sábado, 12 de agosto de 2023

TV Correio é primeira TV da Paraíba a usar internet via satélite de banda larga

  A TV Correio, afiliada da Record TV, é a primeira TV da Paraíba e uma das primeiras do Nordeste a usar internet via satélite de banda larga da Starlink para transmissões ao vivo. A estreia desse tipo de transmissão ocorreu na tarde da sexta-feira (28/07), durante o programa Correio Esporte.

O Starlink, primeira constelação de satélites do mundo, utiliza satélites de baixa órbita para serviço de banda larga, o que garante internet de altíssima velocidade. “Por estarem em uma órbita mais baixa e próxima à terra, os milhares de satélites lançados pela SpaceX, oferecem velocidades altas com uma latência muito baixa (em torno de 25 ms) e isso garante uma excelente resposta a aplicações de streaming, como as transmissões de TV broadcast”, explicou Niedson Almeida, gerente de Tecnologia da Informação do Sistema Correio.

Com uma qualidade melhor de conexão, a transmissão de links ao vivo terá melhor qualidade de áudio e vídeo e menos delay, além de permitir transmissões dos lugares mais remotos. “Através dessa tecnologia, é possível estabelecer conexões de forma mais rápida, e com isso há um ganho para os profissionais da área de jornalismo, principalmente. Facilita a interação com os apresentadores, possibilitando que o repórter interaja com o âncora do estúdio”, comentou Alexandre Ferreira, gerente de Engenharia do Sistema Correio.

Usando a internet da Starlink, a TV Correio garante autonomia em relação aos serviços de telefonia móvel, sujeito há interferências em razão de relevo, quantidade de usuários, ausência de cobertura e outras limitações.

A primeira transmissão usando o Starlink ocorreu direto do Centro de Convenções de João Pessoa, onde acontece o Imagineland, evento de cultura pop com destaque para jogos digitais. O local, distante cerca de 16km do centro da capital, está situado numa área de reserva de mata atlântica e oferece pouca cobertura de rede móvel de dados.

“A TV Correio tem a identidade das transmissões ao vivo. Sempre foi pioneira nas ideias e na tecnologia. Já dispomos de “mochilinks” de última geração da israelense LiveU e com essa ferramenta incorporada à empresa poderemos fazer transmissões onde as outras emissoras não conseguem ir.” disse Webster Alves, gerente de Programação da TV.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anvisa discute regulamentação de cigarro eletrônico, nesta sexta-feira

A diretoria colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária vai se reunir nesta sexta-feira (1º), para avaliar se coloca em consulta p...