz parte de um projeto, não é apenas mais uma corrida. É exatamente uma aproximação, uma transformação das forças de segurança de João Pessoa junto com a sociedade e o esporte, com alegria, com energia que tem a cara dessa cidade. É muita felicidade pra mim, muito orgulho, obrigado papai do céu. Obrigado prefeito e toda a Guarda. Obrigado a todos de João Pessoa e na próxima vai ser melhor ainda”, afirmou João Almeida.

A corrida registrou a presença de atletas das forças de segurança, inclusive de outros estados, atletas em geral, pessoas com deficiência, além de animais acompanhando atletas e idosos.

Governo Lula convoca reunião de emergência por causa do aumento da seca no Norte do país

 

O governo federal convocou para a próxima terça-feira (26) uma reunião com os governadores de Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), e Rondônia, Marcos Rocha (União Brasil), além dos deputados e senadores dos estados para discutir o aumento da estiagem que atinge a região Norte do país.

A principal preocupação é com os rios da região que, sem as chuvas, estão muito baixos, o que vem afetando a navegação e a capacidade de transporte.

Risco de desabastecimento

Neste momento, a seca vem impedindo grandes navios de carga de se deslocarem pelos rios Solimões e Madeira, fazendo com que a população dos estados tema desabastecimento de produtos de primeira necessidade.

Segundo o governo federal, a situação está sendo acompanhada pelos ministérios de Portos e Aeroportos e o de Transportes.

As pastas afirmam que estão aguardando os trâmites finais para a publicação do contrato de dragagem na região do Rio Solimões, que deve ocorrer até o início de outubro. Por lá, as cidades de Benjamin Constant e Tabatinga, que ficam no estado do Amazonas, já tiveram declaradas situação de emergência.

Dragagem

Em relação às regiões da foz do Rio Madeira e do Tabocal, o governo federal informa que está sendo realizado um levantamento para dar continuidade ao processo de contratação de dragagem. A estimativa é de que o processo seja iniciado na primeira quinzena de outubro.

“Falei com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva hoje e com os ministros Renan [Filho] e Silvio [Costa Filho]. Tem que haver a dragagem o mais rápido possível”, afirmou à CNN o senador Omar Aziz (PSD-AM), que vem coordenando junto às bancadas de parlamentares dos estados do Norte as ações que visam minimizar a recente crise climática na região.

No Congresso Nacional, há uma cobrança para que a dragagem – processo de remoção de sedimentos feito para manter a profundidade dos canais de navegação – comece já no início desta semana.

Isso porque, de acordo com dados do governo federal, essa que é pior seca dos últimos anos na região Norte do país e pode reduzir a capacidade de transporte em até 40% em duas semanas.

Erros frequentes ao falar espanhol

  Como o espanhol e o português são línguas tão semelhantes, é normal que na hora de falar ou de escrever cometamos alguns deslizes devido à interferência de uma língua na outra. Além disso, há termos que são perfeitamente habituais na Espanha, mas não o são do outro lado do oceano e vice-versa. Por isso, para não cair em armadilhas, é importante conhecermos alguns deslizes frequentes.

Pronto (PTbr) =  listo (ES)
Em espanhol, não se diz “pronto” no sentido de “disposto, preparado para algo”. Em espanhol, “pronto” significa “logo, em breve”: Ojalá volvamos a vernos pronto. No sentido de disposto ou preparado para algo, usamos “listo/a” ou “listos/as”: Ya estoy lista para la entrevista / ¿Estáis listos para empezar a trabajar?

Cansativo (PTbr) = cansado (ES) / cansador (ES Arg)
Na Espanha, diz-se “cansado/a” e não “cansativo” no sentido de desgastante, que produz cansaço. Assim: Este viaje ha sido muy cansado / Los dos primeros meses de trabajo han sido sumamente cansados.
Por sua vez, na Argentina, diz-se “cansador/a”: Ser mamá es una tarea cansadora, pero altamente recompensadora / El viaje en coche es muy cansador.

Iludido/desiludido (PTbr) = ilusionado/desilusionado (ES)
Em espanhol, não se diz “iludido” ou “desiludido”, mas “ilusionado” ou “desilusionado”: Me encuentro desilusionado por la política / Hay muchas mujeres ilusionadas con el hombre perfecto.

Sobremesa (PT) = Postre (ES)
As iguarias servidas após o almoço tais como doces e frutas, em espanhol, chamam-se “postre”. A palavra “sobremesa”, em espanhol, é um falso amigo, pois possui significado diferente do português: é o tempo que se permanece à mesa após as refeições, conversando, confraternizando ou discutindo.

Delicioso (PT) = Exquisito (ES)
A palavra “exquisito” é um dos mais famosos falsos amigos do espanhol. Enquanto em português geralmente usamos o adjetivo “esquisito” para referir-nos a algo estranho (que bicho esquisito!); em espanhol, “exquisito” no âmbito gastronômico é algo delicioso. Assim, se seu convidado hispanófono diz que sua comida está “exquisita”, não é uma ofensa, é um elogio!

Marcante (PT) = Significativo, notable, inolvidable, destacado, etc. (ES)
Em espanhol, não existe o adjetivo “marcante” para referir-se a algo que deixa lembranças, algo que se destaca, que se sobressai. Pode-se, sim, dizer “eso marcó mi vida” ou “me marcó la vida”, mas não se diz que uma experiência foi “marcante”. Aliás, algo marcante pode ter conotação positiva ou negativa, o nascimento de um filho é marcante no sentido positivo e um acidente é marcante no sentido negativo. Por isso, a escolha do termo em espanhol dependerá do contexto.

Exemplos:
El nacimiento de mi hijo ha sido una experiencia muy significativa/importante.
La muerte de un ser querido es una experiencia muy dura/difícil.
La proclamación de  la república fue un momento decisivo para el país.
El primer día de clases es una experiencia inolvidable.

Centenas/Milhares de (PTbr) = Cientos/Miles de (ES)
Em espanhol, não se diz centenas ou milhares de, mas cientos ou miles de. Cientos de é invariável, assim é incorreta a forma cientas de.

Ejemplos:
Cientos de personas se reunieron en el centro de Bruselas para expresar su solidaridad con las víctimas del triple atentado.
La bomba de hidrógeno es miles de veces más poderosa que la atómica.

“Ficar tonto” (PTbr) = Marearse (ES)
Em espanhol, não se diz “ficar tonto” no sentido de sentir tontura, vertigem. “Quedarse tonto” em espanhol significaria ficar incapacitado mentalmente, doido, demente, ou coloquialmente falando, "volverse/quedarse majareta". Para dizer em espanhol que alguém está sentido tontura ou vertigem, usa-se a expressão “estar mareado/marearse”: Cuando me levanto muy rápido, me mareo/Cada vez que viajamos en coche, la niña se marea/Mi madre está mareada.

Uso dos verbos no português no espanhol

  Apesar da semelhança entre as duas línguas, o uso dos verbos apresenta características peculiares a cada uma delas. Vejamos as principais:

PRETÉRITO PERFEITO SIMPLES x PRETÉRITO PERFEITO COMPOSTO

Em português, usa-se sempre o pretérito perfeito simples para indicar uma ação acabada “eu comi”, enquanto em espanhol, especialmente na variante peninsular, prefere-se o uso do pretérito perfeito composto “he comido”, que indica um fato recente, mas já concluído.


Por outro lado, em português, a forma composta indica um processo que teve início no passado e que pode se prolongar até o momento atual “Tenho estudado muito para os exames”, “Nos últimos meses, temos consumido muita energia elétrica”. Outra diferença é que enquanto no espanhol se usa o verbo auxiliar “haber”, em português, usamos o auxiliar “ter”.


IMPERFEITO DO SUBJUNTIVO

O espanhol tem duas formas de imperfeito do subjuntivo “si yo comiera” ou “si yo comiese”, ambas são válidas e comumente usadas. Em português, temos apenas uma forma “se eu comesse”.

Os aprendizes de espanhol lusofalantes costumam confundir a forma do imperfeito do subjuntivo em espanhol terminada em “ra” (si yo comiera) com a forma em desuso do pretérito mais-que-perfeito do português, que serve para expressar um fato ocorrido antes de outro fato já terminado, “Ele já estudara as lições quando os amigos chegaram”.

MODO IMPERATIVO

Os lusofalantes costumam ter dificuldades para usar corretamente o modo imperativo em espanhol, pois em português esse modo é pouco utilizado por ser considerado pouco cortês. Outra dificuldade é a confusão entre as segundas pessoas e as terceiras, já que, em português, o pronome informal de tratamento de segunda pessoa “você” (pessoa com que se fala) concorda com o verbo em terceira pessoa (pessoa de quem se fala).

Exemplos:

Abra a porta, feche as janelas e arrume a mesa = Abre la puerta, cierra las ventanas y pon la mesa.

Outra dificuldade consiste na união dos pronomes oblíquos à forma imperativa.

Em espanhol, admite-se a união do pronome direto e do pronome indireto à forma do imperativo afirmativo.

Ponte las zapatillas = Póntelas
Quítate los sapatos = Quítatelos

a) Quando um verbo leva dois pronomes: Objeto Indireto + Objeto Direto; nesse caso primeiro vai o pronome Objeto Indireto, logo depois o Objeto Direto: Coge el abrigo y póntelo, por favor.

c) Se o objeto indireto é de 3ª pessoa, "le" e "les" são substituídos por "se".

