quarta-feira, 18 de outubro de 2023

Lula conversa com Maduro sobre eleições e dívida da Venezuela com o Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva telefonou nesta segunda-feira para o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, a menos de uma semana para a primária que a oposição marcou para o próximo domingo para escolher seu candidato à eleição presidencial. Segundo o Palácio do Planalto, ambos conversaram sobre as eleições previstas para o próximo ano no país vizinho.

A principal representante da oposição, Maria Corina Machado, está atualmente proibida de ocupar cargos públicos. Espera-se que Maduro concorra à reeleição, mas ele ainda não formalizou a candidatura.

Maria Machado foi declarada inelegível por 15 anos. Além dela, os líderes opositores Henrique Capriles, duas vezes candidato à Presidência, e Juan Guaidó, que chegou a ser reconhecido como presidente interino por mais de 50 países, também estão impedidos de disputar o pleito em 2024.

Em conversa de cerca de 30 minutos, Lula teria solicitado informações sobre a "negociação entre o governo e a oposição" da Venezuela, "bem como as tratativas em curso entre Caracas e Washington" sobre as sanções ao governo de Maduro.

Em julho, Brasil, União Europeia, Argentina Colômbia e França divulgaram declaração conjunta pedindo que o governo e a oposição venezuelana retomem o “diálogo e a negociação” para chegar a um acordo e ter eleições em 2024 “justas para todos, transparentes e inclusivas”.

O documento também defende “a suspensão das sanções, de todos os tipos” impostas ao regime, com a finalidade de eliminá-las por completo a depender do desfecho do pleito.

Ainda de acordo com o governo brasileiro, nesta segunda-feira, os dois presidentes discutiram medidas para facilitar o comércio na fronteira entre os dois países.

"O presidente Maduro indicou que encaminhará nos próximos dias uma sugestão para o tratamento das cargas brasileiras retidas na fronteira. Os dois presidentes concordaram em acelerar a negociação de um Acordo de Cooperação e Facilitação de Investimentos, que representa alternativa inovadora aos tradicionais acordos bilaterais de investimentos", disse o Palácio do Planalto.

Na conversa Lula teria discutido ainda a retomada da exportação de energia elétrica da Venezuela para o Brasil para Roraima, único estado que não faz parte do sistema interligado do país.

O governo brasileiro também informou que os chefes de Estado trataram de "propostas para a retomada do pagamento da dívida bilateral da Venezuela com o Brasil", sem especificar se a Venezuela se comprometeu a honrar os compromissos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anvisa discute regulamentação de cigarro eletrônico, nesta sexta-feira

A diretoria colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária vai se reunir nesta sexta-feira (1º), para avaliar se coloca em consulta p...