quarta-feira, 30 de agosto de 2023

Uso da expressão 'no sentido de'

“Lula entrou nas articulações no sentido de garantir a eleição do candidato petista à presidência da Câmara”. Que lhe parece a redação do texto? Aparentemente, está tudo normal, não é? Seria assim se não tivesse sido empregada a expressão no sentido de, que aí não tem sentido nenhum. Trata-se na verdade de mais um modismo insosso e impreciso, ao qual a língua portuguesa oferece várias alternativas mais consistentes, como para, com vistas a, com a finalidade de, com o objetivo de, com o escopo de, com o intuito de, com a intenção de, com o fito de, etc.

Em outros contextos, porém, tal expressão é legítima para explicar o significado de uma palavra ou expressão. Assim, podemos tranquilamente dizer “Empreguei o vocábulo crescente no sentido de (ou “com o sentido de") ‘algo que cresce’” ou “No texto, a palavra extremo foi utilizada no sentido de ‘último’”. Repare que, neste uso, a citada expressão não é seguida de verbo no infinitivo, mas sim de substantivo ou adjetivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anvisa discute regulamentação de cigarro eletrônico, nesta sexta-feira

A diretoria colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária vai se reunir nesta sexta-feira (1º), para avaliar se coloca em consulta p...