Exemplos:
¿Le doy la leche a la niña? Sí, dásela, por favor.
Les llevo estos dulces a mis abuelos, ¿vale? Sí, claro, llévaselos.

Por sua vez, o imperativo negativo não permite a união dos pronomes ao verbo, por tanto, as formas sublinhadas nas frases acima ficariam assim:
No se la des.
No se los lleves.

Esse assunto é complexo e merece uma publicação à parte. Aqui apresentamos somente uma pequena comparação do uso nas duas línguas.

INIFINITIVO IMPERSONAL x INFINITIVO FLEXIONADO

Em espanhol, usa-se apenas a forma invariável do infinitivo, isto é, a forma impessoal. Em português, temos também a forma flexionada ou pessoal do infinitivo, o que, aliás, é um "idiotismo". A palavra designa um aspecto peculiar de uma língua, ou seja, o infinitivo flexionado é um uso peculiar da língua portuguesa.

Exemplos:

O professou pediu para lermos o texto em voz baixa. = El profesor nos pidió que leamos el texto en voz baja.
Para alcançarmos o sucesso, é necessário muito esforço = Para que alcancemos el éxito, es necesario mucho esfuerzo / Para que logremos el éxito, debemos esforzarnos mucho.
O vizinho pediu para eu regar suas plantas = El vecino me pidió que le riegue las plantas.

O infinitivo flexionado é um dos assuntos mais espinhosos da língua portuguesa. Ao traduzirmos para o espanhol, usamos a conjunção que mais o presente do subjuntivo.

PERÍFRASE VERBAL COM O VERBO IR + INFINITIVO

Diferentemente do português, em espanhol a perífrase do verbo ir + infinitivo exige a preposição "a" entre os dois verbos. Tanto no passado, quanto no futuro.

Exemplos:

Vamos estudar a lição = Vamos a estudiar la lección.
Na quarta-feira vamos ao cinema = El miércoles vamos al [a+el] cine.
Este ano vou comprar um carro novo = Este año voy a comprarme un coche nuevo.
Vamos pedir uma pizza? = ¿Vamos a pedir una pizza?

Hoje de manhã fomos passear no centro histórico = Esta mañana hemos ido a pasear en el centro histórico.
No ano passado fomos estudar em Londres = El año pasado fuimos a estudiar a Londres.
Na semana passada ele foi visitar a exposição = La semana pasada él fue a visitar la exposición.


VERBOS PRONOMINAIS E REFLEXIVOS

Em espanhol, os verbos pronominais e reflexivos são muito mais numerosos que em português.

Vejamos alguns verbos pronominais em espanhol: enfadarse (yo me enfado), reirse (nosotros nos reímos), pelearse (ellas se pelean con los vecinos), gustar (me gusta dibujar), quedarse (ella se quedó callada), marcharse (nos marchamos de aqui).

Agora, alguns exemplos de verbos reflexivos: lavarse (él se lava las manos), peinarse (vosotros os peináis), cepillarse los dientes (¡venga, cepíllate los dientes de una vez!), ducharse (ella se está duchando, ella está duchándose), quejarse (¡dejad de quejaros!), arrepentirse (ellos se arrepintieron), etc.

Tanto os verbos pronominais quanto os reflexivos exigem pronome, a diferença consiste em que os verbos reflexivos servem para expressar uma ação que recai sobre o sujeito que a pratica. Ou seja, todos os verbos reflexivos são pronominais, porque requerem pronome, mas nem todos os pronominais são reflexivos.

Alguns verbos mudam de significado quando acompanhados de pronome:

Acordarse = lembrar (No me acuerdo de su nombre) / Acordar = chegar a um acordo (Los diplomáticos acordaron un nuevo tratado de libre comercio).
Echarse = descansar (Juan se echó en el sofá a dormir una siesta) / Echar = demitir,  (Este mes echaron a dos empleados  de la oficina), jogar (Por favor, echa la basura a la calle).
Irse = abandonar um lugar (Me voy a casa, hasta mañana) / Ir = dirigir-se a um lugar (Vamos al cine esta noche).
Arreglarse = ficar elegante (Las chicas se arreglaron para el baile) / Arreglar = reparar alguma coisa (El técnico arregló la computadora).

Os “verbos de cambio” também são pronominais: hacerse, quedarse, volverse, ponerse, convertirse (Los hinchas del Real Madrid se pusieron muy contentos con el resultado del partido).




FUTURO DO SUBJUNTIVO

O futuro de subjuntivo, vigente em português, está em desuso em espanhol. Atualmente, o futuro do subjuntivo só aparece em textos literários antigos ou em textos legais.

Exemplos:

Quando chegar ao shopping, ligue para mim. = Cuando llegues al centro comercial, llámame.
Se tiver tempo, venha me ver = Si tienes tiempo, ven a verme.

Ao traduzir para o espanhol, usamos o presente do indicativo em orações condicionais e o presente do subjuntivo em orações temporais.

DIFERENÇAS DE USO DOS VERBOS DE LIGAÇÃO SER E ESTAR

Enquanto algumas línguas como o inglês (to be) e o alemão (sein) têm um único verbo para expressar os verbos de ligação ser e estar; em espanhol, assim como em português, temos dois verbos: o verbo ser, usado para definir uma característica permanente “Él es vigilante” e o verbo estar, usado para indicar estados temporários “Él está de vigilante”, ou seja, é um trabalho temporário.

Enquanto em português usamos o verbo estar para indicar algumas sensações e estados corporais, em espanhol usamos o verbo tener.

Estou com fome = tengo hambre
Estou com sede = tengo sed
Estou com frio = tengo frío
Estou com calor = tengo calor
Estou com febre = tengo fiebre
Estou com sono = tengo sueño

Enquanto os lusofalantes pensam no casamento como algo permanente “Ele é casado”, os hispanofalantes pensam nisso como uma condição temporária “Él está casado”. É claro que estou brincando, mas não deixa de ser curioso, não?

Outros usos diferentes:

É proibido fumar = Está prohibido fumar.
A minha casa é muito longe. = Mi casa está muy lejos.

Em espanhol, adjetivos mudam totalmente seu significado, na medida que fosse utilizado com SER ou ESTAR.

ser listo (inteligente) / estar listo (estar pronto).
ser católico (na religião) / estar católico (estar bem de saúde).
ser malo (personalidade) / estar malo (estar doente).
ser vivo (ser experto) / estar vivo (estar com vida).
ser rico (ter muito dinheiro) / estar rico (alimento saboroso).
ser bueno (personalidade) / estar bueno (de saúde, aparência, ou comida).

VOZ ATIVA x VOZ PASSIVA

Em espanhol, ao contrário do português, é mais habitual o uso da voz ativa; e quando se usa a voz passiva, prefere-se a forma sintética (se usa, se conoce, se encontraron, etc.) à forma analítica, habitual em português (é usado, é conhecido, foram encontrados, etc).

Vejamos alguns exemplos:
A cachaça é obtida a partir da cana-de-açúcar = La «cachaça» se obtiene a partir de la caña de azúcar.
Maracanaço é o nome pelo qual é conhecida a vitória da seleção de futebol do Uruguai = «Maracanaço» es el nombre con el que se conoce a la victoria de la selección de fútbol de Uruguay.

Uso das letras B e V no espanhol

 
O uso das letras “B” (be ou be larga) e “V” (uve ou ve corta) é motivo de muitas dúvidas entre os lusófonos aprendizes de espanhol. Antes de estudar as regras, vejamos algumas campeãs de confusão (em ordem alfabética e não de relevância):

Árvore = Árbol
Cavalo = Caballo
Escrever = Escribir
Escova = Escoba
Dever = Deber
Gravar = Grabar
Haver = Haber
Livro = Libro
Mobilizar = Movilizar
Palavra = Palabra
Provar = Probar
Prova = Prueba
Varrer = Barrer
Vulto = Bulto

Análise contrastiva das principais diferenças de uso de B e V em espanhol

1. Em espanhol, ao contrário do português, não existe diferença fonética entre V e B, ambas se pronunciam como fonema bilabial oclusivo /b/. Esse fenômeno é chamado “betacismo”.

2. Em espanhol, ao contrário do português, as desinências verbais do pretérito imperfeito se escrevem com “B”: caminaba, estudiábamos, trabajabas, deseaba, amaba, etc.

3. A maioria dos adjetivos que em português termina com “-vel”, em espanhol, termina com “-ble”: amable, agradable, adorable, increíble, posible, etc.

Regras de uso de “B” e “V” em espanhol

1. Emprega-se a letra “B” diante de qualquer consoante.
Blanco, bloque, mueble, blusa, brazo, brillar, subrayar, pueblo, broma, bruja, etc.

2. Escrevem-se com “B” todas as palavras que começam com “bu”, “bur”, “bus”, “bibl”.
Burro, buque, burbuja, burla, buscar, busto, biblioteca, bibliotecario.
Exceções: vuestro, vuestra, vuestros, vuestras.

