Pontuação: indica, na escrita, as várias possibilidades de entonação da fala, além de ajudar na expressão de pensamentos, sentidos e emoções, tornando mais clara e precisa a compreensão do texto. Os sinais de pontuação apontam para a questão do ritmo da escrita.
3 Tipos de pontuação Três tipos básicos: Sinais que indicam que a frase não foi concluída: a vírgula (,) o travessão (_) os parênteses ( ( ) ) o ponto-e-vírgula (;) os dois pontos (:)
4 Sinais que indicam o término do discurso ou parte dele: o ponto simples (.) o ponto parágrafo (.) o ponto final (.)
5 Sinais que indicam uma intenção ou estado emocional: o ponto-de-interrogação (?) o ponto-de-exclamação (!) as reticências (…)
6 O valor da vírgula Uma vírgula muda tudo… Vírgula pode ser uma pausa… ou não. NÃO, ESPERE. NÃO ESPERE. Ela pode sumir com seu dinheiro… 23,4 2,34 Pode ser autoritária! ACEITO, OBRIGADO. ACEITO OBRIGADO.
7 Pode criar heróis… ISSO SÓ, ELE RESOLVE. ISSO SÓ ELE RESOLVE. … e vilões. ESSE, JUIZ, É CORRUPTO. ESSE JUIZ É CORRUPTO.
8 Ela pode ser a solução! VAMOS PERDER, NADA FOI RESOLVIDO. VAMOS PERDER NADA, FOI RESOLVIDO. Pode também mudar uma opinião. NÃO QUEREMOS SABER. NÃO, QUEREMOS SABER. (Fonte: ABI – Associação Brasileira de imprensa http://recantodasletras.uol.com.br/visualizar.php?idt=1662189 )
9 Principais regras para utilização da vírgula: O emprego da vírgula no período simples: (01)Sua observação foi inconveniente, agressiva, irônica, antipática. Sua observação foi inconveniente, agressiva, irônica e antipática. REGRA 01: Usa-se vírgula para separar, numa enumeração, os termos com a mesma função sintática.
10 (02)Fernanda Montenegro, atriz talentosa, recebeu homenagens da imprensa mundial. REGRA 02: Usa-se vírgula para separar aposto.
11 (03)Bom dia, Sr. Hagar. Maria, chame seu pai. REGRA 03: Usa-se vírgula para separar vocativo, inclusive o vocativo de ofícios e cartas comerciais.
12 (04)Durante o carnaval, na Bahia, não choveu. REGRA 04: Usa-se vírgula para separar adjuntos adverbiais ou locuções adverbiais deslocados. Mariana sorria satisfeita. Satisfeita, Mariana sorria. / Mariana, satisfeita, sorria. OBS: Predicativos do sujeito deslocados também são separados por vírgula.
13 (05)Brasília, 10 de julho de 2015. Rua do Ouro, 229. Decreto 286, artigo 7. REGRA 05: Usa-se vírgula entre nomes de lugar e data / número do endereço / dispositivos de lei.
14 (06)O diretor titubeou, isto é, não concordou de pronto com a decisão. REGRA 06: Usa-se a vírgula para separar palavras ou expressões explicativas. ______________________________________________ (07)Nós preferimos café, e eles, chá. REGRA 07: Usa-se vírgula quando se omite um termo da oração. (elipse / zeugma)
15 O emprego da vírgula no período composto: (08) Viajou no fim de semana, foi visitar os pais. Era um homem valente, mas tinha horror a baratas. REGRA 08: Usa-se a vírgula para separar orações coordenadas assindéticas e sindéticas (com exceção das aditivas que só serão intercaladas por vírgula quando tiverem sujeitos diferentes, quando a conjunção e tem valor adversativo ou é repetida enfaticamente). Desfiz as malas, e saímos juntos. A casa pegou fogo, e ninguém se feriu. Riu, e cantou, e dançou, e rezou, e chorou.
16 (09) Suas opiniões, que eram brilhantes, interessavam a todos. REGRA 09: Usa-se a vírgula para separar orações subordinadas adjetivas explicativas.
17 (10) REGRA 10: Usa-se vírgula para separar orações subordinadas adverbiais, sobretudo quando antepostas à oração principal.
18 (11) As ofensas, disse ela, foram graves! REGRA 11: Usa-se vírgulas para separar orações intercaladas.
