TV Tambaú é uma emissora de televisão brasileira sediada em João Pessoa, capital do estado da Paraíba. Opera nos canais 5 VHF e 31 UHF digital, e é afiliada ao SBT. A emissora pertence à Rede Tambaú de Comunicação, subsidiária do Grupo Marquise, da qual pertencem também a rádio Jovem Pan FM João Pessoa e o Portal T5. Além da sede em João Pessoa, a TV Tambaú possui uma sucursal na cidade de Patos, no interior do estado.
A emissora segue normalmente a programação do SBT gerada diretamente de São Paulo, mas quando entra em vigência o Horário de Verão no centro-sul brasileiro, a emissora exibe sua programação com delay de uma hora. Durante os finais de semana, a programação é excepcionalmente transmitida em tempo real.
História
Concessão
Em outubro de 1988, o Grupo Marquise consegue a concessão do canal 5 (VHF) para geração de imagens e sons. Em novembro de 1989, o Grupo Marquise compra um terreno na Av. Monsenhor Walfredo Leal, 77, para a construção da sede da futura TV Tambaú. Em março de 1990, começou a construção efetiva do prédio e o planejamento artístico do canal. A TV Tambaú negociou contrato de afiliação com a Rede Bandeirantes, mas terminou se afiliando à Rede Manchete.
Em março de 1991, o prédio foi concluído, e foi iniciada a transmissão da TV Tambaú em caráter experimental com o sinal integral da Rede Manchete. Nesta primeira fase, o sinal da TV Tambaú estava restrito à Grande João Pessoa.
Inauguração
Em 5 de agosto de 1991, a TV Tambaú foi inaugurada, entrando oficialmente no ar no dia do aniversário de 406 anos da cidade de João Pessoa, com reportagens sobre o município. O primeiro programa da TV Tambaú foi o Tambaú Notícias, noticiário local diário, apresentado às 19 horas. A TV Tambaú era a mais moderna emissora de TV da Paraíba, superando as demais emissoras locais.
Afiliação à Rede Manchete
Entre 1992 e 1993, a TV Tambaú lançou vários programas locais, como o Tambaú em Manchete, Tambaú Vídeo Music, Tambaú Documento, Bartpapo, Super Jota Show, dentre outros. Logo a TV Tambaú passou a ter a maior programação local do estado. Ainda em 1992, a TV Tambaú produziu documentários para o programa Documento Especial da Rede Manchete, alcançando grande repercussão, sendo a primeira vez que uma emissora de TV da Paraíba produzia algo em rede nacional.
Em 1994, a TV Tambaú mudou o perfil da programação e lançou mais programas locais, desta vez, voltado para as classes populares. Assim foram lançados Caso de Polícia, o humorístico A Hora do Chibata, dentre outros. Em meados de 1994, a TV Tambaú extingue alguns programas locais, dentre eles, o Tambaú Vídeo Music. O Tambaú em Manchete teve seu nome alterado para Tambaú Debate. A partir daí, a TV Tambaú passou a privilegiar os programas populares.
Mudança para o SBT
Preocupada com as várias crises que assolavam a Rede Manchete, a TV Tambaú começou a procurar outra rede. O Sistema Brasileiro de Televisão (SBT) vinha tendo sérios problemas com a TV O Norte, que passava por graves problemas administrativos e financeiros. Então, a emissora paulistana decidiu romper o contrato de afiliação com a TV O Norte e assinou com a TV Tambaú. Os Diários Associados ainda tentaram negociar a instalação de uma retransmissora da TV Borborema, de Campina Grande, em João Pessoa, mas tal negociação foi recusada pelo SBT.
A partir de 1º de julho de 1995, a TV Tambaú passou a transmitir a programação do SBT, deixando a rede carioca em decadência, que levaria à extinção em 1999. Depois da troca de rede, a TV Tambaú extinguiu grande parte da programação local. A emissora consolidou-se na vice-liderança na região.
Em novembro de 2008, a emissora extinguiu o programa humorístico A Hora do Chibata e demitiu vários profissionais para contratar outros, reorganizando a emissora para a estreia de novos cenários e programas.