3. Escrevem-se com “B” as palavras que começam com “bi”, “bis”, “biz” (que significam dois ou duas vezes), “abo”, “abu”.
Bienio, bicolor, bisabuelo, bisiesto, biznieto, bizcocho, abogado, abocanhar, abuelo, abundancia.
Exceções:
Vizcaya, vizcacha, vizconde, avocar.

4. Emprega-se “B” nas palavras que começam com “bea”, “bien”, “bene”.
Beatriz, beato, beamontés, bienaventurado, bienal, bienestar, beneficio.
Exceções: vea, veas, veamos, vean, viento, vientre, Viena, venerar, Venezuela, Venecia.

5. Escrevem-se com “B” as terminações "aba", "abas", "aba", "ábamos", "abais, "aban" do pretérito imperfeito do indicativo.
Amábamos, cantaba, saltabais, iba, iban, íbamos, etc.

6. Escrevem-se com “B” os verbos terminados em "aber", "bir", "buir" e os verbos beber e deber.
Haber, deberán, subíamos, atribuye, etc.
Exceções: hervir, servir, vivir, precaver.

7. Escrevem-se com “B” todas as palavras terminadas em "bilidad", "bundo", "bunda".
Amabilidad, habilidad, vagabundo, moribunda.
Exceções: movilidad, civilidad.

8. Escrevem-se com “V” os tempos dos verbos cujo infinitivo não tem "b" nem "v".
Tuve, tuviese, estuve, anduviera, voy, vas, va.
Exceções: os pretéritos imperfeitos do indicativo.

9. Escrevem-se com “V” as palavras que começam com "na", "ne", "ni", "no".
Navaja, nevar, nivel, novio, novedad, novillo, etc.

10. As palavras que começam com "lla", "lle", "llo", "llu", "pre", "pri", "pro", "pol".
Llave, llevar, llover, lluvia, previo, privado, provecho, pólvora.
Exceções: probar, probable, probeta.

11. As palavras que começam com "vice", "villa, "di".
Vicepresidente, viceversa, villano, villancico, divertir, divisor, diverso, etc.
Exceções: dibujo, dibujar, dibujante.

12. As palavras que começam com "eva", "eve", "evi", "evo".
Eva, evaluar, evento, evidencia, evitar, evocar, evolución, etc.
Exceções: ébano, ebanista, ebanistería.

13. Emprega-se “V” após as consonantes "b", "d", "n".
Obvio, subvención, adverbio, advertir, enviar, invasor, inventor, invertebrado, etc.

14. Emprega-se “V” nas palavras terminadas em "venir".
Venir, intervenir, porvenir, devenir, etc.

15. Emprega-se “V” em adjetivos e em muitos substantivos terminados em "ava", "ave", "avo", "eva", "eve", "evo", "iva", "ive", "ivo".
Lava, grave, esclavo, nueva, nieve, nuevo, negativa, detective, adjetivo, etc.
Exceções: lavabo, escriba, arriba, cabo, rabo, árabe, sílaba.

16. Em palavras terminadas em "viro", "vira", "ívoro", "ívora"; e em verbos terminados em "ervar", "olver" e compostos de "mover".
Triunviro, Elvira, carnívoro, herbívoro, observar, reservar, volver, resolver, mover, remover, conmover, etc.
Exceções: víbora, desherbar, exacerbar.

Palavras homófonas com “V” e “B” em espanhol

Baca = bagageiro localizado na parte superior dos carros e na parte traseira das bicicletas.
Vaca = fêmea do boi.
Bacilo = bactéria em forma de bastão ou filamento.
Vacilo = primeira pessoa do presente do indicativo do verbo “vacilar” (titubear, hesitar).
Barón = título da nobreza.
Varón = menino.
Bello = bonito.
Vello = pelo.
Grabar = gravar, armazenar som ou dados numa  mídia.
Gravar = impor um ônus.
Rebelar(se) = sublevar-se, revoltar-se, opor resistência.
Revelar = descobrir.
Tubo = tubulação.
Tuvo = terceira pessoa do pretérito perfeito do verbo “tener”.

Sufixos no português e no espanhol

  Uma das dificuldades dos lusofalantes e fonte comum de interferência linguística diz respeito às terminações sufixais em espanhol. Existem alguns paradigmas que ajudam a fixar a aprendizagem dos sufixos, mas sempre há exceções que não se encaixam nesses modelos.

Vejamos, primeiramente, os principais paradigmas:

1) As formas do diminutivo em português -inho/a; em espanhol, equivalem geralmente às formas -ito/a:

Livrinho = librito
Mesinha = mesita
Gatinho = gatito
Sapatinho = zapatito

2) Palavras que em português terminam em ditongo nasal –ão; em espanhol, geralmente terminam em –ón/-án ou em -ano:
Comunicação = comunicación
Diversão = diversión
Conscientização = concienciación
Charlatão = charlatán
Capitão = capitán
mão = mano
irmão = hermano
anão = enano
(exceções: escrivão = escribiente, tabelião = notario)

3) Palavras que em português terminam em ditongo nasal –ões; em espanhol, geralmente terminam em –ones:
organizações = organizaciones
reuniões = reuniones
celebrações = celebraciones
tubarões = tiburones
leões = leones
opiniões = opiniones
(exceções: anões = enanos, vulcões = volcanes)

4) Palavras que em português terminam em ditongo nasal –ães; em espanhol, geralmente terminam em –anes:
pães = panes
charlatães = charlatanes
alemães = alemanes
guardiães = guardianes

5) Palavras que em português terminam na vogal nasal –ã; em espanhol, geralmente terminam em –ana/-ona:
alemã = alemana
irmã = hermana
anfitriã = anfitriona
hortelã = hortelana (mais conhecida como menta em espanhol)
lã = lana
rã = rana
anã = enana
(exceções: fã = fan, ímã = imán)

6) Algumas palavras que em português terminam em –ção, em espanhol, terminam em –cción:
Interação = interacción
Redação = redacción
Abstração = abstracción
Atração = atracción
Sucção = succión
Tração = tracción

7) Palavras que em português terminam em –agem e em espanhol terminam em –aje:
Voltagem = voltaje
Quilometragem = kilometraje
Tonelagem = tonelaje
Plumagem = plumaje
Engrenagem = engranaje
Passagem = pasaje

8) Adjetivos que em português terminam em –vel, em espanhol terminam em –ble:
Amável = amable
Adorável = adorable
Renovável = renovable
Louvável = loable
Inimaginável = inimaginable
Incrível = increíble
Invencível = invencible

9) Grande parte das especialidades médicas que em português terminam em –logista; em espanhol, terminam em –ólogo:
Ginecologista = ginecólogo
Cardiologista = cardiólogo
Dermatologista = dermatólogo
Reumatologista = reumatólogo
Oftalmologista = oftalmólogo
Bacteriologista = bacteriólogo

10) Grande parte dos nomes de doenças, afecções, processos biológicos que em português terminam em –ose; em espanhol, terminam em –osis:
osteoporose = osteoporosis
tuberculose = tuberculosis
necrose = necrosis
cirrose = cirrosis
osmose = osmosis
lordose = lordosis
(exceção: celulose = celulosa)

11) Grande parte dos nomes de doenças e afecções que em português terminam em –ite, em espanhol, terminam em –itis:
celulite = celulitis
flebite = flebitis
bursite = bursitis
otite = otitis
sinusite = sinusitis
bronquite = bronquitis
conjuntivite = conjuntivitis

12) Grande parte dos nomes de profissões e ocupações que em português terminam em –eiro; em espanhol, terminam em –ero:
cozinheiro = cocinero
padeiro = panadero
sapateiro = zapatero
barbeiro = barbero
tintureiro = tintorero
toureiro = torero
jardineiro = jardinero
bombeiro = bombero

*alguns nomes de profissões que mudam bastante: coveiro = sepulturero, cabeleireiro = peluquero, pedreiro = obrero, funileiro = hojalatero, encanador = fontanero.


13) Algumas palavras que não seguem os paradigmas descritos acima:

Pronúncia = pronunciación
Cancelamento = cancelación
Atendimento = atención
Financiamento = financiación
Remodelamento = remodelación
Relacionamento = relación
Mineração = minería
Contribuidor = contribuyente
Prestigiado = prestigioso
Cantor = cantante
Enfermagem = enfermería
Cansativo = cansado
Ensino = enseñanza
Secura = sequedad
Espessura = espesor
Romantismo = romanticismo
Escravidão = esclavitud
Efetivar = efectivizar
Conversa = conversación
Batedeira = batidora
Embarcadouro = embarcadero
Atracadouro = atracadero
Hospitalar = hospitalario/a
Alimentar = alimentario/a
Complementar = complementario/a
Parlamentar = parlamentario/a
Publicitário = publicista
Egresso = egresado
Criminoso = criminal
Cientista = científico
Confiante = confiado
Congressista = congresal
Calculista = calculador
Colecionador = coleccionista
Fumante = fumador
Viajante = viajero
Segurança = seguridad
Liderança = liderazgo
Educacional = educativo
Restrito = restringido
Relaxamento = relajación
Operacional (sistema de software) = operativo
Deterioração = deterioro
Inquietação = inquietud

Onda de calor: 12 capitais devem ter temperaturas acima de 35ºC neste domingo

Doze capitais devem ter temperaturas acima de 35ºC neste domingo (24), segundo dia da primavera no Brasil. Em Cuiabá, a temperatura pode bater 42ºC, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) . Já em Campo Grande e em Palmas, os termômetros podem marcar 39ºC (veja previsão para cada capital abaixo).

