Alô, Ouvintes!
A palavra rádio pode ser usada em vários sentidos. Você verá que, dependendo do contexto em que for empregada, ela pode ser um substantivo feminino ou masculino. Além disso, saberá que a maioria das palavras na nossa língua tem uma sílaba mais forte - a sílaba tônica, e que quando a sílaba tônica é a antepenúltima, as palavras são proparoxítonas, e que todas as palavras proparoxítonas são acentuadas.
Alguns verbos exigem complemento. Você verá que eles necessitam de uma palavra ou expressão para que se entenda o sentido deles. Este se chama complemento verbal. Descobrirá também mais fatos e opiniões sobre o rádio e, ainda, conhecerá uma crônica escrita por um dos maiores cronistas brasileiros.
Os meios de comunicação podem mostrar de forma totalmente diferente o mesmo acontecimento. Você descobrirá que é muito comum os locutores de rádio copiarem matérias de jornal - adaptando-as a seus interesses - e depois noticiarem esses acontecimentos, como se eles próprios tivessem presenciado o fato. Além disso, acompanhará o final de uma história sobre fatos e opiniões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário