O Cantinho Gramatical optou neste artigo para explicitar um aspecto da língua portuguesa que depende muitíssimo de um esclarecimento sobre o étimo das palavras oriunda da língua latina classificadas como : FORMAS CONVERGENTES E FORMAS DIVERGENTES .
FORMAS CONVERGENTES são vocábulos que , partindo de étimos diferentes , vieram a confundir-se, em determinada fase da língua , numa só forma , em virtude ou de acidentes fonéticos de várias naturezas, ou da coincidência formal de palavras hereditárias e palavras de empréstimo.
O fenômeno da convergência é uma causa de homonímia . Alguns exemplos para esclarecimento da questão estudada : RIO ( substantivo, de RIVUS – forma latina . Ex. Esse RIO deságua no mar . ) e RIO ( verbo, de RIDEO – forma latina . Ex. Eu RIO muito , quando ouço uma boa piada . ) ; SÃO ( verbo, de SUNT- forma latina do verbo ESSE . Ex. Eles SÃO honestos. ) SÃO ( adjetivo, de SANU – forma latina . Ex. O homem SÃO não precisa de médicos .) e SÃO ( forma reduzida de SANTO < SANCTU- Ex. Hoje é dia de SÃO Pedro .) .
A homonímia também pode resultar não da ação das lei fonéticas e sim da coincidência exterior entre forma hereditária e forma de empréstimo . É o que se dá , por exemplos , em MANGA ( parte da roupa , do latim MANICA- Ex. A MANGA da blusa está rasgada . ) e MANGA ( fruto, empréstimo ao MALAIO – Ex. A MANGA dessa árvore é muito doce . ) . Em síntese , podemos afirmar que a convergência propriamente dita é a que resulta da ação das leis fonéticas .
FORMAS DIVERGENTES é o nome que se dá a duas ou mais palavras portuguesas originárias de um mesmo étimo latino . Exemplos : SOLITARIU- deu por corrente popular SOLTEIRO e por corrente erudita SOLITÁRIO .
As causas das FORMAS DIVERGENTES são :
A CORRENTE POPULAR caracteriza-se pelas palavras sob a ação da pronunciação do povo , tornando , segundo as épocas , várias formas , dando assim , origem a diversos vocábulos . Exemplos : DUPLU deu DUPLO pela corrente popular ( aquela que sofre maior transformação fonética por estar em constante uso na fala do povo ) e DOBRO por via erudita ( necessidade de restaurar a língua ) ; SUPERARE deu SOBRAR por via popular e SUPERAR por via erudita ; HEREDITARIU deu por via popular HERDEIRO e por via erudita HEREDITÁRIO .
CORRENTE ERUDITA - Na época do Renascimento, os escritores procuravam aproximar-se o mais possível do tipo latino clássico-literário . Daí a introdução de várias palavras em sua forma primeira , quando já as tínhamos , modificadas pela fonética popular . Exemplos : COGNATUS - COGNATO ( erudita) CUNHADO ( popular ) ; DIGITALEM - DIGITAL ( erudita ) - DEDAL ( popular ) . Há ainda palavras SEMIERUDITAS que , entre as formas populares e eruditas , encontramos em nosso idioma . São as que , tendo ingressado na língua por via erudita, caíram depois no domínio do povo , que lhe introduziu algumas modificações . Ex. MACULA > MÁGOA .
Nenhum comentário:
Postar um comentário