A onda de calor atípico começou na segunda-feira (17), últimos dias de inverno. O aumento da intensidade da onda de calor que tem resultado em temperaturas acima da média para 11 estados e o Distrito Federal fez o Inmet ampliar o alerta de "grande perigo".

De modo geral, um alerta vermelho, segundo o instituto, é emitido quando é esperado um fenômeno meteorológico de "intensidade excepcional, com grande probabilidade de ocorrência de grandes danos e acidentes, com riscos para a integridade física ou mesmo à vida humana". O alerta é válido até as 18h de terça (26).

Nordeste

João Pessoa, Maceió, Recife e Salvador devem ter muitas nuvens e possibilidade de chuvas isoladas. Todas essas capitais ultrapassam os 30°C.

A capital mais quente do Nordeste será Teresina, com máxima de 38°C. 

    Aracaju: mín. 23°C/máx. 30°C;
    Fortaleza: mín. 24°C/máx. 33°C;
    João Pessoa: mín. 23°C/máx. 30°C;
    Maceió: mín. 22°C/máx. 31°C;
    Natal: mín. 23°C/máx. 30°C;
    Recife: mín. 23°C/máx. 31°C;
    Salvador: mín. 23°C/máx. 31°C ;
    São Luís: mín. 25°C/máx. 33°C;
    Teresina: mín. 23°C/máx. 38°C.

Centro-Oeste

A região do Centro-Oeste deve ser uma das mais afetadas pela onda de calor. O Inmet afirma temperaturas que podem chegar a 42°C em Cuiabá.

No geral, o tempo será de poucas nuvens com névoa seca. Não há previsão de chuva.

    Brasília: mín. 20°C/máx. 34°C;
    Campo Grande: mín. 26°C/máx. 39°C;
    Cuiabá: mín. 28°C/máx. 42°C
    Goiânia: mín. 22°C/máx. 38°C.

Norte

Palmas deve ser a capital mais quente da região norte neste domingo. As temperaturas devem atingir a marca dos 39°C.

Há previsão de chuvas e trovoadas isoladas para as capitais Boa Vista, Palmas, Rio Branco e Manaus.

    Belém: mín. 24°C/máx. 34°C;
    Boa Vista: mín. 26°C/máx. 38°C;
    Macapá: mín. 25°C/máx. 34°C;
    Manaus: mín. 25°C/máx. 35°C;
    Palmas: mín. 24°C/máx. 39°C;
    Porto Velho: mín. 24°C/máx. 37°C;
    Rio Branco: mín. 23°C/máx. 37°C.

Sul

Porto Alegre será a única capital com temperaturas abaixo da média para este domingo. A máxima será de 21°C, com chuva e alerta para transtornos, como vento forte e inundações.

Conforme informações da Climatempo Meteorologia, isso ocorre devido a um bloqueio atmosférico, que irá passar dias nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Nordeste. A frente fria que está sobre o RS não consegue se mover para essas regiões.

    Porto Alegre: mín. 17°C/máx. 21°C;
    Florianópolis: mín. 20°C/máx. 32°C;
    Curitiba: mín. 19°C/máx. 33°C.

Sudeste

A região Sudeste terá calorão em todas as capitais. No Rio de Janeiro, os termômetros devem atingir 38°C, uma das máximas mais altas previstas no país.

O restante das capitais terão poucas nuvens e sem previsão de chuva.

    Belo Horizonte: mín. 19°C/máx. 35°C;
    Rio de Janeiro: mín. 22°C/máx. 38°C;
    São Paulo: mín. 20°C/máx. 35°C;
    Vitória: mín. 22°C/máx. 33°C.

Áreas afetadas pela temperatura atípica

De acordo com a Climatempo, temperaturas iguais ou acima dos 40°C serão registradas, "por vários dias", em áreas como:

    norte do Paraná;
    oeste e norte de São Paulo;
    oeste de Minas Gerais (incluindo o Triângulo Mineiro);
    Mato Grosso;
    Mato Grosso do Sul;
    Goiás;
    oeste da Bahia;
    interior do Maranhão;
    interior do Piauí;
    Tocantins;
    sul/leste do Pará; e
    Rondônia.

"É preciso ter em mente que fazer 40°C em setembro no Centro-Oeste, Norte e interior do Nordeste é comum, não é nada demais. Mas, falar em 42°C, 43°C, 44°C, aí já é algo realmente especial, fora do comum", afirma nota da Climatempo.

A persistência da onda de calor em algumas regiões do Brasil também é destacada pela meteorologista Estael Sias, da MetSul: "O calor muito intenso vai ceder em algumas áreas já no começo da semana que vem, mas em outras deve persistir ao longo da próxima semana".

A persistência da onda de calor em algumas regiões do Brasil na próxima semana também é destacada pela meteorologista Estael Sias, da MetSul: "O calor muito intenso vai ceder em algumas áreas já no começo da semana que vem, mas em outras deve persistir ao longo da próxima semana".

sexta-feira, 22 de setembro de 2023

Expo Favela Paraíba começa nesta sexta (22) em João Pessoa; veja programação

A Expo Favela 2023, que ocorre pela primeira vez na Paraíba, começa nesta sexta-feira (22) e estará com seus portões abertos até o dia 24 de setembro. O evento ocorre no Espaço Cultural, em João Pessoa e a entrada é gratuita.

A abertura acontece na Sala de Concertos Maestro José Siqueira com o show de abertura do rapper cearense RAPadura Xique-Chico, que mistura música regional com hip-hop, que já foi indicado ao Grammy Latino.

No evento, empreendedores ou pessoas que têm uma startup apresentam suas ideias e produtos em estandes espalhados pelo Espaço Cultural.

Além disso, a Expo Favela conta com:

    Palestras;
    Mentorias;
    Workshops;
    Exposições;
    Salas de pitch;
    Mesas redondas;
    Conferências;
    Debates; e
    Shows.

Na lista de atrações a Expo Favela traz:

    BNegão;
    Preto Zezé;
    Raull Santiago;
    RAPadura;
    Coral ‘Vozes para Liberdade;
    Fúria Negra;
    Slam Subversivas;
    Menestréis.

Progamação da Expo Favela Paraíba

Confira a programação do Evento:

Sexta-feira – 22/09

Noite

19h – Abertura Oficial

Local: Sala de Concertos Maestro José Siqueira

Mesa de abertura com as autoridades

Apresentações artísticas:

    Filme Bora Favela
    Lua Camboatá
    Our Flavor
    Los Hermanos Dance
    Encerramento com show de RAPadura Xique-Chico

Sábado (23/09)

Palco 360º

Manhã

9h – Recepção cultural

    Cortejo Maracatu Pé de Elefante
    Coral ‘Vozes para Liberdade’ – Penitenciaria “Desembargador Sílvio Porto”

10h – Painel: Papo Reto – Políticas Públicas na Promoção de Oportunidade para a Favela

    Cícero Lucena (Prefeito de João Pessoa)
    Mediação: Preto Zezé

11h – Pocket Show – Fúria Negra

11h30 – Painel: O Papel da Comunicação no Combate ao Estigma de Territórios Empobrecidos

Mediação: Ana Beatriz Rocha – Jornalista

Felipe Herrera – Jornalista e Influencer

Tarde

12h – Apresentação cultural

    Flashmob Escola de Artes
    Pocket Show Slam Subversivas

13h – Painel: Papo Reto – Desafios do Pensar Inovação e Tecnologia como Instrumento de Inclusão Social

Mediação: Iolanda Cortez

Painelistas:

    Cláudio Furtado – Secretário de Tecnologia
    Juliana Nóbrega – Advogada especialista em Privacidade e Proteção de Dados
    Marcelo Camargo – FINEP

14h – Painel: Políticas Públicas de Acesso a Crédito para Microempreendedores: Soluções que Impactam a base da Pirâmide Econômica

Mediação: Ana Beatriz Rocha – Jornalista

Painelistas:

    João Bosco Ferraz – SEDEST
    Fabrício Feitosa – Secretário do Empreender-PB
    Rosália Lucas – Secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba

15h – Apresentação do livro ‘Catarse Literária’ – Marina Oliveira (Escritora e Reeducanda)

15h20 – Painel: Mulheridades e sua Potência

Mediação: Laura Luna – Jornalista

Painelistas:

    Mônica Brandão – Coordenadora do Programa Patrulha Maria da Penha
    Joseane Santos – Liderança Quilombola
    Bia Duarte – Drª Honoris Causas e Designer

16h20 – Encerramento

    Apresentação Cultural: – Pocket show Menestréis

Mezanino 01

Manhã

10h – Traçando Um Caminho Brilhante: Superando Desafios e Alcançando o Sucesso

    Carlos Alberto (Case de empreendedorismo de sucesso)

13h – Painel : Como Captar via Editais: Quebrando as Barreiras

Painelistas:

    Wallace Albuquerque (SECTIES)
    Sandoval Nóbrega (Funjope)
    Pedro Santos (SECULT)
    Marcus Alves (FUNJOPE)