Em 1º de dezembro, todos os programas da emissora receberam novos cenários e vinhetas. Também foi inaugurado um novo e moderno estúdio. Uma das novidades foi a estreia da apresentadora Flávia Lippi, que apresentou o programa Repórter Eco, na TV Cultura, no programa Feminíssima. Flávia durou menos de um mês no comando do programa, sendo substituída pela jornalista Juliana Teixeira. O Delícias do Chef passou a ser À Moda da Chef e contou com a estreia de Sandra Ferreira. Pouco tempo depois o programa mudou de nome, passando a ser Chef em Casa. Por fim, a jornalista Pâmela Bório, que antes comandava o Feminíssima, passou a ancorar o Tambaú Notícias 2ª Edição.
No dia 9 de agosto de 2010, a TV Tambaú estreia Marcelle Mosso na apresentação do Feminíssima. Antes de aceitar o convite, a apresentadora trabalhava como repórter do TV Fama, na RedeTV!.
No dia 7 de maio de 2011, a TV Tambaú estreia aos sábados os programas Soluções, com Sérgio Queiroz e o Panorama com Pâmela Bório.[1]
Em 20 de março de 2017, a superintendência da emissora, antes ocupada por Henrique Kirilauskas, passa a ser de André Vajas, vindo da TV Pajuçara de Maceió, Alagoas.[2] Com a nova gestão, algumas mudanças começaram a acontecer, como a demissão e contratação de funcionários e o fortalecimento do jornalismo da emissora, trazendo um reposicionamento perante o público, que foi oficializado com a estreia da nova programação em 6 de novembro.
Sinal digital
Canal virtual Canal digital Proporção de tela Programação
5.1 31 UHF 1080i Programação principal da TV Tambaú / SBT
A emissora iniciou a transmissão do seu sinal digital na noite de 14 de abril de 2014, em caráter experimental. Em 12 de fevereiro de 2015, a emissora passou a transmitir oficialmente sua programação e a do SBT em alta definição.
Transição para o sinal digital
Com base no decreto federal de transição das emissoras de TV brasileiras do sinal analógico para o digital, a TV Tambaú, bem como as outras emissoras de João Pessoa, irá cessar suas transmissões pelo canal 05 VHF em 30 de maio de 2018, seguindo o cronograma oficial da ANATEL.[3]
Programas
Além de retransmitir a programação nacional do SBT, atualmente a TV Tambaú produz e exibe os seguintes programas:
Tambaú Agora: Jornalístico policial, com Rubens Junior;
Segredos do Chef: Programa culinário, com Wellington Almeida;
Tambaú Notícias 1ª edição: Telejornal, com Fábio Araújo;
Tambaú da Gente, Jornalístico, com Messias Nogueira;
Com Você, Programa de variedades, com Sâmya Maia e Rafael Oliveira;
Tambaú Esporte, Jornalístico esportivo, com Vanessa Braz;
Tambaú Notícias 2ª edição, Telejornal, com Aldo Schueler;
Nordeste Mais: Revista eletrônica, com Samara Basto e Felipe Velozo;[nota 1]
Tambaú é Show!: Programa musical, com Lidiane Morais;
RC VIPs: Programa de colunismo social, com Ricardo Castro;
Tambaú Debate: Talk show, com Guto Brandão
Diversos outros programas compuseram a grade da emissora e foram descontinuados:
A Hora do Chibata
À Moda da Chef
Bartpapo
Caso de Polícia
Chef em Casa
Delícias do Chef
Feminíssima
Negócios Imobiliários
Notícias da Manhã PB
Panorama
Sala de Reboco
Soluções
Super Jota Show
Tambaú Documento
Tambaú em Manchete
Tambaú Vídeo Music
#Partiu
Transmissões esportivas
Em 30 de outubro de 2017, o SBT firmou acordo com a Liga do Nordeste para a transmissão da Copa do Nordeste de Futebol em suas afiliadas na região, pelas temporadas de 2018 e 2019.[4] A TV Tambaú possui direito a transmissão de jogos selecionados, além de partidas envolvendo clubes paraibanos na competição.
Equipe
Jornalistas e apresentadores
Aldo Schueler
Fábio Araújo
Guto Brandão
Lidiane Morais
Messias Nogueira
Rafael Oliveira
Ricardo Castro
Rubens Junior
Sâmya Maia
Vanessa Braz
Repórteres
Hilomar Araújo
Ingrid Feijó
João Thiago
Josenildo Gonçalves
Polyana Sorrentino
Rafael Oliveira
Thaís Alencar
Nenhum comentário:
Postar um comentário