19 Nunca se emprega a vírgula 1) Entre termos essenciais da oração. (a) Sujeito e predicado: A subida até o mirante Ø deixou a criança cansada. (b) Verbo e objeto direto ou indireto, verbo de ligação e predicativo, locução verbal de voz passiva e agente da passiva: Os cientistas preocupam-se Ø com o efeito estufa. (c) Nome e complemento nominal e adjunto adnominal: A visão Ø do mar deixava-o absorto. O fiscal foi gentil Ø com o turista.
20 2) Entre a oração principal e a oração subordinada substantiva, com exceção da apositiva, entre a oração adjetiva restritiva e a oração principal e antes de oração adverbial consecutiva: A família decidiu que mudaria para o sul.
21 O ponto-e-vírgula Indica uma pausa mais longa que a vírgula. Algumas funções: (a) Separa as partes que tenham orações já separadas por vírgulas. Já tive muitas capas e infinitos guarda- chuvas, mas acabei me cansando de tê-los e perdê-los; há anos vivo sem nenhum desses abrigos e também, como toda a gente, sem chapéu. (BRAGA, 1996)
22 (b) Separa itens em uma enumeração: A prova constará de (a) um estudo do texto; (b) cinco questões gramaticais contextualizadas; (c) uma redação sobre o tema abordado no texto.
23 Os dois pontos Funções: (a) Introduzem fala / discurso direto. A aeromoça disse: - Os passageiros devem permanecer sentados até o pouso da aeronave. (b) Introduzem citação, enumeração, exemplo, observação, nota, aposto ou oração apositiva. Diz Mônica Rector em Manual de Semântica: A aceleração do mundo moderno impõe o repensar da ciência.
24 (c) Introduzem uma explicação, resumo, causa ou consequência do que se disse antes.
25 As reticências Empregam-se as reticências: (a) Para permitir que o leitor prossiga imaginando o texto. Roberta imaginou-se com Paulo: os dois em uma ilha, comendo uvas, dando risada… (b) Para indicar hesitação ou dúvida, continuidade de uma ação ou fato, suspensão ou interrupção do pensamento e supressão de partes do texto. E a prova, filho? Bem… a prova… não fui muito bem.
26 Os parênteses Funções: (a) Fazer comentários, considerações, explicações e reflexões acessórias.
27 (b) No nome do autor e no ano de publicação da obra, no ano de nascimento e morte de uma pessoa e nas possibilidades alternativas de leitura. Mas quando olhar a mancha viva em minha camisa, talvez faça uma careta e me deixe passar. (Chico Buarque de Holanda) (c) Nas indicações cênicas das peças de teatro. Tomás – É meu, tenho dito. Sampaio – Pois não é, não senhor… (Agarraram ambos no leitão e puxam cada um para seu lado.)
28 As aspas Empregam-se as aspas: (a) Para indicar início e final de uma citação e destacar livros, obras de arte, filmes e músicas.
29 (b) Para destacar alguma palavra do corpo do texto, seja por ironia ou ênfase, seja por tratar-se de um neologismo, estrangeirismo, gíria, arcaísmo, vulgarísmo ou expressão popular. Os “anjinhos” já estão prontos? O “coffee break” será às quinze horas. (c) Para marcar diálogo, em substituição ao travessão. “Aquela moça é da rua Larga?”, perguntou Mariana.
30 Travessão Empregado para: (a) Indicar a fala (começo ou fim) e a mudança de interlocutor. - Você não precisa de pílulas? - Que pílulas? - Essas para acalmar. - Eu sou calma – disse Luciana com meio sorriso. (FAGUNDES TELLES, Lygia. Ciranda de Pedra. RJ: Nova Fronteira, 2000.)
31 (b) Para enfatizar expressões ou frases: Foi poeta – sonhou – e amou na vida. (AZEVEDO, Álvares. Poesias Completas. RJ: Ediouro, 1996.) Impossível escrever o poema – uma linha que seja – de verdadeira poesia. (ANDRADE, Carlos Drummond de. Poesia Completa e Prosa. RJ: Aguilar, 1973.)
32 Ponto de Interrogação Empregado em frases interrogativas diretas.
33 Ponto de Exclamação Usado após interjeição, vocativo, frase exclamativa, imperativa ou optativa para expressar admiração, desejo, alegria, espanto, ironia, raiva, dor, alívio, indignação, desejo, piedade, súplica etc.
34 Ponto Final Indicador de pausa máxima. É empregado no final do período simples (oração absoluta) ou de um período composto. Também é usado nas frases imperativas e nas abreviaturas. É muito utilizado em textos publicitários como recurso estilístico.
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