Tarde

Mezanino 02

Manhã

10h – Mentoria: Effectuation

    Macela Fujiy

Tarde

13h – Oficina: Embelezamento Cabelo Afro

    Juce Sebastião

Mezanino 03

Manhã

10h – Oficina: Produção de Vídeos com Smartphone

    Senai

Tarde

13h – Oficina: Dança Vogue Femme

    Luna dos Santos

Mezanino 06

Manhã

10h – Projeto Criançar

    Atividade desenvolvida pelo Tribunal Regional do Trabalho para crianças presentes da feira

Tarde

13h – Projeto Criançar

    Atividade desenvolvida pelo Tribunal Regional do Trabalho para crianças presentes na feira

Sala Roberto Cartaxo

Manhã

09h – Oficina: Fabricação de Brownie

    Senai

Tarde

13h – Oficina: Fabricação de Brownie

    Senai

Arena Educa

Manhã

10h – Apresentação – I2E Inova UFPB: Inovação Empreendedorismo e Educação

    Kelly Cristiane Gomes da Silva – Presidenta da Agência UFPB de Inovação Tecnológica – INOVA/UFPB

10h30 – Compostagem: Perspectiva Ambiental E Econômica

    Juraci Marcos Alves Suassuna – Coordenador do Projeto de Extensão “CompostaCCA” – UFPB Campus Areia

11h – A Importância da Educação Financeira da Saúde Do Cidadão

    Francisca Noberto – Contadora e Palestrante da Rede Ebserh – UFPB

11h30 – Apresentação das Empresas Juniores

    Cammila Maia (PB Júnior)
    Presidenta Rayra Sousa Leal (Líderi Consultoria)
    Maria Eduarda de Lima Queiroz (Íris Comunicação)

Tarde

13h30 – Programação e Robótica no Ensino Médio: Robótica Educativa na Formação Complementar dos Alunos e Professores do Ensino Médio

    Laryssa Paulino Nóbrega Nascimento (Bolsista do PROBEM – UFPB)

14h – Extensão Universitária: Ações Voltadas às Comunidades

    Thyago Henriques (Prof. UNIESP)

14h30 – Cooperativismo e Energia Solar: O Sol é para Todos?

    José Felix da Silva Neto (Prof. UFPB)

15h – Apresentação das Empresas Juniores

    Micaell Wouglle Cabral de Paiva (Internacionalize Consultoria e Assessoria)
    Olavo Kléton e Luca Ieno (EJA Consultoria)
    Paloma C. Alves de Carvalho (Empresa Junior Octopus)

15h30 – Desigualdade de Gênero, Diversidade Sexual e Enfrentamento ao Racismo – Avanços e Desafios na Paraíba

    Viviane Lira (Centro Estadual de Igualdade Racial João Balula / SEMDH)

Domingo

Palco 360º

Manhã

9h – Apresentação cultural

    Cortejo Tambores do Tempo

9h30 – Apresentação de Toré Povo Tabajara – PB

10h – Painel: Hip Hop 50 ANOS

Mediação: Eduardo Machado – Professor

Painelistas:

    BNegão (Rapper)
    Cibelly Dantas (Graffiteira)
    Ivan de Paula (DJ)

11h – Empreendedorismo, Inovação e Diversidade em Tecnologia como Motor de Transformação e Inclusão Social e Financeira

    Julia Paranhos – Desenvolvedora
    Daniel Orlean – co-CEO da Voltz

12h – Show de Luana Flores

Tarde

13h – Painel – Hackeando as Estruturas: Das Margens para o Centro

Mediação: Carol Figueiredo

Painelistas:

    Raull Santiago – Empreendedor, influenciador e ativista
    Mika Farias – Ativista ambiental
    Fanny Miranda – Empreendedora Social
    Grazzi Mendes – Executiva Professora e Ativista

15h – Mini Painel: Escola de Negócios da Favela

Apresentação: Cleo Santana

    Anuncio do TOP 10 Expo Favela Innovation Paraíba 2023

16h – Encerramento

    Apresentação Cultural: – Show BNegão Trio

Mezanino 01

10h – Monetização Para Creators

    Carol Figueiredo

13h- Mentoria: Desenvolvendo Sua Marca Pessoal Para Melhorar a Comunicação

    Karina Morais

Mezanino 02

10h – Oficina: Usando o Planejamento para Aproveitar Melhor o seu Tempo

    Karina Morais

13h – Oficina: Como abrir uma empresa?

    Pierre Fragoso Dornelas de Morais (JUCEP)
    Fernanda dos Santos Tagliat (JUCEP)
    Antônio Targino Junior (JUCEP)

Mezanino 03

09h – Oficina: Produção de Vídeos com Smartphone

    Senai

13h – Oficina: Dança Vogue Femme

    Luna dos Santos

Mezanino 06

Manhã

10h – Projeto Criançar

    Atividade desenvolvida pelo Tribunal Regional do Trabalho para crianças presentes da feira

Tarde

13h – Projeto Criançar

    Atividade desenvolvida pelo Tribunal Regional do Trabalho para crianças presentes na feira

Sala Roberto Cartaxo

10h às 13h – Apresentação final dos Expositores/Competidores

Manhã

Sala de Concertos

10h – BallRoom: Tecnologia de Sobrevivência e Empoderamento

    Dorot Ruanne (Multiartista fundadora da Casa da Baixa Costura)
    Gabriella Kollontai (Agitadora Cultural e Mãe da Casa das Benvenutty)
    Ayra Liberato (Cientista Social e Mãe da Casa das Benvenutty)

Tarde

13h – Skateboard: Das Ruas para as Olimpíadas

    Jason Alexander (Skatista Profissional)
    Henrique Falcon (Educador Físico)
    Marcelo Barros (Arquiteto)
    Natan Nardo (Fotógrafo e Designer)

14h – Cannabis e sociedade – A luta pelo acesso

    Cassiano Gomes – Fundador e diretor executivo Abrace

'A Última Sessão de Freud' será encenada pela segunda vez em João Pessoa

A peça "A Última Sessão de Freud" será encenada desta sexta-feira (22) até o domingo (24) no Teatro Paulo Pontes, em João Pessoa. A peça foi encenada no mês de setembro de 2022 e, por conta de seu sucesso, retorna à capital. O espetáculo é estrelado por Odilon Wagner, indicado ao Prêmio Shell e Prêmio APCA 2022 por esta interpretação.

"A Última Sessão de Freud" retrata um encontro fictício entre Sigmund Freud (Odilon Wagner), pai da psicanálise, e C.S. Lewis (Claudio Fontana), escritor, poeta e crítico literário.

Freud e C.S. Lewis debatem o dilema entre ateísmo e crença em Deus. O texto de Mark St. Germain é baseado no livro Deus em Questão, escrito pelo Dr. Armand M.Nicholi Jr., professor clínico de psiquiatria da Harvard Medical School.

Na peça, Freud quer entender por que um ex-ateu, um brilhante intelectual como C.S. Lewis, pode, segundo suas palavras, “abandonar a verdade por uma mentira insidiosa” - tornando-se um cristão convicto.

Assim, eles discutem sobre a existência de Deus, mas o embate verbal se expande por assuntos como o sentido da vida, natureza humana, sexo, morte e as relações humanas.



Odilon Wagner comentou que a experiência de interpretar Freud foi fascinante: “Para um ator ter a oportunidade de representar um personagem tão intenso e profundo, que fez parte de nossa história recente, é um privilégio. A construção desse personagem me fez vibrar desde a primeira leitura, foram meses estudando sua vida e personalidade, para tentar trazer um recorte mais fiel possível do último ano de vida desse grande gênio do século 20”.

Mark St. Germain comenta que: “A peça mostra um embate de ideias. Isso é uma armadilha, e eu não queria que o espetáculo se transformasse em um debate. Por isso, pelo bem da ação dramática, situei o encontro entre Freud e Lewis no dia em que a Inglaterra ingressou na Segunda Guerra Mundial. Então, são dois homens no limite, sabendo que Hitler poderia bombardear Londres a qualquer minuto”.

Os ingressos para a peça 'A Última Sessão de Freud'estão disponíveis nos sites Ingresso Digital e Freud. Seus preços variam entre R$50 a R$120.


Governador sanciona lei que dá preferência a ‘mães solo’ em programas sociais da Paraíba

 A edição de hoje do Diário Oficial da Paraíba traz a publicação de uma lei que dá preferência a mães solo paraibanas no acesso a programas sociais do Governo do Estado. A proposta foi aprovada em agosto pela Assembleia e sancionada pelo governador João Azevêdo (PSB).

Além de assegurada a “preferência de acesso das mães solo com filhos menores” aos programas sociais do Governo, a legislação também garante “as matrículas e transferências dos filhos menores nas escolas da rede pública de ensino do Estado”.

“As medidas previstas nesta Lei serão voltadas à mulher provedora de família monoparental com dependentes menores de 18 (dezoito) anos de idade, inscrita em programa social do Governo Federal”, observa a legislação.

Para ter acesso aos programas sociais do governo estadual, a mãe deverá apresentar a certidão de nascimento do filho menor no ato da inscrição em programa social ou da matrícula e/ou transferência escolar, demonstrando sua condição.
Dados do Brasil

Pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Economia, da Fundação Getúlio Vargas, mostra que o Brasil tem mais de 11 milhões de mães que criam os filhos sozinhas. Na última década, o país ganhou 1,7 milhão de mães com a responsabilidade de criarem os filhos sem a ajuda do pai.

