1 – Aumentar mais/aumentar
Errado: Precisamos aumentar mais as vendas de seguros.
Certo: Precisamos aumentar as vendas de seguros.
Regra – Aumentar é sempre mais; se for menos, será reduzir ou diminuir. Portanto, são formas redundantes: aumentar mais, aumentar muito mais.
2 – A domicílio/em domicílio
Errado: Em dezembro, entregaremos a domicílio.
Certo: Em dezembro, entregaremos em domicílio.
Regra – No caso do verbo entregar, usa-se a forma em domicílio. Note que: quem entrega, entrega algo a alguém, em algum lugar (casa, escritório, domicílio).
3 – À partir de/a partir de
Errado: À partir de dezembro, estarei em Paris.
Certo: A partir de dezembro, estarei em Paris.
Regra – A forma correta é “a partir de” (sem crase) e o motivo é bem simples: não devemos usar crase antes de verbos. Portanto, lembre-se: “A festa terá início a partir das 20h”, “Teremos promoções a partir da próxima semana” e etc.
4 – Há pouco /A pouco
Errado: O jornalista chegará daqui há pouco.
Certo: O jornalista chegará daqui a pouco.
Regra – Nesse caso, a pouco indica futuro: ação que ainda vai ocorrer.
Observação: há pouco indica passado: ação que já passou; pode ser substituído por faz pouco tempo. Ex.: O estudante viajou há 5 dias. (faz 5 dias = tempo passado).
5 – Devem serem/devem ser?
Errado: Praias inadequadas para banho, devem serem evitadas.
Certo: Praias inadequadas para banho, devem ser evitadas.
Regra – Temos aqui a concordância de uma locução verbal. Damos o nome de locução verbal à sequência de dois ou mais verbos, que se referem a um mesmo sujeito.
“Devem ser” foi devidamente empregado nessa oração, pois se trata de uma locução verbal. Assim, o verbo auxiliar (devem) concorda com o sujeito (praias inadequadas) e o verbo principal (ser) permanece invariável, no infinitivo.
Outro exemplo:
Políticos corruptos devem ser afastados.
6 – Micro/micros
Errado: As leis referem-se às micro e pequenas empresas.
Certo: As leis referem-se às micros e pequenas empresas.
Regra – Nesse caso, o prefixo “micro” está substantivado pelo artigo; portanto, terá a flexão de número (singular/plural). É um processo parecido com o que ocorre em formações como “as mínis” (de “as minissaias”) e as “máxis” (de “as maxidesvalorizações”).
Observação: Diferente é o caso de “as micro e miniempresas”, em que ocorre uma enumeração de prefixos (micro/mini) e, para evitar a repetição do substantivo, só o último prefixo se agrega ao substantivo (empresas), a menos que, por ênfase, se prefira a repetição.
Nenhum comentário:
Postar um comentário