O levantamento mostra também que 90% das mulheres que se tornaram mães solo entre 2012 e 2022 são negras. Quase 15% dos lares brasileiros são chefiados por mães solo. A proporção é maior nas regiões Norte e Nordeste. A maioria, 72,4%, vive só com os filhos e não conta com uma rede de apoio próxima.

Melim apresenta ‘Turnê Quintal’ em João Pessoa nesta sexta-feira (22)

Os irmãos Melim chegam em João Pessoa nesta sexta-feira (22) para um show da “Turnê Quintal“, novo álbum do trio. O trabalho foi indicado ao Grammy Latino 2023 na categoria ‘Melhor Álbum de Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa’, e eles prometem celebrar a indicação com os fãs da capital paraibana.
Os irmãos Rodrigo, Gabriela e Diogo Melim, integrantes do grupo, falaram sobre a expectativa de voltar à João Pessoa, onde já fizeram show em 2018. Na época, o trio lançou o álbum ‘Meu Abrigo’, nome do maior hit do grupo.



    “As expectativas são as melhores possíveis. Estamos voltando de uma semaninha de férias direto para João Pessoa, trazendo a “Turnê Quintal” para esta terra tão especial e que nos recebe com tanto amor e carinho. O show é aquele momento pra gente se conectar com nossos fãs e ter uma troca ao vivo, é muito especial para nós”, disseram.

Além das canções do álbum Quintal, Melim deve apresentar em João Pessoa músicas de sucesso que ficaram entre as mais ouvidas no Brasil, como ‘Meu Abrigo’, ‘Ouvi Dizer’ e ‘Dois Corações’.

O show da banda Melim em João Pessoa acontece nesta sexta-feira (22), no Teatro Pedra do Reino, a partir das 21h. Os ingressos variam entre R$ 80 e R$ 210, e são vendidos na internet.
Álbum ‘Quintal’, do Melim, foi indicado ao Grammy Latino

Sobre o álbum ‘Quintal’, os irmãos Melim relatam que as canções falam sobre questões como positividade, auto-reflexão e união. Todos clipes do álbum possuem portas, segundo eles, para representar a diferença de cada música e ambiente e, ao mesmo tempo, se conectar entre si.
“O nosso show é uma representação dessa simbologia, cada momento é único, tem suas próprias sensações, mas se unem com o mesmo propósito. Nossa essência está presente ali, em cada experiência que nós e o público tenham com cada faixa”, afirmaram.

O álbum foi lançado no ano passado, e esta semana, foi indicado ao Grammy Latino 2023. O trio agora acumula três indicações ao prêmio, um dos principais da música mundial que este ano acontece pela primeira vez em Sevilha, na Espanha.

Esta é a nossa terceira indicação ao Grammy Latino e é sempre muito emocionante, é a concretização de todo o amor e trabalho que a gente dedicou e continua dedicando ao “Quintal”, que é um projeto muito especial e que conta um pouco de cada universo que existe dentro de nós! A nossa maior vitória é ter o privilégio de viver coisas que nunca imaginaríamos com os nossos fãs”, relataram.



É na capital paraibana que os irmãos esperam comemorar a indicação ao Grammy e também curtir com os fãs momentos especiais ao som de vários de seus clássicos.

    “Com certeza, vamos comemorar essa indicação ao Grammy Latino no show de João Pessoa, com o calor e a vibração dos nordestinos, que nós somos apaixonados. Nós queremos convidar geral para o show da nossa “Turnê Quintal”, trazendo as músicas do álbum novo, mas também os hits que vocês conhecem. Vai ser muito lindo dividir esse momento lindo com vocês”, finalizaram.

Governo da Paraíba retoma cirurgias de mastectomia masculinizadora e vai abrir ambulatório para público trans em Sousa

 

O Governo da Paraíba retomou as cirurgias de mastectomia masculinizadora, que contemplam os homens trans acompanhados pelo Ambulatório de Saúde Integral para Travestis e Transexuais (Ambulatório TT). O procedimento é realizado na Maternidade Frei Damião, em João Pessoa, e já oferta a histerectomia para este público. Conforme apurou o ClickPB, uma nova unidade será aberta em Sousa, para atender o pessoas transexuais e travestis da região do Sertão do estado.

De acordo com a gerente executiva de Atenção à Saúde, Izabel Sarmento, as políticas para o público transexual no estado têm sido fortalecidas, mas os usuários ainda não tinham acesso a um dos procedimentos mais desejados. “Por falta de equipes com expertise na área para atender esse público, a Paraíba não vinha ofertando a cirurgia de mastectomia. Garantir essa cirurgia na rotina é a finalização desse cuidado, é a mais esperada por eles. É a partir dela que os pacientes se sentem conectados ao seu próprio corpo, se sentem completos”, explicou.

Atualmente, o público transexual é acompanhado por dois Ambulatórios, um localizado em João Pessoa e outro em Campina Grande. A gerente operacional de Condições Crônicas da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Ivoneide Lucena Pereira, revela que uma terceira unidade estará disponível em breve.

“Está previsto para o ano de 2024 um Ambulatório de Saúde Integral para Travestis e Transexuais na cidade de Sousa, para contemplar os usuários do sertão do estado. Essa ação reflete, junto com a oferta das mastectomias, o fortalecimento das políticas de saúde para o público transexual, entendendo que é uma população que precisa ser assistida e ter suas necessidades atendidas pelo Sistema Único de Saúde”, finaliza.

O paciente contemplado com a primeira mastectomia masculinizadora nesse momento de retomada do serviço foi Rafael Nogueira, que faz acompanhamento no Ambulatório TT desde 2016. “Sempre tive vontade de fazer essa cirurgia e agora, com a Frei Damião, ficou ainda mais fácil. Não tenho palavras para descrever o sentimento de gratidão com tudo. Acho que essa é a cirurgia principal para um homem trans. É difícil descrever o alívio, se existe algo maior do que a felicidade, é isso que eu estou sentindo”, garantiu.

Além de todas as ações já implementadas, a SES abriu um processo para aquisição de hormônios femininos e masculinos que vão beneficiar cerca de 950 usuários que fazem uso dos medicamos rotineiramente. Os insumos serão ofertados para o público que realiza acompanhamento em todas as unidades do Ambulatório TT.

Licitação para construção da ponte entre Cabedelo e Lucena deve ser lançada até dezembro, diz governador

 

O edital de licitação para a contratação da empresa que construirá a ponte de Cabedelo a Lucena será lançado até dezembro, garantiu o governador João Azevêdo. A informação foi dada pelo gestor em entrevista ao programa 60 Minutos, da rádio Arapuan FM, na noite desta quinta-feira (21).

"De concreto, nós estamos, nesse momento, concluindo o projeto básico para lançar o edital de construção até dezembro. Então, até dezembro, nós vamos lançar o edital de contratação da empresa para começar a construção da ponte. Isso é 'prego batido e ponta virada'. Não tem mais o que discutir, além de detalhes do projeto", explicou o governador na entrevista à Arapuan FM, conforme acompanhou o ClickPB.

João Azevêdo relatou que pretende apresentar o projeto à Paraíba e lançar o edital logo que alguns detalhes estejam definidos. "Nós não fizemos ainda a apresentação. Vamos fazer a apresentação para a imprensa e a sociedade paraibana, logo que tenhamos concluído os elementos que precisam ser feitos. Nós estamos fazendo sondagens dentro do rio para se ter condições de ter um orçamento mais próximo da realidade possível para poder a gente lançar."

Ainda segundo o governador, "até dezembro, nós queremos fazer o lançamento e soltar o edital na rua para contratar a empresa, que eu espero que seja uma grande empresa porque é uma grande obra, com uma ponte com mais de 2.200 metros de comprimento, fora a outra ponte que vai ligar Costinha a Santa Rita. Então nós vamos ter a ligação de Cabedelo para Santa Rita e de Santa Rita para Costinha, ficando tudo interligado, além da ligação com a BR-101 Norte."

Governo da Paraíba abre cadastro para ONGs e protetores independentes para avaliar causa animal no estado

 A Secretaria de Estado da Saúde, por meio da Gerência Operacional da Causa Animal, está cadastrando ONGs, Protetores Independentes e Projetos que atuam em benefício dos animais domésticos e errantes na Paraíba. O formulário está disponível no site oficial do governo e deve ser preenchido até o dia 9 de outubro.

O intuito do recenseamento é mapear informações que servirão de base para avaliar a situação dos segmentos atuantes da causa animal no estado. Com o registro, será possível elaborar ações educativas, construir indicadores e desenvolver políticas públicas direcionadas à saúde e bem-estar animal.

A gerente operacional de Políticas Públicas da Causa Animal, Fabíola Rezende, destacou que as informações repassadas no cadastro irão viabilizar um sistema de gestão que colabore com o trabalho e atendimento animal fornecido pelo estado. “Junto com toda a equipe criamos um link para que protetores, ONGs e projetos venham se cadastrar para que a gente tenha uma noção dos animais que precisam ser amparados. Esse cadastro vai ajudar o Governo do Estado para atuar na questão da causa animal”, enfatizou.

Para se cadastrar, os protetores independentes devem fornecer dados como CPF/CNPJ, endereço, e-mail, informações relacionadas ao tempo de atuação e a quantidade de animais tutelados. Após o preenchimento do formulário, a equipe Gerência Operacional irá acionar as ONGs, protetores e projetos para dar seguimento às parcerias.

quinta-feira, 21 de setembro de 2023

Governo Lula realiza mudanças no comando do Ibama na Paraíba

 A superintendência do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) conta com um novo responsável a partir desta quinta-feira (21). Conforme apurou o ClickPB, foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) de hoje a dispensa de Gisele Pantaleão, então superintendente substituta. Quem assume o cargo - também de forma substituta - é Geandro Guerreiro.

Segundo informações obtidas pela reportagem, a mudança se dá, pois a então superintendente do Ibama está prestes a tirar a licença maternidade. Tanto Gisele, quanto Geandro fazem parte do quadro de servidores efetivos do Ibama. Como já trouxe o ClickPB, Pantaleão está a frente da superintendência do Ibama enquanto não foi definido quem ficará como titular na pasta.

No primeiro semestre deste ano, o Partido dos Trabalhadores (PT) na Paraíba indicou o professor titular da Universidade Federal de Campina Grande Márcio de Matos Caniello para o cargo, mas até o momento não houve nomeação. Como também trouxe o ClickPB, um outra informação sobre quem poderia assumir de forma definitiva a superintendência apontava para uma possível nomeação do petista Anísio Maia, o que foi negado pelo ex-deputado.

João Azevêdo confirma para outubro inauguração da reforma do aeroporto de Campina Grande e início das obras em Patos

 O governador João Azevêdo confirmou para o dia 6 de outubro a inauguração da reforma do aeroporto de Campina Grande e início das obras do aeroporto da cidade de Patos. Azevêdo cumpriu agenda em Brasília na última terça-feira (19) e se reuniu com ministros e outros membros do Governo Federal. 

Ainda segundo o governador, os ministros da Justiça, Flávio Dino e o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho garantiram investimentos na Paraíba. Os investimentos previstos somam R$ 35 milhões.

Na ocasião, o ministro Sílvio Costa Filho destacou a satisfação de firmar parcerias e assegurar novos investimentos para o estado. “A Paraíba está no nosso coração e parabenizo o governador pelo trabalho. Dia 6, nós estaremos em Campina Grande, participando da inauguração do terminal, e também em Patos para assinar a ordem de serviço do aeroporto, além de um conjunto de ações no Porto para fortalecermos a agenda portuária da Paraíba para que a gente possa crescer, gerar emprego e ampliar o escoamento da produção”, sustentou.

Cícero diz que tanto como ele quanto Léo Bezerra são 'prefeitos' de João Pessoa e que será um prazer repetir chapa em 2024

O  prefeito Cícero Lucena (Progressistas) afirmou que para ele será "um prazer" repetir a chapa com o vice-prefeito Léo Bezerra, do PSB. A informação foi detalhada hoje (21) durante uma inauguração do Governo do Estado, no bairro de Tambiá. Cícero disse ainda que tanto ele, quanto Léo são prefeitos de João Pessoa.

"Tanto eu como Léo, junto nós somos prefeitos da cidade de João Pessoa e todas as conquistas, todas os acertos, alguns equívocos é meu e dele. O governador só sinaliza exatamente de uma forma muito clara, que Deus permitindo isso, para mim será um prazer continuar também na chapa com Léo sendo o nosso vice, ou melhor dizendo, sendo o outro prefeito de João Pessoa", afirmou em entrevista à imprensa. 

Novo diretor do Hospital Padre Zé deve mudar equipe e afastar pessoas que trabalhavam com Padre Egídio

 O novo diretor do Hospital Padre Zé, Padre George Batista, avisou que deve mudar a equipe e afastar as pessoas que trabalhavam diretamente com o Padre Egídio de Carvalho Neto. Em entrevista ao programa Arapuan Verdade, o religioso foi direto e curto ao ser perguntado se manteria o mesmo grupo de trabalho.

"Não!", respondeu, como acompanhou o ClickPB. E continuou: "Está tudo nas mãos de Deus".

Padre George assumiu o comando do Hospital Padre Zé, em João Pessoa, nessa quarta-feira (20), após denúncias de roubo e venda de equipamentos doados à unidade pela Receita Federal para contribuir com as finanças do hospital que é filantrópico.

Após o desaparecimento dos celulares doados e que deveriam ser vendidos em uma bazar beneficente, Padre Egídio renunciou ao cargo.

João Azevêdo diz que Romero Rodrigues tem boas condições de disputar Prefeitura de Campina Grande, mas decisão depende dele mesmo

 O governador João Azevêdo (PSB) acredita que o deputado federal Romero Rodrigues (Podemos) tem boas condiçõesde deentrar na disputa pela prefeitura de Campina Grande em 2024. Mas o gestor voltou a falar que a decisão cabe apenas ao deputado, entretanto ele nunca viu essa disposição dele.

“Se vai participar e de que forma é uma decisão dele. Esse tipo de definição só quem dará é ele. Romero foi um bom gestor em Campina Grande, tem condições de disputar a campanha muito bem, mas tem que ter uma vontade pessoal de se coloca”, avaliou. O governador lembrou que o Republicanos é um partido aliado.

Romero Rodrigues está sendo alvo de disputa pelo Republicanos para disputar o comando de Campina Grande, mas precisa que Romero dê uma definição. No último  mês de  julho Rodrigues dispensou os convites do Republicanos para que ele se filiasse ao partido e decidiu que fica no Podemos, mesmo após a fusão com o PSC, o que abria brecha para ele mudar de legenda.

Na época, Romero preferiu deixar a questão em aberto,mas em maio, o governador nomeou um sobrinho de Romero Rodrigues para o Hospital de Trauma de Campina Grande aumentando ainda mais as especulações sobre uma aproximação cada vez maior.

Conforme adiantou o ClickPB, médico Luís Ferreira se prepara para retornar à Secretaria de Saúde de João Pessoa

 O médico Luís Ferreira ainda não foi nomeado, mas já voltou a atuar, nesta quinta-feira (21), como secretário de Saúde de João Pessoa. O retorno dele à Saúde da Capital, após pedir exoneração há pouco mais de um mês, foi informado com exclusividade pelo ClickPB no dia 13 deste mês. 

De acordo com o programa Arapuan Verdade, da Arapuan FM, Luís Ferreira participou de um evento da Secretaria de Saúde nesta quinta no bairro do Colinas do Sul, na Zona Sul de João Pessoa.

A nomeação de Luís Ferreira para oficializá-lo como secretário deve acontecer nos próximos dias em publicação no Diário Oficial do Município.

Renúncia

Luís Ferreira havia pedido exoneração do cargo em agosto deste ano, após cinco meses no comando da pasta. Na ocasião, ele publicou uma carta aberta justificando seu afastamento e chamou atenção por falar em ingratidão no texto.

Na carta, Ferreira também agradeceu ao prefeito Cícero Lucena (Progressistas), que classifica como "genial", ao vice-prefeito Léo Bezerra (PSB), citado como "cara de coração bom" e demais auxiliares da administração da capital.

Após sua renúncia, quem assumiu a secretaria foi Janine Lucena, filha do prefeito Cícero Lucena. Ela está há pouco mais de um mês no comando e deve voltar ao cargo de secretária executiva.

quarta-feira, 20 de setembro de 2023

João Azevêdo descarta candidatura do PSB em João Pessoa e diz que chapa de Cícero e Léo Bezerra deve se repetir

 O governador João Azevêdo garantiu, nesta quarta-feira (20), que o PSB não vai lançar candidato para disputar a Prefeitura de João Pessoa e, com isso, irá apoiar a reeleição de Cícero Lucena (Progressistas). A fala foi divulgada durante o programa Arapuan Verdade, da Arapuan FM.

Como acompanhado pelo ClickPB, João Azevêdo negou qualquer possibilidade de distanciamento com o prefeito Cícero Lucena e pregou que o PSB dá liberdade para todos os integrantes emitirem opinião, mas que em 2024 o partido estará com Cícero.

“Não existe distanciamento [com Cícero]. Ontem eu estava com o prefeito Cícero lá em Brasília. Existe liberdade no PSB para cada parlamentar emitir sua opinião sobre qualquer fato. São opiniões individuais. Quando o partido for para a eleições terá uma posição única e coesa. O PSB não vai ter candidato. Eu já disse isso e quero que a chapa [Cícero e Leo Bezerra] se repita”, falou o governador, como visto pelo ClickPB.

A fala de João Azevêdo vem em resposta às especulações de que o PSB estaria debatendo internamente a possibilidade de lançar candidato na Capital. O fato ganhou força após o presidente estadual do partido, o deputado federal Gervásio Maia, lembrar que aliados de Cícero Lucena ‘traíram’ João Azevêdo em 2022.

“Vamos seguir as orientações do governador João, no entanto política é construção. Vamos tentar evitar o que assistimos com a base do prefeito Cícero na eleição passada, quando vereadores ligados ao prefeito Cícero votaram em candidatos que queriam derrotar João”, argumentou Gervásio Maia, como acompanhado pelo ClickPB.

Ex-diretor do Hospital Padre Zé, Padre Egídio renuncia ao ofício de Pároco e Dom Delson modifica vários cargos na Arquidiocese

 O padre Egídio de Carvalho Neto, da Paróquia Santo Antônio do Menino Deus, no bairro Cidade Universitária, e ex-diretor presidente do Hospital Padre Zé, em João Pessoa, pediu renúncia do ofício de Pároco a Arquidiocese da Paraíba. Conforme apurou o ClickPB, o pedido foi aceito pelo arcebispo Dom Manoel Delson.

O Padre Egídio estava há mais de cinco anos a frente do hospital, fundado há quase 90 anos. Além de estar na gerência da unidade, ele também atuava como pároco da Igreja Santo Antônio.

E essa não foi a única mudança na Igreja Católica. Em comunicado aos fieis, a Arquidiocese informou as últimas decisões tomadas.

    Padre Egídio renuncia direção do Hospital Padre Zé e Padre George Batista assume comando da unidade em João Pessoa

As renúncias do padre Egídio, tanto da direção do Hospital Padre Zé quanto da paróquia, ocorrem após denúncias de furtos e vendas de equipamentos eletrônicos doados pela Receita Federal à unidade hospitalar. Os prejuízos chegariam a mais de R$ 500 mil.

Os equipamentos teriam sido entregues pela Receita Federal diretamente ao padre Egídio e a um jovem de nome Samuel Segundo para serem vendidos durante um bazar para arrecadar fundos para o Hospital Padre Zé. Porém, eles desapareceram.

O advogado Aécio Farias, que está atuando na defesa de Samuel Segundo, informou, nesta quarta-feira (20), que ele foi preso no último dia 3, prisão que foi revogada no dia 6.  "A justiça decretou medidas cautelares que estão e serão cumpridas integralmente pelo acusado. A defesa aguarda o fim da investigação para melhor se pronunciar".

Veja o comunicado na íntegra:

O Arcebispo da Paraíba, Dom Frei Manoel Delson Pedreira da Cruz, OFMCap., através de decisão tomada em conjunto com o Conselho Presbiteral em 19/09/2023, visando o bem espiritual das almas e a missão evangelizadora da Igreja, comunica:

⦁ A nomeação do Revmo. Pe. Ronaldo Lopes da Silva, como Administrador Paroquial da Paróquia Nossa Senhora das Dores – Mogeiro;

⦁ A nomeação do Revmo. Côn. Rui da Silva Braga, como Pároco da Paróquia Cristo Rei – Mangabeira;

⦁ A nomeação do Revmo. Pe. Jorge Ivan do Nascimento, como Pároco da Paróquia São José – José Américo;

⦁ A nomeação do Revmo. Pe. José Romualdo de Oliveira, como Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Assunção – Alhandra;

⦁ A nomeação do Revmo. Pe. Ildemberg Soares Campos como Pároco e Pe. Wellegton Jean Barbosa de Souza, como Vigário Paroquial da Paróquia São Pedro Pescador – Manaíra;

⦁ A nomeação do Revmo. Pe. Luiz de Souza e Silva Júnior como Pároco e Pe. Dezenilton Silva Santos, como Vigário Paroquial, da Paróquia Nossa Senhora de Fátima – Miramar;

⦁ A nomeação do Revmo. Pe. Irapuan Ramos da Silva como Pároco, da Paróquia Jesus Ressuscitado – Anatólia;

⦁ A nomeação do Revmo. Mons. Jaelson Alves de Andrade como Administrador Paroquial da Paróquia São Francisco de Assis – Jardim São Paulo;

⦁ A nomeação do Revmo. Pe. Adriano da Silva Soares como Pároco da Paróquia Menino Jesus de Praga – Bancários;

⦁ A nomeação do Revmo. Pe. Jairo Barbosa Neves Filho como Pároco, e Pe. Daniel Cruz de Melo, como Vigário Paroquial, da Paróquia Santo Antônio do Menino Deus – Jardim Cidade Universitária;

⦁ A nomeação do Revmo. Côn. Geraldo Magela Christovam, como Pároco da Paróquia São Pedro Apóstolo – Jardim Aeroporto;

⦁ A nomeação do Revmo. Pe. Emanuel Fernandes Bandeira da Silva, como Administrador Paroquial da Paróquia Senhor Bom Jesus – Mataraca;

⦁ A nomeação do Revmo. Pe. Edriano Batista Barbosa, como Pároco e Reitor da Paróquia Santuário Santa Rita – Santa Rita;

⦁ A nomeação do Revmo. Pe. Fábio Calisto Pereira Carvalho, como Administrador Paroquial da Paróquia Nossa Senhora do Livramento – Santa Rita;

⦁ A nomeação do Revmo. Pe. Antônio Souza da Silva, como Pároco da Paróquia Nossa Senhora das Graças – Santa Rita;

⦁ A nomeação do Revmo. Pe. Luciano Gustavo Lustosa da Silveira, como Pároco da Paróquia Maria Mãe da Igreja – B. Indústrias;

⦁ A nomeação do Revmo. Pe. Vambergue da Silva Soares, como Pároco da Paróquia São Francisco de Assis – Mangabeira VII;

⦁ A nomeação do Revmo. Pe. Francisco Samuel Rocha de Sousa, como Vigário Paroquial da Paróquia Santa Júlia – Torre;
⦁ A nomeação do Revmo. Pe. Paulo Cordeiro Fontes, como Vigário Paroquial da Paróquia Santuário Mãe Rainha – Bessa;

⦁ A nomeação do Revmo. Pe. José Cláudio Guilherme de Almeida, como Vigário Paroquial da Paróquia Santuário Mãe dos Homens – Tambiá;

⦁ A nomeação do Revmo. Diác. Allan Karlos da Silva Melo, como Vigário Paroquial da Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves – Centro (Após a Ordenação Presbiteral);

⦁ A nomeação do Revmo. Diác. Pedro Felipe de Araújo Silva, como Administrador Paroquial da Paróquia Imaculada Conceição de Bayeux – Bayeux (Após a Ordenação Presbiteral);

⦁ A nomeação do Revmo. Diác. Pedro Henrique Sousa da Luz, como Administrador Paroquial e Diác. Fábio Ventura da Silva, como Vigário Paroquial da Paróquia São Miguel – Baía da Traição (Após a Ordenação Presbiteral);

⦁ A nomeação do Revmo. Diác. Leandro Lucas de Lima, como Administrador Paroquial da Paróquia São João Batista – Mutirão (Após a Ordenação Presbiteral);

⦁ Acolheu o pedido apresentado pelo Revmo. Pe. Edilson Figueiredo da Silva, que fará experiência missionária na Diocese de Caxias do Maranhão.

⦁ Acolheu o pedido de renúncia ao Ofício de Pároco apresentado pelo Revmo. Pe. Luiz Antônio de Oliveira por motivo de saúde;

⦁ Acolheu o pedido de licença apresentada pelo Revmo. Pe. Luíz Brasiliano de Santana Martins por motivo de tratamento de saúde;

⦁ Acolheu o pedido de renúncia ao Ofício de Pároco apresentado pelo Revmo. Côn. Egídio de Carvalho Neto.

As respectivas posses e apresentações deverão ocorrer em tempo oportuno.
Que a Virgem Senhora das Neves favoreça a atividade evangelizadora em todo território de nossa Arquidiocese.

João Pessoa, 20 de setembro de 2023.

Em reunião com Flávio Dino, João Azevêdo assegura R$ 10 milhões em recursos para políticas públicas de segurança das mulheres

 

O governador João Azevêdo, junto com a senadora Daniela Ribeiro, esteve reunido, nesta terça-feira (19), em Brasília, com o ministro da Justiça, Flávio Dino, ocasião em que foram liberados pelo governo federal recursos na ordem de R$ 10 milhões destinados ao fortalecimento das políticas públicas voltadas à segurança das mulheres.

Na ocasião, o chefe do Executivo estadual ressaltou a importância dos novos investimentos para ampliar o atendimento nas Delegacias da Mulher. “Esses recursos serão extremamente importantes porque com o concurso que fizemos para 1.400 vagas na Polícia Civil, estamos ampliando mais 10 delegacias da Mulher na Paraíba e vamos poder equipar e construir essas novas unidades”, explicou.

A senadora Daniella Ribeiro, que também pleiteou os recursos ao Ministério da Justiça, agradeceu pelo atendimento da sua reivindicação. “Nós ficamos muito felizes de contar com o apoio do ministro Flávio Dino, principalmente, em nome das mulheres e como líder da bancada feminina no Senado Federal, agradecemos a sensibilidade do ministro e do governador, cuidando das mulheres de Campina Grande e da Paraíba”, comentou.

O ministro Flávio Dino também fez uma avaliação positiva da reunião. “Tivemos uma reunião muito importante com o governador João Azevêdo e a senadora Daniella Ribeiro, oportunidade em que discutimos investimentos na Paraíba, a exemplo de reivindicações para a segurança das mulheres, uma política central estabelecida pelo presidente Lula e esses recursos que liberamos serão destinados à Patrulha Maria da Penha e às Delegacias da Mulher e vão prestar um grande serviço à Paraíba”, pontuou.

Anvisa discute regulamentação de cigarro eletrônico, nesta sexta-feira

A diretoria colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária vai se reunir nesta sexta-feira (1º), para avaliar se coloca em consulta p...